Doação de Usina elétrica atómica ao Haiti
Moderador: Conselho de Moderação
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Re: Doação de Usina elétrica atómica ao Haiti
Acho que o conceito de ajudar, de melhorarar a infra-estrutura é válido. Por alto, a ideia de uma usina nuclear, olhando pelos números que o Brasileiro trouxe, acaba não sendo aparentemente ruim. No entanto, ela é simplesmente inviável no momento. Uma usina nuclear exige uma série enorme de questões a serem verificadas, na sua totalidade impensáveis em um país que infelizmente está tão destroçado como o Haiti.
Por exemplo, o Haiti é muitíssimo atingido por terremotos. Como seria construir uma usina nuclear por lá? A segurança teria que ser redobrada.
Em caso de acidente, qual a estrutura governamental para fazer o atendimento, a evacuação, o isolamento da área, etc? Nenhuma.
Em qualquer construção/reconstrução, se começa de baixo pra cima. Não há razoabilidade supor que haveria condições de o Haiti começar com uma nuclear. A melhor ideia que eu vejo são as hidrelétricas de pequeno porte, se houver disponibilidade de recursos hídricos, e usinas termoelétricas, especialmente essas de bagaço de cana, as quais achei o conceito muito interessante e muito adequado para a realidade local.
Por exemplo, o Haiti é muitíssimo atingido por terremotos. Como seria construir uma usina nuclear por lá? A segurança teria que ser redobrada.
Em caso de acidente, qual a estrutura governamental para fazer o atendimento, a evacuação, o isolamento da área, etc? Nenhuma.
Em qualquer construção/reconstrução, se começa de baixo pra cima. Não há razoabilidade supor que haveria condições de o Haiti começar com uma nuclear. A melhor ideia que eu vejo são as hidrelétricas de pequeno porte, se houver disponibilidade de recursos hídricos, e usinas termoelétricas, especialmente essas de bagaço de cana, as quais achei o conceito muito interessante e muito adequado para a realidade local.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
-
- Intermediário
- Contato:
brisa escreveu:Que topico mais bobo.....eu heimmmmm
Isto devia ir la pro "Gerais"
Poderia me explicar a bobagem do tópico? Não vejo uma bobagem apenas uma idéia sendo discutida, e como disse logo no começo, achei que poderia ser colocado no fórum naval porque a marinha tem parte da tecnologia envolvida na idéia. Estou apenas tentando formar uma idéia e "bobo" está muito simples pra julgar o tópico e uma resposta muito “boba” para descartar a idéia apresentada, em outras palavras, me diga mais razões de que essa idéia não é viável.
-
- Intermediário
- Contato:
Vinicius Pimenta,
Obrigado, acho que minha ideia esta mudando para uma usina de biocombustível, que agora me parece até mais viavel dada as capacidades brasileiras, até mesmo considerando a parte civil...
Obrigado, acho que minha ideia esta mudando para uma usina de biocombustível, que agora me parece até mais viavel dada as capacidades brasileiras, até mesmo considerando a parte civil...
- guilhermecn
- Sênior
- Agradeceu: 61 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Acredito que pelos custos, pelo fator segurança e pelo fator dependência, a Usina Nuclear não é tão interessante. Acredito ser mais viável as energias eólica, de bio combustíveis e hidroelétrica.
O ideal é que a matriz energética do Haiti seja algo barato e de fácil manutenção/utlização, já que a principal idéia da Força de Paz no Haiti é "arrumar" o país para que este ande com suas próprias pernas.
Abraços
O ideal é que a matriz energética do Haiti seja algo barato e de fácil manutenção/utlização, já que a principal idéia da Força de Paz no Haiti é "arrumar" o país para que este ande com suas próprias pernas.
Abraços
"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill
Winston Churchill
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
O ideal seria uma Termoeletrica afinal de contas cadaver para queimar é o que nao falta no Haiti.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
A geração eólica é a ideal. Na época do furacões, iam gerar energia pra todo o Caribe.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
Discordo. Biomassa é a saída. O Haiti vive enfiado na merd@.
