Meu caro BENGTBenke escreveu:Então que mandem prender o pp, que diz ter lido o relatório da Copac e, depois, do MD.
Quem abriu pra ele? Se pra ele, porque não pra nós? Quem mostrou pro pp?
Por acaso o pp, sem outras intenções
O relatório foi vazado em janeiro para a FSP, que publicou apenas os pontos favoráveis a vcs e nem entrou nos méritos da seleção da Copac, que já fora questionada em dezembro pelo Alto Comando da Aeronáutica, que aumentou a nota de RISCO e colocou o Gripen para escanteio. Quanto ao fato de ter acessado a papelada, contei a história aqui e vou repeti-la. Houve uma denúncia de que haviam modificado o documento da Copac e o relatório preparado pelo Comando da Marinha. Avisei o Senador Eduardo Azeredo, disse que se fosse constatado valia CPI, acionei fontes em várias organizações militares e fui examinar a papelada. Minha surpresa foi descobrir que a documentação da Copac e da Marinha estava intacta e era citada a cada linha da Exposição de Motivos, devidamente assinada por Saito, pelo Moura Neto, pelo Secretário de Logística e pelo Jobim. A própria Aeronáutica reviu os pesos a partir da END. Vcs perderam porque não conseguiram provar a viabilidade do seu produto (ajudaria MUITO saber o custo operacional da F414).
Em diversos encontros disse que apoiaria o NG se vcs modificassem ligeiramente a proposta de vcs:
1. Com a assinatura de uma opção de vinte caças para a Flygvapnet (nem pedi compra!);
2. Com a entrega graciosa de 36 Gripens A/B para a FAB enquanto o NG não ficasse pronto
3. Com a participação sueca no KC-390.
São condições mais que razoáveis, que vc não conseguiu cumprir. Dizer que o DEMO é o NG é faltar com a verdade. A própria Copac avaliou que o produto final, se voar, terá 80% de peças diferentes do A/B/C/D em termos de estruturas, motores e sistemas de bordo. Mesmo entre NG e DEMO esse valor já ultrapassa 50%.
Com tudo isso, fazia muito mais sentido partir direto para um caça de 5ª geração em conjunto com a Embraer e oferecer Gripens C/D como aviões intermediários.
Repito: se houvesse ALGUMA SACANAGEM do MinDef na história, teríamos aberto uma CPI. O relatório é o MESMO vazado para a FSP.
Abraços
Pepê
PS: Se eu fosse dono de alguma fábrica, vc seria meu representante!