NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

Re: NOTÍCIAS

#20461 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 15, 2010 7:15 am

Corsário01 escreveu:Gostaria da opinião dos senhores sobre isso que acabei de ler:

Interessante artigo na revista Le Point, com o deputado Olivier Dassault ,herdeiro do Grupo Dassault, pedindo a volta do pagamento de comissões a autoridades estrangeiras nas vendas de armas, proibida pela convenção anti-corrupçao da OCDE. Segundo o deputado, sem pagar propina vai ser difícil vender o Rafale.

http://www.lepoint.fr/economie/le-deput ... 887_28.php

O artigo traz também um dado curioso: fazem dez anos que a Dassault não exporta um único avião militar.

O NOSSO Ministério Público vai adorar saber disso, não acham? 8-]
Vai adorar por que? :roll:
Você já ouviu falar dos casos de corrupção envolvendo as vendas do caça que o Poder Aéreo defende?

[]'s

Alberto -
Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#20462 Mensagem por Corsário01 » Qua Dez 15, 2010 7:26 am

Alberto, o Poder Aéreo não defende nenhum caça especifico. O que o PA defende é que a melhor opção seja a escolhida para a FAB.
Muitas pessoas ainda não entenderam isso.

Não adianta tentar mudar o foco do assunto. O assunto em questão é: O herdeiro pediu autorização pra "dar" propina pq senão não vende.
Vamos tratar DESTE assunto.OK?

E antes que me esqueça, nenhum outro concorrente do FX-2 "pediu" para poder pagar propina. Pediu???
Será que é tão dificil enxergar o óbvio?

Outros assuntos, vc pode debater em outro post ou tópico.OK?

AlbertoRJ escreveu:
Corsário01 escreveu:Gostaria da opinião dos senhores sobre isso que acabei de ler:

Interessante artigo na revista Le Point, com o deputado Olivier Dassault ,herdeiro do Grupo Dassault, pedindo a volta do pagamento de comissões a autoridades estrangeiras nas vendas de armas, proibida pela convenção anti-corrupçao da OCDE. Segundo o deputado, sem pagar propina vai ser difícil vender o Rafale.

O artigo traz também um dado curioso: fazem dez anos que a Dassault não exporta um único avião militar.

Vai adorar por que? :roll:
Você já ouviu falar dos casos de corrupção envolvendo as vendas do caça que o Poder Aéreo defende?

[]'s

Abraços,

Padilha
Hader

#20463 Mensagem por Hader » Qua Dez 15, 2010 7:37 am

Vcs continuam tão bem intencionados... Primeiro, traduzir um texto de forma deliberadamente errada pode não ser crime, mas é prova de bom caráter certamente... O texto não fala em propina, mas em comissão comercial. Estas são lançadas em balanço e contabilizadas, exatamente como os gastos para "patrocinar" meios de comunicação. Propina é algo dado por fora, como forma de obter uma vantagem ilegal. Pessoalmente eu sou contra este tipo de comissão, mas até as pedras sabem que ela existe ainda hoje, debalde haja legislação em contrário.

Outra coisa: se vc acha que o ministério público vai adorar isso vai lá e protocola uma queixa crime contra a empresa que está a cometer ilegalidades. E depois posta aqui uma fotocópia da denúncia para a gente poder acompanhar e te ajudar a cobrar uma ação. É o mínimo que se espera de um cidadão probo.

[]'s

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#20464 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 15, 2010 7:51 am

Corsário01 escreveu:Alberto, o Poder Aéreo não defende nenhum caça especifico. O que o PA defende é que a melhor opção seja a escolhida para a FAB.
Muitas pessoas ainda não entenderam isso.

Não adianta tentar mudar o foco do assunto. O assunto em questão é: O herdeiro pediu autorização pra "dar" propina pq senão não vende.
Vamos tratar DESTE assunto.OK?

E antes que me esqueça, nenhum outro concorrente do FX-2 "pediu" para poder pagar propina. Pediu???
Será que é tão dificil enxergar o óbvio?

Outros assuntos, vc pode debater em outro post ou tópico.OK?

AlbertoRJ escreveu: Vai adorar por que? :roll:

[]'s
Não defende Padilha, é só impressão minha...Vai ver que é porque ele é considerado a melhor escolha pelo blog.

Mas voltando ao assunto, o que o Min. Público tem a ver com isso?
Se você não entendeu, a queixa do deputado Olivier Dassault só confirma o FATO de que É PROIBIDO pelo código penal francês a prática de corrupção de funcionários em vendas de armas.
A queixa dele não vai dar em nada porque não vão mudar a lei.

E pelo menos nos últimos 10 anos a Dassault também não se envolveu em escândalos de corrupção, ao contrário de outro concorrente.

Abraço

Alberto -
Corsário01
Sênior
Sênior

#20465 Mensagem por Corsário01 » Qua Dez 15, 2010 7:54 am

Hader escreveu:Vcs continuam tão bem intencionados... Primeiro, traduzir um texto de forma deliberadamente errada pode não ser crime, mas é prova de bom caráter certamente... O texto não fala em propina, mas em comissão comercial. Estas são lançadas em balanço e contabilizadas, exatamente como os gastos para "patrocinar" meios de comunicação. Propina é algo dado por fora, como forma de obter uma vantagem ilegal. Pessoalmente eu sou contra este tipo de comissão, mas até as pedras sabem que ela existe ainda hoje, debalde haja legislação em contrário.

Outra coisa: se vc acha que o ministério público vai adorar isso vai lá e protocola uma queixa crime contra a empresa que está a cometer ilegalidades. E depois posta aqui uma fotocópia da denúncia para a gente poder acompanhar e te ajudar a cobrar uma ação. É o mínimo que se espera de um cidadão probo.

[]'s
Hader concordo com vc. Eu achei que podia ser óbvio. Assim que sair o resultado e se o mesmo for favorável a esta empresa que pede autorização para dar "comissão", eu farei isso, pode ter certeza. resolve o seu problema?
Pode cobrar! E vc? Tb vai ou vai ficar em cima do muro?

Editado pela última vez por Corsário01 em Qua Dez 15, 2010 8:21 am, em um total de 2 vezes.
Abraços,

Padilha
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#20466 Mensagem por Penguin » Qua Dez 15, 2010 7:56 am

Para que o nobre deputado disse ser favorável ao pagamento de comissões (para quem?) nos contratos de armas, coisa proibida pela Convenção da OCDE (da qual os países membros desta organização e outros dentre os quais o Brasil são signatários)?
A Convenção da OCDE trata do combate à corrupção de funcionários públicos em transações comerciais internacionais.
Comissões a agentes privados (representantes comerciais por exemplo) continua a ocorrer, é normal e é legal. O que não pode é pagar "comissões" (diretas ou indiretas) a agentes públicos

http://www.cgu.gov.br/ocde/default.asp

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Corsário01
Sênior
Sênior

#20467 Mensagem por Corsário01 » Qua Dez 15, 2010 8:01 am

Não defende Padilha, é só impressão minha...Vai ver que é porque ele é considerado a melhor escolha pelo blog.

Se você não entendeu, a queixa do deputado Olivier Dassault só confirma o FATO de que É PROIBIDO pelo código penal francês a prática de corrupção de funcionários em vendas de armas.

E pelo menos nos últimos 10 anos a Dassault também não se envolveu em escândalos de corrupção, ao contrário de outro concorrente.

Abraço

Pôxa, porque ninguém aqui é capaz de debater sobre o assunto colocado?

Sempre que não se tem argumento, tentam levar o assunto em pauta para outro.

Esqueçam o PA e vamos falar sobre a tal "comissão".

Ela é licita? Isso está correto? Isso pode respingar no Brasil caso a Dassault vença?

É isso que estou tentando trazer para a discussão e o que vejo é vocês tentando seguir em outra direção.

Porque? Aqui no DB não se pode falar nada que desabone a Dassault? Mesmo quando um membro da familia da um tiro no pé?

Para mim o que ele solicitou é a prova de que "comissões" precisam ser pagas para eles venderem o produto. Eu quero saber é a opinião de vocês sobre isso. É tão dificil assim?

Se for me desculpem, pois pensem que aqui fosse possível este tipo de debate. Será que enganei?

Editado pela última vez por Corsário01 em Qua Dez 15, 2010 8:05 am, em um total de 1 vez.
Abraços,

Padilha
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#20468 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 15, 2010 8:05 am

Penguin escreveu:

Para que o nobre deputado disse ser favorável ao pagamento de comissões (para quem?) nos contratos de armas, coisa proibida pela Convenção da OCDE (da qual os países membros desta organização e outros dentre os quais o Brasil são signatários)?
A Convenção da OCDE trata do combate à corrupção de funcionários públicos em transações comerciais internacionais.
Comissões a agentes privados (representantes comerciais por exemplo) continua a ocorrer, é normal e é legal. O que não pode é pagar "comissões" (diretas ou indiretas) a agentes públicos

http://www.cgu.gov.br/ocde/default.asp
O patrocínio está mais que liberado...

[]'s

Alberto -
Corsário01
Sênior
Sênior

#20469 Mensagem por Corsário01 » Qua Dez 15, 2010 8:06 am

:?: :?: :?: :?: :?:

Patrocinio é o mesmo que Comissão?
xiiiiii

Acho que realmente o foco não foi entendido. Que pena!

Alberto, eu achava que vc era mais perspicaz.

Abraços,

Padilha
Penguin
Sênior
Sênior

#20470 Mensagem por Penguin » Qua Dez 15, 2010 8:08 am

Quem defende o pagamento de "comissões" que ferem a Convenção da OCDE para ganhar negócios é o filho de Serge Dassault, deputado do mesmo partido de Sarkozy, a UMP (centro-direita).

Ele está saudoso dos tempos em que as propinas aos agentes públicos estrangeiros podiam ser contabilizadas legalmente. Ficava mais fácil as negociações e o fechamento de contratos.

Editado pela última vez por Penguin em Qua Dez 15, 2010 8:14 am, em um total de 4 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#20471 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 15, 2010 8:09 am

Corsário01 escreveu:Não defende Padilha, é só impressão minha...Vai ver que é porque ele é considerado a melhor escolha pelo blog.

Abraço

Pôxa, porque ninguém aqui é capaz de debater sobre o assunto colocado?

Sempre que não se tem argumento, tentam levar o assunto em pauta para outro.

Esqueçam o PA e vamos falar sobre a tal "comissão".

Ela é licita? Isso está correto? Isso pode respingar no Brasil caso a Dassault vença?

É isso que estou tentando trazer para a discussão e o que vejo é vocês tentando seguir em outra direção.

Porque? Aqui no DB não se pode falar nada que desabone a Dassault? Mesmo quando um membro da familia da um tiro no pé?

Para mim o que ele solicitou é a prova de que "comissões" precisam ser pagas para eles venderem o produto. Eu quero saber é a opinião de vocês sobre isso. É tão dificil assim?

Se for me desculpem, pois pensem que aqui fosse possível este tipo de debate. Será que enganei?
Meu caro, estou debatendo sobre o assunto que você expôs, de que o Ministério Público Brasileiro iria adorar saber das intenções do deputado Dassault.

Eu pessoalmente acho que não prova nada, a não ser o fato de que respeitam as leis.

[]'s

Alberto -
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#20472 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 15, 2010 8:11 am

Corsário01 escreveu::?: :?: :?: :?: :?:

Patrocinio é o mesmo que Comissão?
xiiiiii

Acho que realmente o foco não foi entendido. Que pena!

Alberto, eu achava que vc era mais perspicaz.
Tá bom, as comissões a agentes privados é que são lícitas.

Alberto -
Corsário01
Sênior
Sênior

#20473 Mensagem por Corsário01 » Qua Dez 15, 2010 8:19 am

O que eu quis dizer com o MP vai adorar é que, fica muito dificil o mesmo não investigar ( no caso da Dassault vencer), depois do que o herdeiro da Dassault solicitou na França.

Isso é no minimo estranho, não?

Você acha mesmo que a oposição ao gov. Lula/Dilma ficaria em silêncio? Eu acho que não. Por isso usei o termo "Vai adorar".

Entendeu o meu ponto de vista?

Abraços,

Padilha
Penguin
Sênior
Sênior

#20474 Mensagem por Penguin » Qua Dez 15, 2010 8:19 am

Agora no Le Monde...
Le député Olivier Dassault veut rétablir les commissions sur les contrats d'armement

LEMONDE.FR avec Reuters | 10.12.10 | 20h58 • Mis à jour le 11.12.10 | 09h42
http://www.lemonde.fr/politique/article ... 23448.html

Le député UMP Olivier Dassault, fils de Serge Dassault (président de Dassault Aviation), s'est déclaré, vendredi 10 décembre, favorable au paiement de commissions dans les contrats d'armement, pourtant interdites par la France et l'OCDE. Olivier Dassault cherche depuis des années à placer son avion de combat Rafale à l'international, en vain pour l'instant : sans ces commmissions, "ce sera difficile", fait valoir M. Dassault, interrogé sur Europe 1.

Leur interdiction "est un boulet pour les TGV, les centrales, les sous-marins", ajoute le député, pour qui, si les commissions sont rétablies, doivent être "appelées autrement. (...) Ce sont des frais commerciaux qui sont donnés dans le cadre d'obtention d'un marché. C'est l'intérêt national de la France qui est en jeu", insiste-t-il. "Personne n'ose le dire. A un moment donné, il faut oser dire les choses", ajoute le fils de Serge Dassault.

Des déclarations qui interviennent alors que le gouvernement brésilien, sur le point de choisir le fournisseur de trente-six avions de combat, a annoncé qu'il ne ferait pas connaître sa décision avant la prise de fonction de la présidente élue, Dilma Rousseff. Outre le Rafale de Dassault Aviation, deux autres appareils sont en lice : une version modernisée du F-18, de Boeing, et le Gripen NG, du suédois Saab.

Editado pela última vez por Penguin em Qua Dez 15, 2010 8:27 am, em um total de 1 vez.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#20475 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 15, 2010 8:24 am

Corsário01 escreveu:O que eu quis dizer com o MP vai adorar é que, fica muito dificil o mesmo não investigar ( no caso da Dassault vencer), depois do que o herdeiro da Dassault solicitou na França.

Isso é no minimo estranho, não?

Você acha mesmo que a oposição ao gov. Lula/Dilma ficaria em silêncio? Eu acho que não. Por isso usei o termo "Vai adorar".

Entendeu o meu ponto de vista?
Padilha, o deputado fala por ele mesmo. As leis teriam que ser mudadas na França para que isso ocorresse e, obviamente, o Min. Público, imprensa "adorariam" (?), mas não é o caso. O deputado não tem poder para mudar a lei sozinho.
Você entendeu agora o meu ponto de vista?

Abraço

Alberto -
Responder