TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Zavva
Avançado
Avançado

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#51196 Mensagem por Zavva » Qui Dez 16, 2010 2:42 pm

Túlio escreveu:
Zavva escreveu:
Eu estava querendo saber especificamente a respeito do SH.
Já que aqui foi o primeiro lugar vi as pessoas considerarem esta aeronave como 3a geração.

Abs

Isso não significa que estejamos necessariamente ERRADOS. Estava olhando dia desses uma foto em que dois F-18 apareciam voando juntos. A foto foi tirada do ângulo superior, estando um voando acima e o outro mais abaixo. Assim, comparar tamanho não dava. Queimei pestana até me dar conta que o avião que voava acima tinha LERX proporcionalmente maior. Sem usar lupa foi o que achei, além de pequenas modificações na asa. Uma vista lateral mostraria também entradas de ar diferentes. Uma frontal mostraria, além disso, pilones curiosamente enviesados (tortos, diria o PRICK). Engraçado isso, um avião tão pouco diferente ser um NOVO AVIÃO ao invés de simplesmente uma NOVA VERSÃO. Ah, os milagres do MARKETING... :roll: 8-]
Não existem criterios muito rigidos a respeito de uma aeronave de 3a, 4a, 4.5 geração. Cada agente estabelece criterios ligeiramente diferenciados.

Obrigado pela sua explicação.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#51197 Mensagem por Penguin » Qui Dez 16, 2010 2:50 pm

Túlio escreveu:
Zavva escreveu:
Eu estava querendo saber especificamente a respeito do SH.
Já que aqui foi o primeiro lugar vi as pessoas considerarem esta aeronave como 3a geração.

Abs

Isso não significa que estejamos necessariamente ERRADOS. Estava olhando dia desses uma foto em que dois F-18 apareciam voando juntos. A foto foi tirada do ângulo superior, estando um voando acima e o outro mais abaixo. Assim, comparar tamanho não dava. Queimei pestana até me dar conta que o avião que voava acima tinha LERX proporcionalmente maior. Sem usar lupa foi o que achei, além de pequenas modificações na asa. Uma vista lateral mostraria também entradas de ar diferentes. Uma frontal mostraria, além disso, pilones curiosamente enviesados (tortos, diria o PRICK). Engraçado isso, um avião tão pouco diferente ser um NOVO AVIÃO ao invés de simplesmente uma NOVA VERSÃO. Ah, os milagres do MARKETING... :roll: 8-]
Há coisas menos visíveis e mais importantes.

http://www.ausairpower.net/SuperBug.html

1.2 The F/A-18E/F Super Hornet
The Super Hornet is substantially a new aircraft, which shares only limited structural commonality with the F/A-18A-D family of fighters. While the F/A-18E/F forward fuselage is derived from the F/A-18C design, the wing, centre and aft fuselage, tail surfaces and powerplants are entirely new. The baseline avionic system is however largely derived from the F/A-18C, with planned growth through further evolved derivatives of the radar, EW and core avionic systems, and entirely new systems where appropriate.

The designation F/A-18E/F reflects the fact that the aircraft is derived from the F/A-18A-D, even if it is a significantly larger airframe design - the program was implemented as an Engineering Change Proposal (ECP) to avoid a costly demonstration program and fly-off, as has occurred with the F-22/YF-23 and JSF. A side effect of this idiosyncrasy in nomenclature is that the F/A-18E/F is frequently dismissed as just another Hornet, yet the aircraft is different in many respects.

From a design perspective, the most notable change in the Super Hornet is its size, designed around an internal fuel (JP5) capacity of 14,700 lb, or 36% more than the F/A-18C/E. This most closely compares to the F-15C, which has around 10% less internal fuel than the Super Hornet.

Sizing around a 36% greater internal fuel load, with the aim of retaining the established agility performance of the F/A-18C, resulted in a larger wing of 500 sqft area, against the 400 sqft area of the F/A-18C, a 20% increase. The consequent sizing changes result in a 30,885 lb empty weight (31,500 lb basic weight) aircraft, a 30% increase against the F/A-18C. Not surprisingly, the aircraft's empty weight is 8% greater than the F-15C, reflecting the structural realities of catapult launches and tailhook recoveries.

The larger F414 engine, a refanned and evolved F404 variant, delivers 20,700 lb static SL thrust in afterburner, which is around 8% less than the F100-PW-220 in the F-15C.

The simplest metric of the F/A-18E/F is that it is an F-15A-D sized F/A-18C derivative, optimised for the naval environment. The similarity in size between the F/A-18E/F and F-15A-D is no coincidence - as the original VFAX studies in the 1960s and 1970s showed, this is the optimal fighter size for the given combat radius. In effect, the F/A-18E/F is what the F/A-18A Hornet should have been from the outset, had it not been hobbled at birth by a budget driven bureaucracy.

Size is where the similarity between the Super Hornet and Eagle end, since the Super Hornet is optimised aerodynamically around the F/A-18A-D configuration, with a focus on transonic manoeuvre and load carrying performance, and carrier recovery characteristics. In terms of raw performance, the Super Hornet is very similar to the F/A-18C, but provides significantly better CAP endurance and operating radius by virtue of its larger wing and internal fuel load.

With three 480 USG drop tanks, full internal fuel, combat and reserve fuel allowances, 8 x AIM-120 AMRAAMs and 2 x AIM-9 Sidewinders, the aircraft has a point intercept radius in excess of 650 NMI, with some assumptions made about expended missiles. This is radius performance in the class of the F-15C.

Like the F/A-18A-D, the F/A-18E/F was designed from the outset for a dual role fighter bomber mission environment. The enlarged wings have three hardpoints each, typically loaded with a pair of 480 USG tanks inboard and weapons on the pair of outboard stations. The wingtip Sidewinder rail is retained.

A notable aerodynamic feature is a significantly enlarged strake design over the baseline Hornet, intended to improve vortex lifting characteristics in high AoA manoeuvre, and reduce the static stability margin to enhance pitching characteristics - Boeing cite pitch rates in excess of 40 degrees per second.

Structurally the Super Hornet is built largely from aluminium alloys, with extensive use of carbon fibre composite skins in the wings, and titanium in several critical areas. The design load factor limit of 7.5G is identical to the F/A-18A-D.

The most notable visual difference between the F/A-18A-D and F/A-18E/F, to the casual observer, are the engine inlets. These are are fixed in geometry, but using a rectangular geometry more akin to the F-15 design.

The inlets represent a key design optimisation intended to reduce the aircraft's forward sector radar cross section. The edge alignment of the inlet leading edges is designed to scatter radiation to the sides, and fixed fanlike reflecting structure in the inlet tunnel performs a role analogous to the mesh on the inlets of the F-117A, keeping microwave illumination off the rotating fan blades.

The F/A-18E aircraft makes considerable use of panel join serration and edge alignment. Close inspection of the aircraft shows considerable attention paid to the removal or filling of unnecessary surface join gaps and resonant cavities. Where the F/A-18A-D used grilles to cover various accessory exhaust and inlet ducts, the F/A-18E/F uses centimetric band opaque perforated panels. Careful attention has been paid to the alignment of many panel boundaries and edges, to scatter travelling waves away from the aircraft boresight.

It would be fair to say that the F/A-18E/F employs the most extensive radar cross section reduction measures of any contemporary fighter, other than the very low observable F-22 and planned JSF. While the F/A-18E/F is not a true stealth fighter like the F-22, it will have a forward sector RCS arguably an order of magnitude smaller than seventies designed fighters. Since every deciBel of RCS reduction counts until you get into the range of weapon payload RCS, the F/A-18E/F represents the reasonable limit of what is worth doing on a fighter carrying external stores. None of the RCS reduction features employed in the F/A-18E/F are visible on any of the three Eurocanards, which raises interesting questions about the relative forward sector RCS reduction performance of these types.

Imagem

Do ex-fotográfo da USAF:
Balanced survivability. This is not as hard to figure out as it sounds. One knows what the limits are that the Super Hornet can get into and out of. The Super has the ability to take battle damage, proven when Hornet family jets return to base after a mid air collision with horrific damage. The Block II Super Hornets has stunning avionics. It has a true fused and practical defensive avionics suite with real wide aspect jamming and the ability to hand off that jam emitting to the ALE-55 towed decoy. While not a stealth aircraft, it has an airframe that is tuned to it’s jamming gear. The defensive system has a better known baseline of what is necessary for the jamming gear work to be done.
http://worldwidewarpigs.blogspot.com/20 ... ornet.html

Editado pela última vez por Penguin em Qui Dez 16, 2010 3:51 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#51198 Mensagem por Túlio » Qui Dez 16, 2010 2:51 pm

Penguin escreveu:

Os parceiros de risco costumam ser empresas privadas que entram no projeto e desenvolvem partes e componentes do mesmo. Isso representa investimento. Por exemplo, a GE desenvolveu uma versão da F414 específica para o Gripen NG (F414G). A Selex desenvolve certos sistemas. E assim vai. Não é isso que a Embraer está realizando neste exato momento, selecionando os parceiros de risco? Com relação às encomendas do país de origem, estou de acordo. Ponto negativo para a Suécia.

Não basta: parceria DE RISCO já foi explicada por mim e diretamente A TI! Esqueceste? Não apresentaste UM ÚNICO argumento que valesse um tostão e que sequer arranhasse de leve os meus. Parece birra mesmo, que nem O BOLOVO e seu 5,56mm...

Penguin escreveu: Como a Embraer (ou qq outra empresa aeronáutica, Boeing, Airbus, etc) estima os custos de desenvolvimento de uma nova aeronave e vende-a antecipadamente?
Os custos de desenvolvimento independem das vendas. O preço de venda sim, poderá cairá conforme a quantidade de unidades vendidas aumente. O custo de desenvolvimento será diluido

Como o fazem? PROSPECÇÃO DO MERCADO! CONSULTA A CLIENTES E POSSÍVEIS CLIENTES! E ISSO MUITO ANTES DE SEQUER COMEÇAR A DESENHAR A AERONAVE, QUANTO MAIS FAZER DEMO!

E opinião própria, não tens?

Penguin escreveu: Uma classificação muito utilizada é esta:
Imagem

Next generation inclui um mix do que se denomina 4,5G, 4,75G e 5G.
Esse gráfico aí é simplesmente RIDÍCULO: por ele teríamos de considerar como 0G os primeiros jatos de combate da 2GM, Me-262 e Gloster Meteor, além do P-80. Esse aí já larga da Guerra da Coréia. E os Eurocanards, representados pelo Gripen, aparecem uma geração ATRÁS do Super Hornet, que ombreia nada menos que F-22 e F-35! Mais tendencioso impossível! Verdadeira PIADA, deverias ter botado umas carinhas... [003] [003] [003] [003]

As famosas 'gerações' costumam se referir apenas a caças SUPERSÔNICOS! Ao menos em tabelas e gráficos SÉRIOS!

Penguin escreveu: Os fato dos canards serem móveis não é o que caracteriza o salto de geração.

[]s
Verdade. É uma OPÇÃO, não um item sine qua non. O canard tem sido escolhido mais pelas características de pouso e decolagem com mais carga/menos potência e menor necessidade de paraquedas no pouso, além de melhorar a manobrabilidade pela otimização do 'pitch'. Mas não é OBRIGATÓRIO ter canard para ser 4G, sendo apenas a solução mais usada...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#51199 Mensagem por crubens » Qui Dez 16, 2010 2:53 pm

Zavva escreveu:
Para mim o que diferencia uma aeronave de 4a geração de uma de 4.5 geração é a avionica.

Abs
Por esse conceito, o F-5EM se enquadra em qual ?

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#51200 Mensagem por Túlio » Qui Dez 16, 2010 2:55 pm

Penguin escreveu:
Imagem

NUSSA, modificações FANTÁSTICAS!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A cada tranche o Rafale e o Typhoon devem também ter subido de geração, então já devem andar lá pela sexta ou sétima...

Num força, USAntiago... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#51201 Mensagem por Túlio » Qui Dez 16, 2010 2:57 pm

crubens escreveu:
Zavva escreveu:
Para mim o que diferencia uma aeronave de 4a geração de uma de 4.5 geração é a avionica.

Abs
Por esse conceito, o F-5EM se enquadra em qual ?

POWS, eu estava poupando esse tiro de misericórdia. Deve ser 4G... :lol: :twisted: :mrgreen: [003]

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#51202 Mensagem por Francoorp » Qui Dez 16, 2010 2:59 pm

Túlio escreveu:
Imagem

Esse gráfico aí é simplesmente RIDÍCULO: por ele teríamos de considerar como 0G os primeiros jatos de combate da 2GM, Me-262 e Gloster Meteor, além do P-80. Esse aí já larga da Guerra da Coréia. E os Eurocanards, representados pelo Gripen, aparecem uma geração ATRÁS do Super Hornet, que ombreia nada menos que F-22 e F-35! Mais tendencioso impossível! Verdadeira PIADA, deverias ter botado umas carinhas... [003] [003] [003] [003]

As famosas 'gerações' costumam se referir apenas a caças SUPERSÔNICOS! Ao menos em tabelas e gráficos SÉRIOS!
E o Rafale nem existe neste Gráfico... e cadê os da familia Sukhoy??? :?

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Zavva
Avançado
Avançado

#51203 Mensagem por Zavva » Qui Dez 16, 2010 3:13 pm

Túlio escreveu:
crubens escreveu: Por esse conceito, o F-5EM se enquadra em qual ?

POWS, eu estava poupando esse tiro de misericórdia. Deve ser 4G... :lol: :twisted: :mrgreen: [003]
Caros,

Não estou aqui pra defender classificação nenhuma, porque, como eu disse anteriormente, a linha que divide uma classificação e outra é muito tenue.

Sim, sob um determinado ponto de vista o F-5M pode ser considerado 4a geração, dependendo do critério aplicado.

Alguns dizem que para ser 4.5 geração, é preciso ter radar AESA, então o Rafale não poderia ser um 4.5 geração.

Não vou me perder nestas considerações, pois para mim é perda de tempo e não reflete a real capacidade das aeronaves.

Abs

F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#51204 Mensagem por Francoorp » Qui Dez 16, 2010 3:16 pm

:shock: :shock:

AH.... fui!!

Penguin
Sênior
Sênior

#51205 Mensagem por Penguin » Qui Dez 16, 2010 3:19 pm

Francoorp escreveu:
Túlio escreveu:

Isso é apenas ilustrativo. Não caberia todos os caças desenvolvidos em cada geração. Isso é óbvio.
Além do mais, Next Generation não é uma única geração. Inclui 4,5G, 4,75G e 5G.
O relevante é descrição de cada geração.

Editado pela última vez por Penguin em Qui Dez 16, 2010 3:45 pm, em um total de 3 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Zavva
Avançado
Avançado

#51206 Mensagem por Zavva » Qui Dez 16, 2010 3:21 pm

Francoorp escreveu::shock: :shock:

AH.... fui!!
Você considera chocante o que eu disse acima, mas não considera da mesma forma considerar o SH como 3G quando o resto do mundo pensa diferente. :D

Estas classificações para mim são bobagens.
Com a modernização de caças antigos, fica cada vez mais dificil estabelecer estes critérios.

Abs

Rock n Roll
Avançado
Avançado

#51207 Mensagem por Rock n Roll » Qui Dez 16, 2010 3:35 pm

Francoorp escreveu:
Túlio escreveu:

Concordo Plenamente.
Está muito "primo do norte", não incluir o Rafale, Typhon, SU-34 e outros da família,
além do PAK-FA ficou muito de mau gosto, ou, absolutamente suspeito.
Típico do ambíguo "primo do norte"...
Depois querem dizer que somos, ou estamos "antiamericanos" irredutíveis.

