Wolfgang escreveu:O novo Ministro das RE será Antônio Patriota, secretário-geral do Itamaraty e que recentemente foi embaixador em Washington. Correção de curso? Pode ser, mas nada que atrapalhe o conteúdo. Talvez o Brasil queira diminuir os atritos com os EUA. A conferir.
Antônio de Aguiar Patriota
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Antonio de Aguiar Patriota (Rio de Janeiro, 27 de abril de 1954) é um diplomata brasileiro, atual Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, sucedendo o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto. Tomou posse do cargo no dia 27 de outubro de 2009.
Formado em filosofia pela Universidade de Genebra e posteriormente diplomata formado pelo Instituto Rio Branco teve entre suas posições de destaque o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos entre 2007 e 2009, subsecretário-geral de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores e tendo sido também chefe de gabinete e secretário de Planejamento Diplomático do chanceler Celso Amorim. Foi anunciado pela Presidente eleita, Dilma Roussef, como seu escolhido para comandar, no seu governo, o Ministério das Relações Exteriores.
Histórico
Conforme ressalta o jornal Folha de S. Paulo (
Aqui entra o "especulation denegretion Helmans cutucation" by FSP)""vários fatores pesaram na escolha. Primeiro colocado em sua turma do Rio Branco, tem ligação estreita com Celso Amorim desde pelo menos os anos 90. Foi chefe do setor político na Missão do Brasil junto à ONU, na época em que o chanceler era o titular." Também, a mesma fonte, relata como fator importante à nomeação do embaixador sua amizade com figuras influentes como Nicholas Burns, subsecretário de assuntos políticos do Departamento de Estado Americano, e do ex-embaixador Americano no Brasil John Danilovich
.[carece de fontes?] SEMPRE CARECE!
De terceiro secretário a embaixador
O embaixador concluiu o CPCD como o primeiro aluno da sua turma de 1979, tendo recebido a medalha vermeil por tal feito.
Segue abaixo relação dos postos que atuou durante o percurso até o cargo máximo do ministério:
1979 a 1982 - Divisão das Organização da Naçoes Unidas - Brasília - DF
1990 a 1992 - Secretaria-Geral de Política Exterior do Itamaraty - Brasília - DF
1992 a 1994 - Assessoria Diplomática da Presidência da República - Brasília - DF
1994 a 1999 - Conselheiro da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas - Nova Iorque - EUA
1999-2003 - Ministro na Missão Permanente do Brasil junto aos Organismos Internacionais/ OMC - Genebra - Suíça
2003 - 2004 - Secretário de Planejamento Diplomático do Gabinete do Ministro das Relações Exteriores - Brasília - DF
2004 - 2005 - Chefe do Gabinete do Ministro das Relações Exteriores - Brasília - DF
2005 - 2007 - Subsecretário-geral Político do Ministério das Relações Exteriores - Brasília - DF
2007 - 2009 - Embaixador do Brasil em Washington
2009 - Atual - Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores
[editar] Condecorações
Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, Brasil. Ordem do Mérito Militar, Brasil. Medalha da Vitória, Brasil. Ordem Nacional do Mérito, França. Grande Oficial da Ordem Real ao Mérito, Noruega. Grande Oficial da Ordem Alauita, Marrocos.
-----------------------------------------------------------------------------
Boa escolha.
A escolha de Antonio Patriota ao contrário do que sempre pressupõe erroneamente a FSP de acordo com a sua vira latice já notória e habitual e vontade férrea de forçar sempre uma idéia de "aproximação,subserviência e agrado aos EUA" ,não mudará uma virgula na orientação da política externa brasileira tocada até agora pelo min. Amorim no governo do Pres. Lula,aliás existe a vóz do próprio Amorim na escolha já que Patriota é seu prezado "companeiro".
SDS