Calibres Navais

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

Calibres Navais

#1 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Nov 11, 2010 2:59 am

Eu estava pensando, e essa dúvida me veio à cabeça... Porque os navios usam calibres como 113, 114, 115 e 127mm? Não digo os antigos, mas os de concepção nova, que saem hoje do estaleiro. Porque não se utiliza um calibre comum às peças de artilharia terrestre, como 105 e 155 mm? Eles poderiam ser beneficiados com o uso de muniçõ inteligente, base-bleed, e outras. Fora que o alcance de um canhão 113-115mm é de cerca de 22km, alcance totalmente factível para o calibre 105. Qual o galho?

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: Calibres Navais

#2 Mensagem por WalterGaudério » Sex Nov 12, 2010 3:10 pm

glauberprestes escreveu:Eu estava pensando, e essa dúvida me veio à cabeça... Porque os navios usam calibres como 113, 114, 115 e 127mm? Não digo os antigos, mas os de concepção nova, que saem hoje do estaleiro. Porque não se utiliza um calibre comum às peças de artilharia terrestre, como 105 e 155 mm? Eles poderiam ser beneficiados com o uso de muniçõ inteligente, base-bleed, e outras. Fora que o alcance de um canhão 113-115mm é de cerca de 22km, alcance totalmente factível para o calibre 105. Qual o galho?

São calibres medidos em pol. à moda inglesa. " a Inglaterra moldará o mundo como melhor lhe convier..."

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#3 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Nov 12, 2010 6:48 pm

Valeu Walter! Realmenteeu tinha pensado na polegada inglesa, mas não pensei que a tradição pudesse interferir tanto.Mas eu procurei na internet, e achei um sistema da Bae, baseado no AS90:

http://www.defensenews.com/story.php?i=3675384

Bom, pelo menos alguém também pensou que um calibre mais comum traria mais benfícios...

Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
WalterGaudério
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por WalterGaudério » Sex Nov 12, 2010 8:37 pm

glauberprestes escreveu:Valeu Walter! Realmenteeu tinha pensado na polegada inglesa, mas não pensei que a tradição pudesse interferir tanto.Mas eu procurei na internet, e achei um sistema da Bae, baseado no AS90:

http://www.defensenews.com/story.php?i=3675384

Bom, pelo menos alguém também pensou que um calibre mais comum traria mais benfícios...
Vc mandou bem roliço forista, qdo. citou a comodidade logística, pero , existe um senhor porém. Para se instalar uma peça de 155mm, em um navio, a área onde a mesma será instalada deverá ser extremamente reforçada, para resistir/ absorver a força elástica de recuo, bem como as vibrações dos tiros. Os alemães já fizeram isso com um canhão de 155, simplesmente instalaram a torre de um PzH 2000 em um destróier, depois dos testes, tiveram que instalar o destróier em um dique seco :mrgreen: [002] , para inspecionar a estrutura de proa e efetuar reparos.

Editado pela última vez por WalterGaudério em Sex Nov 12, 2010 9:21 pm, em um total de 1 vez.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Carlos Mathias

#5 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Nov 12, 2010 9:13 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#6 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Nov 13, 2010 12:33 am

!!!
Pra mim o 155 produzia um bom recuo, mas nada que pudesse causar esse tipo de desgaste. Talvez se a adoção desse calibre for pensada desde a concepção do navio, ou se adotassem uma estrutura flutuante, o desgaste pudesse ser atenuado/eliminado.
Vejo então, que a adoção do calibre 105 ao invés dos 113, 114 e 115mm não traria tantos problemas. A cadência de um calibre menor poderia ser até aumentada dos atuais 25 tpm...

Cuidado com os sintomas.

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Nov 13, 2010 9:30 am

glauberprestes escreveu:!!!
Pra mim o 155 produzia um bom recuo, mas nada que pudesse causar esse tipo de desgaste. Talvez se a adoção desse calibre for pensada desde a concepção do navio, ou se adotassem uma estrutura flutuante, o desgaste pudesse ser atenuado/eliminado.
Vejo então, que a adoção do calibre 105 ao invés dos 113, 114 e 115mm não traria tantos problemas. A cadência de um calibre menor poderia ser até aumentada dos atuais 25 tpm...
Foi a mesma conclusão pensada pelos chucrutes. Os ingleses já projetaram deus destróieres classe Daring para uma possível futura instalação de peças em tais calibres, para lá de 2016...

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder