Interessantíssimo o relato, JL. Somo-me à tua solicitação de relatos de testes AT no EB. Mas vou me prender ao começo do texto: eram alguns tanques leves e dois pelotões de Infantaria fortemente armados (não sei o que o autor considera 'fortemente armados') e sob apoio de artilharia obus 152 e mrt 82. O que essa gente toda ficou fazendo enquanto os tanques atacavam? Eu imagino muito bem! Então, muitos dos disparos PODEM ter sido efetuados FORA DOS PARÂMETROS considerados ótimos para sua missão, em termos de ângulo, distância (qualquer munição explosiva tem um tempo mínimo para armar a espoleta, com o fito de proteger o atirador), etc. Não deve ser essa moleza toda ficar calmamente fazendo 'tiro ao pato' nos tanques enquanto granadas arrebentam em torno e voa bala para tudo o que é lado. A Infantaria 'Charlie', como aliás qualquer Infantaria do mundo que acompanhe tanques, por certo estaria preferencialmente buscando e atirando em armas AT e seus operadores. E isso, além das baixas, obviamente degrada a capacidade de atirar conforme o treinamento. Sem falar na absurda quantidade de falhas nos RPGs ianques. Se vários falharam simplesmente em DISPARAR, quantos outros não terão, mesmo partindo do tubo, apresentado falhas NA DETONAÇÃO DA OGIVA? Porque é fato SABIDO que a blindagem do anfíbio PT-76 é mesmo 'casca de ovo', para mim as pistas para o entendimento do ocorrido são:
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
A duvidosa efetividade de suas munições AT em função do número de falhas DE DISPARO apresentadas. Assim, podemos crer que mesmo as que dispararam poderiam ter falhado NA DETONAÇÃO. Será porque foram desenhadas para outro clima que não o úmido e quente Vietnam?
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
A pontaria. os tanques tinham cobertura de artilharia e Infantaria. Isso complica um bocado a solução de tiro para quem está sob ataque.
Para finalizar, não haviam tanques nem apoio aéreo do lado ianque. Isso mostra a fragilidade da Infantaria, mesmo fortemente armada com RPGs, diante de um ataque blindado, mesmo que levado a cabo por tanques com blindagem pouco superior à de um carro-forte de banco mas dentro das melhores diretrizes táticas. O fato é que ele também está atirando, como foi demonstrado, e isso é um fator complicador a mais para a defesa...