TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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FABIO
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49441 Mensagem por FABIO » Dom Nov 28, 2010 11:52 pm

Orestes verdadeira aula de filosofia,lembrou o filosofo e matemático René Descartes :wink:




sapao
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49442 Mensagem por sapao » Seg Nov 29, 2010 12:00 am

rsrsrsrs

so quis dizer que em janeiro teriamos uma resposta, mas a lição foi aprendida!

Forte abraço!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
orestespf
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49443 Mensagem por orestespf » Seg Nov 29, 2010 12:43 am

sapao escreveu:rsrsrsrs

so quis dizer que em janeiro teriamos uma resposta, mas a lição foi aprendida!

Forte abraço!
Sim ( :mrgreen: :? ), mas será antes disso, estou convencido. Motivos? Necessidade de sabedoria de quem está lá em cima; não é torcida, é necessidade de sabedoria.

Data para a resposta: sempre ocorre que o lapso temporal ocorre muito antes do anúncio público; vivemos no mundo dos relógios atrasados, o nosso, pois os demais marcam o tempo na cronologia específica e precisa, mesmo que não saibamos compreender esta medição temporal. A coisa acontece muito antes da divulgação formal.


Forte abraço!!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49444 Mensagem por Penguin » Seg Nov 29, 2010 12:52 am

Luís Henrique escreveu:
Túlio escreveu:
Se estiveres falando do piloto Inglês no Rafale, eu te entendo: nos anos 90 outro píloto inglês falou quase que exatamente a mesma kôza sobre O GRIPEN, algo como "com esse data-link e esse radar eu iria à guerra contra qualquer coisa"... 8-]
A diferença é que nesta época não tinha Eurofighter. Falou, comparando o Gripen com o Tornado ou algo da época.
Já sobre o Rafale, é mais recente e mesmo tendo o Eurofighter como opção, ele prefere ir de Rafale. :wink:
Como ele nunca vôo o Typhoon...
But RAF Typhoon pilots in the UAE reacted with puzzled amusement and barely disguised scorn.
“If he thought that, he can’t have flown Typhoon” one told me, bluntly, while another (who had actually flown Rafale) explained that “the Rafale is underpowered by comparison with Typhoon, and needs reheat where we would use dry. We can get through the Mach and supercruise in dry power at typical operating altitudes, and you simply can’t do that in Rafale.”
“As far as I know, the Rafale is the first Combat jet he has flown since the Harrier. He has not written any other articles on such aircraft. He has not flown much in the way of other advanced jets even when he was in the RAF. His comparisons with the Mirage 2000 seem to be quite dated - I suspect that he flew the Mirage 2000 as part of his ETPS course.”
http://www.combataircraft.net/reports/rafale.php




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49445 Mensagem por gribel » Seg Nov 29, 2010 4:40 am

RobertoRS escreveu:Sonharemos com os Rafales, acordaremos com Mirages 2000...
Sejamos racionais.
Não chegando os Rafas Fx2 ou os flankers+PAK Fx3, 1000X mais uma demão generosa de Mirages 2000 , respaldados por umas mãos cheias de thor2 pro gap do g5 do que um investimento irresponsável num caixotão de prateleira e coleira de aço ou um investimento irresponsável num segundo amx, agora sueco, que seriam uma grande cagada de nossos pensadores e estrategistas.
1.000.0000 de x!
Ruim iam ser as soluções pro a12 ou posterior. Mas resoveríamos isso depois.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49446 Mensagem por papagaio » Seg Nov 29, 2010 5:41 am

Lula reúne Dilma e Jobim para decidir sobre Rafale

Ricardo Stuckert/PR
Lula agendou para o próximo sábado (4) uma reunião com a sucessora Dilma Rousseff e o ministro Nelson Jobim (Defesa).
Vai à mesa um tema espinhoso: a aquisição dos 36 caças que equiparão a Força Aérea Brasileira.
A pedido de Lula, Jobim fará a Dilma uma exposição sobre os motivos que o levam a recomendar a compra do avião Rafale, de fabricação francesa.
Endossado por Lula, o parecer do ministro se sobrepôs à posição da própria FAB, que preferia os caças Grippen, fabricados na Suécia.
A Força Aérea alega que, além de sair pela metade do preço, os Grippen atendem mais às necessidades brasileiras do que os Rafale.
Jobim contrapõe o argumento de que a França comprometeu-se a transferir tecnologia para o Brasil.
Para poupar Dilma da polêmica, Lula deseja anunciar a compra do equipamento da França antes de deixar o Planalto. Porém...
Porém, condiciona o anúncio à concordância de Dilma. Do contrário, deixará que a pupila tome a decisão depois da posse, em janeiro de 2011.
Lula espera, de resto, que, antes da reunião de sábado, Dilma acerte com Jobim a permanência dele na pasta da Defesa.
A presidente eleita já teria inclusive conversado com Jobim na última sexta (26). A sobrevida do ministro teria sido assegurada nesse contato.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49447 Mensagem por Franz Luiz » Seg Nov 29, 2010 6:49 am

Dilma acerta permanência de Jobim na Defesa
29 de novembro de 2010 • 06h19

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, continuará no posto no governo de Dilma Rousseff. Jobim recebeu e aceitou o convite da presidente eleita em reunião na sexta-feira. Ele e Dilma acertaram, nesse encontro, a retirada da área de aviação civil do Ministério da Defesa. A presidente eleita pretende remodelar o setor, abrindo o capital à iniciativa privada e acelerando a construção de aeroportos para a Copa-2014 e a Olimpíada-2016. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Uma secretaria especial será criada, provavelmente com status de ministério, para cuidar desses assuntos. Responderão à nova pasta a Infraero, estatal que administra aeroportos, e a Anac, agência reguladora do setor. O presidente Lula sugeriu a Dilma a manutenção de Jobim, que conduz uma reforma da política de defesa. Tanto Lula como Dilma acham, também, que Jobim tem atuado bem nas tratativas com as Forças Armadas para dar apoio ao governo do Rio de Janeiro no combate ao crime organizado.

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... fesa.html




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49448 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Seg Nov 29, 2010 8:03 am

papagaio escreveu:Lula reúne Dilma e Jobim para decidir sobre Rafale

Ricardo Stuckert/PR
Lula agendou para o próximo sábado (4) uma reunião com a sucessora Dilma Rousseff e o ministro Nelson Jobim (Defesa).
Vai à mesa um tema espinhoso: a aquisição dos 36 caças que equiparão a Força Aérea Brasileira.

A pedido de Lula, Jobim fará a Dilma uma exposição sobre os motivos que o levam a recomendar a compra do avião Rafale, de fabricação francesa.
Endossado por Lula, o parecer do ministro se sobrepôs à posição da própria FAB, que preferia os caças Grippen, fabricados na Suécia.
A Força Aérea alega que, além de sair pela metade do preço, os Grippen atendem mais às necessidades brasileiras do que os Rafale.
Jobim contrapõe o argumento de que a França comprometeu-se a transferir tecnologia para o Brasil.
Para poupar Dilma da polêmica, Lula deseja anunciar a compra do equipamento da França antes de deixar o Planalto. Porém...
Porém, condiciona o anúncio à concordância de Dilma. Do contrário, deixará que a pupila tome a decisão depois da posse, em janeiro de 2011.

Lula espera, de resto, que, antes da reunião de sábado, Dilma acerte com Jobim a permanência dele na pasta da Defesa.
A presidente eleita já teria inclusive conversado com Jobim na última sexta (26). A sobrevida do ministro teria sido assegurada nesse contato.
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Fonte: http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/
Pelamordedeus....que seja a última reunião e que haja o anúncio oficial do vencedor, pois ninguém aguenta mais essa verdadeira novela mexicana... já deu...

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49449 Mensagem por Penguin » Seg Nov 29, 2010 8:14 am

Flávio Rocha Vieira escreveu:
papagaio escreveu:Lula reúne Dilma e Jobim para decidir sobre Rafale

Ricardo Stuckert/PR
Lula agendou para o próximo sábado (4) uma reunião com a sucessora Dilma Rousseff e o ministro Nelson Jobim (Defesa).
Vai à mesa um tema espinhoso: a aquisição dos 36 caças que equiparão a Força Aérea Brasileira.

