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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#5446 Mensagem por Marino » Qua Nov 10, 2010 9:41 am

Caramba, imagina a vaquinha que vão ter que fazer para a MB :shock: :lol: :lol: :lol: .
E tudo isto só com 2 escoltas andando. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
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Esquadra comemora 188 anos

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Em 10 de novembro de 1822, o Pavilhão Nacional foi içado pela primeira vez em um navio de guerra brasileiro, a Nau “Martim de Freitas”, depois rebatizada de Nau “D. Pedro I”, nosso primeiro Capitânia. Nascia, assim, a Esquadra Brasileira, criada para combater as forças navais portuguesas que se opunham à Independência do Brasil. Atuando de forma decisiva na consolidação da soberania brasileira, participou, também, das campanhas do Império e das duas Guerras Mundiais, trabalhando sempre pela manutenção da integridade do território nacional.

A Esquadra de hoje procura se manter atualizada e pronta a cumprir suas tarefas, realizando importantes comissões operativas no âmbito nacional como “Aspirantex”, “Aderex I”, “Fraterno XXVIII”, “Atlântico II” (com o Exército Brasileiro e a Força Aérea), “Apolog Norte/ Amazônia” e “Cruzex”. A Esquadra também participa de comissões internacionais como “Joint Warrior 2010”, “Unitas LI”, “Canadá/ Venbras 2010”, “África 2010”, “Ibsamar II” e “Atlasur VIII”.
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O ano de 2010 foi especial para a Esquadra. Além das comissões operativas, destacaram-se as comissões “Haiti” VIII, IX, X e XI, de ajuda humanitária, que ocorreram após o terremoto de Janeiro de 2010. Foram transportados para o Haiti materiais prioritários e emergenciais. Naquele momento, havia necessidade de rapidez e a característica leve dos materiais indicaram o transporte aéreo como o mais apropriado. Em seguida, deu-se início ao transporte de material mais volumoso e pesado. A Esquadra empregou os seus meios desde o início do esforço brasileiro de ajuda ao Haiti, transportando cargas num total de 2.231 toneladas de material, de fevereiro a julho.

Em janeiro, o Rio de Janeiro recebeu o encontro internacional “Grandes Veleiros Rio 2010 - Velas Sudamérica”, onde a Marinha do Brasil foi representada pelo Navio-Veleiro “Cisne Branco”. Inédito na América do Sul, o evento contou com a presença de regatas internacionais como as Armadas da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Holanda, México, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

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Outras comissões como XXIV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, com o Navio-escola “Brasil”, e a participação nas Comemorações do Bicentenário do Chile, com a Corveta “Barroso”, levaram a representação da Marinha do Brasil por vários portos amigos.

Com as Marinhas Amigas, foram realizadas operações “Passex” com a participação de navios como o Porta Aviões USS “Carl Vinson” e o submarino nuclear USS “Memphis”, da Marinha Americana. Participaram, também, o navio D-533 “Andrea Doria”, da Marinha Italiana, da Fragata “Chevalier Paul”, da Marinha Francesa, e do HMS “Ocean”, da Marinha Inglesa. Ao longo dessas comissões, a Esquadra operou com as Marinhas da Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos da América, França, Índia, Itália, Reino Unido, Uruguai e Venezuela. A previsão é encerrar este ano totalizando, aproximadamente, 1.400 dias de mar.

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Entre os eventos deste ano, podemos citar, ainda, a 1ª transferência de óleo no mar (TOM) realizada pela Marinha do Brasil com o Navio Aeródromo “Cavour”, da Marinha Militar Italiana. Pela primeira vez, o referido navio realizou TOM com um Navio-Tanque de outra Marinha.

Ocorreram, também, a primeira travessia do Atlântico da Corveta “Barroso” sem reabastecimento; a Operação de Socorro e Salvamento (SAR) do Veleiro Canadense “Concórdia”, a cerca de 300 milhas, aproximadamente 555 Km, do litoral do Rio de Janeiro, com 64 pessoas a bordo, muitas delas estudantes; e o início dos testes de máquina do Navio-Aeródromo “São Paulo”, após cumprir um programa de reparos programado e modernizações.

À Esquadra, de hoje e sempre, espinha dorsal de nosso Poder Naval, cumpre a nobre missão de conduzir Operações Navais e Aeronavais, empregando os meios subordinados para a proteção de tão importante patrimônio da Nação Brasileira, a Amazônia Azul.
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Editado pela última vez por Marino em Qua Nov 10, 2010 11:19 am, em um total de 1 vez.
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#5447 Mensagem por Marino » Qua Nov 10, 2010 11:18 am

Finalizó la fase marítima del ejercicio Atlasur VIII

Con el arribo de las seis unidades de Argentina, Uruguay, Brasil y
Sudáfrica, concluyó el ejercicio combinado Atlasur en su fase
marítima. Ayer se realizó el día de deportes.

PUERTO BELGRANO – El domingo concluyó la fase de mar del ejercicio
combinado Atlasur VIII, que contó con la participación de las armadas
de Brasil, Uruguay, Sudáfrica y Argentina en calidad de anfitriona.

El despliegue implicó la movilización de mil cuatrocientos hombres,
nueve buques, dos submarinos y seis aeronaves navales. Se desarrolló
durante seis días, en aguas argentinas a unas noventa millas de Mar
del Plata.

Todos estos países comparten la responsabilidad SAR (búsqueda y
rescate marítimo) en el Atlántico Sur, por eso el objetivo del
ejercicio es que las armadas interoperen complementando sus medios.

“Lo que se pretende con este ejercicio es conocernos para poder
responder de forma combinada frente a emergencias marítimas y no hay
mejor escenario para un marino que conocerse en el mar, operando”,
explicó el comandante del grupo de tareas, capitán de navío Fernando
Beccaría.

Beccaría tuvo a su cargo al destructor ARA “Almirante Brown” –en
calidad de buque insignia -, las corbetas ARA “Rosales” y “Spiro”, el
transporte “Krausse” y el submarino ARA “Salta” por parte de
Argentina. También, el buque (A-301) SAS “Drakensberg” y el submarino
(S-102) SAS “Charlotte Maxeke” de la Armada Sudafricana; el destructor
BNS “Constitucao”, de la Armada de Brasil y la fragata “Uruguay” de la
Armada homónima.

Además participaron un helicóptero Fennec de la Primera Escuadrilla
Aeronaval Argentina –embarcado en el Brown-, otro helicóptero Super
Lynx –a bordo del Constitucao- y un SH-32 Orix –en el Drakensberg-.

Y como parte de las operaciones aéreas y antisubmarinas argentinas se
sumó un Sea King, de la Segunda Escuadrilla Aeronaval de helicópteros;
un avión Super Etendard, de la Segunda Escuadrilla Aeronaval de Caza y
Ataque, un avión P3 B Orion, de Escuadrilla Aeronaval de Exploración y
un avión S2T Tracker, de la Escuadrilla Aeronaval Antisubmarina.

“Todas las armadas que participan tienen capacidades similares; hay
armadas que tienen capacidades relativas por sobre otras, pero lo
bueno de estos ejercicios es que esas diferentes capacidades se
complementan”, aclaró Beccaría.

Además agregó que “la conclusión permanente que uno saca de este tipo
de ejercicios es la importancia de estrechar vínculos de amistad,
porque a pesar de las diferentes culturas o idiosincrasias, las
armadas en general tenemos una idiosincrasia parecida y eso nos une en
el mar”.

Los ejercicios

Tras zarpar de Puerto Belgrano y durante los primeros días de
navegación se realizaron calificación de pilotos (del cual resultó un
nuevo instructor tras computar sus cien anavizajes nocturnos), control
marítimo, tiro antiaéreo y contra blanco remolcado y adiestramiento de
submarinos. Además de diversos zafarrancho de incendio, recuperación
de hombre en el agua y ejercicio de VRC (Visita de Registro y
Captura), entre otros.

Mientras que desde el jueves al mediodía –ya en la zona de operaciones
frente a Mar del Plata- y hasta el sábado por la tarde –ya de regreso
a Puerto Belgrano- se planteó la hipótesis central del adiestramiento:
tácticas de bloqueo marítimo.

Según explicó el teniente de navío Ariel Gestoso, integrante argentino
del Estado Mayor del Ejercicio, se supuso un posible traslado de armas
por vía marítima para un país que surgió de la unificación de dos
pequeños países y que tras la muerte de su líder inicia acciones
independistas para volver a su configuración anterior. Tras las
hostilidades, la ONU ordenó la conformación de una fuerza
multinacional para impedir el arribo de la unidad con armas destinada
a uno de los bandos del país en conflicto.

Por eso durante esos dos días se realizaron acciones de control aéreo,
simulación de combate, control del tráfico marítimo y visitas de
registro y captura a buques sospechosos de trasladar las armas.

Todas estas acciones se operaron en el marco del derecho
internacional. Finalmente, al atardecer del sábado se dieron por
finalizadas las actividades cuando se concretó el bloqueo.

Día de deportes

Ayer a la mañana, en el marco del Atlasur y a un día de arribar de las
ejercitaciones en el mar, los integrantes de las diferentes marinas se
dieron cita en el estadio de Puerto Belgrano para disfrutar del día de
deportes.

Por eso mientras Brasil y Uruguay disputaban un partido de fútbol,
Argentina y Sudáfrica se enfrentaban en la cinchada, mientras en
simultáneo, dentro del estadio naval se vivía el encuentro de voley
entre Brasil y Sudáfrica.

Sin embargo la nota de color la dio el encuentro de rugby entre
Argentina y Sudáfrica, que se disputó a pies descalzos por iniciativa
del país afro. El resultado fue parejo, el primer Seven favoreció a
nuestro país mientras que el segundo lo ganó Sudáfrica, mientras de
fondo sus hinchas coreaban una canción en su lengua natal.




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#5448 Mensagem por gaitero » Qua Nov 10, 2010 4:23 pm

WalterGaudério escreveu:
brisa escreveu:parece que os chilenos vão de Foudre :roll:
Sério isso? Se bem que eles já trabalham com navios da classe batral.
Eles já cantaram a pedra, acho que vão de Foudre mesmo..




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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#5449 Mensagem por Marino » Qua Nov 10, 2010 4:59 pm

Navio sul-coreano está naufragando após colisão com barco

SEUL (Reuters) - Um navio da Marinha sul-coreana está naufragando no litoral sudoeste do país após colidir com um barco de pesca, disse uma autoridade do Ministério de Defesa na quinta-feira (horário local). Dois dos 30 tripulantes estão desaparecidos.

A embarcação de 150 toneladas colidiu com um barco de pesca de 270 toneladas a quase 10 quilômetros noroeste da ilha de Jeju às 22h50 horário local (11h50 de Brasília) na quarta-feira, disse a autoridade, que pediu anonimato.

Ele disse que 28 dos 30 marinheiros a bordo foram resgatados, mas não deu informações sobre o estado do barco de pesca.

O acidente ocorreu na véspera da cúpula do G20 com líderes internacionais, que se reunirão em Seul para uma reunião de dois dias.

O local do incidente é distante da área onde uma corveta da Marinha sul-coreana de 1.200 toneladas naufragou perto da disputada fronteira com os norte-coreanos na costa oeste em março, matando 46 dos 104 tripulantes.

Segundo um relatório de investigação de especialistas de quatro países ocidentais, a embarcação foi atingida por torpedos da Coreia do Norte.

A Coreia do Sul responsabilizou o Norte pelo naufrágio da embarcação, mas Pyongyang nega envolvimento no incidente, que piorou ainda mais as relações entre os dois países.

(Reportagem de Yoo Choonsik)




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#5450 Mensagem por P44 » Qua Nov 10, 2010 7:33 pm

Equatorial Guinea in talks with South Korea to buy warship: official

JOHANNESBURG, Nov. 7 (Yonhap) -- Equatorial Guinea is in negotiations with South Korea to purchase a warship worth 100 billion won (US$90 million), a senior official said Sunday.

The Central African country has expressed an intention to buy a total of three corvettes from South Korea since its president, Teodoro Obiang Nguema, visited Seoul in August, Park Young-june, a vice minister at South Korea's Ministry of Knowledge Economy, said before returning home from an African trip.