Mas falando sério: usina nuclear lá? Mais fácil ser na Lua.
Mas falando sério: usina nuclear lá? Mais fácil ser na Lua.
-
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Tenho esperanças que a Embrapa pudesse fazer muito pelo Haiti (como pelas savanas africanas, talvez ainda mais neste último caso). Faz duzentos anos, o Haiti fora o maior produtor de açúcar no mundo, né ? Depois, devastação ambiental, guerras civis, perda do dinamismo exportador, bolachas feitas com barro ( ) ...
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
-
- Sênior
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Moinhos eólicos param durante furacões, as pás simplesmente não suportam as forças ao qual são submetidas durante esses fenômenosrodrigo escreveu:A geração eólica é a ideal. Na época do furacões, iam gerar energia pra todo o Caribe.
Para um país onde não existirão muitas opções de geração esses moinhos não são as melhores opções, nesse caso alternativas como hidro e termoelétricas são mais confiáveis, afinal os ventos mudam, param, ficam mais fortes, mais fracos.
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
O problema da eólica é que são caras.bcorreia escreveu: Para um país onde não existirão muitas opções de geração esses moinhos não são as melhores opções, nesse caso alternativas como hidro e termoelétricas são mais confiáveis, afinal os ventos mudam, param, ficam mais fortes, mais fracos.
Num país que é uma ilha é quase impossível não estar ventando.
E são importantes complementos de geração de energia nas épocas em que estiver chovendo pouco (mal para as hidrelétricas) e tiver acabado a colheita da cana (mal para as termo). Aqui no Brasil, por exemplo, temos a sorte de que ocorrem em épocas complementares. Creio que seja assim por lá também.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
-
- Sênior
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Sim, mas não dá para usar como principal fonte de energia, é uma fonte complementar, mesmo estando em uma ilha existem mudanças e adversidades climáticas que vão influenciar na geração e até mesmo parar com essa geração, se já existisse uma boa matriz energética instalada no país, ai sim seria uma boa alternativa, como não existe, algo mais "controlável" é o ideal.
Se aqui nos com uma vasta planta de hidroelétricas, que é uma matriz mais previsível e permite maior controle, temos redundâncias com usinas termoelétricas, imagina com uma matriz bem menos previsível como as eólicas.
Quanto a ser cara, já tenho as minhas dúvidas, pois apesar de sua implantação ser mais cara, o custo com manutenção é bem menor, a longo prazo esse valor compensa.
Se aqui nos com uma vasta planta de hidroelétricas, que é uma matriz mais previsível e permite maior controle, temos redundâncias com usinas termoelétricas, imagina com uma matriz bem menos previsível como as eólicas.
Quanto a ser cara, já tenho as minhas dúvidas, pois apesar de sua implantação ser mais cara, o custo com manutenção é bem menor, a longo prazo esse valor compensa.
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
-
- Novato
- Agradeceu: 1 vez
Analisando a situação do Haiti, sua história, clima e geografia, me parece que a melhor solução para suprimento de energia seria um mix entre pequenas centrais hidrelétricas (relativamente fáceis de construir e com custo de operação baixo) e complexos bioenergéticos (conceito que surgiu no aqui no Brasil, com tecnologia nossa, em que uma mesma usina pode produzir etanol, açúcar e energia elétrica a partir do bagaço de cana).
PS: Depois de muitos meses apenas lendo, resolvi escrever meu primeiro post!
-
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
mpelegrini escreveu:Analisando a situação do Haiti, sua história, clima e geografia, me parece que a melhor solução para suprimento de energia seria um mix entre pequenas centrais hidrelétricas (relativamente fáceis de construir e com custo de operação baixo) e complexos bioenergéticos (conceito que surgiu no aqui no Brasil, com tecnologia nossa, em que uma mesma usina pode produzir etanol, açúcar e energia elétrica a partir do bagaço de cana).
Saludos, foi um belo primeiro post.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"