Eu li quase 15 páginas e separei duas frases do Marino,para fazer um comentário simples,já que as coisas são simples.
Marino disse:
"Tudo o que a França está propondo vai ter que ser colocado em contrato, como foi com o PROSUB, ou não sai."
"Vão passar tudo o que o Brasil queira e coloque no contrato.
Esta é a diferença das outras propostas, eles não podem fazer isso.
Vão passar o que interessa para a FAB, para o CTA/ITA e o que interessa para as empresas, diretamente para estas."
Mas ao chegar na ultima página
Carlos Mathias tinha feito o seguinte comentário simples:
Acho que o que se quis dizer é que, qualquer tecnologia que se peça, a França vende.
Vamos pedir 100% das tecnologias do avião?
Não.
Mas 100% das tecnologias estão ofertadas e disponíveis?
Sim.
Os outros dois NÃO podem oferecer isso, seja por impossibilidade do fabricante, seja por restrições políticas de governo.
Digamos que só hajam loucos e burros no brasil, e nós fazemos uma requisição de tecnologia do núcleo da GE-414, mais seu FADEC.
Um simplesmente não tem essa informação, e o outro não vai repassar.
Se fizermos o mesmo pedido à França, seja isso absurdamente caro ou não, a França assinou um documento em que se compromete a fazê-lo.
Vamos nos lembrar também que custo não é só financeiro e querosene. Há variáveis que podem custar uns mil(1000) programas FX, dependendo da escolha ser a correta ou não.
As coisas são simples, no caso de franceses e russos pois tem preço,eles podem colocar preço, mesmo que absurdo para ensinarem e venderem um projeto completo de turbina se quisermos pagar por ele.Neste momento atual não existe verba disponível,base de engenharia,ciência e tecnologia instalada para este feito e vontade política para dar um salto dessa magnitude.
Escolhemos no cardápio oferecido
o que mais necessitamos e podemos pagar agora, para nos dar relativa independência operacional hoje e que possa proporcionar um avanço futuro em determinadas áreas que a FAB acha importante e só.
Eu continuarei lamentando as agressões e ilações dúbias as quais foi submetido o Min. Nelson Jobim durante este processo,não tenho duvidas que se as palavras ditas por ele durante todo este tempo realçando que a França era a mais favorecida na disputa por estar dispondo de sua teconologia mas serenamente,fossem a favor do(s) caça(s) norte-americano(s) já teria sido eleito pela midia, como o maior patriota que este país já teve.
Isso por que possuímos uma longa história de relacionamento com a França,fico imaginando o ministro fazendo este tipo de declaração pró Russia,teria sido frito em óleo de dendê rapidinho.
SDS.