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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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thelmo rodrigues
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Re: NOTÍCIAS

#20236 Mensagem por thelmo rodrigues » Dom Dez 05, 2010 1:41 pm

Marino escreveu:E a vida continua, com os mesmos...
Os gritos dos que serão lançados às trevas exteriores...
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Janio de Freitas

O governo Lula quer fazer a compra de caças com base em propostas caducadas para comparações caducas

Os negócios em voo

JÁ VENDEDOR de armamentos bem antes de chegar a presidente da França, o marido de Carla Bruni, Nicolas Sarkozy, cria um insulto original para os jornalistas com assuntos desagradáveis: "Pedófilos!", berrou irado, em resposta aos repórteres que voltaram à corrupção de um negócio de armas entre Sarkozy e o governo do Paquistão, anos 90. Por aparente acaso, o escândalo foi remexido na França quando Lula e Nelson Jobim estão na iminência de assinar, com Sarkosy, a compra dos caças franceses Rafale, já agendada conforme publicação na Folha.
Embora a ressalva "se for escolhido o Rafale", em seguida, na sua coluna de terça passada, Eliane Cantanhêde informa que amanhã Jobim "bate o martelo numa reunião com com Dilma e Paulo Bernardo (Planejamento)", e "depois é convocar o conselho de defesa para o dia 10 e reservar o dia 15 para Lula tirar fotos e assinar os atos correspondentes com o presidente Sarkozy".
Há, nessa agenda de uma escolha feita e acabada, uma originalidade brasileira para acompanhar a do presidente francês: o governo Lula quer fazer a compra da ordem de U$ 6 bilhões com base em propostas caducadas, como lhe denunciou um competidor, para comparações também caducas.
Complemento perfeito, portanto, para uma concorrência em que o terceiro colocado entre os três selecionados, nos estudos da FAB, tem a inexplicada preferência de Lula e do seu ministro -apesar de cada Rafale custar o equivalente a duas unidades de um dos concorrentes e sua hora de voo custar o triplo.
É nas sinuosidades dessa transação que os pedófilos sem altar podem incluir mais um negócio: a compra de novo avião presidencial, coisa de meio bilhão, claro que compra de um Airbus francês dos interesses de Sarkozy. A menos que a Boeing americana satisfaça-se com o presente de consolação, para ser derrotada pelos Rafale e não criar caso, que seria a compra de um grande jato seu.
Para tal fim, afinal de contas, foi inventada a necessidade de outro avião presidencial, proposta por Lula com o argumento -de lucidez e decência que não se deve pôr à prova- de que, assim, Dilma não passará pela "humilhação de fazer um reabastecimento" quando, e se, for à Ásia.
As viúvas vão chorar, se descabelar e espernear muuuuuuuuito!!!!Haja saco!




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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Re: NOTÍCIAS

#20237 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Dez 05, 2010 1:43 pm

Brasil queria comprar e fabricar Rafales

Por Nick Vinocur

PARIS (Reuters) - O Brasil procurou comprar os caças franceses Rafale e adquirir a tecnologia para fabricá-los em seu solo para exportação a outros países sul-americanos até 2030, relatou o diário francês Le Monde neste domingo, citando despachos norte-americanos vazados.

O Brasil vem negociando com a França, os EUA e a Suécia um acordo de compra de caças de combate para renovar sua frota antiga e reforçar a vigilância dos ativos estratégicos do país.

O acordo proposto, envolvendo mais de 100 aeronaves com valor potencial de 4 bilhões de dólares, desencadeou uma competição acirrada entre os fabricantes dos três países. Os despachos citados pelo Le Monde indicam que Paris mantém conversas avançadas com Brasília sobre uma venda iminente.

"Não somente o Brasil quer comprar o Rafale, mas também produzir a aeronave em seu solo e até mesmo vendê-la na América do Sul até 2030", teria dito um diplomata norte-americano em novembro de 2009 segundo o jornal francês.

O Le Monde é um dos cinco jornais que têm acesso adiantado a alguns dos 250 mil despachos diplomáticos dos EUA vazados pelo site WikiLeaks. Os despachos revelam conversas francas entre diplomatas norte-americanos e Washington sobre líderes estrangeiros.

O presidente Nicolas Sarkozy procurou tranquilizar seu colega brasileiro sobre o preço da aeronave -80 milhões de dólares cada- dizendo a Lula que a França transferirá a tecnologia do Rafale para o Brasil, de acordo com o Le Monde.

Autoridades francesas têm repetido que um acordo com o Brasil está próximo, mas nada foi assinado. A Dassault Aviation não foi encontrada para comentar a reportagem do jornal.

Em janeiro, um membro do gabinete brasileiro disse que o presidente Lula queria que o Brasil escolhesse o Rafale, mas por um preço menor do que a França pede. A Força Aérea declarou em julho que planeja comprar 28 aviões militares da brasileira Embraer.
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/1 ... 194145.asp




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#20238 Mensagem por Francoorp » Dom Dez 05, 2010 1:44 pm

POW, Esse cara ainda está vivo e falando besteira sobre a defesa nacional... FDP, o que conta para o país não é a sua contra posição política, mas ter a melhor arma e as melhores ToT... vai se Fu@&!!!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

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#20239 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Dez 05, 2010 1:46 pm

EUA pressionam FAB por compra de avião americano, dizem documentos

Comandante teria dito que caça americano é melhor, segundo telegrama.
Compra de aviões, avaliada em R$ 15 bilhões, ainda está indefinida.
Do G1, em São Paulo

A disputa pela venda de 36 caças para a Força Aérea brasileira mobilizou autoridades dos EUA a pressionarem o comandante da FAB, Juniti Saito e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a intervirem pela escolha de um modelo americano, revelam documentos divulgados pelo site WikiLeaks neste domingo (5).

Ainda indefinida no governo Lula, a compra dos aviões deve ser decidida no governo de Dilma Rousseff, que retoma esta semana a discussão com Jobim. Está em jogo uma das maiores licitações já feitas pela Aeronáutica, com valor estimado em R$ 15 bilhões. O Planalto já sinalizou preferência por um modelo francês, o Rafale.

Correspondências da ministra-conselheira da embaixada americana em Brasília, Lisa Kubiske, desde maio de 2009 com Washington mostram pedidos para que o país intensifique o lobby com autoridades brasileiras a favor de caças americanos.
“A embaixada recomenda o seguinte, como próximos passos a fim de reforçar nossos argumentos no que tange à transferência de tecnologia: uma carta do presidente Obama ao presidente Lula defendendo a causa; uma carta da secretária [Hillary] Clinton ao ministro da Defesa Jobim afirmando que o governo americano aprovou a transferência de toda a tecnologia apropriada”, diz um dos trechos.

A ministra-conselheira também pede que se tente influenciar senadores que visitariam os EUA em junho. "Concentrando as atenções em senadores importantes, temos a oportunidade de conquistar o apoio de indivíduos que podem influenciar os responsáveis pela decisão e garantir que as pessoas que terão de aprovar os dispêndios do governo brasileiro compreendam que o F-18 lhes oferece mais valor" e diz a campanha francesa pela venda dos caças Rafale usa “argumentos enganosos, senão fraudulentos”.

Os telegramas fazem parte dos cerca de 251 mil documentos das embaixadas e consulados dos EUA que o site vem publicando há uma semana.

Preferência
Em outra correspondência, é relatada uma conversa do comandante da FAB, Juniti Saito, com o ex-embaixador americano Clifford Sobel, indicando que o brasileiro preferia o modelo americano ao francês. "Voamos no equipamento americano há décadas e sabemos que é confiável e que sua manutenção é simples e oferece bom custo/benefício por meio do sistema de vendas militares externas”, diz a declaração atribuída a Saito.

Saito também teria pedido uma carta dos EUA se comprometendo com a transferência de tecnologia com o Brasil. Em telegrama assinado pelo ex-embaixador, ele relata ter dito ao comandante que a carta estava em fase final de aprovação. "Aliviado, Saito disse que precisava ter a carta em mãos no dia 6 de agosto. [...] Essa foi a expressão mais clara de que Saito pretende recomendar o F-18", disse.

Obstáculo
Em outra correspondência da ministra-conselheira Lisa Kubiske, ela diz que a embaixada vai influenciar Jobim para convencer o presidente Lula da compra dos caças americanos. “Permanece, entretanto, o formidável obstáculo de convencer Lula. Nosso objetivo agora deve ser garantir que Jobim tenha argumentos reforçados ao máximo possível para ir a Lula em janeiro”. Para ela, o "alto preço" do Rafale levariam o modelo americano a ser a "opção óbvia", mas, afirma, Lula ainda “reluta em comprar um avião dos EUA”.

Patriota
Até mesmo o futuro ministro das Relações Exteriores do governo Dilma, Antonio Patriota, teria sido alvo do lobby americano, segundo os documentos. Em uma reunião com o atual embaixador dos EUA, Thomas Shannon, sobre o assunto, Patriota teria dito que a “a decisão [da compra] ainda não estava tomada”.

Patriota também teria comentado na reunião, segundo as mensagens, que o Brasil teria desconfianças sobre o programa nuclear do Irã, mas que continuaria tentando uma saída diplomática. “A desconfiança é grande [sobre o Irã]. Nós nunca sabemos o quão sinceros, mas vamos continuar tentando”, disse o brasileiro segundo relato do embaixador.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/ ... entos.html




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#20240 Mensagem por Marino » Dom Dez 05, 2010 1:49 pm

"Os franceses garantiram aos brasileiros que entregarão os códigos informáticos do Rafale, que são o coração digital do aparelho, um gesto que os demais concorrentes estão reticentes em realizar", acrescenta a embaixada neste documento.
[003] [003] [003]
Isto vindo de um documento oficial americano.
Outro documento mostrando o bloqueio americano à SAAB, que fica desmascarada em suas entrevistas dizendo que passava tudo, que tava tudo liberado.
Esta era uma das ToT pétreas da FAB, a que possibilitará a modificação do software para as necessidades brasileiras, a integração de armamento nacional, a utilização em aviões comerciais garantindo as próximas gerações da Embraer, etc.
Muitas vezes o Pepê foi chamado de mentiroso.
Onde estão as desculpas formais ao mesmo?




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#20241 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Dez 05, 2010 1:54 pm

Pois é...
Taí a diplomacia norte-americana se revelando um pouco mais.

WikiLeaks: EUA fez lobby para compra de aviões pelo Brasil

A venda de caças para a Força Aérea Brasileira motivou autoridades americanas a fazerem um lobby e entrarem na disputa em uma das maiores licitações já feitas pela Aeronáutica.
Segundo documentos divulgados pelo site WikiLeaks neste domingo (5), a ministra-conselheira da embaixada americana em Brasília, Lisa Kubiskie, reconhece a vantagem da França na possível compra pela negociação direta do gabinete do presidente francês Nicolas Sarkozy. O governo Lula já sinalizou preferência por um modelo francês, o Rafale, que, segundo relatado por Kubiskie em uma das correspondências, usam "argumentos enganosos, senão fraudulentos".
Um dos trechos dos documentos revela recomendações da embaixada: tornar o relacionamento do Brasil com os Estados Unidos mais "pessoal" pra competir com a França, aproveitar o "bom contato com (Ministro da Defesa, Nelson) Jobim", "ligações entre os presisdentes (Barack) Obama e Lula" e "visita da secretária (de Estado, Hillary) Clinton ao País".
Até o comandante da FAB, Juniti Saito, teria sido alvo do lobby. Segundo os documentos, em encontro com o ex-embaixador americano Clifford Sobel, Saito indica sua preferência por equipamentos americanos. "Voamos no equipamento americano há décadas e sabemos que é confiável e que sua manutenção é simples e oferece bom custo/benefício", teria dito Saito, conforme relatado no documento. O comandante teria ainda pedido uma carta "assegurando transferência de tecnologia" até o "dia 6 de agosto".
O futuro ministro das Relações Exteriores do governo de Dilma Rousseff, Antonio Patriota, também é citado em um dos documentos. Em uma reunião com o atual embaixador dos EUA, Thomas Shannon, sobre o assunto, Patriota teria dito que a "não há decisão (de compra) tomada".
http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... rasil.html
[]'s




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#20242 Mensagem por Marino » Dom Dez 05, 2010 1:57 pm

E a SAAB, pq não está sendo cobrada, pelo menos aqui?
Mentiu descaradamente à imprensa dizendo que todos os itens do Gripen estavam liberados pelos países de origem.
O Pepê postou, várias vezes, que o Brasil teria que negociar item por item com cada fabricante, com cada país.
Isto veio a tona agora, com o papelão com a Noruega.
Cadê a imprensa honesta, independente, que não cobra a empulhação, as mentiras?




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#20243 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Dez 05, 2010 1:59 pm

Isso foi mais que comentado aqui no DB, de que seria preciso negociar separadamente com os outros fornecedores do Gripen.


[]'s




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#20244 Mensagem por Marino » Dom Dez 05, 2010 2:00 pm

O castelo de cartas caiu.
Bastou esperar que a verdade aparecesse.




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Re: NOTÍCIAS

#20245 Mensagem por PRick » Dom Dez 05, 2010 2:03 pm

Marino escreveu:E a SAAB, pq não está sendo cobrada, pelo menos aqui?
Mentiu descaradamente à imprensa dizendo que todos os itens do Gripen estavam liberados pelos países de origem.
O Pepê postou, várias vezes, que o Brasil teria que negociar item por item com cada fabricante, com cada país.
Isto veio a tona agora, com o papelão com a Noruega.
Cadê a imprensa honesta, independente, que não cobra a empulhação, as mentiras?

Isso tá parecendo casco de navio velho! É vazamento pra todo lado! :mrgreen: :mrgreen: Faz um remendo, estoura outro, e assim vai, não dá mais para consertar de forma coerente, a cada novo remendo, a falta de lógica, a dupla moral, o lobie vai tomando forma "Num tiene troco, que coisa triste!" Como diz uma propaganda da TV. :lol: :lol:

[]´s




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#20246 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Dez 05, 2010 2:05 pm

Notem também que, segundo o telegrama divulgado, o Saito teria pressionado os EUA a apresentarem documento "garantindo a transferência de tecnologia até o dia 6 de agosto de 2009", o que significa claramente que isso NÂO TINHA SIDO FEITO.

Ele também não teria dito que o Super Hornet é "tecnicamente melhor que os demais", como eu havia sinalizado. Nem que seria o preferido da FAB.

[]'s




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#20247 Mensagem por gaitero » Dom Dez 05, 2010 2:22 pm

AlbertoRJ escreveu:Notem também que, segundo o telegrama divulgado, o Saito teria pressionado os EUA a apresentarem documento "garantindo a transferência de tecnologia até o dia 6 de agosto de 2009", o que significa claramente que isso NÂO TINHA SIDO FEITO.

Ele também não teria dito que o Super Hornet é "tecnicamente melhor que os demais", como eu havia sinalizado. Nem que seria o preferido da FAB.

[]'s
Não intendi o que uma coisa tem haver com a outra.... :?




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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#20248 Mensagem por Wardog » Dom Dez 05, 2010 4:06 pm

AlbertoRJ escreveu:Wikileaks: França disposta a passar a tecnologia do Rafale ao Brasil
(AFP) – Há 2 horas

PARIS — A França está disposta a fornecer ao Brasil os códigos informáticos do avião de combate Rafale se este for comprado pelos brasileiros, afirma uma mensagem diplomática americana de novembro de 2009 divulgada pelo site WikiLeaks e citada neste domingo pelo jornal francês Le Monde.
Com o Rafale, jamais vendido até agora para ao estrangeiro, a França espera descartar os aviões americano F/A-18 Super Hornet e o sueco Grippen, que também disputam o mercado brasileiro, afirma a mensagem.
"Os franceses garantiram aos brasileiros que entregarão os códigos informáticos do Rafale, que são o coração digital do aparelho, um gesto que os demais concorrentes estão reticentes em realizar", acrescenta a embaixada neste documento.
"Quando (o presidente) Lula se queixou com (o presidente francês Nicolas) Sarkozy sobre o 'preço absurdo' dos Rafale, 80 milhões de dólares cada um, o presidente francês enviou a ele, segundo fontes do ministério das Relações Exteriores, uma carta pessoal enfatizando que a França estaria disposta a proceder a uma 'transferência sem restrições' das informações tecnológicas", assegura.
"Se a venda do Rafale for realizada, a Dassault (sua montadora) poderá pedir aos Estados Unidos licenças de controle de exportação para as partes do avião construídas com tecnologia americana", destaca a mensagem dos diplomatas americanos.
Segundo o texto divulgado, que cita fontes militares em Brasília, o Brasil "não apenas quer comprar os Rafales, como também produzir o avião em seu território e, eventualmente, vendê-lo na América Latina até 2030".
O negócio que a França aspirar fazer com o Brasil supõe a venda de 36 aviões de combate, o que supõe um contrato multimilionário.
A decisão do governo Lula ainda não foi anunciada, e não há prazo para que isso ocorra.
Em outra mensagem divulgada pelo Wikileaks há alguns dias, o rei do Bahrein teria afirmado há um ano que o caça francês tem "tecnologia ultrapassada".
Assim afirmou o soberano do Bahrein durante uma reunião realizada no dia 1o. de novembro de 2009 com o general americano David Petraeus para discutir a cooperação regional em matéria de defesa.
"O rei Hamad bin Issa al Khalifa pediu apoio ao general Petraeus (então comandante do exército americano encarregado do Oriente Médio) para que fabricantes de aeronaves dos EUA participassem do Salão Aeronáutico do Bahrein, previsto para janeiro de 2010", segundo a carta escrita pela embaixada dos EUA em Manama.
"Disse que a França estava dando o seu total apoio a que o Rafale estivesse lá, mas concordou com Petraeus que o caça francês era de tecnologia ultrapassada", segundo o informe diplomático.
Copyright © 2010 AFP. Todos os direitos reservados
http://www.google.com/hostednews/afp/ar ... 5eed2f7.01
Ainda, boas e más notícias.




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#20249 Mensagem por Penguin » Dom Dez 05, 2010 4:08 pm

Marino escreveu:E a SAAB, pq não está sendo cobrada, pelo menos aqui?
Mentiu descaradamente à imprensa dizendo que todos os itens do Gripen estavam liberados pelos países de origem.
O Pepê postou, várias vezes, que o Brasil teria que negociar item por item com cada fabricante, com cada país.
Isto veio a tona agora, com o papelão com a Noruega.
Cadê a imprensa honesta, independente, que não cobra a empulhação, as mentiras?
Mentiu?! A Saab afirmou que as todas as autorizações haviam sido concedidas, o que foi dito em nota à imprensa. Nunca escondeu que necessitava delas.

A Dassault por outro lado, omitiu de forma "enganosa, senão fraudulentos" que não necessitava de licenças para re-exportar componentes e tecnologias de terceiros presentes no Rafale. Obviamente que essa "omissão" funcionava muito bem para a sua campanha de marketing que casava como uma luva com o simbolismo do posicionamento de independência em relação aos EUA por parte da política externa do Governo brasileiro.

Representantes do Governo americano na época (em 2009, via imprensa) afirmaram que as licenças para liberar a venda ao Brasil de componentes e tecnologias presentes no Rafale (e Gripen) haviam sido concedidas:
ÉPOCA teve acesso a um documento da Embaixada dos Estados Unidos em que ela afirma que seu governo tem condições de comparar as ofertas dos três países porque parte da tecnologia usada por suecos e franceses é americana. Conforme o documento, “o governo americano aprovou a transferência de tecnologia americana existente nas propostas da Suécia e da França”. Ou seja: embora se apresentem como fornecedores de um produto próprio, suecos e franceses estariam, em determinados aspectos, servindo de intermediários da tecnologia americana.
O governo americano rebate: diz que há, sim, tecnologia americana em sistemas eletrônicos e de segurança e em componentes de navegação do Rafale. Afirma que o Rafale só pode ser vendido por causa de autorizações já despachadas pelo Congresso americano. “Isso é uma novidade mundial”, diz uma autoridade envolvida na negociação. “Os franceses não gostam de admitir o uso de certa tecnologia americana em seus aviões".
O Ministro da Defesa francês, Hervé Morin, não desmentiu. Ao contrário confirmou o uso de tecnologia dos EUA no Rafale.

Me parece que o short list foi totalmente equivocado. Aliás, nem deveria ter sido feito.
Em nome do simbolismo e independência em relação aos EUA, o único caça que poderia se encaixar neste figurino seria o Su-35 e talvez o J-10 (que não foi nem levado em consideração). O grande desequilibro a favor do Brasil na balança bilateral de comércio Brasil-Rússia teria sido uma ótima desculpa para não melindrar nenhum outro fornecedor.

Os argumentos pró-Rafale deveriam ir em outra direção. Essa história de independência total, ToT irrestrita não cheira nada bem. Mas isso é como eu percebo tudo que tem vindo a público sobre o F-X2.




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Re: NOTÍCIAS

#20250 Mensagem por Wardog » Dom Dez 05, 2010 4:13 pm

Penguin escreveu:
Marino escreveu:E a SAAB, pq não está sendo cobrada, pelo menos aqui?
Mentiu descaradamente à imprensa dizendo que todos os itens do Gripen estavam liberados pelos países de origem.
O Pepê postou, várias vezes, que o Brasil teria que negociar item por item com cada fabricante, com cada país.
Isto veio a tona agora, com o papelão com a Noruega.
Cadê a imprensa honesta, independente, que não cobra a empulhação, as mentiras?
Mentiu?! A Saab afirmou que as todas as autorizações haviam sido concedidas, o que foi dito em nota à imprensa. Nunca escondeu que necessitava delas.

A Dassault por outro lado, omitiu de forma "enganosa, senão fraudulentos" que não necessitava de licenças para re-exportar componentes e tecnologias de terceiros presentes no Rafale. Obviamente que essa "omissão" funcionava muito bem para a sua campanha de marketing que casava como uma luva com o simbolismo do posicionamento de independência em relação aos EUA por parte da política externa do Governo brasileiro.

Representantes do Governo americano na época (em 2009, via imprensa) afirmaram que as licenças para liberar a venda ao Brasil de componentes e tecnologias presentes no Rafale (e Gripen) haviam sido concedidas:
ÉPOCA teve acesso a um documento da Embaixada dos Estados Unidos em que ela afirma que seu governo tem condições de comparar as ofertas dos três países porque parte da tecnologia usada por suecos e franceses é americana. Conforme o documento, “o governo americano aprovou a transferência de tecnologia americana existente nas propostas da Suécia e da França”. Ou seja: embora se apresentem como fornecedores de um produto próprio, suecos e franceses estariam, em determinados aspectos, servindo de intermediários da tecnologia americana.
O governo americano rebate: diz que há, sim, tecnologia americana em sistemas eletrônicos e de segurança e em componentes de navegação do Rafale. Afirma que o Rafale só pode ser vendido por causa de autorizações já despachadas pelo Congresso americano. “Isso é uma novidade mundial”, diz uma autoridade envolvida na negociação. “Os franceses não gostam de admitir o uso de certa tecnologia americana em seus aviões".
O Ministro da Defesa francês, Hervé Morin, não desmentiu. Ao contrário confirmou o uso de tecnologia dos EUA no Rafale.

Me parece que o short list foi totalmente equivocado. Aliás, nem deveria ter sido feito.
Em nome do simbolismo e independência em relação aos EUA, o único caça que poderia se encaixar neste figurino seria o Su-35 e talvez o J-10 (que não foi nem levado em consideração). O grande desequilibro a favor do Brasil na balança bilateral de comércio Brasil-Rússia teria sido uma ótima desculpa para não melindrar nenhum outro fornecedor.

Os argumentos pró-Rafale deveriam ir em outra direção. Essa história de independência total, ToT irrestrita não cheira nada bem. Mas isso é como eu percebo tudo que tem vindo a público sobre o F-X2.
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