Doação de Usina elétrica atómica ao Haiti

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Doação de Usina elétrica atómica ao Haiti

#16 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Dez 17, 2010 11:46 am

Acho que o conceito de ajudar, de melhorarar a infra-estrutura é válido. Por alto, a ideia de uma usina nuclear, olhando pelos números que o Brasileiro trouxe, acaba não sendo aparentemente ruim. No entanto, ela é simplesmente inviável no momento. Uma usina nuclear exige uma série enorme de questões a serem verificadas, na sua totalidade impensáveis em um país que infelizmente está tão destroçado como o Haiti.

Por exemplo, o Haiti é muitíssimo atingido por terremotos. Como seria construir uma usina nuclear por lá? A segurança teria que ser redobrada.

Em caso de acidente, qual a estrutura governamental para fazer o atendimento, a evacuação, o isolamento da área, etc? Nenhuma.

Em qualquer construção/reconstrução, se começa de baixo pra cima. Não há razoabilidade supor que haveria condições de o Haiti começar com uma nuclear. A melhor ideia que eu vejo são as hidrelétricas de pequeno porte, se houver disponibilidade de recursos hídricos, e usinas termoelétricas, especialmente essas de bagaço de cana, as quais achei o conceito muito interessante e muito adequado para a realidade local.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
rslrdx
Intermediário
Intermediário
Contato:

#17 Mensagem por rslrdx » Sex Dez 17, 2010 12:02 pm

brisa escreveu:Que topico mais bobo.....eu heimmmmm :shock: :roll:

Isto devia ir la pro "Gerais"

Poderia me explicar a bobagem do tópico? Não vejo uma bobagem apenas uma idéia sendo discutida, e como disse logo no começo, achei que poderia ser colocado no fórum naval porque a marinha tem parte da tecnologia envolvida na idéia. Estou apenas tentando formar uma idéia e "bobo" está muito simples pra julgar o tópico e uma resposta muito “boba” para descartar a idéia apresentada, em outras palavras, me diga mais razões de que essa idéia não é viável.

rslrdx
Intermediário
Intermediário
Contato:

#18 Mensagem por rslrdx » Sex Dez 17, 2010 12:07 pm

Vinicius Pimenta,

Obrigado, acho que minha ideia esta mudando para uma usina de biocombustível, que agora me parece até mais viavel dada as capacidades brasileiras, até mesmo considerando a parte civil...

guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#19 Mensagem por guilhermecn » Sex Dez 17, 2010 12:57 pm

Acredito que pelos custos, pelo fator segurança e pelo fator dependência, a Usina Nuclear não é tão interessante. Acredito ser mais viável as energias eólica, de bio combustíveis e hidroelétrica.
O ideal é que a matriz energética do Haiti seja algo barato e de fácil manutenção/utlização, já que a principal idéia da Força de Paz no Haiti é "arrumar" o país para que este ande com suas próprias pernas.

Abraços

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#20 Mensagem por talharim » Sex Dez 17, 2010 1:04 pm

O ideal seria uma Termoeletrica afinal de contas cadaver para queimar é o que nao falta no Haiti.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#21 Mensagem por rodrigo » Sex Dez 17, 2010 1:47 pm

A geração eólica é a ideal. Na época do furacões, iam gerar energia pra todo o Caribe.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Hader

#22 Mensagem por Hader » Sex Dez 17, 2010 3:01 pm

Discordo. Biomassa é a saída. O Haiti vive enfiado na merd@.

Mas falando sério: usina nuclear lá? Mais fácil ser na Lua.

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#23 Mensagem por pafuncio » Sex Dez 17, 2010 3:17 pm

Tenho esperanças que a Embrapa pudesse fazer muito pelo Haiti (como pelas savanas africanas, talvez ainda mais neste último caso). Faz duzentos anos, o Haiti fora o maior produtor de açúcar no mundo, né ? Depois, devastação ambiental, guerras civis, perda do dinamismo exportador, bolachas feitas com barro ( :( :( :( ) ...

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
bcorreia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#24 Mensagem por bcorreia » Sex Dez 17, 2010 9:44 pm

rodrigo escreveu:A geração eólica é a ideal. Na época do furacões, iam gerar energia pra todo o Caribe.
Moinhos eólicos param durante furacões, as pás simplesmente não suportam as forças ao qual são submetidas durante esses fenômenos

Para um país onde não existirão muitas opções de geração esses moinhos não são as melhores opções, nesse caso alternativas como hidro e termoelétricas são mais confiáveis, afinal os ventos mudam, param, ficam mais fortes, mais fracos.

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 545 vezes

#25 Mensagem por Brasileiro » Sáb Dez 18, 2010 10:39 am

bcorreia escreveu: Para um país onde não existirão muitas opções de geração esses moinhos não são as melhores opções, nesse caso alternativas como hidro e termoelétricas são mais confiáveis, afinal os ventos mudam, param, ficam mais fortes, mais fracos.
O problema da eólica é que são caras.

Num país que é uma ilha é quase impossível não estar ventando.
E são importantes complementos de geração de energia nas épocas em que estiver chovendo pouco (mal para as hidrelétricas) e tiver acabado a colheita da cana (mal para as termo). Aqui no Brasil, por exemplo, temos a sorte de que ocorrem em épocas complementares. Creio que seja assim por lá também.

abraços]

----------------
amor fati
bcorreia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#26 Mensagem por bcorreia » Sáb Dez 18, 2010 12:42 pm

Sim, mas não dá para usar como principal fonte de energia, é uma fonte complementar, mesmo estando em uma ilha existem mudanças e adversidades climáticas que vão influenciar na geração e até mesmo parar com essa geração, se já existisse uma boa matriz energética instalada no país, ai sim seria uma boa alternativa, como não existe, algo mais "controlável" é o ideal.

Se aqui nos com uma vasta planta de hidroelétricas, que é uma matriz mais previsível e permite maior controle, temos redundâncias com usinas termoelétricas, imagina com uma matriz bem menos previsível como as eólicas.

Quanto a ser cara, já tenho as minhas dúvidas, pois apesar de sua implantação ser mais cara, o custo com manutenção é bem menor, a longo prazo esse valor compensa.

tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#27 Mensagem por tflash » Sáb Dez 18, 2010 1:29 pm

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
mpelegrini
Novato
Novato
Agradeceu: 1 vez

#28 Mensagem por mpelegrini » Sáb Dez 18, 2010 2:06 pm

Analisando a situação do Haiti, sua história, clima e geografia, me parece que a melhor solução para suprimento de energia seria um mix entre pequenas centrais hidrelétricas (relativamente fáceis de construir e com custo de operação baixo) e complexos bioenergéticos (conceito que surgiu no aqui no Brasil, com tecnologia nossa, em que uma mesma usina pode produzir etanol, açúcar e energia elétrica a partir do bagaço de cana).

PS: Depois de muitos meses apenas lendo, resolvi escrever meu primeiro post!

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#29 Mensagem por pafuncio » Sáb Dez 18, 2010 8:52 pm

mpelegrini escreveu:Analisando a situação do Haiti, sua história, clima e geografia, me parece que a melhor solução para suprimento de energia seria um mix entre pequenas centrais hidrelétricas (relativamente fáceis de construir e com custo de operação baixo) e complexos bioenergéticos (conceito que surgiu no aqui no Brasil, com tecnologia nossa, em que uma mesma usina pode produzir etanol, açúcar e energia elétrica a partir do bagaço de cana).

PS: Depois de muitos meses apenas lendo, resolvi escrever meu primeiro post!

Saludos, foi um belo primeiro post. [009]

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Responder