Fotos e fotos

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

Re: Fotos e fotos

#7621 Mensagem por Moccelin » Seg Nov 22, 2010 11:19 pm

http://www.tecnodefesa.com.br/images/stories/ag16.jpg

Eu esperei pra ver se alguém percebia, mas parece que ninguém ligou... Temos aqui um Engesa EE-12, mais conhecido como Engesa E-4, sua denominação civil, e pra quem não sabe, é a origem do Agrale Marruá.

Editado pela última vez por Moccelin em Seg Nov 22, 2010 11:46 pm, em um total de 1 vez.
The cake is a lie...
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#7622 Mensagem por Bourne » Seg Nov 22, 2010 11:28 pm

Cross escreveu:Cacete, todo mundo segurando o FAL pelo carregador. ARGH!!! :x
Mas os russos seguram da forma convencional. Eles não aderiram ao movimento.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#7623 Mensagem por prp » Ter Nov 23, 2010 12:31 am

Moccelin escreveu:http://www.tecnodefesa.com.br/images/stories/ag16.jpg

Eu esperei pra ver se alguém percebia, mas parece que ninguém ligou... Temos aqui um Engesa EE-12, mais conhecido como Engesa E-4, sua denominação civil, e pra quem não sabe, é a origem do Agrale Marruá.
Valeu, eu não consegui identificar, estava entre o Marrua e o LR, te juro que não me passo pela cabeça o EE-12. Alias achei que estavam todos baixados.

Moccelin
Sênior
Sênior

#7624 Mensagem por Moccelin » Ter Nov 23, 2010 12:43 pm

Posso te falar com certez aque a menos de 5 anos (quando começaram a chegar os Marruás) tinha Esquadrão operando Ford Jeep!!! E o EE-12 dá de 1000 a 0 no Ford com motor de Opala (4 cilindros).

The cake is a lie...
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#7625 Mensagem por R.A.Barros » Ter Nov 23, 2010 1:21 pm

Gostaria de ver um veículo tipo Humvve no lugar do Marruá. :(

VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

#7626 Mensagem por prp » Ter Nov 23, 2010 1:27 pm

R.A.Barros escreveu:

Gostaria de ver um veículo tipo Humvve no lugar do Marruá. :(
Sério? Eu não. o Humvve é um conceito que não deu certo.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2858 vezes

#7627 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Nov 23, 2010 1:27 pm

O Humvee já mostrou ter as suas limitações. Há neste momento no mercado veiculos muito superiores em tudo em relação ao dito veiculo (e veiculos inspirados no mesmo).

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
R.A.Barros
Sênior
Sênior

#7628 Mensagem por R.A.Barros » Ter Nov 23, 2010 5:44 pm

prp escreveu:
R.A.Barros escreveu: Gostaria de ver um veículo tipo Humvve no lugar do Marruá. :(
Sério? Eu não. o Humvve é um conceito que não deu certo.
Não entendo nada de veículos do tipo, mas acho que o Marruá desempenha a mesma função de um Humvve no Brasil, não é? Aliás, fica a pergunta, qual veículo de nosso estoque atual seria um Humvve?

Outra pergunta, por que o Humvve foi um conceito que não deu certo?

NÃO RECUAMOS JAMAIS;
PARA-SAR
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#7629 Mensagem por Bolovo » Ter Nov 23, 2010 6:24 pm

O Humvee é um utilitário 4x4 blindado contra armas leves. É muito bom, só que tentaram transforma-lo num CC durante as ultimas guerras, daí veio essa fama toda dele.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Moccelin
Sênior
Sênior

#7630 Mensagem por Moccelin » Ter Nov 23, 2010 6:39 pm

O HUMVEE foi feito pra ser o pau pra toda obra do exército americano, variando de Veículo Blindado Leve a transporte não-especializado leve. A idéia era usar a mesma base pra tudão, só que ficaram com uma caminhonete caríssima (as versões não blindadas) e um blindado incompetente (versões blindadas). A versão blindada foi apelidade de "coffin" (caixão), porque qualquer IED PEQUENO já matava todos a bordo.

Aqui no Brasil nós temos o Marruá (e Land Rovers) desempenhando as funções de todos os humvees não blindados: transporte não-especializado, ambulância, etc. e por apenas uma fração do preço, e com qualidade semelhante de prestação de serviço. E a função dos humvees blindados é, também, desempenhada por jipes (exclarecedor de Esq C Mec) mas isso porque não temos dinheiro, porque a idéia era ter o Engesa EE-3 Jararaca nessa função.

O PRINCIPAL problema do Humvee Blindado é não cumprir a missão (e ainda não ser tão barato como se esperava), e as versões não-blindadas pecam por serem absurdamente caras pras funções a que se destinam. Por isso os blindados estão sendo substituídos por veículos capazes de prover segurança contra IEDs, e os não-blindados tem sobrevida porque existem aos montes, e não se substitui centenas de milhares de veículos como esses do nada. Mas pra se ter uma idéia, o DoD fez exaustivos testes com versões MILITARIZADAS de pick-ups americanas (F-350, por exemplo) justamente pra atender a esse tipo de demanda, e de forma beeem mais barata. Dizem que a GMC não quis participar desse programa por ir contra o seu interesse de continuar vendendo humvees, mesmo que sejam as versões não-blindadas.

Imagem

Então, como conclusão, o Marruá é melhor que o humvee para funções não-blindadas, já que custa MUITO menos (pra adquirir e manter) e cumpre a missão, e para versão blindada o humvee já perdeu (pra falar a verdade nunca teve) seu reinado como blindado leve.

