Fotos e fotos
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
Re: Fotos e fotos
Eu esperei pra ver se alguém percebia, mas parece que ninguém ligou... Temos aqui um Engesa EE-12, mais conhecido como Engesa E-4, sua denominação civil, e pra quem não sabe, é a origem do Agrale Marruá.
Editado pela última vez por Moccelin em Seg Nov 22, 2010 11:46 pm, em um total de 1 vez.
The cake is a lie...
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Fotos e fotos
Mas os russos seguram da forma convencional. Eles não aderiram ao movimento.Cross escreveu:Cacete, todo mundo segurando o FAL pelo carregador. ARGH!!!
- prp
- Sênior
- Mensagens: 8851
- Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
- Localização: Montes Claros
- Agradeceu: 118 vezes
- Agradeceram: 412 vezes
Re: Fotos e fotos
Valeu, eu não consegui identificar, estava entre o Marrua e o LR, te juro que não me passo pela cabeça o EE-12. Alias achei que estavam todos baixados.
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
Re: Fotos e fotos
Posso te falar com certez aque a menos de 5 anos (quando começaram a chegar os Marruás) tinha Esquadrão operando Ford Jeep!!! E o EE-12 dá de 1000 a 0 no Ford com motor de Opala (4 cilindros).
The cake is a lie...
- R.A.Barros
- Sênior
- Mensagens: 2248
- Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
- Localização: Ponta Porã - MS
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
Re: Fotos e fotos
Gostaria de ver um veículo tipo Humvve no lugar do Marruá.
VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
- prp
- Sênior
- Mensagens: 8851
- Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
- Localização: Montes Claros
- Agradeceu: 118 vezes
- Agradeceram: 412 vezes
Re: Fotos e fotos
Sério? Eu não. o Humvve é um conceito que não deu certo.R.A.Barros escreveu:Gostaria de ver um veículo tipo Humvve no lugar do Marruá.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39549
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2858 vezes
Re: Fotos e fotos
O Humvee já mostrou ter as suas limitações. Há neste momento no mercado veiculos muito superiores em tudo em relação ao dito veiculo (e veiculos inspirados no mesmo).
- R.A.Barros
- Sênior
- Mensagens: 2248
- Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
- Localização: Ponta Porã - MS
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
Re: Fotos e fotos
Não entendo nada de veículos do tipo, mas acho que o Marruá desempenha a mesma função de um Humvve no Brasil, não é? Aliás, fica a pergunta, qual veículo de nosso estoque atual seria um Humvve?prp escreveu:Sério? Eu não. o Humvve é um conceito que não deu certo.R.A.Barros escreveu: Gostaria de ver um veículo tipo Humvve no lugar do Marruá.
Outra pergunta, por que o Humvve foi um conceito que não deu certo?
VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Fotos e fotos
O Humvee é um utilitário 4x4 blindado contra armas leves. É muito bom, só que tentaram transforma-lo num CC durante as ultimas guerras, daí veio essa fama toda dele.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
Re: Fotos e fotos
O HUMVEE foi feito pra ser o pau pra toda obra do exército americano, variando de Veículo Blindado Leve a transporte não-especializado leve. A idéia era usar a mesma base pra tudão, só que ficaram com uma caminhonete caríssima (as versões não blindadas) e um blindado incompetente (versões blindadas). A versão blindada foi apelidade de "coffin" (caixão), porque qualquer IED PEQUENO já matava todos a bordo.
Aqui no Brasil nós temos o Marruá (e Land Rovers) desempenhando as funções de todos os humvees não blindados: transporte não-especializado, ambulância, etc. e por apenas uma fração do preço, e com qualidade semelhante de prestação de serviço. E a função dos humvees blindados é, também, desempenhada por jipes (exclarecedor de Esq C Mec) mas isso porque não temos dinheiro, porque a idéia era ter o Engesa EE-3 Jararaca nessa função.
O PRINCIPAL problema do Humvee Blindado é não cumprir a missão (e ainda não ser tão barato como se esperava), e as versões não-blindadas pecam por serem absurdamente caras pras funções a que se destinam. Por isso os blindados estão sendo substituídos por veículos capazes de prover segurança contra IEDs, e os não-blindados tem sobrevida porque existem aos montes, e não se substitui centenas de milhares de veículos como esses do nada. Mas pra se ter uma idéia, o DoD fez exaustivos testes com versões MILITARIZADAS de pick-ups americanas (F-350, por exemplo) justamente pra atender a esse tipo de demanda, e de forma beeem mais barata. Dizem que a GMC não quis participar desse programa por ir contra o seu interesse de continuar vendendo humvees, mesmo que sejam as versões não-blindadas.
Então, como conclusão, o Marruá é melhor que o humvee para funções não-blindadas, já que custa MUITO menos (pra adquirir e manter) e cumpre a missão, e para versão blindada o humvee já perdeu (pra falar a verdade nunca teve) seu reinado como blindado leve.
Aqui no Brasil nós temos o Marruá (e Land Rovers) desempenhando as funções de todos os humvees não blindados: transporte não-especializado, ambulância, etc. e por apenas uma fração do preço, e com qualidade semelhante de prestação de serviço. E a função dos humvees blindados é, também, desempenhada por jipes (exclarecedor de Esq C Mec) mas isso porque não temos dinheiro, porque a idéia era ter o Engesa EE-3 Jararaca nessa função.
O PRINCIPAL problema do Humvee Blindado é não cumprir a missão (e ainda não ser tão barato como se esperava), e as versões não-blindadas pecam por serem absurdamente caras pras funções a que se destinam. Por isso os blindados estão sendo substituídos por veículos capazes de prover segurança contra IEDs, e os não-blindados tem sobrevida porque existem aos montes, e não se substitui centenas de milhares de veículos como esses do nada. Mas pra se ter uma idéia, o DoD fez exaustivos testes com versões MILITARIZADAS de pick-ups americanas (F-350, por exemplo) justamente pra atender a esse tipo de demanda, e de forma beeem mais barata. Dizem que a GMC não quis participar desse programa por ir contra o seu interesse de continuar vendendo humvees, mesmo que sejam as versões não-blindadas.
Então, como conclusão, o Marruá é melhor que o humvee para funções não-blindadas, já que custa MUITO menos (pra adquirir e manter) e cumpre a missão, e para versão blindada o humvee já perdeu (pra falar a verdade nunca teve) seu reinado como blindado leve.
The cake is a lie...
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
Re: Fotos e fotos
Um dos problemas é que ele estava apresentando falhas na blindagem até contra munição de arma leve! E aí adicionaram aquele monte de adicionais, que aumentou o peso e tirou mobilidade, tirando o "HM" de de high mobility de humvee, que na verdade é HMMWV (pra quem não sabe).Bolovo escreveu:O Humvee é um utilitário 4x4 blindado contra armas leves. É muito bom, só que tentaram transforma-lo num CC durante as ultimas guerras, daí veio essa fama toda dele.
The cake is a lie...
- Viktor Reznov
- Sênior
- Mensagens: 6830
- Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
- Agradeceu: 1961 vezes
- Agradeceram: 797 vezes
Re: Fotos e fotos
HMMWV, o famoso iron coffin. Os marines que já andaram de MRAP dizem que nunca mais querem ver um HMMWV na frente deles.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- R.A.Barros
- Sênior
- Mensagens: 2248
- Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
- Localização: Ponta Porã - MS
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
Re: Fotos e fotos
Obrigado galera, entendi. Talvez uma vantagem do Humvve sobre o Marruá seria a adaptação de diversos armamentos modernos na torre do veículo. A blindagem leve ja deve ser útil na manutenção da vida dos militares a bordo. Um dos motivos que não me agrada sobre o Marruá, é que os militares ficam muito expostos.
O EE-3 Jararaca poderia desempenhar a função do Humvve blindado? Ele suportaria IEDs e poderia adaptar armamentos controlados por joysticks? É um brilhante veículo pelo o que eu li..
O EE-3 Jararaca poderia desempenhar a função do Humvve blindado? Ele suportaria IEDs e poderia adaptar armamentos controlados por joysticks? É um brilhante veículo pelo o que eu li..
VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ. PARA-SAR
- Moccelin
- Sênior
- Mensagens: 4849
- Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
- Localização: Três Corações - MG
- Agradeceram: 2 vezes
Re: Fotos e fotos
Barros, blindagem "sobre" o Marruá é possível, basta querer e usar o Marruá certo (no caso o AM200). Mas mesmo assim ele nunca iria ganhar capacidade de sobreviver a IEDs dessa forma, assim como não aconteceu com o Humvee, e com certeza seria interessante, afinal blindagem pouca é melhor que blindagem nenhuma (Vide os policiais, que andam direto com veículos com 0 de blindagem e sonham com uma blindagem mínima!), mas estamos falando de EB, e não de USArmy, o X da questão do Humvee é que ele custa caro, e se mostrou ineficiente!
O EE-3 é um veículo de batedor, ele deveria fazer a função do Humvee blindado básico, ou seja, levar um grupo de exclarecedores em condição minimamente blindada. Ele provavelmente não tem características para suportar IEDs, assim como o Urutu e o Cascavel, e praticamente todos os projetos contemporâneos. Agora, armamento operado com joystick eu instalo até na minha Veraneio! Mas brincadeiras à parte, isso é coisa mais nova, até o Humvee foi ganhar isso a pouco tempo, e era instalado em forma de Kits, no anel que originalmente se instalava a .50 eles colocaram o tal equipamento. É igual o URUTU, que recebeu a Remax e chegou a operá-la no Haiti (mais como colhedora de informações do que como armamento, mas foi usada). No Jararaca seria mais complicado, já que ele e compacto (mais que o Humvee, olhe as fotos com militares pra fora pra ver), mas não impossível, inclusive a idéia original era dota-lo de torretas com canhões, mísseis (inclusive recebeu isso nos países que o operam), etc...
Diga-se de passagem o Jararaca e o Ogum são duas idéias atualizadíssimas da Engesa pra época, pena que ela (Engesa) fez uma aposta alta demais e com riscos altíssimos... O que ela fez foi parecido com dar "all in" no Poker com uma mão péssima apostando totalmente na capacidade do blefe assustar ou então no oponente ter menos que você e TAMBÉM estar blefando. E isso num jogo de profissionais, como era o mercado de MBTs na época que o Osório ficou pronto. Só não sou extremista em falar que eles foram burros porque o projeto COMEÇOU com a guerra fria em voga e terminou com ela treminada e o mercado de MBTs saturado. Mas que ela tinha muito mais chances de sobrevida com versões novas dos seus blindados sobre rodas, caminhões e jipes, ah, isso ela tinha!
É apertado, mas nada impediria uma Remax no lugar do "AT4" alí;
Esse exemplar em específico é interessante, é o "filho único" do EB, está em Pirassununga, no 13º RCMec e recebeu um upgrade, que é essa "casinha" pro motorista, provavelmente um kit pra Urutu adaptado. Não sei exatamente como ele está sendo operado, se o 13º está usando ele em manobras pra tentar criar conhecimento ou só pra tirar foto, mas tem fotos de operações onde ele aparece!
Nessas dá pra ver como ele é pequeno!
O EE-3 é um veículo de batedor, ele deveria fazer a função do Humvee blindado básico, ou seja, levar um grupo de exclarecedores em condição minimamente blindada. Ele provavelmente não tem características para suportar IEDs, assim como o Urutu e o Cascavel, e praticamente todos os projetos contemporâneos. Agora, armamento operado com joystick eu instalo até na minha Veraneio! Mas brincadeiras à parte, isso é coisa mais nova, até o Humvee foi ganhar isso a pouco tempo, e era instalado em forma de Kits, no anel que originalmente se instalava a .50 eles colocaram o tal equipamento. É igual o URUTU, que recebeu a Remax e chegou a operá-la no Haiti (mais como colhedora de informações do que como armamento, mas foi usada). No Jararaca seria mais complicado, já que ele e compacto (mais que o Humvee, olhe as fotos com militares pra fora pra ver), mas não impossível, inclusive a idéia original era dota-lo de torretas com canhões, mísseis (inclusive recebeu isso nos países que o operam), etc...
Diga-se de passagem o Jararaca e o Ogum são duas idéias atualizadíssimas da Engesa pra época, pena que ela (Engesa) fez uma aposta alta demais e com riscos altíssimos... O que ela fez foi parecido com dar "all in" no Poker com uma mão péssima apostando totalmente na capacidade do blefe assustar ou então no oponente ter menos que você e TAMBÉM estar blefando. E isso num jogo de profissionais, como era o mercado de MBTs na época que o Osório ficou pronto. Só não sou extremista em falar que eles foram burros porque o projeto COMEÇOU com a guerra fria em voga e terminou com ela treminada e o mercado de MBTs saturado. Mas que ela tinha muito mais chances de sobrevida com versões novas dos seus blindados sobre rodas, caminhões e jipes, ah, isso ela tinha!
É apertado, mas nada impediria uma Remax no lugar do "AT4" alí;
Esse exemplar em específico é interessante, é o "filho único" do EB, está em Pirassununga, no 13º RCMec e recebeu um upgrade, que é essa "casinha" pro motorista, provavelmente um kit pra Urutu adaptado. Não sei exatamente como ele está sendo operado, se o 13º está usando ele em manobras pra tentar criar conhecimento ou só pra tirar foto, mas tem fotos de operações onde ele aparece!
Nessas dá pra ver como ele é pequeno!
The cake is a lie...
- jumentodonordeste
- Sênior
- Mensagens: 3226
- Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
- Localização: SP
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 218 vezes
Re: Fotos e fotos
Finalmente o EB tira uma boa foto explodindo alguma coisa. Porra, as pessoas querem é ver o fogo comendo.