kirk escreveu:BrazilianMarine escreveu:Gente a lógica é meio óbvia.
O que o Brasil quer é tecnologia e independencia certo? Ok.
Proposta norte-americana -> Oferece alguma transferencia de tecnologia, mas muito limitada, nem mesmo Israel que é o maior aliado militar dos EUA ou o Reino Unido conseguiram algo a respeito, sem contar nos embargos, se nos proibiram de vender motores p/ super tucanos p/ venezuela, imaginem o que não poderiam quando falarmos de CAÇAS MODERNOS.
Proposta sueca -> Atraente, principalmente pelo fato do Brasil participar do processo de desenvolvimento da aeronave, porém metade dos componentes vem do Reino Unido e o motor vem dos EUA, o que adianta o Brasil aprender a desenvolver e a montar meio avião? Os outros componentes nós vamos aprender com mágica? Não.
Proposta francesa -> A França tem 100% do domínio tecnológico dos caças, assim como os EUA tem, porém há um diferencial, a promessa do ToT parte tanto da Dassault quanto do congresso frances e do presidente, há um compromisso real e assinado disso tudo e nesse caso os franceses poderiam nos repassar a tecnologia de todos os ingredientes da fórmula, que nesse caso é um caça de combate.
E a proposta francesa não apenas é mais confiavel devido as promessas e assinaturas, mas também por que envolve outros setores militares e até economicos do Brasil e da França, o que pressupõe que a França não colocaria tudo a perder.
Sem contar que a diferença do Brasil pra França é muito menor do que dos EUA pra gente, o que dificulta muito qualquer embargo por parte deles.
Se a proposta é ter um caça top, Super Hornet, se a proposta é ter domínio total da tecnologia, Rafale.
Sem contar que os caças da França não deixam nada a desejar, o Gripen NG será em 2014 mais ou menos o que o Rafale é desde 2006. E por fim gostaria de lembrar que todos os 3 estão dentro dos requisitos da FAB.
Olá Brazilian,
Há uma idéia recorrente que a França é a melhor opção considerando que domina todo o ciclo tecnológico, assim como Russia e EUA ... ou seja dentro de seu território de domínio o Rafale é fabricado "quase" que totalmente ... excetuam-se alguns componentes como o
FBW hardware do Moog Controls (Reino Unido) e Honeywell! Os
processadores da PowerPC são da Motorola!
GPS (localização de alvos) EEUUs!
OSF suéco ...
NÃO IMPORTA ... o modelo de produção é o problema ... o Rafale é limitado porque os próprios franceses impuseram limitações a si mesmos ... não havendo alternativas ... nem concorrência em seus componentes ... custe o que custar ... sendo bom ou ruim ... é sempre a mesma lenga ... Aviônicos Thales ... Motor Safran Snecma ... Avião Dassault ...
Quem transfere ou não tecnologia para o Brasil não é o Gov. frances (só lhes cabe autorizar) ... são as EMPRESAS Thales / Safran / Dassault ... custe o que custar ... sendo bom ou não ... estando disponível ou não ... SÃO SEMPRE OS MESMOS ... isso não se chama dominio de tecnologia ... se chama ALTA DEPENDÊNCIA ... limitação tecnológica ... e custos a gosto do fabricante QUE NÃO TEM CONCORRENTES ... como é o caso dos gringos e até dos "ursos" dos Urais ...
O modelo frances não deu certo ... pra que vamos importar esse problema ???
É por ESSE MOTIVO que o Gripen é INFINITAMENTE superior tecnologicamente falando ao Rafale ... a Saab não tem cerca ... concentra-se no que há de MELHOR no mercado ... investindo pesado em auto desenvolvimento (P&D) no que considera estratégico ... ASSIM COMO FAZ A EMBRAER ... e é por esse motivo que a Embraer é uma das empresas mais bem sucedidas do mercado mundial ... e já botou muito gringo debaixo do braço ...
Em sua proposta,
a Saab Gripen entregou à FAB todas as autorizações e liberações das licenças necessárias, de todos os parceiros e fornecedores da Saab, independentemente do país de origem, para a total transferência de tecnologia para o Brasil.
A Saab Gripen ofereceu, conforme solicitado,
preços garantidos para o caça Gripen NG, incluindo toda a Transferência de Tecnologia, sem qualquer forma de reajuste ou de risco econômico para o governo brasileiro.
http://www.aereo.jor.br/2010/04/10/grip ... ao-brasil/
Por esse motivo ... por ser a melhor proposta de TRASFERÊNCIA DE TECNOLGIA ... que eu acredito que o Presidente Lula deverá optar pelo suéco.
è minha opinião !
Kirk