TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Petry
Avançado
Avançado
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48916 Mensagem por Petry » Dom Nov 21, 2010 4:38 pm

Túlio escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Deve ser por isso que mesmo tendo projetado tudo aqui, a EMBRAER só vende prá quem os EUA autorizam. :roll:

Acho que foi a EMBRAER que projeto ua asa do ST, não?

Então estamos mesmo ferrados: pra fazer heli temos a EUROBRÁS, que de brasileira só tem o nome; agora então, pra fazer avião temos a USAER, descemos MESMO ao fundo do poço... :shock: :shock: :shock: :shock:
Não esqueça que ainda temos a Aero-israel, em Porto Alegre, nobre conterrâneo.




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48917 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 21, 2010 4:39 pm

Penguin escreveu:[ quote="AlbertoRJ"]
kirk escreveu:[ quote="gaitero"] Kirk.. Foi uma bela cópia do tal comunicado da SAAB, que é facilmente visto em vários sites por ai.. Contudo, nenhum governo, de nenhum país, de nenhum fornecedor da SAAB, entregou qualquer autorização e ou liberação das licenças necessárias, para a total transferência de tecnologia para o Brasil. E sem isto, não há muita coisa que as empresas do consorcio possam fazer..

Se alguem puder me informar se houve eu ficaria agradecido..
Sim foi uma cópia inclusive postei o link !!! :wink:

Gaitero ... não se compra componentes de "prateleira" ... ou mesmo ... não se compra componentes depois faz-se um avião para se adptar ao mesmo ... é o contrário ...

A Saab, assim como a Embraer, firma um contrato ou mesmo uma parceria com um fabricante estrangeiro para desenvolvimento de um componente com especificações determinadas pelo contratante ... em muitas ocasiões forma-se um join-venturi entre contratante e contratado para um componente específico como é o caso da SELEX Galileo e SAAB Microwave Systems para o Vixem AESA ...

Não demanda autorização de governo nenhum ... pois foram tecnologias desenvolvidas especificamente para o Gripen ... tendo a Saab sob-contrato direito a ceder tal tecnologia conforme seu interesse ...

Espero ter esclarecido o caso ao amigo !

Cordiais Saudações
kirk
O que? Então esplica aí o que o Gripen tem a ver com o ITAR, só para exemplificar esse raciocínio:

http://i31.photobucket.com/albums/c386/acfilho/PresentationDeptofState1.jpg

[]'s[/quote]

----------------------------------------------------------

O ITAR não proíbe per si. Regula. Tem que seguir as regras. É uma burocracia a mais. Não é o capeta.
Mas nós estamos acostumados com burocracia.

[]s[/quote]

Proibe sim. Pode não ser nosso caso no momento, mas proíbe.
O abandono da antena da Raytheon para o NORA foi por esse motivo.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48918 Mensagem por Penguin » Dom Nov 21, 2010 4:40 pm

Carlos Mathias escreveu:
A FAB nem considerou o concorrente francês do F-5E, o Mirage 5/50.
Porque Santiago?
Sei lá. Pergunte a ela.
Vc quer que faça suposições? Se quiser eu faço...

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48919 Mensagem por kirk » Dom Nov 21, 2010 4:40 pm

kirk escreveu:
gaitero escreveu: Kirk.. Foi uma bela cópia do tal comunicado da SAAB, que é facilmente visto em vários sites por ai.. Contudo, nenhum governo, de nenhum país, de nenhum fornecedor da SAAB, entregou qualquer autorização e ou liberação das licenças necessárias, para a total transferência de tecnologia para o Brasil. E sem isto, não há muita coisa que as empresas do consorcio possam fazer..

Se alguem puder me informar se houve eu ficaria agradecido..
Sim foi uma cópia inclusive postei o link !!! :wink:

Gaitero ... não se compra componentes de "prateleira" ... ou mesmo ... não se compra componentes depois faz-se um avião para se adptar ao mesmo ... é o contrário ...

A Saab, assim como a Embraer, firma um contrato ou mesmo uma parceria com um fabricante estrangeiro para desenvolvimento de um componente com especificações determinadas pelo contratante ... em muitas ocasiões forma-se um join-venturi entre contratante e contratado para um componente específico como é o caso da SELEX Galileo e SAAB Microwave Systems para o Vixem AESA ...

Não demanda autorização de governo nenhum ... pois foram tecnologias desenvolvidas especificamente para o Gripen ... tendo a Saab sob-contrato direito a ceder tal tecnologia conforme seu interesse ...

Espero ter esclarecido o caso ao amigo !

Cordiais Saudações
kirk
AlbertoRJ escreveu:O que? Então esplica aí o que o Gripen tem a ver com o ITAR, só para exemplificar esse raciocínio:

http://i31.photobucket.com/albums/c386/acfilho/PresentationDeptofState1.jpg

[]'s
Trata-se do Jas39 A/B




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48920 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 21, 2010 4:40 pm

kirk escreveu:
gaitero escreveu: Kirk,

Com relação ao Vixem AESA, eu não quero nem comentar muito... Porque todos nós sabemos as dificuldades enfrentadas pela França e todos os membros do Concorcio Europeu do irmãozinho do Rafale... Para, depois de muitos anos de desenvolvimento chegar a um Radar aceitável, no caso do Rafale, e no do outro necas ainda..

Mas se a SAAB diz que pode fornecer o tal Radar AESA, vamos respeitar.

Contudo, existem muitos outros sistemas, em um avião tão importante quanto o radar, e que farão parte do Gripen NG, e que precisão sim da liberação de países como Inglaterra, França e EUA.
Com excessão do motor ... que NINGUÉM trasfere tecnologia nem suécia, nem boeing, nem dassault ... os demais componentes foram objeto de contratos específicos e são de propriedade do contratante Saab ... tem conhecimento de algum ítem que não seja assim ? ... eu desconheço ...

Cordiais Saudações
kirk
Kirk, os suecos tiveram que pedir autorização para fornecer dados do FCS, só como exemplo.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48921 Mensagem por gaitero » Dom Nov 21, 2010 4:41 pm

kirk escreveu:
gaitero escreveu: Kirk,

Com relação ao Vixem AESA, eu não quero nem comentar muito... Porque todos nós sabemos as dificuldades enfrentadas pela França e todos os membros do Concorcio Europeu do irmãozinho do Rafale... Para, depois de muitos anos de desenvolvimento chegar a um Radar aceitável, no caso do Rafale, e no do outro necas ainda..

Mas se a SAAB diz que pode fornecer o tal Radar AESA, vamos respeitar.

Contudo, existem muitos outros sistemas, em um avião tão importante quanto o radar, e que farão parte do Gripen NG, e que precisão sim da liberação de países como Inglaterra, França e EUA.
Com excessão do motor ... que NINGUÉM trasfere tecnologia nem suécia, nem boeing, nem dassault ... os demais componentes foram objeto de contratos específicos e são de propriedade do contratante Saab ... tem conhecimento de algum ítem que não seja assim ? ... eu desconheço ...

Cordiais Saudações
kirk
Bom, vamos deixar assim então...

Depois do fim dessa novela, agente conversa..




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48922 Mensagem por Túlio » Dom Nov 21, 2010 4:41 pm

Petry escreveu:

Não esqueça que ainda temos a Aero-israel, em Porto Alegre, nobre conterrâneo.

É, tá sodas, não apitamos nada por aqui mesmo... :(




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48923 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 21, 2010 4:42 pm

kirk escreveu:[ quote="kirk"]
gaitero escreveu: Kirk.. Foi uma bela cópia do tal comunicado da SAAB, que é facilmente visto em vários sites por ai.. Contudo, nenhum governo, de nenhum país, de nenhum fornecedor da SAAB, entregou qualquer autorização e ou liberação das licenças necessárias, para a total transferência de tecnologia para o Brasil. E sem isto, não há muita coisa que as empresas do consorcio possam fazer..

Se alguem puder me informar se houve eu ficaria agradecido..
Sim foi uma cópia inclusive postei o link !!! :wink:

Gaitero ... não se compra componentes de "prateleira" ... ou mesmo ... não se compra componentes depois faz-se um avião para se adptar ao mesmo ... é o contrário ...

A Saab, assim como a Embraer, firma um contrato ou mesmo uma parceria com um fabricante estrangeiro para desenvolvimento de um componente com especificações determinadas pelo contratante ... em muitas ocasiões forma-se um join-venturi entre contratante e contratado para um componente específico como é o caso da SELEX Galileo e SAAB Microwave Systems para o Vixem AESA ...

Não demanda autorização de governo nenhum ... pois foram tecnologias desenvolvidas especificamente para o Gripen ... tendo a Saab sob-contrato direito a ceder tal tecnologia conforme seu interesse ...

Espero ter esclarecido o caso ao amigo !

Cordiais Saudações
kirk
AlbertoRJ escreveu:O que? Então esplica aí o que o Gripen tem a ver com o ITAR, só para exemplificar esse raciocínio:

http://i31.photobucket.com/albums/c386/acfilho/PresentationDeptofState1.jpg

[]'s
Trata-se do Jas39 A/B[/quote]

Claro, porque esse programa mostra apenas os aviões que existem.
Quando e se o NG existir ele também constará na mesma lista.

Embora não estejam especificando o modelo. :wink:

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Dom Nov 21, 2010 4:43 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48924 Mensagem por Cunha » Dom Nov 21, 2010 4:43 pm

Penguin escreveu:
Cunha escreveu:Ou pode ser o que o governo de lá acha necessário vender, como quando vendeu F-5 ao invés de F-4.
-----------------------------------------------------------------

Vc está se confundindo. Isso foi no final da década de 60. O F-4 estava restrito a OTAN e aliados próximos.
No início da década de 70, quando da compra do F-5, foram avaliados G-91, Jaguar, Harrier, F-5E e A-4. A FAB nem considerou o concorrente francês do F-5E, o Mirage 5/50.

Mas não houve surpresas. Inclusive foi oferecido a fabricação sob-licença, caso a encomenda chegasse a mais de 72 unidades.

Por falar em histórico de off sets tecnologicos e comerciais, o site do IFI/CTA faz um histórico...tem alguém off set tecnológico francês ai?:

http://www.ifi.cta.br/desenvolvimento-i ... torico.php
Offset
Breve Histórico do Offset no Comando da Aeronáutica

No princípio dos anos 50, ocorreu o que pode ser considerada a primeira operação de offset sob a forma de Barter, quando a FAB adquiriu da Inglaterra aeronaves Gloster Meteor TF-7 e F-8, que foram trocadas pelo valor equivalente em algodão.

Em 1974, o Offset foi utilizado pelo então Ministério da Aeronáutica, na aquisição de aeronaves F-5E, por meio da transferência de tecnologia para a produção e montagem de estabilizadores verticais e de pilones das aeronaves F-5E pela Embraer. As tecnologias de materiais compostos (honeycomb bonding), de tratamentos térmicos e de usinagens especiais obtidas pela empresa foram transferidas para os novos projetos EMB-XIngu e EMB-120 Brasília, por efeito de spin off.

Outra operação de offset ocorreu quando, por ocasião da aquisição do Centro Integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo - Cindacta I, à empresa francesa Thomson, foi negociada a venda para a Força Aérea Francesa de 41 aeronaves Xingu, que ainda equipam um esquadrão de treinamento de pilotos de transporte.

O CTA implementou ao longo dos anos 70 e 80, por intermédio do IFI, diversas ações de offset contemplando a
transferência de tecnologia para produção, no País, de partes de motores e diversos outros componentes e peças, que possibilitaram saltos tecnológicos a diversas empresas do setor aeroespacial.

Em 1979, negociações conjuntos com o Grupo Aeromot e autoridades do Ministério da Aeronáutica, possibilitaram a obrigatoriedade de que as aeronaves Boeing 737 e Airbus A300 adquiridas pela Varig e Vasp tivessem instaladas poltronas fabricadas pela empresa brasileira, contemplada com transferência de tecnologia e treinamento adequado.

Em 1992, houve apenas uma negociação de vulto, levada a cabo pelo então Deped, relativa à aquisição de aeronaves MD-11 pela Varig, na qual Embraer foi a maior beneficiada, com sucessivos contratos de fabricação dos conjuntos de flaps dos MD-11 (300 conjuntos), incluindo treinamento e transferência de tecnologia, além de financiamento de aeronaves EMB-120 Brasília para o mercado dos EUA.

Em 1991 e 1992, foram aprovadas a Política de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica do MAER e a Diretriz 360-1, que regulava a política.

Em face disso, os projetos de modernização das aeronaves F-5BR, aquisição de aeronaves de caça (F-X), transporte (CL-X), patrulhamento marítimo (P-3BR), aquisição de sistemas e sensores e a modernização das aeronaves A-1M, e outros projetos em andamento, todos estão contemplando exigências de compensação.

Em 27 de dezembro de 2002, por intermédio da Portaria Normativa n.º 764/MD, foi aprovada a Política de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica do Ministério da Defesa, que, com isso, passa a assumir a coordenação estratégica das compensações em benefício da indústria de defesa, a partir das importações de sistemas e equipamentos pelas Forças Armadas.
[]s
Ok, posso ter confundido. Mas e quanto a isto?




RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48925 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 4:45 pm

Túlio escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Deve ser por isso que mesmo tendo projetado tudo aqui, a EMBRAER só vende prá quem os EUA autorizam. :roll:

Acho que foi a EMBRAER que projeto ua asa do ST, não?

Então estamos mesmo ferrados: pra fazer heli temos a EUROBRÁS, que de brasileira só tem o nome; agora então, pra fazer avião temos a USAER, descemos MESMO ao fundo do poço... :shock: :shock: :shock: :shock:


EDIT - Para fazer tanque temos a IVECO! Vou aceitar aquela Green Card que vivem me oferecendo, aqui num dá mesmo...
Isso porque a Embraer é uma "vítima do império". :roll:




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48926 Mensagem por kirk » Dom Nov 21, 2010 4:45 pm

AlbertoRJ escreveu:Kirk, você vai naufragar se continuar com esse discurso aqui.
Já rolou aqui uma solicitação de autorização por parte dos suecos ao DoD norte-americano para que dados do Gripen pudesse ser fornecidos.
O Jobim já disse que os suecos não têm domínio sobre toda a tecnologia do caça e que muito terá que ser negociado em separado. Ele sabe muito bem sobre o que diz.

[]'s
Vc tá falando do mesmo Jobim que já marcou a data do anúncio umas 38 vezes ???? ... é esse ae que sabe bem sobre o que diz ?????

""Kirk, você vai naufragar se continuar com esse discurso aqui."" :shock:

já tô acustumado amigo ... sei que é questão de tempo ... :roll:

Cordiais Saudações
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48927 Mensagem por Bender » Dom Nov 21, 2010 4:46 pm

Túlio escreveu:
Bender escreveu:

A questão continua simples Tulio,é monetária e financeira.

Sei que não é educado responder uma pergunta com outra,mas no caso aqui, esta será válida.

Quando a Rússia fechou seus acordos e negócios na área aero-espacial com a China,não teriam os russos levantado a hipótese de que ao colaborar para o surgimento de uma turbina chinesa nacional e um radar chinês nacional,estariam criando um futuro concorrente para seus negócios?

Quanto custou a China ter a capacidade de ter um radar e turbinas nacionais?Que não possuem seguramente capacidades próximas dos fabricados pelos russos. Quantos SU foram adquiridos no pacote? Fora os já nacionalizados?

A questão continua simples e é monetária e financeira,a China achou que precisaria ser dona destas tecnologias para não se tornar refém delas no futuro,é a aposta que faz uma potência econômica e militar.

No caso Embraer X Dassault,a concorrência já existe e quanto maior fica o portfólio da Embraer mais feroz se torna,e não é uma luta tecnológica Brasil x França.é uma guerra comercial de insumos tecnológicos norte americanos e franceses,e continuará a ser independente de FX2 e da caixa de pandora francesa,nesta guerra a Embraer já tem seu lado,não se esqueça que ao contrário da Dassault muito mais verticalizada,a Embraer é um montadora, que conta com a confiabilidade e prestígio dos insumos norte americanos nos seus produtos como atrativo e segurança nas vendas,a ausência destes, substituídos por “insumos brazucas”,não tenha dúvidas prejudicaria seus negócios.

A sobrevivência pura e simples da área militar da Dassault depende de parcerias,e não existem muitas escolhas ilibadas no mercado para fazerem parcerias,e a questão neste caso é ter um sócio no futuro e não um concorrente,para se manter vivo é preciso ter sangue frio para fazer apostas.

SDS

Falta de educação seria NÃO postares, índio véio. Sabes que tuas colaborações sempre são bem-vindas, POWS!!!

A questão é que estou indo pelo Regra do Monsieur, ou seja, CONCRETO, PRETO NO BRANCO, SEM ILAÇÕES!
:mrgreen: Realidade é o que o companheiro Gaitero postou:
Pessoal.

Vamos voltar à realidade...

Solicitações da FAB:

1- entregua em 2014 do primeiro avião.
2 - Os caças serão financiados em até dez anos, sendo que 15% deve ser pago no primeiro ano, após a assinatura do contrato. Neste valor, deverá haver aditivos ao longo da operação dos caças.
3- O contrato, inclui o avião em si, logística e suporte por 5 anos e o pacote de armamentos (tipicamente, mísseis ar-ar, ar-terra e bombas).
4 - Compensações comerciais e tecnológicas que capacitem a indústria aeronáutica nacional
5- Montagem local, sendo a Embraer será a maior beneficiada.
6- Além dos aviões, a FAB também quer trabalhar no desenvolvimento dos sistemas. Integração dos sistemas nacionais, e acesso aos codigos fonte do Avião.
7 -O CTA, solicitou que fossem incluidos nas contrapartidas, túneis de vento supersônicos.

Se as empresas oferecerem isto aqui. Elas cumprem 100% do contrato. Se oferecerem mais, melhor.
Veja,possivelmente teremos como de praxe conhecimento mais detalhado de tudo que foi "comprado" a conta gotas e com informações truncadas,é uma norma da Fab brincar de esconde-esconde :mrgreen: (Não estou criticando!!! :mrgreen: ) veja o caso dos helis russos,no caso do FX2 vai ser 20 vezes pior,viveremos anos ainda debaixo de ilações e contra informação,precisaremos agradar muito o véio Walter Gaudério e torcer para o cabo barbeiro do 3.o comar voltar a cortar o cabelo do jp,isso sem falar do Pepê.


Grande abraço!




Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48928 Mensagem por Francoorp » Dom Nov 21, 2010 4:47 pm

Os processadores da PowerPC são da Motorola!
Mas não eram todos estudados pela IRIA, empresa francesa que produz os processores de alta tecnologia da França, principalmente os embarcados ??

http://www.inria.fr/innovation/aeronaut ... l-securite

http://www.inria.fr/innovation/edition- ... -embarques

http://www.inria.fr/innovation/telecoms ... multimedia

a França (INRIA) desenvolveu um sofisticado sistema matemático aplicado na informática, usado no Rafale, que está sendo usado também pela Intel (e Texas Instruments, Motorola, Cadence e Synopsis) para desenvolver seus circuitos integrados.

Será que se comprarmos o Super Hornet ou o Gripen a França libera essa tecnologia pra gente? Ou vão boicotar?

pra quem não lê em francês, aqui está a mesma matéria, em inglês:

http://www.inria.fr/actualites/inedit/i ... ve.en.html


OS FRANCESES TEM TODA A TECNOLOGIA QUE QUEREMOS, ATé ESTAS AI DE CHIPS & QUETALES!

E ja estamos dentro...

http://anodafrancanobrasil.cultura.gov. ... -e-franca/

Umas partes:
"Um novo convênio entre Brasil e França permitirá a interligação de pesquisadores brasileiros a uma rede de 5.000 processadores de alta complexidade montada em território francês. O acordo foi assinado no dia 22 de julho, durante a abertura do Colóquio Colibri, evento que reúne cientistas de informática e tecnologia dos dois países em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e que integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil."

"A rede de processadores constitui o projeto GRID’5000, mantido pelo INRIA. O convênio assinado permite a interligação desta rede com um processador da UFRGS, o que facilitará a produção de modelos complexos por cientistas brasileiros, como os utilizados, por exemplo, em análises climatológicas. “É um ato a mais dentro de uma colaboração tão rica como a do Brasil com a França”, destacou Philippe Navaux, presidente do comitê de organização do colóquio.

Conforme a diretora de relações internacionais do INRIA, Dominique Sotteau, o colóquio visa a avaliar os programas existentes e desenhar perspectivas futuras. Ela acredita ser importante incentivar a participação cada vez maior de estudantes nos programas, calcados num “sentimento de cooperação equilibrada”: “Queremos caminhar juntos e assim, avançar mais”. Wrana Panizzi, vice-presidente do CNPq, ressaltou que a perspectiva do órgão em relação à cooperação bilateral é ampliar ações focalizadas, em especial iniciativas como laboratórios internacionais associados (LIA). “O CNPq apóia atividades que permitam uma maior internacionalização dos grupos de pesquisa”, observou."
Ja estamos entrando nestas tecnologias informáticas francesas... agora falta aprofundar!!

GPS (localização de alvos) EEUUs!
GPS é para muita coisa, não somente para mirar as bombas inteligentes... e para substitui-lo no campo militar que entramos no GLONASS russo.

http://panoramaespacial.blogspot.com/20 ... onass.html

E mais sobre a aparelhagem via satelite, pois disso se trata, de aparelhos que podem ser trocados quando se queira, fazendo os devidos ajustes... não é porque hoje se usa o GPS que se usará pra sempre, pode-se trocar:

http://www.airfleet.ru/arhiv/n2_2009/ap ... cnol_gica/


Mas isso eu ja te disse antes... não quer ver as coisas como são né?




Editado pela última vez por Francoorp em Dom Nov 21, 2010 4:55 pm, em um total de 2 vezes.
As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48929 Mensagem por kirk » Dom Nov 21, 2010 4:52 pm

AlbertoRJ escreveu:Kirk, os suecos tiveram que pedir autorização para fornecer dados do FCS, só como exemplo.

[]'s
Fligth Control System do Gripen já é a 17ª versão SUÉCA ... não tem que pedir autorização pra ninguém ... FCS do Gripen não serve em outro avião ... foi desenha do exclusivamente para o Gripen ... os franceses estão na mesma situação pois o desenvolvimento do FBW iniciou-se com o F-16 ... e atualmente até aviões comerciais utilização o sistema com o mesmo principio ... porém cada país o adaptou a suas prórpias necessidades e especificações ... não está sujeito a quais quer restrições ...

Cordiais Saudações
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
RobertoRS
Sênior
Sênior
Mensagens: 886
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 12:12 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#48930 Mensagem por RobertoRS » Dom Nov 21, 2010 4:53 pm

Cunha escreveu:Ok, posso ter confundido. Mas e quanto a isto?
Colega Cunha, se esse cidadão é a Elite Pensante da nossa Defesa, estamos mal...

Ele conseguiu confundir IR com Anti-Radiação umas três vezes, e falou cada bobagem que não tá no Gibi e que até leigos como nós compreendemos como equivocada.

A FAB e o MinDef precisam preparar melhor seus profissionais.




Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Responder