Obiang told South Korean President Lee Myung-bak during his trip to Seoul that his country would bolster its national security by purchasing warships from abroad, Park said.

The oil-rich yet impoverished country has been in the throes of security-related unrest for years. In August, the leaders of the two nations agreed to promote cooperation on petroleum and liquefied natural gas (LNG) development.

(END)
http://english.yonhapnews.co.kr/nationa ... 0315F.HTML




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#5451 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Nov 10, 2010 8:36 pm

Marino escreveu:Caramba, imagina a vaquinha que vão ter que fazer para a MB :shock: :lol: :lol: :lol: .
E tudo isto só com 2 escoltas andando. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
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E Jesus continua vendo!!!!! [003]




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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#5452 Mensagem por Carlos Lima » Qua Nov 10, 2010 9:00 pm

thelmo rodrigues escreveu:
------------------------------------------------------

E Jesus continua vendo!!!!! [003]
Jesus is Watching you!!!!

Infidelsssss!!!!

:lol:

[]s e parabéns a esquadra [009] [009]
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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#5453 Mensagem por Marino » Qui Nov 11, 2010 8:34 am

COMANDO DE OPERAÇÕES NAVAIS

RIO DE JANEIRO, RJ.

Em 11 de novembro de 2010.

ORDEM DO DIA Nº 6/2010

Assunto: Armistício da Primeira Guerra Mundial

O armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial foi firmado há exatos noventa e dois anos, em Rethondes, na França.



A Grande Guerra iniciada como resultado de antagonismos crescentes entre as grandes potências da época eclodiu a pretexto do assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro, em 1914, na Bósnia. Teve como atores principais a Tríplice Aliança - Alemanha, Áustria-Hungria e Itália - e a Tríplice Entente - França, Grã-Bretanha e Rússia -, além de países da Ásia e das Américas, dentre estes, os Estados Unidos da América e o Brasil.



O Brasil declarou-se neutro, ao início do conflito. No entanto, sem prévia manifestação o Império Alemão, iniciou uma série de ataques ao nosso tráfego marítimo. Em 5 de abril de 1917 o navio mercante nacional Paraná foi torpedeado e afundou na costa ocidental francesa. A partir de então, foram torpedeados e afundados os navios mercantes Tijuca, Lapa e Macau, este último em áreas distantes da costa brasileira, nas proximidades do Cabo Finisterra, costa Espanhola.



Em conseqüência desses atos, invocado pela sociedade brasileira, o governo brasileiro reconheceu e proclamou o Estado de Guerra contra o Império Alemão em 26 de outubro de 1917, alinhando-se às nações da Tríplice Entente. Com isso assumiu compromissos, dentre os quais destacamos a tarefa de patrulhar a área marítima compreendida pelo triângulo Dakar – São Vicente – Gibraltar, o que tornou necessário aprestar e enviar uma Força Naval à costa noroeste da África. Como conseqüência, foi ativada a Divisão Naval em Operações de Guerra – DNOG em 30 de janeiro de 1918, constituída pelos Cruzadores Bahia e Rio Grande do Sul, Contratorpedeiros Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Santa Catarina, Tender Belmonte e pelo Rebocador Laurindo Pitta.



Seu Comandante, o Contra-Almirante PEDRO MAX FERNANDO DE FRONTIN, oficial de larga experiência profissional demonstrada nas suas comissões, desde o embarque em veleiros aos Comandos do Contratorpedeiro “Piauí”, Cruzador “Rio Grande do Sul”, Encouraçados “Deodoro” e “São Paulo” e Divisão de Cruzadores, superou todos os desafios encontrados, cabendo destacar, dentre eles: a prontificação para um longo período de permanência no teatro de operações, superando a carência de sobressalentes, a logística do carvão - combustível empregado pelos meios à época - e o adestramento das tripulações, com o propósito de atuar em situação real de combate. A DNOG suspendeu do Rio de Janeiro em maio de 1918, demandando Dakar, a fim de incorporar-se à Força Naval Inglesa, a quem ficaria subordinada.



A determinação do Almirante FRONTIN, de seus Comandantes subordinados e o esforço heróico das tripulações viabilizaram a travessia, visto que os navios, movidos a carvão, necessitavam ser reabastecidos no mar conduzindo fainas insalubres e muito perigosas. O "batismo de fogo" de nossa força naval ocorreu na véspera da chegada a Dakar, quando após um submarino alemão, sem sucesso, lançar um torpedo na marcação do Tender Belmonte, foi detectado e atacado pelo lançamento de bombas de profundidade. Essa ação conduzida pelo Contratorpedeiro Rio Grande do Norte, foi exitosa, fato confirmado, posteriormente, pela Marinha Britânica. Os inimigos da DNOG não foram apenas as forças navais da Tríplice Aliança, mas também a gripe espanhola que assolava Dakar. Esse episódio, mais uma vez destacou a capacidade de superação de nossas tripulações que, mesmo atingidas pela epidemia, valendo-se de homens ainda em convalescença, guarneceram seus postos e viabilizaram a operação dos navios, permitindo com isso que a nossa força realizasse o patrulhamento da área que lhe foi atribuída.



Com o armistício de 11 de novembro de 1918, termina a guerra e se encerra a missão da nossa Divisão Naval em Operações de Guerra, o trabalho de aviadores navais e médicos no Teatro Europeu. Seus legados são exemplos de patriotismo e abnegação, marcados pelo sacrifício da vida de 10 Oficiais e 146 Praças.



Hoje, inspirados na imagem do Rebocador Laurindo Pitta, um veterano da DNOG, que ainda singra altivo as águas da Baía da Guanabara, renovamos nosso preito de gratidão aos marinheiros do passado e o compromisso de que se necessário, inspirados em sua bravura, estaremos prontos a atuar em defesa de nosso país e sua liberdade.



Que a venerável memória dos marinheiros da Divisão Naval em Operações de Guerra mantenha-se acesa em nossos espíritos, balizando o moral dos homens e mulheres integrantes da Marinha do Brasil, de hoje e de sempre.


LUIZ UMBERTO DE MENDONÇA

Almirante-de-Esquadra

Comandante




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#5454 Mensagem por crubens » Qui Nov 11, 2010 9:25 am

A Esquadra de hoje procura se manter atualizada e pronta a cumprir suas tarefas, realizando importantes comissões operativas no âmbito nacional como “Aspirantex”, “Aderex I”, “Fraterno XXVIII”, “Atlântico II” (com o Exército Brasileiro e a Força Aérea), “Apolog Norte/ Amazônia” e “Cruzex”. A Esquadra também participa de comissões internacionais como “Joint Warrior 2010”, “Unitas LI”, “Canadá/ Venbras 2010”, “África 2010”, “Ibsamar II” e “Atlasur VIII”.
Qual o nível de participação da MB na Cruzex ?




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#5455 Mensagem por FABIO » Qui Nov 11, 2010 9:44 am

participação do VF-1 da MB,com os falcões A-4.




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#5456 Mensagem por Marino » Qui Nov 11, 2010 9:49 am

Deve ser com observadores, preparando para quando os A4 estiverem modernizados.




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#5457 Mensagem por brisa » Qui Nov 11, 2010 10:13 am

A Marinha disponibiliza e realiza treinamentos SAR nas areas marítimas do exercício, inclusive se acontecer algun sinistro, ja que os exercícios tambem são sobre o mar.




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#5458 Mensagem por lynx » Qui Nov 11, 2010 11:39 am

Na CRUZEX temos oficiais aviadores-navais participando das seções do Estado-maior da Força multinacional e oficiais de superfície atuando como oficiais de ligação das Forças Navais, que são fictícias, porém fazem parte do planejamento da coalizão.
Também temos oficiais atuando na geração dos exercícios e arbitragem, a chamada DIREX, movimentando uma força naval vermelha fictícia.
O SAR, por se tratar de meios aéreos, mesmo que sobre o mar, fica a cargo do SALVAERO. Os meios navais do 3 DN, se solicitados, podem atuar em apoio a um SAR real, mas não estão no exercício.




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#5459 Mensagem por crubens » Qui Nov 11, 2010 11:49 am

Valeu !! [009]




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#5460 Mensagem por brisa » Qui Nov 11, 2010 11:54 am

A MB esta participando com um UH-14.




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