Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gaitero
Sênior
Sênior

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#2731 Mensagem por gaitero » Qui Out 21, 2010 5:23 pm

Guerra escreveu:Pessoal os Leo 1A5 foram antes da END. Não dá para simplesmente jogar fora o que compramos e comprar algo mais moderno.
Eu penso que a logistica dos leopard vai consumir recursos. Vai funcionar no limite. Por isso eu acho que um componente a mais e já furaria o orçamento. Enquanto essa logistica não estiver consolidada esqueçam compram de CC.
O ponto em questão é.

Os Leo 1A5 estão em condições?
Tem capacidade de fazer frente as atuais ameaças?

O EB acha que sim...

Então, chega de discutir e vamos priorizar outras áreas... :wink:

Pô, tanta coisa caindo aos pedaços, e vocês querem trocar blindados que acabaram de chegar?

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6529 vezes
Agradeceram: 6899 vezes
Contato:

#2732 Mensagem por Túlio » Qui Out 21, 2010 5:40 pm

Tem jeito não, só mesmo torcendo para que A ARGENTINA saia da crise e se arme até os dentes. Ou quanto tempo os senhores acham que vamos ficar de FAL recauchutado, Leo 1 e F-5 se os hermanos de uma hora para outra se armarem de G-36, Leo 2 e Su 30/35? Quá! Não iam ser só os Ingleses a se borrar não... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#2733 Mensagem por helio » Qui Out 21, 2010 7:34 pm

gaitero escreveu:
Guerra escreveu:Pessoal os Leo 1A5 foram antes da END. Não dá para simplesmente jogar fora o que compramos e comprar algo mais moderno.
Eu penso que a logistica dos leopard vai consumir recursos. Vai funcionar no limite. Por isso eu acho que um componente a mais e já furaria o orçamento. Enquanto essa logistica não estiver consolidada esqueçam compram de CC.
O ponto em questão é.

O EB acha que sim...

Pô, tanta coisa caindo aos pedaços, e vocês querem trocar blindados que acabaram de chegar?
Falou tudo Gaitero :wink:

Abraços
Hélio

rmturchiello
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 1 vez

#2734 Mensagem por rmturchiello » Qui Out 21, 2010 10:13 pm

helio escreveu:Olá Skyway

Se vc ler com atenção meus posts, expliquei que o problema de transporte é apenas um dos motivos da não adoção dos Leo2. Vc pode achar os miseros cm um exagero, mas por muito menos deixamos de fazer um exercicio no norte do país no ano passado: sequer tinhamos candidatos que se apresentassem para transportar um esquadrão de leo 1BE.
Parece fácil, mas não é , um país com dimensões continentais tem estas dificuldades. Quantas pranchas vc acha que o EB tem em cada RCC ou RCB? A média é de apenas 2!

Se vc analisar por exemplo que apesar de adquirir 220 Leo 1A5 o EB sequer pensa em produzir aqui a munição para o canhão 105mm, pois sabe que o consumo dele será minimo dá pra vc começar a pensar no quanto o EB se preocupa nos custos operacionais da Força.
A partir do projeto Leopard o EB podara transportar um RCC de Norte a Sul em menos de 15 dias, pois foram adquiridas 22 pranchas de 4 eixos que somadas com as outras 8 que ja existiam somam 30 prancha para transportar esse CC sendo que em uma semana da pra atravessar o pais em duas viagens se transportaria com sobra o efetivo de um RCC. Isso em caso de exercício pois em situação de combate temos mais um numero enorme de pranchas com 3 eixos que em situações de emergência podem transportar o Leo 1 ou os M113 dos BIB.

Deus criou os homens diferentes, mas Samuel Colt os igualou !!!
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 414 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#2735 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Out 22, 2010 4:40 am

helio escreveu:
gaitero escreveu: O ponto em questão é.

O EB acha que sim...

Falou tudo Gaitero :wink:

Abraços
Hélio
Com certeza! A Cavalaria está recebendo atualizações, e já é definido. Falta Artilharia e Infantaria receberem meios condizentes.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#2736 Mensagem por Skyway » Sex Out 22, 2010 8:54 am

helio escreveu:Skyway

Eu não acho o EB reticente ao END, pelo contrário. As metas de cada FA são de acordo com a sua missão, o seu contingente, e do territorio que ele deve atuar. Como já afirmei, não sou militar mas com certeza não deve ser nada fácil conciliar todas as necessidades com a merreca de verbas que recebe.
Se compararmos a força blindada do EB e do CFN, é muito mais fácil o CFN receber equipamento mais moderno pois o seu contingente é infimamente menor que a cavalaria do EB. Ter todos os blindados concentrados numa só OM e a necessidade para adquirir sobressalentes importados para apenas um reduzido numero de CC, CLANF e VBTPs é um desafio menor.
Se considerarmos por exemplo a AvNaval por exemplo, vc sabe muito bem como ela sofreu para poder manter operacionais os A4. Teve épocas que mal puderam manter 02 A4 em condições de voo, e hoje dos 23 adquiridos talvez tenham algo como 4 deles em condições de voo. Esta redução tem causado um numero bem menor de pilotos capacitados, além de todo este hiato que a reforma do PA ocasionou, ainda sequer tivemos qualquer pratica para pouso noturno em PA.
Se tivessemos mais verba com certeza a coisa iria ser diferente, entretanto a MB faz o possivel e o impossivel dentro da verba e das deduções de contingencia que recebe.
O EB faz o mesmo, e planeja com muita responsabilidade.