A pedido de Lula, Jobim fará a Dilma uma exposição sobre os motivos que o levam a recomendar a compra do avião Rafale, de fabricação francesa.
Endossado por Lula, o parecer do ministro se sobrepôs à posição da própria FAB, que preferia os caças Grippen, fabricados na Suécia.
A Força Aérea alega que, além de sair pela metade do preço, os Grippen atendem mais às necessidades brasileiras do que os Rafale.
Jobim contrapõe o argumento de que a França comprometeu-se a transferir tecnologia para o Brasil.
Para poupar Dilma da polêmica, Lula deseja anunciar a compra do equipamento da França antes de deixar o Planalto. Porém...
Porém, condiciona o anúncio à concordância de Dilma. Do contrário, deixará que a pupila tome a decisão depois da posse, em janeiro de 2011.

Lula espera, de resto, que, antes da reunião de sábado, Dilma acerte com Jobim a permanência dele na pasta da Defesa.
A presidente eleita já teria inclusive conversado com Jobim na última sexta (26). A sobrevida do ministro teria sido assegurada nesse contato.
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Fonte: http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/
Pelamordedeus....que seja a última reunião e que haja o anúncio oficial do vencedor, pois ninguém aguenta mais essa verdadeira novela mexicana... já deu...

Um fraternal abraço,
Por que o tema seria espinhoso?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49450 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 29, 2010 8:17 am

Para muitos é muito dinheiro gasto sem tanta necessidade.
Para outros, a compra contraria o interesse da FAB.
Para outros, o Rafale é mais caro e poderiam comprar dois pelo preço de um...

Etc.

[]'s




Alberto -
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49451 Mensagem por Penguin » Seg Nov 29, 2010 8:26 am

AlbertoRJ escreveu:Para muitos é muito dinheiro gasto sem tanta necessidade.
Para outros, a compra contraria o interesse da FAB.
Para outros, o Rafale é mais caro e poderiam comprar dois pelo preço de um...

Etc.

[]'s
Creio que há um certo consenso quanto a necessidade de novos caças para a FAB.
Pouquíssimas (ou nenhuma) críticas foram nessa direção.

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49452 Mensagem por crubens » Seg Nov 29, 2010 9:24 am

No Bom Dia Brasil deu que o Jobim fica no MD.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49453 Mensagem por marcelo l. » Seg Nov 29, 2010 9:25 am

Penguin escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Para muitos é muito dinheiro gasto sem tanta necessidade.
Para outros, a compra contraria o interesse da FAB.
Para outros, o Rafale é mais caro e poderiam comprar dois pelo preço de um...

Etc.

[]'s
Creio que há um certo consenso quanto a necessidade de novos caças para a FAB.
Pouquíssimas (ou nenhuma) críticas foram nessa direção.

[]s
Se eles assinarem o contrato...não seria contabilizado nesse momento...pode estar aí uma das "polêmicas" em um ano que o governo terá que mostrar que globalmente está economizando, ou não?




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"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49454 Mensagem por Penguin » Seg Nov 29, 2010 9:31 am

marcelo l. escreveu:
Penguin escreveu: Creio que há um certo consenso quanto a necessidade de novos caças para a FAB.
Pouquíssimas (ou nenhuma) críticas foram nessa direção.

[]s
Se eles assinarem o contrato...não seria contabilizado nesse momento...pode estar aí uma das "polêmicas" em um ano que o governo terá que mostrar que globalmente está economizando, ou não?
Vamos ver.

29/11
Governo negocia compra de novo avião presidencial

Força Aérea Brasileira pediu proposta para duas aeronaves, uma delas com área VIP, o Aerodilma Modelo favorito custa cinco vezes os R$ 98 mi gastos com o Aerolula, que não tem autonomia para voos muito longos

IGOR GIELOW

Sem alarde para evitar a repetição da polêmica que envolveu a compra do Aerolula, o governo negocia a aquisição de um avião maior e mais caro que poderá servir à presidente eleita, Dilma Rousseff, e a seus sucessores.

O Aerodilma, caso seja adquirido mesmo com o cenário de contenção de gastos do governo, deverá ser um aparelho europeu da Airbus um modelo de reabastecimento aéreo A330-MRTT, equipado com área VIP presidencial e assentos normais.

O avião custa até cinco vezes os US$ 56,7 milhões (R$ 98 milhões na sexta-feira) pagos em 2005 pelo Aerolula, um Airbus-A319 em versão executiva.