The cake is a lie...
Moccelin
Sênior
Sênior

#7631 Mensagem por Moccelin » Ter Nov 23, 2010 6:42 pm

Bolovo escreveu:O Humvee é um utilitário 4x4 blindado contra armas leves. É muito bom, só que tentaram transforma-lo num CC durante as ultimas guerras, daí veio essa fama toda dele.
Um dos problemas é que ele estava apresentando falhas na blindagem até contra munição de arma leve! E aí adicionaram aquele monte de adicionais, que aumentou o peso e tirou mobilidade, tirando o "HM" de de high mobility de humvee, que na verdade é HMMWV (pra quem não sabe).

The cake is a lie...
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1961 vezes
Agradeceram: 797 vezes

#7632 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Nov 23, 2010 6:54 pm

HMMWV, o famoso iron coffin. Os marines que já andaram de MRAP dizem que nunca mais querem ver um HMMWV na frente deles.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
R.A.Barros
Sênior
Sênior

#7633 Mensagem por R.A.Barros » Qua Nov 24, 2010 12:00 am

Obrigado galera, entendi. Talvez uma vantagem do Humvve sobre o Marruá seria a adaptação de diversos armamentos modernos na torre do veículo. A blindagem leve ja deve ser útil na manutenção da vida dos militares a bordo. Um dos motivos que não me agrada sobre o Marruá, é que os militares ficam muito expostos.

O EE-3 Jararaca poderia desempenhar a função do Humvve blindado? Ele suportaria IEDs e poderia adaptar armamentos controlados por joysticks? É um brilhante veículo pelo o que eu li..

NÃO RECUAMOS JAMAIS;
PARA-SAR
Moccelin
Sênior
Sênior

#7634 Mensagem por Moccelin » Qua Nov 24, 2010 7:08 am

Barros, blindagem "sobre" o Marruá é possível, basta querer e usar o Marruá certo (no caso o AM200). Mas mesmo assim ele nunca iria ganhar capacidade de sobreviver a IEDs dessa forma, assim como não aconteceu com o Humvee, e com certeza seria interessante, afinal blindagem pouca é melhor que blindagem nenhuma (Vide os policiais, que andam direto com veículos com 0 de blindagem e sonham com uma blindagem mínima!), mas estamos falando de EB, e não de USArmy, o X da questão do Humvee é que ele custa caro, e se mostrou ineficiente!

O EE-3 é um veículo de batedor, ele deveria fazer a função do Humvee blindado básico, ou seja, levar um grupo de exclarecedores em condição minimamente blindada. Ele provavelmente não tem características para suportar IEDs, assim como o Urutu e o Cascavel, e praticamente todos os projetos contemporâneos. Agora, armamento operado com joystick eu instalo até na minha Veraneio! Mas brincadeiras à parte, isso é coisa mais nova, até o Humvee foi ganhar isso a pouco tempo, e era instalado em forma de Kits, no anel que originalmente se instalava a .50 eles colocaram o tal equipamento. É igual o URUTU, que recebeu a Remax e chegou a operá-la no Haiti (mais como colhedora de informações do que como armamento, mas foi usada). No Jararaca seria mais complicado, já que ele e compacto (mais que o Humvee, olhe as fotos com militares pra fora pra ver), mas não impossível, inclusive a idéia original era dota-lo de torretas com canhões, mísseis (inclusive recebeu isso nos países que o operam), etc...

Diga-se de passagem o Jararaca e o Ogum são duas idéias atualizadíssimas da Engesa pra época, pena que ela (Engesa) fez uma aposta alta demais e com riscos altíssimos... O que ela fez foi parecido com dar "all in" no Poker com uma mão péssima apostando totalmente na capacidade do blefe assustar ou então no oponente ter menos que você e TAMBÉM estar blefando. E isso num jogo de profissionais, como era o mercado de MBTs na época que o Osório ficou pronto. Só não sou extremista em falar que eles foram burros porque o projeto COMEÇOU com a guerra fria em voga e terminou com ela treminada e o mercado de MBTs saturado. Mas que ela tinha muito mais chances de sobrevida com versões novas dos seus blindados sobre rodas, caminhões e jipes, ah, isso ela tinha!

http://4.bp.blogspot.com/_rF7Qy3nL1x8/TKjED05mDEI/AAAAAAAACpw/oo4Xa9QSc0g/s1600/img49056zt.jpg
É apertado, mas nada impediria uma Remax no lugar do "AT4" alí;

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/02/jararaca-prototipo-eb-13-rcmec-na-afa-2008-foto-nunao.jpg
Esse exemplar em específico é interessante, é o "filho único" do EB, está em Pirassununga, no 13º RCMec e recebeu um upgrade, que é essa "casinha" pro motorista, provavelmente um kit pra Urutu adaptado. Não sei exatamente como ele está sendo operado, se o 13º está usando ele em manobras pra tentar criar conhecimento ou só pra tirar foto, mas tem fotos de operações onde ele aparece!

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/02/jararaca-prototipo-eb-13-rcmec-na-afa-2008-foto-2-nunao.jpg

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/02/jararaca-prototipo-eb-13-rcmec-na-afa-2008-foto-3-nunao.jpg

Imagem

Imagem

Imagem
Nessas dá pra ver como ele é pequeno!

The cake is a lie...
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 218 vezes

#7635 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Nov 24, 2010 7:22 pm

Imagem

Finalmente o EB tira uma boa foto explodindo alguma coisa. Porra, as pessoas querem é ver o fogo comendo.

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem