Penguin escreveu:ZERO HORA, 01/12
Lula defende que Dilma compre um novo avião
Para presidente, aeronave A-319 tem autonomia de voo muito reduzida
Comprado em janeiro de 2005, o avião presidencial conhecido como aerolula não serve mais. Pelo menos na opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, no Maranhão, ele defendeu a compra de um avião para as viagens da sucessora Dilma Rousseff.
Lula afirma que a aeronave atual, um Airbus-319, não tem autonomia de voo suficiente para longos percursos.
– Não tem por que não comprar – disse.
Lula aproveitou para ironizar as críticas à decisão tomada no início de seu governo de adquirir o avião, que poderá, no próximo governo, ser substituído por uma aeronave mais eficiente.
–Acabou aquela bobagem do aerolula. Agora, estou chateado porque vou deixar a Presidência e não levar o avião comigo.
Ainda em tom de ironia, ele propôs uma campanha da imprensa para ficar com o aerolula após deixar o governo.
– Poderia fazer uma campanha e levar o avião comigo – completou.
Ele avaliou que a autonomia de 12 horas de voo do aerolula não atende à demanda das viagens mais longas da Presidência. Daí a necessidade de uma nova aeronave, já batizada de Aerodilma antes de o governo bater o martelo.
– É uma vergonha ter avião de apenas 12 horas de autonomia – criticou.
Lula reclamou inclusive do Sucatão, como foi batizado o Boeing-707 antecessor do aerolula, que transporta hoje funcionários do governo nas viagens presidenciais. Em uma viagem ao continente africano em 2007, o Sucatão sofreu pane em uma de suas turbinas, tendo de fazer um voo de emergência.
– O Brasil não pode ser um país grande do jeito que é e ter um comportamento humilhante lá fora, onde o Sucatão nem pode parar. O Sucatão está para lá de Bagdá – brincou.
Para o coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC, professor Hildebrando Hoffmann, há aviões com autonomia de vôo de 17h a 18h – como os A-380, cujos custos seriam proibitivos. Para atender o que o presidente considera suas necessidades, Hoffmann lembra que o mobiliário do avião poderia ser repensado. Uma aeronave mais leve ganharia de 10% a 15% de autonomia de voo.
– O A-319 é, de fato, de um projeto antigo, mas não tem nada a ver. Qual a necessidade de voar à China ou à Índia sem pouso? – indaga o professor.
– Mesmo o avião de Barack Obama não é o último grito – completa.
Logo a mídia sem caráter, sem postura, sem vergonha na cara, sem credibilidade, tem que trazer os tais especialistas comprados, ou serão vendidos? Para falar besteiras, não é que falei no A-380, mas como absurdo, algo jocoso, eis que aparece um cara especialista em ciências aeronáuticas para citar o A-380!!!! Deve ser especialista em OVNI´s, porque não conhece nada, e só falou besteiras. Não sabe que o A-319 é um avião muito limitado, em relação aos A-330 e a A-340, esses são adequados as tarefas pretendidas. Mas o tal especialista em OVNI´s não falou isso, só se referiu aos 747 do Obama. Não é questão de ser um projeto antigo ou não, mas de cumprir a tarefa e ser um avião com condições de uso, com uma longa vida útil, algo que nossos 707 não são.
[]´s