MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA
Moderador: Conselho de Moderação
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA
Olhe bem, até a década de 1930 existia muito trabalho escravo nos Estados Unidos e, até a década de 1970, era comum achar favelas, especialmente nos estados mais ao sul. Para resolver esses problemas saiu caro na ordem de algumas dezenas de bilhões por décadas e mais décadas. Impulsionado pelo New Deal na década de 1930 e "Great Society" a partir da década de 1960.
Citei os EUA que são mais parecidos com o Brasil que os europeus. Lá o crescimento econômico não foi suficiente para acabar com a pobreza. Foi necessário grande investimentos e programas sociais que sairam caro. No Brasil seria diferente?
Citei os EUA que são mais parecidos com o Brasil que os europeus. Lá o crescimento econômico não foi suficiente para acabar com a pobreza. Foi necessário grande investimentos e programas sociais que sairam caro. No Brasil seria diferente?
- Naval
- Sênior
- Agradeceu: 156 vezes
- Agradeceram: 43 vezes
BRASIL TEM MAIS VOZ ATIVA NO FMI.
Em decisão histórica, o conselho do Fundo Monetário Internacional (FMI) decidiu ontem aumentar o poder de votação de grandes economias emergentes. A decisão elevou a condição de países como Índia, Brasil e Rússia, que estão agora entre as 10 primeiras posições. Com isso, a China se tornou a terceira maior voz do Fundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. Os chineses estão á frente de potências européias como Alemanha, França e Grã-Bretanha.
Fonte: O DIA (06-11-10).
Abraços.
Em decisão histórica, o conselho do Fundo Monetário Internacional (FMI) decidiu ontem aumentar o poder de votação de grandes economias emergentes. A decisão elevou a condição de países como Índia, Brasil e Rússia, que estão agora entre as 10 primeiras posições. Com isso, a China se tornou a terceira maior voz do Fundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. Os chineses estão á frente de potências européias como Alemanha, França e Grã-Bretanha.
Fonte: O DIA (06-11-10).
Abraços.
Editado pela última vez por Naval em Sáb Nov 06, 2010 7:40 pm, em um total de 1 vez.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
- Sterrius
- Sênior
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
um passo significativo. De pouco em pouco eles vão ter que ceder maior controle
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Se não ceder cada vez mais poder nas decisões do FMI para os demais países a tendência é que a instituição aumento seu ostracismo. Percebam que atualmente ninguém liga muito para o FMI.
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- marcelo bahia
- Sênior
- Agradeceu: 16 vezes
- Agradeceram: 16 vezes
publicado em 14/11/2010 às 08h40:
Bancos dizem que resgate do Panamericano era a única saída
Para Fundo Garantidor de Crédito, empréstimo foi importante para o sistema como um todo.
Agência Estado
O presidente do conselho do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), Gabriel Jorge Ferreira, disse que a operação de resgate do Banco Panamericano era a única saída para o empresário e dono do SBT, Silvio Santos, mas foi importante também para o sistema financeiro como um todo.
Em troca de R$ 2,5 bilhões para o banco, o fundo exigiu todo o patrimônio do apresentador como garantia - e compromisso de que as empresas sejam vendidas nos próximos anos até a liquidação da dívida. Silvio foi atendido e poderá vender o SBT no último dos dez anos que terá para devolver o dinheiro. O único pedido de Silvio Santos durante os 26 dias em que negociou socorro financeiro foi a permissão para vender o SBT por último.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Ferreira disse que ficou sabendo do problema no Panamericano por meio do diretor executivo do FGC, e Antonio Carlos Bueno de Camargo Silva, que tinha sido procurado por Silvio Santos (controlador do banco).
Questionado se pode confiar no balanço das empresas de Silvio depois de tudo que aconteceu, avalia que "tem de acreditar nos balanços apresentados".
- Não temos nenhuma razão para deixar de acreditar que a avaliação das auditorias reflete a situação das empresas.
O presidente do conselho do FGC afirma não ter informações de que o Banco Central culpou as auditorias por não terem detectado as fraudes no Panamericano.
- Não vi o BC dizer isso. Mas, para saber se o auditor falhou ou se houve omissão, é preciso um trabalho de auditoria para entender o que aconteceu.
O FGC é uma entidade privada constituída por todos os bancos que operam no Brasil e garante depósitos de clientes nas instituições financeiras em caso de problema nos bancos.
Ferreira afirma que a alternativa que o Banco Central usava antes era a liquidação - ou seja, o decreto de falência.
- Decretar a liquidação você sabe muito bem o que é: traria um trauma para o mercado, perda de confiabilidade no sistema financeiro, a percepção externa ruim (...) O Panamericano não era uma instituição de grande porte. Tinha um porte importante, um porte médio. Era uma instituição de visibilidade no mercado em que atuava. Então, seria altamente danoso para o sistema financeiro, para a economia brasileira, se houvesse um incidente como a decretação da liquidação ou de intervenção.
Bancos dizem que resgate do Panamericano era a única saída
Para Fundo Garantidor de Crédito, empréstimo foi importante para o sistema como um todo.
Agência Estado
O presidente do conselho do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), Gabriel Jorge Ferreira, disse que a operação de resgate do Banco Panamericano era a única saída para o empresário e dono do SBT, Silvio Santos, mas foi importante também para o sistema financeiro como um todo.
Em troca de R$ 2,5 bilhões para o banco, o fundo exigiu todo o patrimônio do apresentador como garantia - e compromisso de que as empresas sejam vendidas nos próximos anos até a liquidação da dívida. Silvio foi atendido e poderá vender o SBT no último dos dez anos que terá para devolver o dinheiro. O único pedido de Silvio Santos durante os 26 dias em que negociou socorro financeiro foi a permissão para vender o SBT por último.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Ferreira disse que ficou sabendo do problema no Panamericano por meio do diretor executivo do FGC, e Antonio Carlos Bueno de Camargo Silva, que tinha sido procurado por Silvio Santos (controlador do banco).
Questionado se pode confiar no balanço das empresas de Silvio depois de tudo que aconteceu, avalia que "tem de acreditar nos balanços apresentados".
- Não temos nenhuma razão para deixar de acreditar que a avaliação das auditorias reflete a situação das empresas.
O presidente do conselho do FGC afirma não ter informações de que o Banco Central culpou as auditorias por não terem detectado as fraudes no Panamericano.
- Não vi o BC dizer isso. Mas, para saber se o auditor falhou ou se houve omissão, é preciso um trabalho de auditoria para entender o que aconteceu.
O FGC é uma entidade privada constituída por todos os bancos que operam no Brasil e garante depósitos de clientes nas instituições financeiras em caso de problema nos bancos.
Ferreira afirma que a alternativa que o Banco Central usava antes era a liquidação - ou seja, o decreto de falência.
- Decretar a liquidação você sabe muito bem o que é: traria um trauma para o mercado, perda de confiabilidade no sistema financeiro, a percepção externa ruim (...) O Panamericano não era uma instituição de grande porte. Tinha um porte importante, um porte médio. Era uma instituição de visibilidade no mercado em que atuava. Então, seria altamente danoso para o sistema financeiro, para a economia brasileira, se houvesse um incidente como a decretação da liquidação ou de intervenção.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
- Sterrius
- Sênior
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
De quanto é o patrimonio do silvio santos? Sera que paga e sobra? .
É sempre assim, o Estado resgatando Empresários Safados e/ou Incompetentes...
Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
- thicogo
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 17 vezes
RobertoRS escreveu:É sempre assim, o Estado resgatando Empresários Safados e/ou Incompetentes...
Sim, mas me refiro em caso genérico.thicogo escreveu:O FGC é uma entidade privada constituída por todos os bancos que operam no Brasil e garante depósitos de clientes nas instituições financeiras em caso de problema nos bancos.
A compra do Panamericano pela Caixa, do BV pelo BB, e assim como ocorreu em nível global, com especial força nos EUA.
Muito embora eu tenha seríssimas dúvidas quanto ao real "risco sistêmico" da quebra de um Banco do porte do Panamericano.
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
- marcelo bahia
- Sênior
Roberto,RobertoRS escreveu:Sim, mas me refiro em caso genérico.thicogo escreveu:O FGC é uma entidade privada constituída por todos os bancos que operam no Brasil e garante depósitos de clientes nas instituições financeiras em caso de problema nos bancos.
A compra do Panamericano pela Caixa, do BV pelo BB, e assim como ocorreu em nível global, com especial força nos EUA.
Muito embora eu tenha seríssimas dúvidas quanto ao real "risco sistêmico" da quebra de um Banco do porte do Panamericano.
Os resultados expressivos da CEF e do BB, especialmente deste último, mostram que eles tiraram bastante vantagem da crise. Sem falar do importantíssimo papel que cumpriram para a economia brasileira quando ocuparam o vazio de crédito deixado pelos bancos privados que cagaram e andaram para nossas empresas e para o emprego da população de um modo geral. Acho que o GF foi impecável diante da crise.
Sds.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
- marcelo bahia
- Sênior
Exatamente!thicogo escreveu:O FGC é uma entidade privada constituída por todos os bancos que operam no Brasil e garante depósitos de clientes nas instituições financeiras em caso de problema nos bancos.
Por isso que eu postei a notícia! Eu pensei, no princípio, que o BC seria o responsável pelo crédito ao BP, mas me equivoquei. O FGC é uma “reserva técnica” dos próprios bancos para proteger o mercado financeiro em caso de quebras e fraudes. O FGC emprestou mais de 20 bilhões de reais para o BP, que tem dez anos, mais três de carência, para pagar o que deve aos bancos privados que injetam dinheiro no fundo. Não há um tostão do dinheiro público nessa história!
Sds.
Marcelo, meu comentário foi motivado pelo que eu considero uma espécie de "prêmio" para Banqueiros incompetentes a compra de parcela de suas instituições pelo Gov. Fed. ou Bancos Públicos.marcelo bahia escreveu:Roberto,
Os resultados expressivos da CEF e do BB, especialmente deste último, mostram que eles tiraram bastante vantagem da crise. Sem falar do importantíssimo papel que cumpriram para a economia brasileira quando ocuparam o vazio de crédito deixado pelos bancos privados que cagaram e andaram para nossas empresas e para o emprego da população de um modo geral. Acho que o GF foi impecável diante da crise.
Sds.
É algo como "Você foi um banqueiro ruim e não soube ou não quis bem administrar sua instituição financeira. Tome aqui esses milhões, vamos comprar parte de seu banco".
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
- Boss
- Sênior
- Agradeceu: 103 vezes
- Agradeceram: 356 vezes
A Caixa comprou parte do Panamericano bem antes do escândalo estourar, não ?
E mesmo que seja negativa a resposta, eles têm motivos, que na ocasião citaram, que seria a expansão do setor financiamento de veículos da Caixa, que aumentaria significativamente com a compra.
E mesmo que seja negativa a resposta, eles têm motivos, que na ocasião citaram, que seria a expansão do setor financiamento de veículos da Caixa, que aumentaria significativamente com a compra.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
- Pedro Gilberto
- Sênior
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 17 vezes
marcelo bahia escreveu:Exatamente!thicogo escreveu:
Por isso que eu postei a notícia! Eu pensei, no princípio, que o BC seria o responsável pelo crédito ao BP, mas me equivoquei. O FGC é uma “reserva técnica” dos próprios bancos para proteger o mercado financeiro em caso de quebras e fraudes. O FGC emprestou mais de 20 bilhões de reais para o BP, que tem dez anos, mais três de carência, para pagar o que deve aos bancos privados que injetam dinheiro no fundo. Não há um tostão do dinheiro público nessa história!
Sds.
Oi Marcelo, só como correção foram R$ 2,5bi.
Recomendo a todos puderem ler as reportagens abaixo da IstoE Dinheiro contando os bastidores do caso. Destaco uma passagem de 1 das matérias para registro.
Mas creio que essa solução so ocorreu devido ao Silvio, fosse outro banqueiro, deixava a vaca ir pro brejo....Um modelo inovador
Ao apostar na solução privada, e não na intervenção seguida de liquidação, o BC abre um caminho mais moderno para enfrentar crises bancárias
...
Nesse aspecto, a solução para o PanAmericano não é apenas inovadora como também mais benéfica para os cofres públicos. Com o tempo, pode se tornar um produto de exportação brasileiro, assim como a declaração online do Imposto de Renda e as urnas eletrônicas.
http://www.istoedinheiro.com.br/noticia ... O+INOVADOR
As outras 2 reportagens:
A dramática luta de Silvio Santos
http://www.istoedinheiro.com.br/noticia ... VIO+SANTOS
Por que a Deloitte erra tanto
http://www.istoedinheiro.com.br/noticia ... ERRA+TANTO
[]´s
"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas