Programa de governo do PT e as Forças Armadas

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: Programa de governo do PT e as Forças Armadas

#76 Mensagem por rodrigo » Sex Dez 10, 2010 2:39 pm

Nunca pensei que ainda existissem oficiais da ativa das Forças Armadas que cultivassem essa tolice de "ideais de 1964".
Os generais de 3 e 4 estrelas são testemunhas do período. Os melancias estão se dando bem. Mas enquanto existirem políticos cultivando os ideais de 1917, vai existir resistência, principalmente em instituições baseadas na hierarquia e disciplina, além do compromisso com o Brasil, ao invés de ideologia.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#77 Mensagem por Clermont » Sex Dez 10, 2010 8:54 pm

Em primeiro lugar, o compromisso de uns, não é, em si mesmo, melhor do que o compromisso de outros, incluindo, alguns que usam a mesma farda.

Em segundo lugar, tenho uma historinha:

Certo dia, o ministro do Exército, Silvio Frota, foi debater com o presidente Ernesto Geisel, sobre a necessidade de continuação dos "ideais de 1964", argumentando que os comunistas estavam, mais fortes do que nunca.

Geisel respondeu:

- Mas, Silvio, vem cá: nós estamos, juntos, lutando contra os comunistas, desde 1935, e quarenta anos depois, vc vem e me diz que eles estão mais fortes do que nunca? E vc não parou pra pensar que, se isto é mesmo verdade, então, tem alguma coisa errada na nossa estratégia de combate? E como então você quer continuar com mais do mesmo? (citação de cabeça da autobiografia do presidente Geisel, da Fundação FGV).

É uma pena que, cerca de quarenta anos depois, deste diálogo, ainda possam existir generais ou coronéis que ainda estejam à procura de "mais do mesmo".

Tomara que essa gente nunca lidere as tropas brasileiras em combate contra um inimigo poderoso. Acho que eles são iguais aqueles generais britânicos das batalhas do Somme e de Gallipoli, de quem um almirante comentou:

- Bravos companheiros, estes! Sempre procuram avançar, através da parte mais grossa da cerca de arame farpado!

rodrigo
Sênior
Sênior

#78 Mensagem por rodrigo » Seg Dez 13, 2010 1:22 pm

Certo dia, o ministro do Exército, Silvio Frota, foi debater com o presidente Ernesto Geisel, sobre a necessidade de continuação dos "ideais de 1964", argumentando que os comunistas estavam, mais fortes do que nunca.

Geisel respondeu:

- Mas, Silvio, vem cá: nós estamos, juntos, lutando contra os comunistas, desde 1935, e quarenta anos depois, vc vem e me diz que eles estão mais fortes do que nunca? E vc não parou pra pensar que, se isto é mesmo verdade, então, tem alguma coisa errada na nossa estratégia de combate? E como então você quer continuar com mais do mesmo? (citação de cabeça da autobiografia do presidente Geisel, da Fundação FGV).
O destino se encarregou do Silvio Frota. Em relação aos comunistas, não são os mesmos idealistas, mas sim pessoas usando a ideologia pra botar a mão no $$$ e empregar apadrinhados. O conflito hoje é quem rouba mais.

aperta e daí afrouxa,

João Guimarães Rosa
rodrigo
Sênior
Sênior

#79 Mensagem por rodrigo » Seg Dez 13, 2010 4:00 pm

Dilma deve manter comandantes das Forças Armadas, diz Jobim

DA AGÊNCIA BRASIL

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta segunda-feira que a presidenta eleita, Dilma Rousseff, deverá manter em seu governo os três comandantes das Forças Armadas: Enzo Peri, do Exército; Júlio Soares Neto, da Marinha; e Juniti Saito, da Aeronáutica.

"Vou discutir [o assunto] com Dilma na próxima semana. Mas a tendência é pela manutenção", disse.

Jobim afirmou ainda que Dilma deverá conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar da compra de 36 caças para a FAB (Força Aérea Brasileira). Nessa conversa será decidido se a compra será anunciada ainda este mês ou nos primeiros meses do novo governo.

A concorrência para a venda dos caças envolve os Rafale, da francesa Dassault, o Gripen NG, da empresa sueca Saab, e o F-18, fabricado pela norte-americana Boeing. O governo brasileiro trata a questão, não apenas como a compra de novos aviões, mas como um acordo que envolve repasse de tecnologia.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/8449 ... obim.shtml

aperta e daí afrouxa,

João Guimarães Rosa
RobertoRS
Sênior
Sênior

#80 Mensagem por RobertoRS » Qua Dez 15, 2010 8:33 pm

Cross escreveu:
Clermont escreveu: Nunca pensei que ainda existissem oficiais da ativa das Forças Armadas que cultivassem essa tolice de "ideais de 1964". Assim como não pensei que ser ou não da Maçonaria pudesse ter importância para exercer o comando da principal força de defesa da nação.

E ainda dizem que D. Pedro I e José Bonifácio são coisas do passado...
O ódio à comunistas? Tem demais da conta.
Pôxa, o ódio aos comunistas é praticamente um dever cívico, hehe...

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Responder