orestespf escreveu:Kirk véio, respeito sua opinião, aliás não estou aqui para tentar mudar a opinião de ninguém. Ok?
Pois bem, o que se critica aqui é o formato da matéria, texto primário e típico de um não especialista, menos ainda um jornalista. Veja:
1) "Segundo um jornalista de Defesa..." Jornalista agora é fonte crível, é confiável? Se sim, não está aqui quem falou.
2) "...que esteve falando com um dos mais altos oficiais da FAB..." Conversou com um oficial, que não representa a FAB, no máximo emitiu sua opinião particular, que deve ser respeitada. Mas pergunto: faz sentido afirmar algo desta envergadura sem ouvi o representante maior da FAB, o Sr. Cmd. Saito? Não me parece profissional fazer tal coisa...
3) "...a escolha operacional da FAB foi pelo F-18,..." Já foi dito e repetido à exaustão neste fórum, logo não se trata de novidade alguma.
4) "...No índice geral, incluindo transferência de tecnologia e parceria no projeto, o Gripen foi o campeão, por ser a solução ideal ao Brasil..." Veja, isto não é o que está sendo dito pelo Sr. ministro NJ. Há contradições! Estão afirmando que o ministro da defesa mente? Pra mim isto é sério, é tentativa de desconstruir a imagem de uma importante figura pública.
5) "...(foi a aeronave recomendada pela FAB em seu relatório ao MD)." Outra contradição e das grandes: o Alto Comando diz que operacionalmente prefere o F-18, mas a mesma fonte (será?) afirma que a recomendação da FAB contraria o ponto de vista de seu próprio Alto Comando. Como que a FAB lidará com esta aberração de contradição? Pra mim é simples, alegará que a coisa não é bem assim.
6) "Foi dito que o Rafale perdeu em todos os quesitos..." Vixe Maria, já pensou se o Rafale vencer de fato? O que acontecerá com a FAB? Quanto ela terá que "rebolar" para explicar tamanho absurdo? Coitado do ministro NJ e do presidente Lula, estarão com seus nomes manchados na história! Mas como, aqui, a gente sabe que isto não é verdade, me tranquilizo e muito.
7) "...não vai transferir tecnologia alguma, o que vai fazer é só colocar centros de manutenção aqui..." Se houve tal entrevista com tal oficial mesmo, então deixa claro o tamanho do nervosismo. Se o dito oficial (sem nome, diga-se de passagem) não fez parte do processo FX-2, então é leviano em dizer tal coisa; se o mesmo fez parte do processo, então é mais irresponsável ainda ao não formalizar denúncia sobre a falácia que se diz à população. Agora, não é interessante dizer tal coisa a um "jornalista de defesa" (SIC), que usou telefone sem fio para quem escreveu a matéria, e não ter coragem de permitir a publicação de seu nome? Será por quê?
8) "...sua operação requer uma velocidade de vento que aqui não temos, e torna sua decolagem mais difícil do que a do F-5." Vixe Maria, Mãe de Deus! O tal oficial não é aviador, mas faz questão de entrar em uma seara que não é dele? Só um leigo para afirmar esta bobagem, pois a questão era homologação, que não tinha sido feita, mas que já foi (2009). A crítica não está "no vento", mas a ausência da homologação e que já foi resolvida. Que coisa estúpida, né? Estúpida porque demonstra desconhecimento sobre o assunto (seja lá de quem for) e por ser altamente preconceituosa. Será excesso de nervosismo? Eu, heim!
9) "... Ele disse que o Rafale é o avião do pesadelo, que no relatório final do Jobim ao presidente foram retiradas todas as informações negativas com relação a aeronave..." Rapaz... Acusação gravíssima! Isto precisa ser denunciado publicamente, caso contrário a "fonte" estará sendo conivente com esta armação contra a nação (SIC). Mas afinal, o oficial faz parte ou não do processo de seleção do FX-2? Mano JP, tem pijama sobrando aí?
10) "...mas que o Lula está começando a olhar o Gripen com bons olhos e a Dilma também." Pode ser, pode ser... Mas na hora que ele ouvir a MB, saber que o buraco é muito mais embaixo, e perceber que o simbolismo por trás de uma compra de caças é vital, e que o simbolismo histórico da Suécia sempre foi a de ficar, politicamente, em cima do muro, ele e ela deverão pensar muito, com muito carinho. Sem falar que já prevejo a machete nos jornais se o Gripen NG for o escolhido: Foi um prefeito do PT que escolheu o caça para a FAB! Como lidar com isso? Simples não será...
Abração!!!
PS: não estou criticando o autor da matéria, mas a forma que foi apresentada ao público, ou seja, nada profissional, coisa pra menos de amador. Respeito os iniciantes e amadores, mas a matéria reflete mais uma opinião do que fatos em si, de forma tal que deve ser respeitada sempre, mas que não deve ser usada por aqueles mais cultos e que preferem usar a sua capacidade de compreensão, visto que não me parece uma fonte adequada para se respaldar uma opinião, nem mesmo o que se chama de bom argumento.
Olha só "mano véio" !
Tô de pleno acordo que uma declaração sem declarante não vale absolutamente nada no quesito credibilidade ... também não coloco a matéria como FATO inquestionável ... porém permito-me manter a mente aberta e tentar extrair o que há de racional ou factível nas declarações ...
Primeiro que duas pessoas de fontes diferentes que "ESTIVERAM" acompanhando a Cruzex in-loco confirmaram a mim a seriedade do jornalista;
Como vc bem mencionou podemos concluir como fatos algumas das afirmações :
- SH é o preferido do COMAER e melhor desempenho :
Isso foi confirmado pelo Pepê que já disse diversas vezes aqui que LEU o relatório ... com relação à performance, nada de novo, melhor radar, melhor suite de contra-medidas, robusto, testado, escala, etc ...
- Gripen foi recomendada pela FAB em seu relatório ao MD :
Isso também foi amplamente noticiado e voltando a nos recorrer ao Pepê "cansou" de dizer aqui que o relatório do Copac deu Gripen ... e depois disso, segundo ele, houve um entrevero entre Comaer e Copac ... etc ... etc ... (já sabemos)
- "Foi dito que o Rafale perdeu em todos os quesitos..." :
Isso não há o que questionar ... Se Comaer escolheu SH (segundo o Pepê) e se Copac escolheu Gripen (segundo o Pepê) ... quem ficou em 3º e último lugar no relatório da FAB ?
- no relatório final do Jobim ao presidente foram retiradas todas as informações negativas com relação a aeronave :
Bom voltemos a raciocinar ... se nos relatórios da FAB o Rafale ficou em último e no relatório do Jobim ficou em primeiro ... qual foi a mágica ? ... senão maximizar os pontos positivos da aeronave e superimir os negativos ... não há outra alternativa !
- "...mas que o Lula está começando a olhar o Gripen com bons olhos e a Dilma também." :
Isso não tem como concluir ... porém, se o MD elegeu o Rafale, a FAB elegeu o Rafale e o Presidente Lula elegeu o Rafale ... porque cargas d´agua ele não foi anunciado ? ... não acha "estranho" ? ... somente podemos concluir que ainda não há unanimidade ... e que de fato o Presidente tem suas dúvidas ...
Você sabe para quem torço no FX-2 ... e o motivo é muito simples ... acredito que o mais importante nesse processo é o país se "capacitar" a desenvolver e fabricar um caça supersônico de alta performance ... na minha concepção é inadmissível o Brasil com a indústria aeroespacial que possui "fabricar peças" ... "montar caças" ... ou no máximo "fabricar caças SOB-LICENÇA de A, B ou C ... nem franceses, nem suécos e nem americanos ... jamais ...
Se o interesse nacional fosse por escolher o MELHOR equipamento eu não teria nenhuma dúvida ... o Super Hornet é o melhor e mais poderoso vetor do FX-2 ...
Cordiais Saudações
kirk