NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

Re: NOTÍCIAS

#20476 Mensagem por Corsário01 » Qua Dez 15, 2010 8:31 am

AlbertoRJ escreveu:
Corsário01 escreveu:O que eu quis dizer com o MP vai adorar é que, fica muito dificil o mesmo não investigar ( no caso da Dassault vencer), depois do que o herdeiro da Dassault solicitou na França.

Isso é no minimo estranho, não?

Você acha mesmo que a oposição ao gov. Lula/Dilma ficaria em silêncio? Eu acho que não. Por isso usei o termo "Vai adorar".

Entendeu o meu ponto de vista?
Padilha, o deputado fala por ele mesmo. As leis teriam que ser mudadas na França para que isso ocorresse e, obviamente, o Min. Público, imprensa "adorariam" (?), mas não é o caso. O deputado não tem poder para mudar a lei sozinho.
Você entendeu agora o meu ponto de vista?

Abraço
Concordo que ele não tem poder para mudar, mas vc tem que concordar que se ele sabe que não tem esse poder, porque diabos então, ele pede autorização para poder pagar a comissão?
É isso que achei estranho pacas. Sem contar que ele alega que o Rafale não vende pq eles não pagam( não sou eu quem afirma isso, OK!). Se vender é pq pagaram? Fica a pergunta.

Abraços,

Padilha
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#20477 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 15, 2010 8:35 am

Corsário01 escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Padilha, o deputado fala por ele mesmo. As leis teriam que ser mudadas na França para que isso ocorresse e, obviamente, o Min. Público, imprensa "adorariam" (?), mas não é o caso. O deputado não tem poder para mudar a lei sozinho.
Você entendeu agora o meu ponto de vista?

Abraço
Concordo que ele não tem poder para mudar, mas vc tem que concordar que se ele sabe que não tem esse poder, porque diabos então, ele pede autorização para poder pagar a comissão?
É isso que achei estranho pacas. Sem contar que ele alega que o Rafale não vende pq eles não pagam( não sou eu quem afirma isso, OK!). Se vender é pq pagaram? Fica a pergunta.
Aí é que está, ele não pediu autorização. Ele acha que a lei deveria ser mudada. É opinião dele.

[]'s

Alberto -
Katkkar
Júnior
Júnior
Agradeceram: 4 vezes

#20478 Mensagem por Katkkar » Qua Dez 15, 2010 8:43 am

A lei francesa proibiu pagamento de comissões 10 anos atras apos o escândalo da fragatas de Taïwan e prevê penas de prisão para o CEO da empresa envolvida. Essa lei deveria aliviar o cidadão brasileiro preocupado com as condições de venda do Rafale :mrgreen: , pois garante que se ele vencer, sera sem pagamento de comissões ocultas.
Abs

Franz Luiz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

#20479 Mensagem por Franz Luiz » Qua Dez 15, 2010 8:44 am

Bom dia.
Vamos à lógica.
Se o deputado Dassault está a defender a volta do direito de comissões (atualmente ilegais) dá-nos claro indício de que
está desalentado por não poder ter feito, levando a crer que ainda não o fez. Senão não viria a público reclamar.
As fases mais propícias para tal seria a de escolha pós avaliação, tanto pelo Comando quanto pelo MD,
visto serem mais políticas.
Na fase que antecede teriam que ter falsificado dados da avaliação (na COPAC), mas não tivemos qualquer
indício disto ter ocorrido (e eu duvido que existam), senão nossa diligente e bem intencionada imprensa já teria levantado
pelo menos algum fato suspeito (uma cueca por exemplo).
Após isso poderia ter se supeitado do Comando (consequentemente de seu Comandante) pela mudança
que fez do escolhido pela COPAC, tornando o F-18 seu preferido.
Mas também duvido que o Sr. Saito assim o fizesse por interesses escusos.
No estágio atual ir ao Min. Público quanto à vitória francesa seria acusar a Sra. Presidente eleita de corrupta, visto que
o processo só dela depende a partir de agora.
Não acredito em corrupção do Sr. Min. da Defesa também. Assim não o vejo. Penso que se pecasse seria pelo ego e não pelo bolso.
Muito menos a Sra. Presidente.
Então acho que devemos nos prender a fatos e ocorrências, tanto para o RAFALE quanto para o GRIPEN e SUPER HORNET. Só assim denuciá-lo (fato conhecido).
Ao fazer denúncias ao MP ou Polícia devemos fundamentá-las (e posteriormente prová-las) para não cairmos em risco de provocar calúnia e difamação.
Grande abraço

Editado pela última vez por Franz Luiz em Qua Dez 15, 2010 8:47 am, em um total de 2 vezes.
Corsário01
Sênior
Sênior

#20480 Mensagem por Corsário01 » Qua Dez 15, 2010 8:45 am

Katkkar escreveu:A lei francesa proibiu pagamento de comissões 10 anos atras apos o escândalo da fragatas de Taïwan e prevê penas de prisão para o CEO da empresa envolvida. Essa lei deveria aliviar o cidadão brasileiro preocupado com as condições de venda do Rafale :mrgreen: , pois garante que se ele vencer, sera sem pagamento de comissões ocultas.
Abs
Sem duvidas que caso ele vença, seja dessa forma. Ou seja, licita.

Mas que a oposição vai usar isso eu acho que vai.

Abraços,

Padilha
Corsário01
Sênior
Sênior

#20481 Mensagem por Corsário01 » Qua Dez 15, 2010 8:48 am

Franz Luiz escreveu:Bom dia.
Vamos à lógica.
Se o deputado Dassault está a defender a volta do direito de comissões (atualmente ilegais) dá-nos claro indício de que
está desalentado por não poder ter feito, levando a crer que ainda não o fez. Senão não viria a público reclamar.
As fases mais propícias para tal seria a de escolha pós avaliação, tanto pelo Comando quanto pelo MD,
visto serem mais políticas.
Na fase que antecede teriam que ter falsificado dados da avaliação (na COPAC), mas não tivemos qualquer
indício disto ter ocorrido (e eu duvido que existam), senão nossa diligente e bem intencionada imprensa já teria levantado
pelo menos algum fato suspeito (uma cueca por exemplo).
Após isso poderia ter se supeitado do Comando (consequentemente de seu Comandante) pela mudança
que fez do escolhido pela COPAC, tornando o F-18 seu preferido.
Mas também duvido que o Sr. Saito assim o fizesse por interesses escusos.
No estágio atual ir ao Min. Público quanto à vitória francesa seria acusar a Sra. Presidente eleita de corrupta, visto que
o processo só dela depende a partir de agora.
Não acredito em corrupção do Sr. Min. da Defesa também. Assim não o vejo. Penso que se pecasse seria pelo ego e não pelo bolso.
Muito menos a Sra. Presidente.
Então acho que devemos nos prender a fatos e ocorrências, tanto para o RAFALE quanto para o GRIPEN e SUPER HORNET. Só assim denuciá-lo (fato conhecido).
Ao fazer denúncias devemos fundamentá-la para não cairmos em calúnia e difamação.
Grande abraço
Franz, essa foi a minha intenção, trazer para o debate as implicações que possam ocorrer pelo fato do herdeiro solicitar este tipo de autorização.
Se não houver nenhuma, ótimo!
Quero o melhor para o País e não o pior.

Abraços,

Padilha
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#20482 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 15, 2010 8:54 am

Padlha, reitero que ele não solicitou autorização. Não se "autoriza" um delito.

[]'s

Alberto -
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#20483 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 15, 2010 9:12 am

Hader escreveu:Vcs continuam tão bem intencionados... Primeiro, traduzir um texto de forma deliberadamente errada pode não ser crime, mas é prova de bom caráter certamente... O texto não fala em propina, mas em comissão comercial. Estas são lançadas em balanço e contabilizadas, exatamente como os gastos para "patrocinar" meios de comunicação. Propina é algo dado por fora, como forma de obter uma vantagem ilegal. Pessoalmente eu sou contra este tipo de comissão, mas até as pedras sabem que ela existe ainda hoje, debalde haja legislação em contrário.

Outra coisa: se vc acha que o ministério público vai adorar isso vai lá e protocola uma queixa crime contra a empresa que está a cometer ilegalidades. E depois posta aqui uma fotocópia da denúncia para a gente poder acompanhar e te ajudar a cobrar uma ação. É o mínimo que se espera de um cidadão probo.

[]'s
Repetindo o que o Hader falou pois explica bem a questão...

Existe uma diferença enorme entre comissão comercial e propina.

Comissão comercial é contabilizada... vai estar lá nos números da empresa. Não é exatamente "bonito", como por exemplo chamar "consultores" locais para acessorar na venda desse ou daquele caça... em algum momento esse time vai lá e recebe um din-din... na hora da contabilidade isso faz parte da "campanha de vendas"... certo? Não acho que é... mas não sou inocente e isso existe em todo o lugar mesmo.

Propina é um pouco diferente: Caso em questão... venda dos Tucanos para o Marrocos na década de 80... para a Embraer faturar essa venda foi "requisitado" um certo carregamento de pedras preciosas "nacionais"... sem o carregamento o Tucano não obteve sucesso com essa venda... e outra empresa "tomou" o lugar da Embraer... isso seria propina.

Outra diferença... ninguém vai a publico dizer que quer Propina "legalizada"... :lol:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Corsário01
Sênior
Sênior

#20484 Mensagem por Corsário01 » Qua Dez 15, 2010 9:15 am

AlbertoRJ escreveu:Padlha, reitero que ele não solicitou autorização. Não se "autoriza" um delito.

[]'s
Ele afirma, como Deputado ser favorável a volta do pagto. Por que? Porque não consegue vender o Rafale pra ninguém sem pagar a comissão.

Le député UMP Olivier Dassault, fils de Serge Dassault (président de Dassault Aviation), s'est déclaré, vendredi 10 décembre, favorable au paiement de commissions dans les contrats d'armement, pourtant interdites par la France et l'OCDE. Olivier Dassault cherche depuis des années à placer son avion de combat Rafale à l'international, en vain pour l'instant : sans ces commmissions, "ce sera difficile", fait valoir M. Dassault, interrogé sur Europe 1.

O goggle ajuda pouco, mas .....

A UMP Olivier Dassault, filho de Serge Dassault (Dassault Aviation presidente), declarou sexta-feira 10 de dezembro, favorável ao pagamento de taxas nos contratos de defesa, no entanto, proibida pela França e pela OCDE. Olivier Dassault tentando há anos para colocar a sua aeronave de combate Rafale International, sem sucesso até agora: sem esses commm, "será difícil", diz Dassault, disse à rádio Europe 1.

Ele como empresário, está tentando o que, com esta declaração? E como Deputado?

Abraços,

Padilha
Hader

#20485 Mensagem por Hader » Qua Dez 15, 2010 9:19 am

Corsário01 escreveu:
Hader escreveu:Vcs continuam tão bem intencionados... Primeiro, traduzir um texto de forma deliberadamente errada pode não ser crime, mas é prova de bom caráter certamente... O texto não fala em propina, mas em comissão comercial. Estas são lançadas em balanço e contabilizadas, exatamente como os gastos para "patrocinar" meios de comunicação. Propina é algo dado por fora, como forma de obter uma vantagem ilegal. Pessoalmente eu sou contra este tipo de comissão, mas até as pedras sabem que ela existe ainda hoje, debalde haja legislação em contrário.

Outra coisa: se vc acha que o ministério público vai adorar isso vai lá e protocola uma queixa crime contra a empresa que está a cometer ilegalidades. E depois posta aqui uma fotocópia da denúncia para a gente poder acompanhar e te ajudar a cobrar uma ação. É o mínimo que se espera de um cidadão probo.

[]'s
Hader concordo com vc. Eu achei que podia ser óbvio. Assim que sair o resultado e se o mesmo for favorável a esta empresa que pede autorização para dar "comissão", eu farei isso, pode ter certeza. resolve o seu problema?
Pode cobrar! E vc? Tb vai ou vai ficar em cima do muro?
Meu problema? Eu não tenho nenhum, não tenho laços com nenhum dos concorrentes e no meu bolso nunca entrou um centavo, direta ou indiretamente, deles. Por isso eu falo sem papas na língua. Qual meu amigo Soultrain. Se você tiver uma única prova de crime contra qualquer um dos três concorrentes pode falar que eu vou, pessoalmente, contigo até o MP. Mas tem que ter provas, afinal acusar sem elas é crime tipificado. Um perigo fazer tal coisa...
E pára de posar de virgem vestal que o modelito não lhe cai bem. Use o de jornalista isento, que escreve matérias com base em fatos, investiga, busca a verdade, que certamente lhe cairá melhor. Já disse que gosto de seus textos. Mas isso não me impede de falar aquilo que penso.
Prove que existe propina e conversaremos. Está bom para você?

Abraços!

P.S. - Que fique claro que não é nada pessoal Padilha. Se fosse eu lhe falaria via msg privada. Eu sei que como jornalista você está acostumado com o estilo...

Corsário01
Sênior
Sênior

#20486 Mensagem por Corsário01 » Qua Dez 15, 2010 9:21 am

cb_lima escreveu:

[]'s
Repetindo o que o Hader falou pois explica bem a questão...

Existe uma diferença enorme entre comissão comercial e propina.

Comissão comercial é contabilizada... vai estar lá nos números da empresa. Não é exatamente "bonito", como por exemplo chamar "consultores" locais para acessorar na venda desse ou daquele caça... em algum momento esse time vai lá e recebe um din-din... na hora da contabilidade isso faz parte da "campanha de vendas"... certo? Não acho que é... mas não sou inocente e isso existe em todo o lugar mesmo.

Propina é um pouco diferente: Caso em questão... venda dos Tucanos para o Marrocos na década de 80... para a Embraer faturar essa venda foi "requisitado" um certo carregamento de pedras preciosas "nacionais"... sem o carregamento o Tucano não obteve sucesso com essa venda... e outra empresa "tomou" o lugar da Embraer... isso seria propina.

Outra diferença... ninguém vai a publico dizer que quer Propina "legalizada"... :lol:

[]s
CB_Lima
Bem lembrado Carlos. A Embraer perdeu por esta razão aquela concorrência.

Como vc mesmo disse ".. mas não sou inocente", por isso mantive o termo. Mas já capitulei e voltei para o termo "comissão", afinal, quero debater isso que saiu, do Dep. declarar que só vende se pagar.

A pergunta é? Pagar a quem? Caso a França mude sua lei e o Rafale vença, não ficaria esquisito isso aqui no Brasil depois do que o herdeiro disse?

Abraços,

Padilha
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#20487 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 15, 2010 9:23 am

Corsário01 escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Padlha, reitero que ele não solicitou autorização. Não se "autoriza" um delito.

[]'s
Ele afirma, como Deputado ser favorável a volta do pagto. Por que? Porque não consegue vender o Rafale pra ninguém sem pagar a comissão.

Le député UMP Olivier Dassault, fils de Serge Dassault (président de Dassault Aviation), s'est déclaré, vendredi 10 décembre, favorable au paiement de commissions dans les contrats d'armement, pourtant interdites par la France et l'OCDE. Olivier Dassault cherche depuis des années à placer son avion de combat Rafale à l'international, en vain pour l'instant : sans ces commmissions, "ce sera difficile", fait valoir M. Dassault, interrogé sur Europe 1.

O goggle ajuda pouco, mas .....

A UMP Olivier Dassault, filho de Serge Dassault (Dassault Aviation presidente), declarou sexta-feira 10 de dezembro, favorável ao pagamento de taxas nos contratos de defesa, no entanto, proibida pela França e pela OCDE. Olivier Dassault tentando há anos para colocar a sua aeronave de combate Rafale International, sem sucesso até agora: sem esses commm, "será difícil", diz Dassault, disse à rádio Europe 1.

Ele como empresário, está tentando o que, com esta declaração? E como Deputado?
Ele acha que a lei deveria ser mudada.
É muuuito diferente de pedir autorização para infringir a lei.

[]'s

Alberto -
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#20488 Mensagem por Marino » Qua Dez 15, 2010 9:23 am

Brasília-DF
Luiz Carlos Azevedo
Recauchutados
Enquanto a compra de novos caças continua empacada, a Força Aérea Brasileira está recauchutando os velhos
aviões Bandeirantes de transporte pessoal e de carga, que servem ao governo federal e às Forças Armadas. O primeiro C-
95 modernizado voou ontem, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, com equipamentos eletrônicos desenvolvidos pela
Aeroeletrônica (AEL).

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Corsário01
Sênior
Sênior

#20489 Mensagem por Corsário01 » Qua Dez 15, 2010 9:29 am

P.S. - Que fique claro que não é nada pessoal Padilha. Se fosse eu lhe falaria via msg privada. Eu sei que como jornalista você está acostumado com o estilo...

Não é pessoal? :wink:

Ok. Até agora eu não acusei ninguém, logo, o que escreveste acima não foi para mim.

E pela enésima vez volto a perguntar: Essa declaração do herdeiro da Dassault de que o Tostines, opsss, Rafale só vende se pagar comissão, não é estranho?

Eu sei que a maioria aqui no DB é pelo Rafale e sei que a maioria aqui não aceita criticas a Dassault, mas, vamos deixar a torcida de lado e analisar as implicações que esta declaração pode ter.
Tá dificil? E mais uma vez. parem de tentar desqualificar a mim, dizendo isso ou aquilo, pq o FOCO, atenção o FOCO é o herdeiro da Dassault.

FOI ELE QUE DISSE e não eu! OK?

Abraços,

Padilha
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#20490 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 15, 2010 9:31 am

Corsário01 escreveu: Bem lembrado Carlos. A Embraer perdeu por esta razão aquela concorrência.

Como vc mesmo disse ".. mas não sou inocente", por isso mantive o termo. Mas já capitulei e voltei para o termo "comissão", afinal, quero debater isso que saiu, do Dep. declarar que só vende se pagar.

A pergunta é? Pagar a quem? Caso a França mude sua lei e o Rafale vença, não ficaria esquisito isso aqui no Brasil depois do que o herdeiro disse?
Padilha...

Ele pode pedir o que quiser... daí a coisa virar realidade são outros 10000000000000000000000000000000000000000...

Talvez ele queira pagar os Árabes que são famosos por "requisitar" tais coisas... vai saber... quando alguém souber que apresente provas, mas novamente ele entende muito mais do mercado de armas do que eu e talvez tenha um bom motivo para isso... vai saber se a concorrência já não está fazendo isso e ele porque está respeitando as leis está de fora por não fornecer justamente tal "diferencial".

Uma outra maneira de ver a questão é que talvez que ele saiba que tem um bom produto, mas as exigências de compra vão além de parafuso e motor... e aí ele está em desvantagem porque outros já sairam na frente...

Vai saber.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder