Eligio essa nossa discussão, não tem fim é uma questão de opinião, é a mesma coisa que acontece com o fuzil MD 97 ou Scar? O que é melhor um motor moderno, confiável, leve e potente mas importado ou um nacional só por ser nacional, veja bem não estou dizendo que não há motor nacional que possa atender todos os requisitos, só acho que as vezes não vale a pena mudar um kit ja testado apenas por ter um item nacionalizado, tipo assim vc sabe que existe kit de modernização de M113 ja testado e aprovados, mas com todo conjunto de força importado, vc acha que valeria a pena apenas trocar o motor de um kit desses apenas para se ter um motor nacional ou montado aqui, do meu ponto de vista isso é muito arriscado podendo comprometer dota a modernização vc não acha??? Eu acho que devíamos escolher o melhor que podemos pagar independente de onde isso é feito, e que se compre a logística para que se possa fazer a manutenção.eligioep escreveu:Mantenho o que falei: TEM DE SER MOTOR NACIONAL, e com boa cadeia produtiva...
Óbvio que eu sei que vocês só fazem Mnt de 1° e 2° escalão, e nem são autorizados a fazer outros níveis....
E com certeza vocês devem ter Land Rover, e deve saber da dificuldade que é manutenir a referida.
Ou vai dizer que é facil obter a correia dentada? (presente num motor moderno...)
Volto a repetir: quando os teus M113 tiverem que acompanhar um Leo, como acontece com os do 29° e 7° BIB, você verá com quanta manutenção terá que lidar, e dará graças a Deus se tiver as peças que precisar "ali na esquina"....
Sobre as peças citadas, aqui do fórum todos sabem que se trata de importados, e como tal vão continuar. E sua mortalidade é muito pequena, com excessão de quando os motoristas extrapolam e detonam com tudo. Como eu vi em VBTP da sua OM, nos idos de 1997, no PqRMnt/3 (ou o que sobrou da transmissão....)
Parabéns pela Mnt Preventiva, pois vocês devem ser os únicos (ou quase...) que a conseguem executar como deve ser. A maioria das OM não pode parar as VBTP, ou por não possuírem o suprimento necessário ou por que estão usando as vtr na atividade fim....
PS: Nunca servi no 29° e 7° BIB, acima citados, mas sei que a manutenção é muito bem feita pelas respectivas (competentes) equipes....!!!!
Quanto a gente só fazer manutenção só de primeiro e segundo escalão isso deveria ser assim só que como somos uma unidade não prioritária como vc mesmo falou ainda temos F600 com motor perkins 6-357 , esses sim dão muito trabalho todo ano retificamos um pelo menos, e fazemos aqui na unidade por que se fôssemos depender de mandar pro Parque e esperar a volta estaríamos sem caminhão a anos.
Quanto a dificuldade de manutenção das Land Rover concordo com vc acho até que são as segunda maior porcaria que o EB já compro perdendo só para o incrível JPX, as primeiras com motor internacional que nunca aprovou nem na F1000, Ranger ou S10, de manutenção cara e especializada, e agora as novas importadas com injeção eletrônica, tive noticia que uma dessas novas que estava na Haiti foram trocar a bateria e ela entrou em pena e não funcionou mais sendo que tiveram que trazer novamente para o Brasil para acertar a injeção eletrônica.
Não concordo que foi de acompanhar o Leo 1 que os M113 do sétimo e vinte nove ficaram no estado que estão pois faz tempo que eles estão riscado de alça de gaita, com certeza agora devem ter piorado, não, quanto a OM não poder parar a viatura para manutenção me desculpe mas eu acho isso uma desculpa pois para se fazer a manutenção completa de segundo escalão de uma VBTP M113 se leva no máximo 2 dias, e eu não acredito que uma OM não possa param uma de suas viaturas por esse período, eu não digo que a manutenção dessa unidades seja mal feita só o que acho que falta é essa manutenção preventiva que é muito importante.
Quanto a viatura aqui do regimento que vc viu no Parque, o que estava sendo feito lá era a soldagem da placa que ancora a polia tensora, temos aqui uns 2 carros que ja foi soldado mas isso não é culpa do motorista é um problema crônico do M113 vc deve saber disso, muito embora nossos motoristas são afamados aqui pela Brigada Mena Barreto, pela forma agressiva que conduzem suas viaturas, existe até lendas sobre isso.
Você esta na Alemanha né, tenho um amigo que acho que esta ai com vc o Guilherme do PqRMnt/3, se ele estiver por ai manda um abraço pra ele.
abraço a todos