TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51331 Mensagem por joao fernando » Sex Dez 17, 2010 7:27 pm

Zavva, desculpe, mas parece a mesma conversa do AMX. De que iamos participar do projeto, e blablabla. Tá, até hoje, estamos projetando o radar dele...

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#51332 Mensagem por Pepê Rezende » Sex Dez 17, 2010 7:27 pm

Benke escreveu:Eu ouvi dizer que o relatório da COPAC não foi modificado. 26 k pp :shock:
E não foi. As notas são as mesmas de dezembro, o que mudou foram os pesos. A COPAC manteve os mesmos pesos de 1995. Os valores mais altos foram atribuídos a custo operacional (30) e custo de aquisição (20). ToT tinha peso nove e offset 5,72! O Jobim pediu que se valorizasse os últimos dentro dos critérios da END. Quem refez os cálculos foi a COPAC que quadruplicou o peso de ToT e o de offset e reduziu à metade os de custo operacional e custo de aquisição...

A SAAB tirou 10 em ToT, mas foi fraca em offset (7) e levou bomba em risco (culpa do Alto Comando). Muito cá entre nós, acho o F-X3 uma necessidade. A FAB subestimou suas necessidades. Acredito que haja espaço para mais 40 caças de 5ª geração no planejamento do MinDef e quem entrar nesse nicho tem uma chance de ouro de se firmar.

Desculpem-me, tenho que sair. Tem uma festa da turma do Senado cheia de mulher bonita e não vou perder meu tempo com vcs.

Abraços

Pepê

FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

#51333 Mensagem por FABIO » Sex Dez 17, 2010 7:30 pm

ai pepe tá bem na fita :mrgreen:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#51334 Mensagem por Túlio » Sex Dez 17, 2010 7:36 pm

joao fernando escreveu:Zavva, desculpe, mas parece a mesma conversa do AMX. De que iamos participar do projeto, e blablabla. Tá, até hoje, estamos projetando o radar dele...

Qual NÓS, cara-pálida?

Do modo como falas nem precisamos de qualquer parceria, mesmo as tremendas e miraculosas maravilhas Francesas, eis que não vamos nunca desenvolver nada mesmo. A gente pega o que eles nos passarem então e congelamos, é assim? Porque levar adiante, se depender desse teu NÓS nem por sonho, então queria saber que diferença faz qual parceria escolher (e nem falo em Gripen NG mas de F-16Br mesmo)... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Benke
Sênior
Sênior

#51335 Mensagem por Benke » Sex Dez 17, 2010 7:38 pm

Pepê Rezende escreveu:
Benke escreveu: OK, mas o QUE os franceses vão transferir de tecnologia "mão na massa" e.g. fora da sala de aula. Você deve saber?
Partes da estrutura (asas, leme vertical, fuselagem central e canards), montagem e fabricação de partes do radar no Brasil, integração de sistemas e aviônicos nacionais (os mesmos para os três aparelhos), parte do trem de pouso, automação de linhas de montagem, manutenção completa das turbinas no Brasil, controle do FBW, módulos do Spectra, integração de armas e sistemas...

Em verdade, há pouco o que escolher entre a proposta deles e a de vcs... Se a SELEX tivesse se comprometido a transferir o hardware para o Brasil e a GE tivesse a decência de informar os custos operacionais da F414G o Alto Comando não teria chumbado a SAAB duplicando o peso da nota de risco de cinco para dez.

Pepê
A GE/Saab oferece mnt terceiro escalão com uma empresa brasileira (não Celma)
Asas, fuselagem intermediária e traseira, portas do trem de pouso, já estão sendo DESENVOLVIDAS (engenharia) na Akaer
Produção no Brasil e montagem final em Gaviaão Peixoto
Embraer desenvolverá 40% do Gripen, com IPR compartilhado
Embraer será System Design Responsible (SDR) na integração de vários sub-sistemas
O centro de tecnologia de SBC, que está sendo implantado, irá desenvolver radares, EW, C4I, etc
A diferença reside no fato de que a Saab está disposta a fazer o bolo junto com a indústria nacional, e não empurrar goela abaixo um produto (btw, a Suécia vai de E/F logo)

ars longa vita brevis
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#51336 Mensagem por Túlio » Sex Dez 17, 2010 7:40 pm

Pepê Rezende escreveu:
Desculpem-me, tenho que sair. Tem uma festa da turma do Senado cheia de mulher bonita

Faz um favor aí, vê se segura uma ToT de perereca Francesa PRO PAISANO, faz uns novecentos anos que ele anda que nem cargueiro, só carrega mala e caco por aí, nada que APETEÇA... [003] [003] [003] [003]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Zavva
Avançado
Avançado

#51337 Mensagem por Zavva » Sex Dez 17, 2010 7:42 pm

Pepê Rezende escreveu:
Zavva escreveu:Bender,

Duvido que o NJ permenacesse se o Lula não tivesse pedido muito.
Mesmo assim, a primeira coisa que a Dilma fez foi começar e revisar parte do trabalho do MD no F-X2.

Abs
O trabalho do MD foi feito pela COPAC. O relatório NÃO FOI ALTERADO. As notas são as mesmas, mudaram apenas os pesos para favorecer ToT e offset (a média do NG subiu). Ela não está revendo o trabalho, está se calçando porque sabe que a mídia, que é antigoverno, vai cair de pau com insinuações pesadas como as que o Kirk/Spock faz.

Abraços

Pepê
Ela esta revendo mas pediu para outra pessoa ajuda-la.
Não é uma perda de tempo pedir isso a outra pessoa que não conhece o processo ?
Porque não confiar diretamente no NJ que conhece muito mais do F-X2 ?

Pepe, não é segredo para ninguem que a Dilma não morre de amores pelo NJ.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#51338 Mensagem por Boss » Sex Dez 17, 2010 7:45 pm

Nossos caças pelo visto serão um punhado de urubus (importados do Zimbábue, com ToT e tudo mais, os daqui estão obsoletos).

São treinados para ficar distraindo os caças rivais enquanto nossos soldados em terra usam nossas modernas baterias anti-aéreas (dizem que logo irão modernizar, serão movidas a vapor).

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Bender

#51339 Mensagem por Bender » Sex Dez 17, 2010 8:02 pm

Zavva escreveu:Bender,

Duvido que o NJ permenacesse se o Lula não tivesse pedido muito.
Mesmo assim, a primeira coisa que a Dilma fez foi começar e revisar parte do trabalho do MD no F-X2.

Abs
Acho que não fui claro:
A permanência do Min. Nelson Jobim a frente do mistério da defesa,é fruto de um consenso político maior e mais amplo,pra que se consolidem as políticas iniciadas no governo anterior.
Mais amplo quer dizer que tem muitas opiniões,não somente a fundamental do sr. Pres. Lula.

Só para deixar claro,a preocupação da sra. presidentA com relação especificamente ao FX2,não é com a honestidade do trabalho feito no FX2 até agora e alisura do mesmo!,da maneira que colocas ao "ar", "sugeres" suposta suspeita de desonestidade tanto com relação a oficiais e o Cmte da Fab quanto ao próprio ministro N.J. por parte da sra. presidentA! :?

A preocupação específica dela, é com a consolidação dos numero$ envolvidos e o impacto futuro dos mesmos,questões financeiras e não técnicas do processo FX2.

Mas,cada um com suas convicções.

SDs.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#51340 Mensagem por Túlio » Sex Dez 17, 2010 8:04 pm

Boss escreveu:Nossos caças pelo visto serão um punhado de urubus (importados do Zimbábue, com ToT e tudo mais, os daqui estão obsoletos).

São treinados para ficar distraindo os caças rivais enquanto nossos soldados em terra usam nossas modernas baterias anti-aéreas (dizem que logo irão modernizar, serão movidas a vapor).

Bem por aí. Nas 'Terrestres' anunciaram os - ECA! - """moderníssimos""" GEPARDS como nossa nova AAAe (para mim equivale a rasgar a END todinha), se comprarem os caças por este critério diria que vão ter que reabrir a linha de montagem do Mirage 2000C... :roll: 8-]

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#51341 Mensagem por orestespf » Sex Dez 17, 2010 8:11 pm

Zavva escreveu: Ela esta revendo mas pediu para outra pessoa ajuda-la.
Não é uma perda de tempo pedir isso a outra pessoa que não conhece o processo ?
Porque não confiar diretamente no NJ que conhece muito mais do F-X2 ?

Pepe, não é segredo para ninguem que a Dilma não morre de amores pelo NJ.

Abs
Olá Zavva,

não há um erro em seu raciocínio? Pergunto isto simplesmente porque você mesmo responde a sua própria pergunta.

Vejamos: ela pediu ajuda a terceiros e que não conhece o processo (segundo você), não seria razoável imaginar que esta tal pessoa (terceiros) simplesmente está analisando a condução do processo e as questões comerciais, ao invés de imaginar que se trata de dar rumo diferente à escolha do caça?

Ajuda de quem não conhece o produto só pode ser de outra natureza, por exemplo, análise da legalidade do processo, análise da condução do processo, análise sobre as questões comerciais, análise para posterior sustentabilidade técnica e política de uma dada decisão, etc. Por que sugerir/imaginar que se trata de mudanças de rumo e/ou de ventos?

Sobre a relação amorosa: sem comentário, intimidade ou falta dela não me pertence. :wink: :mrgreen:

Abração, Zavva véio!

PS: mas não é que você gostou "em definitivo" desta banda (fórum) também? Que ótimo, pows! :wink:

bcorreia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#51342 Mensagem por bcorreia » Sex Dez 17, 2010 9:38 pm

Zavva escreveu: Com o Rafale iremos sempre comer na mão dos franceses. Com os suécos faremos isso parcialmente.
Realmente, com os suecos seria parcialmente com eles e parcialmente com os americanos, agora se isso pode ser considerado bom ou ruim, vai de cada um.

kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#51343 Mensagem por kirk » Sex Dez 17, 2010 9:49 pm

Pepê Rezende escreveu:
Benke escreveu:Eu ouvi dizer que o relatório da COPAC não foi modificado. 26 k pp :shock:
E não foi. As notas são as mesmas de dezembro, o que mudou foram os pesos. A COPAC manteve os mesmos pesos de 1995. Os valores mais altos foram atribuídos a custo operacional (30) e custo de aquisição (20). ToT tinha peso nove e offset 5,72! O Jobim pediu que se valorizasse os últimos dentro dos critérios da END. Quem refez os cálculos foi a COPAC que quadruplicou o peso de ToT e o de offset e reduziu à metade os de custo operacional e custo de aquisição...

A SAAB tirou 10 em ToT, mas foi fraca em offset (7) e levou bomba em risco (culpa do Alto Comando). Muito cá entre nós, acho o F-X3 uma necessidade. A FAB subestimou suas necessidades. Acredito que haja espaço para mais 40 caças de 5ª geração no planejamento do MinDef e quem entrar nesse nicho tem uma chance de ouro de se firmar.

Desculpem-me, tenho que sair. Tem uma festa da turma do Senado cheia de mulher bonita e não vou perder meu tempo com vcs.

Abraços

Pepê

E vc AINDA acredita no relatório paralelo ... com clara intenção de beneficiar uma das propostas ??? ... lamento amigo, o Jobim permanece ... seu relatório "tendencioso" não !

Pode acreditar ... Rafale ces't fini !!! :mrgreen:

Saudações
kirk

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

#51344 Mensagem por kirk » Sex Dez 17, 2010 9:55 pm

Pepê ... em tempo ...

O que o fez MUDAR TANTO de opinião ... vc já disse em fóruns que a dassault "cooptou" políticos importantes do cenário nacional ... e isso explicaria HOJE a inexplicável opção pelo Rafale por parte do GF ... os protagonistas são os mesmos ... tanto de um lado, quanto de outro ... então porque você PASSOU a defender tal proposta ? ... poderia nos esclarecer ?

Cordiais Saudações
kirk

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
general-lee
Avançado
Avançado
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 3 vezes

#51345 Mensagem por general-lee » Sex Dez 17, 2010 9:55 pm

hun , o FX2 ja era [002] sds

Responder