Penguin
Sênior
Sênior

#51208 Mensagem por Penguin » Qui Dez 16, 2010 3:39 pm

Túlio escreveu:
Penguin escreveu:

Os parceiros de risco costumam ser empresas privadas que entram no projeto e desenvolvem partes e componentes do mesmo. Isso representa investimento. Por exemplo, a GE desenvolveu uma versão da F414 específica para o Gripen NG (F414G). A Selex desenvolve certos sistemas. E assim vai. Não é isso que a Embraer está realizando neste exato momento, selecionando os parceiros de risco? Com relação às encomendas do país de origem, estou de acordo. Ponto negativo para a Suécia.

Não basta: parceria DE RISCO já foi explicada por mim e diretamente A TI! Esqueceste? Não apresentaste UM ÚNICO argumento que valesse um tostão e que sequer arranhasse de leve os meus. Parece birra mesmo, que nem O BOLOVO e seu 5,56mm...

Penguin escreveu: Como a Embraer (ou qq outra empresa aeronáutica, Boeing, Airbus, etc) estima os custos de desenvolvimento de uma nova aeronave e vende-a antecipadamente?
Os custos de desenvolvimento independem das vendas. O preço de venda sim, poderá cairá conforme a quantidade de unidades vendidas aumente. O custo de desenvolvimento será diluido

Como o fazem? PROSPECÇÃO DO MERCADO! CONSULTA A CLIENTES E POSSÍVEIS CLIENTES! E ISSO MUITO ANTES DE SEQUER COMEÇAR A DESENHAR A AERONAVE, QUANTO MAIS FAZER DEMO!

E opinião própria, não tens?

Imagem

Penguin escreveu: Os fato dos canards serem móveis não é o que caracteriza o salto de geração.

[]s
Verdade. É uma OPÇÃO, não um item sine qua non. O canard tem sido escolhido mais pelas características de pouso e decolagem com mais carga/menos potência e menor necessidade de paraquedas no pouso, além de melhorar a manobrabilidade pela otimização do 'pitch'. Mas não é OBRIGATÓRIO ter canard para ser 4G, sendo apenas a solução mais usada...
Esquecestes o significa de parceiro de risco?
3.3. A cadeia produtiva da Embraer

(...)
Os parceiros de risco participam do desenvolvimento do produto, com investimento
financeiro e em engenharia, ferramental, equipamentos para a fabricação de protótipos
e processo de certificação.
O prazo para o desenvolvimento, testes e certificação é de
aproximadamente cinco anos, sendo que a remuneração deles é vinculada ao sucesso
de venda das aeronaves e o faturamento às respectivas datas de entrega.
Segundo Bernardes, os parceiros de risco são aqueles que assumem riscos financeiros
nos projetos.
Neste nível, encontram-se as grandes empresas multinacionais que participam do
processo de co-design e agregam valor tecnológico pelo desenvolvimento de itens
ou partes do projeto que são de suas responsabilidades contratuais.
(...) O conceito
de eficiência coletiva neste nível deve ser compreendida pela busca de ação
cooperativa e conjunta através de uma lógica global, onde os fatores locais não
foram determinantes para o desenvolvimento integrado do design, mas passaram a
serem variáveis logísticas importantes para o fornecimento de pacotes tecnológicos.
[Bernardes (2001)].
Nessa modalidade de parceria, os riscos do sucesso (ou fracasso) da aeronave são
compartilhados com a Embraer. Os custos do desenvolvimento da aeronave são
chamados de custos não recorrentes, e são repassados no preço das primeiras “n”
aeronaves (em geral 400). Caso as vendas sejam menores do que esperado (n), o
parceiro não irá recuperar todo o investimento feito. Por outro lado, essa empresa é
praticamente sócia da Embraer naquela aeronave específica, garantindo sua
exclusividade no fornecimento daquele equipamento/sistema.
No projeto ERJ 145 a Embraer teve 4 parceiros de risco: Gamesa (Espanha), Sonaca
(Bélgica), C&D (EUA) e ENAER (Chile). Já no projeto 170/190, esse modelo de gestão
foi aprofundado, totalizando 11 parceiros (Tabela 1).

TABELA 1
PARCEIROS DE RISCO – FAMÍLIA 170/190
Empresas País de Origem Fornecimento

Parker Aerospace EUA Controle de Vôo, Sistema de combustível e Sistema
Hidráulico

Hamilton Sundstrand EUA Sistema de Geração Elétrica / Sistema de
Gerenciamento de Ar / APU / Cone de Cauda

General Electric Aircraft
Engines
EUA Motor/Nacelle

Latecoère França Fuselagem Central I / Fuselagem Central III / Portas

Gamesa Aeronáutica Espanha Fuselagem Traseira e Empenagem

Liebherr Alemanha Trem de pouso

Sobraer S.A. (Sonaca) Bélgica Slat / Fuselagem Central II

C&D Aerospace EUA Interior

Kawasaki Heavy Industries Japão Asa (bordo de ataque fixo, bordo de fuga fixo, stub,
pilone, superfícies de controle

Honeywell EUA Aviônica

Goodrich EUA Anemométrico

Fonte: Embraer

O segundo grupo, dos fornecedores, é constituído em sua maioria por empresas
estrangeiras. Essas empresas não participam do desenvolvimento da aeronave, mas
possuem recursos e capacitação técnica para fornecer matérias-primas, químicos e
lubrificantes, peças, partes, serviços e também subsistemas que atendam às
especificações requisitadas pela Embraer. Neste caso, o prazo para o pagamento aos
fornecedores é contado a partir da entrega do item e não da venda da aeronave.

A política atual da Embraer visa reduzir o número de fornecedores, que são 350 para a
família 145 e apenas 22 para a família 170/190. Algumas empresas que eram
fornecedores da Embraer para a família ERJ-145 tornaram-se parceiros de risco para o
170/190.

Os sub-contratados são pequenas e médias empresas nacionais que prestam serviços
aeronáuticos.
Em sua maioria, trata-se de empresas cujos proprietários
são exfuncionários da Embraer, para quem fornecem peças usinadas, estampadas e de
material composto. A relação da Embraer com seus sub-contratados possui
características peculiares que assemelham-se a empregados terceirizados, pois são
empresas e indivíduos que recebem a matéria-prima e o desenho da Embraer,
vendendo à empresa serviços por homem-hora ou por máquina-hora. Ela fornece os
insumos (alumínio aeronáutico, material composto etc) e moldes, especificações e
desenhos para as empresas sub-contratadas, as quais, por sua vez, prestam serviços
(usinagem, estamparia, compostos, montagem), cujas etapas finais de tratamento de
superfície e montagem de subsistemas são realizadas posteriormente pela própria
Embraer. Os sub-contratados possuem relação de alta dependência, pois
aproximadamente 90% de sua receita vem da prestação de serviços para esta empresa.

(...)
http://www.fflch.usp.br/sociologia/nady ... autica.pdf

Perai índio véio! Estimar "custo de desenvolvimento" através de pesquisa de mercado e consulta a clientes?! Sinto, mas o máximo que se obterá assim são os "preços" que os clientes estariam dispostos a pagar. Isso não é "custo de desenvolvimento".

Para que criar mais uma classificação?!
Há algumas poucas por ai. Umas mais difundidas e aceitas do que outras. Coincidentemente elas param na 5a geração. Aliás, o que significa 5a geração na END?

Nunca li nada a respeito das gerações de caças começarem na era supersônica. Não vejo nenhum impedimento para se iniciar uma nova classificação. Como seria?

[]s

Carlo M. Cipolla
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#51209 Mensagem por Francoorp » Qui Dez 16, 2010 3:51 pm

Vai sair a 5° Geração... :twisted: :twisted:

Imagem

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1141 vezes
Agradeceram: 2867 vezes

#51210 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Dez 16, 2010 3:55 pm

Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaa, vai é sair um aborto...e eu sou contra o aborto.

:twisted: 8-]

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder