JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Amigos,
A Embraer já terceiriza esses trabalhos mais simples para outras empresas há muito, inclusive para a própria Akaer.
Creio que, no momento, a Embraer se interesse mais por tecnologias críticas que possa aplicar nos seus projetos e ganhar competitividade frente aos seus concorrentes, seja no mercado civil ou de Defesa.
Abraços,
Justin
A Embraer já terceiriza esses trabalhos mais simples para outras empresas há muito, inclusive para a própria Akaer.
Creio que, no momento, a Embraer se interesse mais por tecnologias críticas que possa aplicar nos seus projetos e ganhar competitividade frente aos seus concorrentes, seja no mercado civil ou de Defesa.
Abraços,
Justin
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Por parte da Akaer, ela foi contratada pela Saab para prestar um serviço especializado. E recebeu know how da Saab para isso.Gerson Victorio escreveu:Alberto,AlbertoRJ escreveu:A Akaer faz o detalhamento de um desenho. Antes os próprios fabricantes faziam isso.
[]'s
Não estou aqui desmerecendo o Trabalho da AKAER, mas é preciso esclarecer oque tem de "novidade" ou não....fico imaginando se não der NG aqui e na Índia o que vai ser da AKAER em relação aos "investimentos" já realizados para o caça!!!
Gerson
Por que a Saab fez isso? Custos (e F-X2). Essa é a mesma razões pela qual os grandes fabricantes tercerizam certos serviços especializados (e não especializados).
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Isso ela vai receber dos 3 competidores do F-X2 em diferentes graus.Justin Case escreveu:Amigos,
A Embraer já terceiriza esses trabalhos mais simples para outras empresas há muito, inclusive para a própria Akaer.
Creio que, no momento, a Embraer se interesse mais por tecnologias críticas que possa aplicar nos seus projetos e ganhar competitividade frente aos seus concorrentes, seja no mercado civil ou de Defesa.
Abraços,
Justin
[]s
Editado pela última vez por Penguin em Qui Out 21, 2010 1:05 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: JAS-39 Gripen
Gerson,Gerson Victorio escreveu:Alberto,AlbertoRJ escreveu:A Akaer faz o detalhamento de um desenho. Antes os próprios fabricantes faziam isso.
[]'s
Não estou aqui desmerecendo o Trabalho da AKAER, mas é preciso esclarecer oque tem de "novidade" ou não....fico imaginando se não der NG aqui e na Índia o que vai ser da AKAER em relação aos "investimentos" já realizados para o caça!!!
Gerson
Na epoca que assinaram, se não me engano, um diretor da Akaer informou que se tratava de um contrato de risco.
Abraços
Alberto -
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: JAS-39 Gripen
Não é bem um know how. Para cada cliente a Akaer precisa se adequar, seja em relação a normas, softwares, padrões etc. O desenho em si não justifica o know how e sim treinamento. É diferente.Santiago escreveu:Por parte da Akaer, ela foi contratada pela Saab para prestar um serviço especializado. E recebeu know how da Saab para isso.Gerson Victorio escreveu: Alberto,
Não estou aqui desmerecendo o Trabalho da AKAER, mas é preciso esclarecer oque tem de "novidade" ou não....fico imaginando se não der NG aqui e na Índia o que vai ser da AKAER em relação aos "investimentos" já realizados para o caça!!!
Gerson
Por que a Saab fez isso? Custos (e F-X2). Essa é a mesma razões pela qual os grandes fabricantes tercerizam certos serviços especializados (e não especializados).
[]s
O que a Akaer fez para a Saab já havia sido feito pela mesma para a Embraer e outras.
[]'s
Alberto -
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: JAS-39 Gripen
AlbertoRJ escreveu: Não é bem um know how. Para cada cliente a Akaer precisa se adequar, seja em relação a normas, softwares, padrões etc. O desenho em si não justifica o know how e sim treinamento. É diferente.
O que a Akaer fez para a Saab já havia sido feito pela mesma para a Embraer e outras.
[]'s

Não vejo a hora dos suecos encomendarem Gripen NG novos em folha para a Akaer meter a mão na massa já que esse projeto nada tem a ver com o F-X 2.0.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

- Gerson Victorio
- Sênior
- Mensagens: 2317
- Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
- Localização: Campo Grande - MS
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Lima,cb_lima escreveu:AlbertoRJ escreveu: Não é bem um know how. Para cada cliente a Akaer precisa se adequar, seja em relação a normas, softwares, padrões etc. O desenho em si não justifica o know how e sim treinamento. É diferente.
O que a Akaer fez para a Saab já havia sido feito pela mesma para a Embraer e outras.
[]'s...
Não vejo a hora dos suecos encomendarem Gripen NG novos em folha para a Akaer meter a mão na massa já que esse projeto nada tem a ver com o F-X 2.0.
[]s
CB_Lima
acredite se quiser....estou torcendo para que saia a primeira peça...não aguento mais ver tanto alarde em cima desenhos!!
Gerson
de volta a Campo Grande - MS.
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: JAS-39 Gripen
First Gripen NG Production Drawing Released in Brazil
(Source: Gripen International; issued Oct. 21, 2010)
On the 20th of October, Akaer released to Saab the first 3D model and production drawing of the Gripen NG in Sao Jose de Campos.
One year ago an agreement was signed between Akaer and Saab regarding the participation in the Gripen NG development program. The purpose of the agreement was to lay the foundations for good cooperation between the two companies and to support Saab's development and production for the rear and intermediate fuselage sections, wings and landing gear doors for Gripen NG.
Immediately after the agreement signature, a team of Brazilian engineers from Akaer were stationed in Sweden to acquaint themselves with the NG project to participate in the development and to learn about Saab's requirements and methods in the form of technology transfer through 'on the job training'.
At the same time, facilities at Akaer in Brazil were prepared and certified for the work activities related to Gripen NG development, including special security controlled areas equipped with advanced network systems connected with Saab in Sweden.
During 2010 the Akaer team participated in the conception phase including design, stress, tooling and industrialization. The activity migrated to Akaer’s facilities in Brazil along the year.
The technical package including the 3D model and production drawings released today was sent to Saab’s data bank in Linkoping, Sweden through a secure datalink.
Akaer is leading the T1 Brazilian consortium that includes Inbra Aerospace, Friuli, Minoica and Winstall involved in the development of the Gripen NG intermediate and rear fuselages, wings and main landing gear doors.
If selected for the Brazilian F-X2 Program, the serial production of the Gripen NG segments for Brazil and export will be made, as a sole source, from a new facility to be established in São Bernardo do Campo.
Lennart Sindahl Saab Executive Vice President and Business Group Chairman Aeronautics says that “The release of this first drawing has proven the successful co-operation between our two companies proving Saab’s commitment and investment in Brazilian industry and as a future partner. We look forward to our further development together.”
Akaer CEO Cesar Augusto da Silva, Akaer CEO says: This is the first drawing release of a supersonic fighter aircraft ever developed in Brazil and demonstration of the successful technology transfer process conducted by Saab. Akaer is proud of its involvement and the capabilities demonstrated by its team to comply with such challenging task.
Akaer is a Brazilian engineering company and one of the major suppliers of development services to the Brazilian aerospace and defence industry both nationally and internationally.
-ends-
(Source: Gripen International; issued Oct. 21, 2010)
On the 20th of October, Akaer released to Saab the first 3D model and production drawing of the Gripen NG in Sao Jose de Campos.
One year ago an agreement was signed between Akaer and Saab regarding the participation in the Gripen NG development program. The purpose of the agreement was to lay the foundations for good cooperation between the two companies and to support Saab's development and production for the rear and intermediate fuselage sections, wings and landing gear doors for Gripen NG.
Immediately after the agreement signature, a team of Brazilian engineers from Akaer were stationed in Sweden to acquaint themselves with the NG project to participate in the development and to learn about Saab's requirements and methods in the form of technology transfer through 'on the job training'.
At the same time, facilities at Akaer in Brazil were prepared and certified for the work activities related to Gripen NG development, including special security controlled areas equipped with advanced network systems connected with Saab in Sweden.
During 2010 the Akaer team participated in the conception phase including design, stress, tooling and industrialization. The activity migrated to Akaer’s facilities in Brazil along the year.
The technical package including the 3D model and production drawings released today was sent to Saab’s data bank in Linkoping, Sweden through a secure datalink.
Akaer is leading the T1 Brazilian consortium that includes Inbra Aerospace, Friuli, Minoica and Winstall involved in the development of the Gripen NG intermediate and rear fuselages, wings and main landing gear doors.
If selected for the Brazilian F-X2 Program, the serial production of the Gripen NG segments for Brazil and export will be made, as a sole source, from a new facility to be established in São Bernardo do Campo.
Lennart Sindahl Saab Executive Vice President and Business Group Chairman Aeronautics says that “The release of this first drawing has proven the successful co-operation between our two companies proving Saab’s commitment and investment in Brazilian industry and as a future partner. We look forward to our further development together.”
Akaer CEO Cesar Augusto da Silva, Akaer CEO says: This is the first drawing release of a supersonic fighter aircraft ever developed in Brazil and demonstration of the successful technology transfer process conducted by Saab. Akaer is proud of its involvement and the capabilities demonstrated by its team to comply with such challenging task.
Akaer is a Brazilian engineering company and one of the major suppliers of development services to the Brazilian aerospace and defence industry both nationally and internationally.
-ends-
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Ué... "If selected... " não foi isso que disseram antes...
Não dá para vir com essa de ... "vamos nos apressar a pré-selecionar uma empresa e mandar fazer desenhos como forma de pressionar a escolha"... era só o que faltava...
[]s
CB_Lima

Não dá para vir com essa de ... "vamos nos apressar a pré-selecionar uma empresa e mandar fazer desenhos como forma de pressionar a escolha"... era só o que faltava...

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Não?!cb_lima escreveu:Ué... "If selected... " não foi isso que disseram antes...![]()
Não dá para vir com essa de ... "vamos nos apressar a pré-selecionar uma empresa e mandar fazer desenhos como forma de pressionar a escolha"... era só o que faltava...
![]()
[]s
CB_Lima
Me parece que é isso que está sendo dito todo o tempo...
Não vão produzir o caça aqui se ele for selecionado pela FAB.If selected for the Brazilian F-X2 Program, the serial production of the Gripen NG segments for Brazil and export will be made, as a sole source, from a new facility to be established in São Bernardo do Campo.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Corsário01
- Sênior
- Mensagens: 3508
- Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Senhores conforme prometido. Tirem suas duvidas, que também eram as minhas.
http://www.aereo.jor.br/2010/10/22/grip ... or-semana/
http://www.aereo.jor.br/2010/10/22/dire ... ea-gripen/
http://www.aereo.jor.br/2010/10/22/grip ... or-semana/
http://www.aereo.jor.br/2010/10/22/dire ... ea-gripen/
Abraços,
Padilha
Padilha
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: JAS-39 Gripen
Vixe... O Padilha não está bem...Corsário01 escreveu:Senhores conforme prometido. Tirem suas duvidas, que também eram as minhas.
http://www.aereo.jor.br/2010/10/22/grip ... or-semana/
http://www.aereo.jor.br/2010/10/22/dire ... ea-gripen/



Mas não vou comentar o que li nos links indicados, cada um é cada um. Deixando que os mesmos não provam nada, por um lado, e que provam tudo, por outro. A capacidade crítica de cada um é que fará a devida diferença.
Porém, mudando de assunto, pergunto: o senhor Bengt Janér não é feio que dói???







O cara é um gênio, mas só sabe ouvir parcialmente (seja quem for). Compreendo, é preciso defender as originalidades oriundas da própria mente. Há diferenças expressivas entre fatos e factoides, é preciso filtrar e se adaptar às necessidades locais; as macros são indicadores de tolice (no sentido de E. Lévi). Dicas foram dadas (não por mim, claro), perdeu-se o bonde da história, agora pode ser tarde para justificar o injustificável. Qual o significado disso? Nadar contra a maré.
Um dos maiores erros (primário, ingênuo até) é ter seguido contra a orientação popular, ignorar os mais de 80 pontos percentuais. Outro erro (abaixo de primário, acredito) é ter insistido nesta tese até hoje. Por quê? Simples, não se bate em comprador; não se bate em um governo quer comprar e que está em franca campanha para eleger seu sucessor. Isto é o mesmo que fazer campanha política por vias diretas e indiretas; é se expor desnecessariamente, é pedir para ser ignorado.
Ah tá, apostou-se as fichas na contraposição... Erro crasso, aquele que aceita o chamego hoje lhe cospe na cara amanhã (seja lá quem for). Isto não é sabedoria, é estupidez. A sabedoria exige que se ousa, que veja e sinta previamente; já a arrogância diz que é preciso ser estúpido o bastante para comprar a primeira briga que vier, seja pequena ou não. Falo por mim, um estúpido (


