TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Penguin
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51376 Mensagem por Penguin » Sáb Dez 18, 2010 9:55 am

Resumo da ópera: Lula não quis decidir o F-X1 e nem o F-X2.
Aliás, decidiu, mas...




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Pepê Rezende
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Re: Se eu fosse a SAAB...

#51377 Mensagem por Pepê Rezende » Sáb Dez 18, 2010 10:04 am

Pepê Rezende escreveu:...anteciparia os estudos do caça de 5ª geração, como queria o CEO substituído (2040 é PHoda). Os suecos, que sempre foram bons em antecipar tendências, falharam ao olhar para trás em lugar de apostar no futuro. A Coréia, a China e o Japão têm requerimentos para caças stealths. É um mercado aberto, com dois concorrentes apenas: PAK-FA e F-35. Está maduro, só falta colher. Está mais que na hora de se unir com a Embraer e, quem sabe, a Dassault (eles topam) para entrar na disputa.
Penguin escreveu:Pepê,

Não há caças de 5a geração em desenvolvimento na Europa.
Há atrasos tecnológicos em relação a UAVs devido a investimentos insuficientes e fragmentados.
Foi anunciado recentemente que ingleses e franceses estão reforçando os laços militares para fazer frente a novos desenvolvimentos principalnmente em ralação a UAVs.

http://www.lepoint.fr/chroniqueurs-du-p ... 275_53.php

[]s
A SAAB saiu na frente com um estudo sobre caças de 5ª geração que os engenheiros da casa acharam de alto risco. Aí, foram emprenhar o ouvido do conselho do grupo Investor para intervir a favor de uma versão "melhorada" do Gripen NG. A coisa não foi tão simples, como provam os telegramas do Wikileaks. Em primeiro lugar, não conseguiram os radares que queriam. Terminaram tendo de desenvolver um com a Selex incorporando algumas tecnologias desenvolvidas para o NORA, o que pode afetar os prazos. O NG era para ter 60% de partes comuns com a família A/B/C/D. Isso provou ser impossível. Hoje tem 20%. Diante de tantos problemas, o CEO, que defendia o stealth tentou reviver seu programa. Enviou uma carta para a Coréia. Mas recebeu um contravapor e foi demitido.

Esta é a história real.

abraços

Pepê




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51378 Mensagem por Pepê Rezende » Sáb Dez 18, 2010 10:08 am

faterra escreveu:Segundo o NJ a partir de 2013, além de F-2000, teremos F-5 dando baixa. Destas baixas previstas nenhuma afeta os F-5M não, né? Fica restrito somente às células que foram descartadas para a restauração?
Mapinguari escreveu:Acho que os F-5 vão até 2020. A partir daí, começa o descarte.
Tem doze em MUITO MAL ESTADO...

Abraços

Pepê




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51379 Mensagem por RobsonBCruz » Sáb Dez 18, 2010 10:12 am

Mapinguari escreveu:Teremos F-5EM em Anápolis. Como já os temos em Manaus, no 1º/4º GAv, que já recebeu os seus seis primeiros. Assim que houver disponibilidade virão mais seis. Lembrem-se que a Embraer vai entregar os últimos 6 F-5M em 2011 e, em seguida, virão mais 8 F-5EM e 3 F-5FM ex-Jordânia. Os do 1º GDA devem vir daí...
Abaixo, fotos dos F-5EM do 1º/4º GAv. Notem que 3 deles são do 1º lote (com a barbatana na deriva) e 3 do 2º lote (ex-USAF). O oficial na última foto, apontando para o F-5 no hangar, é o comandnate do 1º/4º GAv, TenCel Av Fernando Mauro.

http://www.easy-share.com/1913317036/P1350473.JPG
http://www.easy-share.com/1913317037/P1350436.JPG
http://www.easy-share.com/1913317038/P1350423.JPG
http://www.easy-share.com/1913317039/P1350401.JPG
http://www.easy-share.com/1913317067/P1350392.JPG
http://www.easy-share.com/1913317070/P1350403.JPG
http://www.easy-share.com/1913317072/P1350416.JPG
http://www.easy-share.com/1913317074/P1350419.JPG
Nossos desejos são ilimitados (PAK-FA, F-35, Rafale, Typhon...)
A esperança é a ultima que morre (Rafale)
Mas a realidade é cruel (F-5 forever)!




