Mas, ajudaram muito, medidas como a tomada por Getúlio Vargas para combater os chamados "quistos raciais", proibindo a utilização de línguas estrangeiras em escolas, transmissões radiofônicas e outras atividades públicas. Isto foi um elemento importante para esta assimilação no longo prazo. E o que teria acontecido se, uma decisão "politicamente correta", tivesse impedido estas ações de Vargas?marcelo l. escreveu:Isso de imigrante saber ou não falar a lingua do país, só lembrar que tanto nos EUA como no Brasil várias comunidades eram fechadas, eu mesmo conheci um pai de uma amiga que só sabia falar chines, isso por que a filha tinha nascido no Brasil e já estava na segunda faculdade.
(...)
O que há na Alemanha é que os alemães tem que se acostumar que país multicultural tem na segunda e na terceira geração a assimilação, como ocorreu no Brasil, no fim ficam os valores positivos de cada povo que imigra, vai ser com os turcos, como foi com italianos nos EUA, japoneses no Brasil etc.
Normalmente, eu não gosto de ditadores e não gosto de Getúlio Vargas, porém, acho que esta foi uma medida extremamente acertada dele. É triste pensar que, tantos anos depois, o Brasil, sob a influência do atual governo esquerdista, está seduzido pela introdução deste "multiculturalismo". Parece que já há cidades brasileiras onde está se tornando oficial o uso de línguas índigenas, como o guarani.