Julgando o que não me pertence? Talvez... Mas já me antecipo e peço desculpas formais (dada a minha ignorância no momento). Só que o processo de compra/venda dos caças interessa mais ao país do que aos governo e vendedores. Assim sendo, estou convencido que estou em legítima condição de exigir coerência em qualquer compra, vultuosa ou não, que seja feita, pois sou um cidadão brasileiro. (Isto não é uma crítica a governos e muito menos a competidores ao FX-2).
Abração aos amigos!!!
PS (edit) 1: não se bate em governo com alto índice de aprovação que deseja eleger seu sucessor e nem em candidato que se opõe ao primeiro e que deseja assumir o poder. Não se bate nunca, nem se pratica o lisonjeio, principalmente em épocas de acaloradas campanhas eleitorais -- é tentar ir contra o país que se pretende negociar. Negociar é manter-se imparcial nas políticas locais; sejam boas ou não, assim penso.
PS 2: Se ainda houver pontos mal argumentados, então faço questão de esclarecer. Não testou aqui para bater.
PS 3: não estou dizendo, nem ao menos insinuando, que quem quer que seja seja incompetente para o trabalho proposto (o incompetente aqui sou eu), nem estou sugerindo nada a respeito, só acho (e apena isso, nada mais do que isso) que poderia haver mais sensibilidade às necessidades do país. Isto não é acusação, acho, apenas acredito que deveriam haver uma campanha pró-venda menos agressiva, mesmo compreendendo o comportamento dos atores envolvidos no processo. Assim sendo, me desculpo se falo besteiras e ingenuidades.
Editado pela última vez por orestespf em Sex Out 22, 2010 9:37 pm, em um total de 1 vez.
- Corsário01
- Sênior
- Mensagens: 3508
- Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
Re: JAS-39 Gripen
Leia com calma e me mostre depois quais são as sua duvidas. Na proxima chance eu tentarei sana-las. OK?AlbertoRJ escreveu:Diga aí, por favor, porque continuo com muitas dúvidas.
[]'s
Orestes meu amigo, velho de guerra. Da próxima que postar tente ser claro e objetivo em seu post, pois está mais para o samba do crioulo doido do que um coment sobre o que postei. Talvez vc esteja em outra dimensão, não sei, mas se pousar e resolver ser direto, eu ficarei muito grato. Okapa?
Me desculpe se fui rude, mas é que gosto de ler rapido e com foco bem objetivo. Não sou de rodeios, portanto.....!
Te agradeço muito antecipadamente.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Abraços,
Padilha
Padilha
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: JAS-39 Gripen
Oi Padilha, são as mesmas de sempre. Por exemplo, a Suécia vai comprar o NG? Existe algum cliente firme? As tecnologias de terceiros também poderão ser repassadas? Só para citar algumas.Corsário01 escreveu:Leia com calma e me mostre depois quais são as sua duvidas. Na proxima chance eu tentarei sana-las. OK?AlbertoRJ escreveu:Diga aí, por favor, porque continuo com muitas dúvidas.
[]'s
Orestes meu amigo, velho de guerra. Da próxima que postar tente ser claro e objetivo em seu post, pois está mais para o samba do crioulo doido do que um coment sobre o que postei. Talvez vc esteja em outra dimensão, não sei, mas se pousar e resolver ser direto, eu ficarei muito grato. Okapa?
Me desculpe se fui rude, mas é que gosto de ler rapido e com foco bem objetivo. Não sou de rodeios, portanto.....!
Te agradeço muito antecipadamente.
[]'s
Alberto -