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Re: Se eu fosse a SAAB...

#51380 Mensagem por Penguin » Sáb Dez 18, 2010 10:27 am

Pepê Rezende escreveu:
Pepê Rezende escreveu:...anteciparia os estudos do caça de 5ª geração, como queria o CEO substituído (2040 é PHoda). Os suecos, que sempre foram bons em antecipar tendências, falharam ao olhar para trás em lugar de apostar no futuro. A Coréia, a China e o Japão têm requerimentos para caças stealths. É um mercado aberto, com dois concorrentes apenas: PAK-FA e F-35. Está maduro, só falta colher. Está mais que na hora de se unir com a Embraer e, quem sabe, a Dassault (eles topam) para entrar na disputa.
Penguin escreveu:Pepê,

Não há caças de 5a geração em desenvolvimento na Europa.
Há atrasos tecnológicos em relação a UAVs devido a investimentos insuficientes e fragmentados.
Foi anunciado recentemente que ingleses e franceses estão reforçando os laços militares para fazer frente a novos desenvolvimentos principalnmente em ralação a UAVs.

http://www.lepoint.fr/chroniqueurs-du-p ... 275_53.php

[]s
A SAAB saiu na frente com um estudo sobre caças de 5ª geração que os engenheiros da casa acharam de alto risco. Aí, foram emprenhar o ouvido do conselho do grupo Investor para intervir a favor de uma versão "melhorada" do Gripen NG. A coisa não foi tão simples, como provam os telegramas do Wikileaks. Em primeiro lugar, não conseguiram os radares que queriam. Terminaram tendo de desenvolver um com a Selex incorporando algumas tecnologias desenvolvidas para o NORA, o que pode afetar os prazos. O NG era para ter 60% de partes comuns com a família A/B/C/D. Isso provou ser impossível. Hoje tem 20%. Diante de tantos problemas, o CEO, que defendia o stealth tentou reviver seu programa. Enviou uma carta para a Coréia. Mas recebeu um contravapor e foi demitido.

Esta é a história real.

abraços

Pepê
Pepê,

O desenvolvimento de um caça de 5a geração é muito caro e envolve altos riscos. Maiores ainda para quem nunca desenvolveu um.
Algo assim está fora das capacidades financeiras da Suécia. Poucos países no mundo teriam capacidade de desenvolver um sozinho. O mercado para um caça deste tipo não é amplo, enfrentará forte concorrência e no fim acabará sendo um caça caro.

O NG está ao alcance financeiro da Suécia. Enfrentará um mercado competitivo é certo, mas poderá tb ser um caça competitivo no seu nicho de mercado.

Há um artigo no Blog Ares que aborda um aspecto das dificuldades técnicas envolvidas em um caça de 5a geração. Quem se aventurar nesta seara terá que resolver esse tipo de coisa (e muitos são marinheiros de 1a viagem):

Rust and Stealth - GAO on F-22 vs F-35
Posted by Graham Warwick at 12/17/2010 7:36 AM CST

h[url]ttp://www.aviationweek.com/aw/blogs/defense/i ... d=blogDest[/url]


OBS.: A Coréia do Sul decidiu não ir de 5G devido aos altos custos e dificuldades técnicas envolvidas.
Eles denominam o caça a ser desenvolvido de 4,5G avançado, seja lá o que isso signifique.

[]s




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Re: Se eu fosse a SAAB...

#51381 Mensagem por Pepê Rezende » Sáb Dez 18, 2010 11:40 am

Penguin escreveu: Pepê,

O desenvolvimento de um caça de 5a geração é muito caro e envolve altos riscos. Maiores ainda para quem nunca desenvolveu um.
Algo assim está fora das capacidades financeiras da Suécia. Poucos países no mundo teriam capacidade de desenvolver um sozinho. O mercado para um caça deste tipo não é amplo, enfrentará forte concorrência e no fim acabará sendo um caça caro.

O NG está ao alcance financeiro da Suécia. Enfrentará um mercado competitivo é certo, mas poderá tb ser um caça competitivo no seu nicho de mercado.

Há um artigo no Blog Ares que aborda um aspecto das dificuldades técnicas envolvidas em um caça de 5a geração. Quem se aventurar nesta seara terá que resolver esse tipo de coisa (e muitos são marinheiros de 1a viagem):

Rust and Stealth - GAO on F-22 vs F-35
Posted by Graham Warwick at 12/17/2010 7:36 AM CST

h[url]ttp://www.aviationweek.com/aw/blogs/defense/i ... d=blogDest[/url]


OBS.: A Coréia do Sul decidiu não ir de 5G devido aos altos custos e dificuldades técnicas envolvidas.
Eles denominam o caça a ser desenvolvido de 4,5G avançado, seja lá o que isso signifique.

[]s
Quem não entrar nesse mercado, estará morto em menos de 20 anos. Até a Dassault se conscientizou disso. O projeto da SAAB era viável e custaria apenas duas vezes e meia o que estão gastando no NG. Os custos do Super Gripen aumentaram além do previsto para obter um avião que pouco acrescenta a um F-16C/D.

Abraços

Pepê




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51382 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Dez 18, 2010 11:55 am

Penguin escreveu:Resumo da ópera: Lula não quis decidir o F-X1 e nem o F-X2.
Aliás, decidiu, mas...
Não é justo com o Lula. O processo não estava finalizado em maio desse ano e vieram as eleições e uma nova Presidente. Ela preferiu analisar melhor.

[]'s




Alberto -
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51383 Mensagem por joao fernando » Sáb Dez 18, 2010 11:57 am

Pra mim, a partir de 2008, com a crise mundial, seria alimentar o PSDB da melhor munição, se o treco saisse. E como a campanha com a Dilma não foi das melhores, matou o processo em 2010




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51384 Mensagem por faterra » Sáb Dez 18, 2010 12:42 pm

Se o Brasil quiser de fato uma parceria para o desenvolvimento de um caça de 5ª geração, conforme determina a END, tem pela frente algumas possibilidades de o começar do zero - França, Inglaterra e Suécia devem estar doidinhas para colocarem a mão na massa.
Procurar parceria com a Rússia no que refere ao PakFa acho que já passou a hora. Nestas alturas já devem estar até com o desenvolvimento dos sistemas de armas, sensores, etc... prontos para serem instalados nele.




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Um abraço!
Fernando Augusto Terra
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51385 Mensagem por kirk » Sáb Dez 18, 2010 12:54 pm

Pepê Rezende escreveu:
kirk escreveu:
E vc AINDA acredita no relatório paralelo ... com clara intenção de beneficiar uma das propostas ??? ... lamento amigo, o Jobim permanece ... seu relatório "tendencioso" não !

Pode acreditar ... Rafale ces't fini !!! :mrgreen:

Saudações
kirk
O documento não é paralelo. Não insista. É o documento original com as notas revistas. Eu vi, vc não. Vc insistiu na história de que o Jobim teria ordenado mudar o texto do relatório da Marinha, até que o seu patrão desmentiu-o em público. Saiba que o Saito ligou para vários senadores pedindo o apoio à Exposição de Motivos de Dilma. Se não sair, teremos aviões usados. Não sei porque vc se regozija, quem ganhará, no futuro próximo, serão os russos com o PAK-FA. Perdemos também dez a doze encomendas de KC-390 e o projeto sofrerá custos adicionais e poderá perder DUAS toneladas de carga. No total, é um offset direto superior a US$ 1,5 bi, contra um factóide de US$ 5 mi em dez anos que cabe, com folgas, na casa do Felipe Salles...

Pepê
Se vc, ou mesmo eu, pegarmos um relatório técnico comparando F-5M com F-22 ... podemos manipular os resultados ... segundo "nossos" critérios podemos dar a vitória ao F-5 ... eu sei disso, vc sabe disso, a Presidente sabe disso ... então não me venha falar em "documento original" ... isso é um sofisma tipo me engana que eu gosto ...

Vc tá supervalorizando o off-set francês ... a Embraer já disse publicamente que reúne capacidade para o desenvolvimento solo do KC-390 na ocasião que o Jobim quiz usar esse mesmo argumento seu do apoio francês ... ... 10 KC-390 ? ... e vc acha isso grande coisa ? ... amigo até a Argentina comprou meia dúzia ... a Colômbia 12 ... e vc quer que compremos esse equipamento defasado tecnologicamente e caro em troca de 10 KC-390 ?

Obtive uma informação adicional ... E CREIO QUE VC SAIBA DISSO ... a FAB tem requisitos tecnológicos específicos com GMTT/GMTI, HMD, etc ... comuns no Gripen C/D e claro NG e no Super Hornet ... e que não estão desenvolvidos no Rafale ... E ADIVINHA QUEM A DASSAULT PROPÔS QUE PAGASSE ??? ... do salário do Jobim aposto que não é !

Além do mais caro de aquisição, manutenção mais onerosa e incompetente (vc tbm sabe disso), o custo hora/vôo mais absurdo ... AINDA TEMOS QUE PAGAR AS DEFASAGENS TECNOLÓGICAS DO EQUIPAMENTO ... cara nem comprando 120 KC-390 vale a pena ...

Pessoas enroladas do governo de plantão decidiram depender da França até para decidir ... sobre independência.

Decidiram pela indecisão! Nossa independência depende da França. Pode?
Independentes e decididos, não?
:wink: (by Nico)

Segundo o deputado, sem pagar propina vai ser difícil vender o Rafale.

Interessante artigo na revista Le Point, com o deputado Olivier Dassault ,herdeiro do Grupo Dassault, pedindo a volta do pagamento de comissões a autoridades estrangeiras nas vendas de armas, proibida pela convenção anti-corrupçao da OCDE. Segundo o deputado, sem pagar propina vai ser difícil vender o Rafale.

http://www.lepoint.fr/economie/le-deput ... 887_28.php

O artigo traz também um dado curioso: fazem dez anos que a Dassault não exporta um único avião militar.

O NOSSO Ministério Público vai adorar saber disso, não acham? 8)


ORA ... se os franceses OMITIRAM a presença de componentes americanos e vem se baseando em alegações enganosas, se não fraudulentas, de que seu caça envolve apenas conteúdo francês (o que o isentaria dos incômodos controles de exportação dos Estados Unidos), mas que isso não precede e em uma análise da Administração de Segurança da Tecnologia de Defesa (DTSA) encontrou ""alta presença de conteúdo norte-americano"", que inclui sistemas de mira, componentes de radar e sistemas de segurança que requererão licenças norte-americanas. E que tais conteúdos ESTÃO SUJEITAS AO ITAR e que "Administração de Segurança da Tecnologia de Defesa" DTSA devem continuar a monitorar o marketing francês para garantir que a Dassault não contorne as restrições do ITAR e que os americanos ainda IRÃO (FUTURO) conceder licenças de retransferência para os componentes de origem norte-americana no avião francês ... derruba definitivamente o único motivo dessa opção ... WIKILEAKS

Cordiais Saudações
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51387 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Dez 18, 2010 12:57 pm

Mas o Gripen NG está muito longe de ser um F-22. É um caça mais leve, fraquinho, com sistemas ainda não provados, a maioria em desenvolvimento, sem interesse do país do fabricante, com vasta proporção de itens de outros países e politicamente nulo.
O relatório condiz com a realidade.

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51388 Mensagem por kirk » Sáb Dez 18, 2010 1:00 pm

Como diz o meu amigo Nico :

Qualé mané ? ... pra cima de moi ... vá se catá !!! :P




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51389 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Dez 18, 2010 1:03 pm

kirk escreveu:Como diz o meu amigo Nico :

Qualé mané ? ... pra cima de moi ... vá se catá !!! :P
Você também! :wink:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51390 Mensagem por faterra » Sáb Dez 18, 2010 1:15 pm

A resenha está entrando em uma nova fase, mais agressiva. Possivelmente a fase final. Agora ou vai ou racha. :roll: :roll: :roll:




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Fernando Augusto Terra
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