Doação de Usina elétrica atómica ao Haiti
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Intermediário
- Contato:
Doação de Usina elétrica atómica ao Haiti
Boa tarde a todos,
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre uma idéia, utilizar o conhecimento e tecnologia que a marinha do Brasil tem para um fim puramente pacifico e humanitário, a construção e manutenção de uma usina elétrica atômica no Haiti.
Sou completamente leigo no assunto, é apenas uma idéia, mas todas as vezes que algum equipamento militar com propulsão atômico é divulgado, sempre se utiliza um X numero de casas que a turbina pode alimentar com energia elétrica, assim os leigos como eu podem ter uma idéia da potencia da turbina atômica. Com isso em mente, me pergunto, não seria interessante, até mesmo politicamente, instalarmos uma usina no Haiti? Com isso podemos não só aprimorar mais os conhecimentos através da prática, assim como podemos ter melhorias com analise dos resultados.
Até onde eu sei o Haiti esta basicamente 100% desprovido de recursos naturais, e sua matriz energética é à base do carvão, o mesmo que usamos apenas para fazer churrasco, que já quase não existe por lá. Não preciso explicar o porquê eletricidade é algo importante.
Há também a possibilidade de se criar uma usina eólica, e sou completamente a favor deste modelo de usina também, porém existem dificuldades maiores. Talvez possamos ter os dois tipos de usinas instaladas.
Por fim, o que acham?
Rodrigo.
PS: estou postando no fórum naval porque a detentora da tecnologia em questão é a marinha do Brasil, se a moderação achar correto, por favor, mude o post.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre uma idéia, utilizar o conhecimento e tecnologia que a marinha do Brasil tem para um fim puramente pacifico e humanitário, a construção e manutenção de uma usina elétrica atômica no Haiti.
Sou completamente leigo no assunto, é apenas uma idéia, mas todas as vezes que algum equipamento militar com propulsão atômico é divulgado, sempre se utiliza um X numero de casas que a turbina pode alimentar com energia elétrica, assim os leigos como eu podem ter uma idéia da potencia da turbina atômica. Com isso em mente, me pergunto, não seria interessante, até mesmo politicamente, instalarmos uma usina no Haiti? Com isso podemos não só aprimorar mais os conhecimentos através da prática, assim como podemos ter melhorias com analise dos resultados.
Até onde eu sei o Haiti esta basicamente 100% desprovido de recursos naturais, e sua matriz energética é à base do carvão, o mesmo que usamos apenas para fazer churrasco, que já quase não existe por lá. Não preciso explicar o porquê eletricidade é algo importante.
Há também a possibilidade de se criar uma usina eólica, e sou completamente a favor deste modelo de usina também, porém existem dificuldades maiores. Talvez possamos ter os dois tipos de usinas instaladas.
Por fim, o que acham?
Rodrigo.
PS: estou postando no fórum naval porque a detentora da tecnologia em questão é a marinha do Brasil, se a moderação achar correto, por favor, mude o post.
- Olinda
- Avançado
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 26 vezes
Re: Doação de Usina elétrica atómica ao Haiti
rslrdx escreveu:Boa tarde a todos,
Por fim, o que acham?
Rodrigo.
Acho uma boa idéia.
Ajudaria o Haiti e p Brasil, mostrando ao mundo, que os nossos planos para uso da energia nuclear é pacífico.
O problema como sempre seria de onde retirar recursos financeiors, ainda mais agora que o governo promete corte nos gastos (menos para aumentar o salário dos parlamentares).
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
Olá rslrdx,
Essa idéia não será viável, e vou explicar:
Em primeiro lugar, uma usina nuclear, mesmo que pequena, é por si só muito cara e o preço da eletricidade gerada também é muito caro, incompatível para o padrão do consumidor haitiano.
Além do alto preço da energia, para esse tipo de usina é necessário um grande gasto em termos de segurança e manutenção, e o Haiti não tem profissionais capacitados a fornecer segurança à operação de uma usina nuclear. Já pensou um sistema de corrupção de funcionários cumine com o desvio de combustível nuclear a algum país suspeito?
Junto com a usina, teríamos também de 'doar' os operadores da mesma, mas isso é impensável, do ponto de vista que o objetivo é que o Haiti chege a um ponto em que não mais seja necessária ajuda internacional, fique independente.
Acho que devam haver outras alternativas mais seguras e baratas para energia no Haiti. O fato é que seus rios possuem baixo potencial hidrelétrico.
Lembremos que o principal produto agrícola do Haiti é a cana de açúcar. Talvez esteja aí a solução: álcool. A nova geração de etanol pode ser produzida apartir de celulose de qualquer planta. Assim, se for para doar alguma coisa, que sejam pequenas centrais térmicas movidas a bagaço de cana, abundante no Haiti, e uma fábrica de etanol.
Usinas eólicas também são interessantes. Não sei se venta bastante no Haiti, mas a vantagem da energia eólica (ao menos no Brasil) é que é possível gerar quantidade razoável de energia em um momento de poucas chuvas (represas quase vazias) e fim de safra. Talvez lá possa ocorrer a mesma coisa. É necessário depender cada vez menos do petróleo, mas o gás natural importado (Bolívia, Rússia e até mesmo nós) não é muito caro e pode gerar bastante energia.
Junto com um serviço de eletrificação seria interessante todo um desenvolvimento no setor, como a formação de técnicos e engenheiros especializados na manutenção e até mesmo fabricação de equipamentos elétricos, já que o Brasil um dia sairá do Haiti e eles terão de se virar sozinhos com a energia. Mas isso já é outro assunto.
abraços]
Essa idéia não será viável, e vou explicar:
Em primeiro lugar, uma usina nuclear, mesmo que pequena, é por si só muito cara e o preço da eletricidade gerada também é muito caro, incompatível para o padrão do consumidor haitiano.
Além do alto preço da energia, para esse tipo de usina é necessário um grande gasto em termos de segurança e manutenção, e o Haiti não tem profissionais capacitados a fornecer segurança à operação de uma usina nuclear. Já pensou um sistema de corrupção de funcionários cumine com o desvio de combustível nuclear a algum país suspeito?
Junto com a usina, teríamos também de 'doar' os operadores da mesma, mas isso é impensável, do ponto de vista que o objetivo é que o Haiti chege a um ponto em que não mais seja necessária ajuda internacional, fique independente.
Acho que devam haver outras alternativas mais seguras e baratas para energia no Haiti. O fato é que seus rios possuem baixo potencial hidrelétrico.
Lembremos que o principal produto agrícola do Haiti é a cana de açúcar. Talvez esteja aí a solução: álcool. A nova geração de etanol pode ser produzida apartir de celulose de qualquer planta. Assim, se for para doar alguma coisa, que sejam pequenas centrais térmicas movidas a bagaço de cana, abundante no Haiti, e uma fábrica de etanol.
Usinas eólicas também são interessantes. Não sei se venta bastante no Haiti, mas a vantagem da energia eólica (ao menos no Brasil) é que é possível gerar quantidade razoável de energia em um momento de poucas chuvas (represas quase vazias) e fim de safra. Talvez lá possa ocorrer a mesma coisa. É necessário depender cada vez menos do petróleo, mas o gás natural importado (Bolívia, Rússia e até mesmo nós) não é muito caro e pode gerar bastante energia.
Junto com um serviço de eletrificação seria interessante todo um desenvolvimento no setor, como a formação de técnicos e engenheiros especializados na manutenção e até mesmo fabricação de equipamentos elétricos, já que o Brasil um dia sairá do Haiti e eles terão de se virar sozinhos com a energia. Mas isso já é outro assunto.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
-
- Intermediário
- Contato:
A idéia é dar a oportunidade de mudança ao pais, e não vejo como cobrar algo deles realmente, principalmente das pessoas, já que não tem dinheiro para nada, então o custo seria quem estiver "doando".Em primeiro lugar, uma usina nuclear, mesmo que pequena, é por si só muito cara e o preço da eletricidade gerada também é muito caro, incompatível para o padrão do consumidor haitiano.
E se a manutenção e segurança forem compartilhados com outros países? Talvez o custo da instalação o Brasil pudesse tentar arcar, já o custo de manutenção pode ser dividido pelo mundo a fora com a cooperação internacional de vários governos, universidades, etc., etc., e com segurança da ONU nos primeiros 15 ou 20 anos? Vale lembrar que já estamos por lá a alguns anos e vamos continuar por mais alguns... Acredito também que a segurança de um local como este não deva requere o mesmo numero de soldados que temos atualmente no Haiti... E com rotação de outros países fica ainda mais "fácil”.Além do alto preço da energia, para esse tipo de usina é necessário um grande gasto em termos de segurança e manutenção, e o Haiti não tem profissionais capacitados a fornecer segurança à operação de uma usina nuclear. Já pensou um sistema de corrupção de funcionários cumine com o desvio de combustível nuclear a algum país suspeito?
Quanto a países suspeitos, até onde eu sei, a tecnologia que temos pode sim criar combustível para bomba, mas isso requer um trabalho diferente do que o necessário para gerar energia elétrica útil não é mesmo?
Infelizmente o país não tem dinheiro para comprar nada no momento, e lembro ainda que foi até mesmo concedido o perdão de algumas de suas dividas em função do terremoto de janeiro de 2010.É necessário depender cada vez menos do petróleo, mas o gás natural importado (Bolívia, Rússia e até mesmo nós) não é muito caro e pode gerar bastante energia.
O Brasil entrou lá pra fazer manutenção da ordem com militares porque o pais não tinha um estrutura suficiente, e me parece que permanecemos por lá até que eles estejam auto-suficientes em segurança publica, ou seja, que a policia funcione.Já que o Brasil um dia sairá do Haiti e eles terão de se virar sozinhos com a energia.
Não podemos aplicar a mesma linha de raciocínio para a energia elétrica, seja ela atômica, eólica ou a gás?
Se você se lembra bem do ultimo apagão que tivemos, vai se lembrar do caos que foi, e que levamos alguns dias para voltar ao normal, deu pra perceber o quanto dependemos de energia, e todas as demais idéias que tenho de ajuda ao país sempre esbarram no mesmo detalhe, energia elétrica, independente de sua fonte. Hospital, escola, iluminação publica, telefonia, radio, aeroporto, porto, transito, internet, etc. etc. etc. nada disso funciona sem energia elétrica... Não adianta fazer campanha no mundo inteiro pra construir hospital no Haiti se não houver energia. Acredito que se o mundo se unir em um projeto desse, o custo de cada um será relativamente baixo, e o Haiti terá energia para fazer começar as atividades necessárias para crescer e ser novamente auto-suficiente.
De qualquer forma, quero amadurecer mais essa ideia, obrigado pelas repostas.
Rodrigo.
-
- Sênior
- Agradeceu: 26 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
E não estava sendo construída uma hidroelétrica de pequeno porte por lá? Acho que esse tipo de matriz faz mais sentido, já que a longo prazo é uma energia mais barata e é uma onde temos uma boa experiência.
- Francoorp
- Sênior
- Contato:
Melhor algumas à Bio-diesel, que poderia ter as mamonas ou o que for plantado por la mesmo ajudando o trabalho e a economia local... umas 3-4 ja dariam, e o custo para os nossos cofres seriam muito menores!!
- irlan
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Como ficou os planos para a usina hidroelétrica no Haiti?
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
- marcelo l.
- Sênior
- Agradeceu: 138 vezes
- Agradeceram: 66 vezes
Foi entregue o projeto em setembro, mas tudo depende do governo do Haiti.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 545 vezes
Olha, vamos fazer um "apanhadão" de dados em relação a energia de uma forma geral, para então relacionarmos ao caso do Haiti:
-Nosso programa nuclear vai prontificar até 2014 um reator nuclear de 48 MW, ao custo de 130 milhões de dólares (R$ 450 mi). É suficiente para uma cidade de 40 mil habitantes. Será um reator de manutenção mais simplificada, mas de menor potência, já que originalmente é para o submarino;
-Uma usina do porte de Angra-2 tem potência de 1300 MW, tem custo de não menos que 5 bilhões de reais e é capaz de 'iluminar' 8 milhões de habitantes. O Haiti tem exatamente 8,1 bilhões de habitantes.
-O MWh da energia nuclear é de 45 reais (Angra II), enquanto que a da termoelétrica e a gás é 60 a 70 Reais. A hidrelétrica é 35 reais.
-A usina hidrelétrica que ficamos de construir para o Haiti gerará 36 MW de potência e custará 150 milhões de dólares. Custo/benefício semelhante à do pequeno reator nuclear da Marinha, exceto pelo custo da energia e da manutenção da usina, em vantagem clara para a hidrelétrica.
-36 MW é o que gera a usina de Barra Bonita, no Rio Tietê.
-Do jornal O Estado de São Paulo:
"O governo haitiano já contraiu um primeiro financiamento de US$ 27 milhões para construir uma primeira termoelétrica numa localidade a 15 quilômetros do epicentro do terremoto.
A pequena usina tem capacidade para gerar energia elétrica para 100 mil pessoas, além de empregar 500 famílias no cultivo da biomassa.
Por suas dimensões modestas, as termoelétricas movidas a biomassa podem ser instaladas muito próximas das regiões consumidoras, econimizando na construção de subestações e de linhas de transmissão, criando emprego no campo e contribuindo no combate ao êxodo rural, disse ao Estado Cleber Guarany, da FGV, que apresentou o projeto ao governo haitiano."
Espero que te ajude a formar opinião sobre o caso.
Fontes:
http://www.cdm.mar.mil.br/hotsites/sala ... a_pnm3.pdf
http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_n ... ticia=4652
http://blogs.estadao.com.br/radar-globa ... -exercito/
Wikipedia
http://www.alide.com.br/wforum/viewtopi ... 4&start=90
abraços]
-Nosso programa nuclear vai prontificar até 2014 um reator nuclear de 48 MW, ao custo de 130 milhões de dólares (R$ 450 mi). É suficiente para uma cidade de 40 mil habitantes. Será um reator de manutenção mais simplificada, mas de menor potência, já que originalmente é para o submarino;
-Uma usina do porte de Angra-2 tem potência de 1300 MW, tem custo de não menos que 5 bilhões de reais e é capaz de 'iluminar' 8 milhões de habitantes. O Haiti tem exatamente 8,1 bilhões de habitantes.
-O MWh da energia nuclear é de 45 reais (Angra II), enquanto que a da termoelétrica e a gás é 60 a 70 Reais. A hidrelétrica é 35 reais.
-A usina hidrelétrica que ficamos de construir para o Haiti gerará 36 MW de potência e custará 150 milhões de dólares. Custo/benefício semelhante à do pequeno reator nuclear da Marinha, exceto pelo custo da energia e da manutenção da usina, em vantagem clara para a hidrelétrica.
-36 MW é o que gera a usina de Barra Bonita, no Rio Tietê.
-Do jornal O Estado de São Paulo:
"O governo haitiano já contraiu um primeiro financiamento de US$ 27 milhões para construir uma primeira termoelétrica numa localidade a 15 quilômetros do epicentro do terremoto.
A pequena usina tem capacidade para gerar energia elétrica para 100 mil pessoas, além de empregar 500 famílias no cultivo da biomassa.
Por suas dimensões modestas, as termoelétricas movidas a biomassa podem ser instaladas muito próximas das regiões consumidoras, econimizando na construção de subestações e de linhas de transmissão, criando emprego no campo e contribuindo no combate ao êxodo rural, disse ao Estado Cleber Guarany, da FGV, que apresentou o projeto ao governo haitiano."
Espero que te ajude a formar opinião sobre o caso.
Fontes:
http://www.cdm.mar.mil.br/hotsites/sala ... a_pnm3.pdf
http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_n ... ticia=4652
http://blogs.estadao.com.br/radar-globa ... -exercito/
Wikipedia
http://www.alide.com.br/wforum/viewtopi ... 4&start=90
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- papagaio
- Avançado
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 34 vezes
O Haiti é um país sem praticamente nenhum tipo de infra-estrutura.
Há carências enormes em todos os aspectos possíveis (desemprego em massa, falta de saneamento básico, praticamente não há coleta de lixo nas ruas, Poder Judiciário ínfimo, ....).
Dá pra instalar uma usina de energia atômica num país assim ?
Menos, muito menos.
Abs,
Há carências enormes em todos os aspectos possíveis (desemprego em massa, falta de saneamento básico, praticamente não há coleta de lixo nas ruas, Poder Judiciário ínfimo, ....).
Menos, muito menos.
Abs,
-
- Intermediário
- Contato:
Se você reparar, a idéia é criar um PRINCIPIO de infra-estrutura através da disponibilidade de energia elétrica, seja atômica, eólica ou qualquer outra fonte, a atômica é uma possibilidade dada às condições do país.papagaio escreveu:O Haiti é um país sem praticamente nenhum tipo de infra-estrutura.
Menos, muito menos.
Abs,
E mais, estou sugerindo apenas UMA possibilidade para PARTE do problema, você sugeriu menos, muito menos. Talvez resolver o problema de desemprego em massa seja fazer menos, muito menos, a situação é drástica, á que se responder a altura, repostas drásticas, me explica como fazer isso com menos, muito menos? Acho que muito menos é o que esta sendo feito agora.
Mais, muito mais!
- Duka
- Avançado
- Agradeceu: 359 vezes
- Agradeceram: 159 vezes
Acho que se fosse para doar alguma coisa referente a isso, seria mais sensato algo ligado a bio-combustiveis. além da própria energia gerada, agregaria valor a economia através da criação de empregos agricolas...
Mas não sou muito a favor de se doar qualquer coisa que seja. Caridade é bonitinho e tal, mas não produz muitos resultados práticos para o nosso país.
Mas não sou muito a favor de se doar qualquer coisa que seja. Caridade é bonitinho e tal, mas não produz muitos resultados práticos para o nosso país.
Abraços
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2618 vezes
- Agradeceram: 1065 vezes
É preferível construir esta usina no norte/nordeste que carecem de mais investimentos do que no Haiti que com o passar dos anos é capaz até de creditarem que ela foi doada pelos EUA... Ou pior, se houver um acidente por lá é culpa nossa...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
-
- Intermediário
- Contato:
J.Ricardo escreveu:É preferível construir esta usina no norte/nordeste que carecem de mais investimentos do que no Haiti que com o passar dos anos é capaz até de creditarem que ela foi doada pelos EUA... Ou pior, se houver um acidente por lá é culpa nossa...
Por favor, entenda, não estou sugerindo não fazer o mesmo por diversas regiões do brasil, apenas sugerindo algo a mais no qual já estamos envolvido. Necessidade por necessidade de investimento, aqui falta policial pra caramba e mandar brasileiro pra outro país não faz sentido então...
Não acredito que com o passar to tempo credito seja de outros e basta lembrar que tudo tem risco, até namoro tem risco, nem por isso ficamos com receios de ter alguma culpa, e o contrário também é verdade, se der muito certo, o crédito é nosso, e garanto que quando o Brasil faz algo certo, a primeira coisa que o Brasil faz (ultimamente pelo menos) é contar pra todo mundo.
Que topico mais bobo.....eu heimmmmm
Isto devia ir la pro "Gerais"
Isto devia ir la pro "Gerais"