Justificar tal despesa seria complicado, como foi em 2005, e seria fonte certa de desgaste para Dilma, que até onde se sabe não foi informada sobre a ideia. Assim, juntou-se a fome com a vontade de comer, e a nova compra está sendo camuflada por uma necessidade real.

A FAB (Força Aérea Brasileira) precisa substituir seus dois aviões grandes de reabastecimento. São os antigos Sucatões presidenciais, versões com quase 50 anos de uso do vetusto Boeing-707.

Por falta de condições, foram excluídos do último grande exercício aéreo da Força Aérea Brasileira.

No fim da década, os militares estimam ter 150 caças, e reabastecimento é vital dadas as distâncias do país.

Como no caso dos Sucatões, o novo avião poderia cumprir a tarefa de reabastecimento e ser o aparelho de transporte intercontinental dos presidentes. Para viagens internas, o governo já usa dois Embraer-190.

AEROLULA

Do lado da Presidência, segundo a Folha apurou, o problema é o Aerolula. O presidente Lula reclama da necessidade de paradas para reabastecimento do avião, que tem cerca de 8.500 km de autonomia o que não garante um voo tranquilo Brasília-Londres, por exemplo.

Não deixa de ser irônico, já que à época da compra do Aerolula uma das alegações para a aquisição do modelo europeu era que ele poderia fazer voos intercontinentais que os similares da Embraer não poderiam. Meia verdade: sua lista de destinos sem escala não é tão grande.

Já o A330-MRTT pode voar até 12,5 mil km sem reabastecer, podendo viajar sem escalas de Brasília a todas as capitais europeias e americanas. Não é comparável como produto com o Aerolula, modelo só de transporte VIP.

Na compra de cinco Airbus em 2008, a Austrália pagou quase US$ 300 milhões (R$ 519 milhões) a unidade. Os EUA chegaram a selecionar o modelo em uma concorrência que acabou suspensa, e pagariam algo como US$ 200 milhões (R$ 346 milhões) por avião. Mas cada venda é diferente. No caso americano, eram quase 200 aeronaves com especificações diferentes, o que dilui custos. Então, os preços citados são apenas referência.

Uma versão executiva do A330, sem ser avião-tanque, foi estreada neste mês pelo presidente francês Nicolas Sarkozy. Ganhou, além das críticas pelos R$ 400 milhões gastos, o apelido de "Air Sarkô" na França.

Em setembro, a FAB emitiu o pedido de propostas à fabricante EADS europeia (A330-MRTT), à Boeing americana (767) e para a israelense IAI (que adapta os 767). Não há previsão orçamentária, e verbas extras terão de ser aprovadas no Congresso.

O pedido requer duas aeronaves. Uma com capacidade de reabastecimento em voo, transporte de carga e de passageiros. A outra, tudo isso mais a previsão de uma área VIP -normalmente, uma suíte com chuveiro.

EUROPEUS

Segundo a Folha apurou, a Boeing não cogita participar da disputa enquanto não for definido qual avião será escolhido nos EUA, o 767 ou o A330. A IAI é vista sem grandes chances na FAB.

Sobram então os europeus. Procuradas, EADS e Boeing alegaram sigilo do pedido da Aeronáutica para não se manifestar. A IAI não respondeu ao contato. Oficialmente, a FAB apenas confirma que emitiu o pedido de propostas, e que até aqui só a EADS respondeu.

Se a compra ocorrer em 2011, estima-se que o primeiro avião seja integrado até 2014. O Aerodilma só voaria então no fim do mandato da presidente, deixando o apelido que carregaria após 2015 para especuladores.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#49455 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 29, 2010 9:34 am

marcelo l. escreveu:
Penguin escreveu: Creio que há um certo consenso quanto a necessidade de novos caças para a FAB.
Pouquíssimas (ou nenhuma) críticas foram nessa direção.

[]s
Se eles assinarem o contrato...não seria contabilizado nesse momento...pode estar aí uma das "polêmicas" em um ano que o governo terá que mostrar que globalmente está economizando, ou não?
Eu acho que o governo fez a sua análise e vai optar pela proposta que acha mais apropriada.
Se existem termos sigilosos, a presidente eleita tomará conhecimento, assim como as comissões do Congresso que tratam desse assunto e o CND.

Evitar polêmica não é ter receio de decidir pelo certo.

[]'s




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