Nem tudo que o MD adquire é do desejo das FA. Além do já conhecido caso dos Caracal, soube recentemente que pelo relatório do EB, o Mil-35 não era o vetor ideal, pois o EB queria um heli de ataque.
Entretanto superiores lotados no MD insistem no Mil-35 e consideram a possibilidade de utilizar o Esquilo como heli de ataque ( seria a mesma coisa que considerar um stock car um carro de formula 1)
Se o EB realmente desejasse adquirir os Mil-35 poderiam ter feito já na época que a FAB adquiriu, pois bastava apenas um aditamento no contrato para que 4 deles viessem.
O GF vê uma grande oportunidade para que a Russia deixe de vetar a carne bovina brasileira em troca de uma compra de armamentos, e é aí que entram os Mil-35 e Iglas.
Por falar em IGLA ,ao contrario do que o Pepê informou, não há interesse em fabricar sob licença no Brasil( mesmo porque não existe industria interessada aqui), mas sim de adquirir um lote deles da versão mais moderna.O EB devolveria os IGLAs atuais como forma de redução de pagamento. A razão desta estranha devolução tem uma explicação:alguns componentes do lançador quando expiram a data de validade ,não permite que seja trocado apenas este componente, mas sim trocar todo o lançador.

Um abraço

Hélio
Hélio, acho que estamos falando sobre coisas diferentes dentro do mesmo assunto.

Eu não estou querendo que o EB troque os Leo1A5 pelo Leo2, de forma alguma, apenas questionei o porque de a escolha ter sido o Leo1A5 e não o Leo2, ponto.

Que o dinheiro é curto, todos nós sabemos, mas o que vejo de diferente no EB é sempre um certo "atraso" nos planejamentos se comparado as outras duas forças, e o advento da END, pra mim, mostrou bem isso. A compra do Leo1A5 foi antes da END, mas os planos de Sub Nuc da MB também, os estudos também. Os planos do FX da FAB mirando no que tem de melhor no mercado também é de antes da END, Vejo essas forças tentando ou ao menos planejando ter o melhor, mesmo que em número reduzido, pois se um dia o dinheiro chega, é só pedir mais ao invés de trocar tudo. Já o EB não, eu vejo ele sonhando com Leo1A5 tendo Leo2 no mercado, por motivos que pra mim não são coerentes. Se compromete por décadas com o mediano sem pensar que no futuro a situação pode melhorar, ou que ao longo das décadas, a coisa pode ser tocada aos poucos, e ai?

É a impressão que tenho com o que vejo, ouço e leio. O EB é sempre o "atrasado" nos planos porque apesar de ser gigante, pensa pequeno.

É minha opinião. :wink:

Agora, se a compra dos Leo 1A5 não foi desejo do EB, se ela foi empurrada pela goela como os Mi-35, ai pode descartar tudo que eu falei.

Um abraço!

Editado pela última vez por Skyway em Sex Out 22, 2010 9:01 am, em um total de 2 vezes.
AD ASTRA PER ASPERA
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#2737 Mensagem por Skyway » Sex Out 22, 2010 8:58 am

Guerra escreveu:
Skyway escreveu: Compreendi. Sei que o EB ainda raciocina com a lógica que lhes serviu por 30 anos, e que ainda tem em muitos de suas unidades essa realidade no dia a dia. A coisa tem sim melhorado, não como muitos acham, mas estão sim melhorando, ao seu tempo, ao seu passo, mas estão. Achei que com a compra dos Leo1A5 a força blindada do EB seria modernizada, mais pranchas, maior capacidade, munição...Mas se o EB ainda assim está planejando a operação dessas viaturas sob o cobertor curto, não pensando nem em produzir munições para os próprios veículos...então não tem mesmo como cobrar atitude para transportar 40cm a mais por uma estrada.
Skyway, a estimativa para se manter os leopard são de 8 milhões de euros por ano. Só a mnt da camara termal vai 600 mil conto. De assitencia tecnica vão mais 21 milhões.
Para se fazer tudo que se pretende no projeto em 2011 a estimava é de 81 milhoe e 300 mil (fora o que já foi gasto). Só de combustivel são mil litros por ano para cada vtr que já foram adquiridos. Ate onde eu sei o pacote logistico aquirido vai durar uns 5 anos.

Alem disso foi preciso comprar ferramental de 1º, 2º 3º escalão. equipamentos simples como redes de camuflagem, oculos, binoculos tiveram que ser aquiridos.
A D MAt adquiriu 22 pranchas para o projeto Leopard que ainda estão em processo de recebimento. além disso foram compradas 6 cisternas e 4 vtr oficinas.

O projeto leopard é um projeto começando do zero. Praticamente todas as Om envolvidas vão sofrer algum tipo de obra. E olha que só as bdas blindads tem umas 10 OM. Tem OM que vai gastar 3 milhões para receber os leopard.

E sim. O EB esta estudando a produção da munição dos leopard 1 a5, e inclusive com aumento da munição de dotação.

Aí, ta vendo, uma perspectiva bem melhor que a apresentada pelo Hélio. Valeu Guerra!
O EB é sem dúvida o que mais está demorando para apostar no futuro com a END, parece ser o mais "desconfiado", o que mais tem o pé atras quando a isso, enquanto a MB vai de "all-in" e a FAB se faz de ingênua desconfiada mas belisca sempre que uma bandeja passa perto dela.
Eu não penso que seja isso. Acho que o EB já tinha um planejamento. Pode ver que viaturas sobre rodas, leopard, reestruturação de OMs (principalmente da tropa blindada) já estava em andamento antes da END. E foi ai que o EB se encaixou na END.

Minha opinião sobre esses planejamentos do EB está exposta no posto logo acima deste. Não concordo que o EB esteja sincronizado com a END e com as outras forças...mas isso sou eu, e espero estar errado. :D

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
helio
Sênior
Sênior

#2738 Mensagem por helio » Sex Out 22, 2010 9:34 am

Skyway escreveu:
helio escreveu:Skyway
Hélio, acho que estamos falando sobre coisas diferentes dentro do mesmo assunto.

Eu não estou querendo que o EB troque os Leo1A5 pelo Leo2, de forma alguma, apenas questionei o porque de a escolha ter sido o Leo1A5 e não o Leo2, ponto.

Que o dinheiro é curto, todos nós sabemos, mas o que vejo de diferente no EB é sempre um certo "atraso" nos planejamentos se comparado as outras duas forças, e o advento da END, pra mim, mostrou bem isso. A compra do Leo1A5 foi antes da END, mas os planos de Sub Nuc da MB também, os estudos também. Os planos do FX da FAB mirando no que tem de melhor no mercado também é de antes da END, Vejo essas forças tentando ou ao menos planejando ter o melhor, mesmo que em número reduzido, pois se um dia o dinheiro chega, é só pedir mais ao invés de trocar tudo. Já o EB não, eu vejo ele sonhando com Leo1A5 tendo Leo2 no mercado, por motivos que pra mim não são coerentes. Se compromete por décadas com o mediano sem pensar que no futuro a situação pode melhorar, ou que ao longo das décadas, a coisa pode ser tocada aos poucos, e ai?

É a impressão que tenho com o que vejo, ouço e leio. O EB é sempre o "atrasado" nos planos porque apesar de ser gigante, pensa pequeno.

É minha opinião. :wink:

Agora, se a compra dos Leo 1A5 não foi desejo do EB, se ela foi empurrada pela goela como os Mi-35, ai pode descartar tudo que eu falei.

Um abraço!
Olá Skyway
A compra dos Leopard 1A5, aconteceu num momento oportuno, quando justamente estavam pensando em como substituir os Leo 1Be, que começavam a ficar indisponiveis, aliados a falta de peças sobressalentes no mercado. A oferta da Alemanha de grande quantidade de 1A5, a um preço reduzido, e com a possibilidade de fazer um retrofit neles influenciou na decisão.
Não posso dizer se na época o EB queria o Leo 2 ou outro CC, entretanto posso afirmar que os Leo2 na época eram muito caros, e caso optassem seria impossivel padronizar a força de cc por um modelo apenas.
A quantidade de adquirida de 1A5, visava substituir imediatamente os 1BE e M60 coisa que como vc sabe não aconteceu.
Toda doutrina que está sendo implantado atualmente (compra de toda uma familia de blindados da mesma familia),ferramental, pranchões rodoviários, etc..., mostra como foi vantajoso para o EB ter apenas um tipo de cc, coisa que ao ter se decidido pela aquisição do Leo2 na mesma época creio que não seria possivel.
Quanto a comparação de decisões entre a FAB e o EB, sinceramente não sei dizer quem estaria mais correto, pois a FAB ao decidir por um vetor moderno está amargando uma postergação de pelo menos 12 anos, e nada foi decidido ainda. Quando chegarem os primeiros FX2 terão se passado 16 anos, e quando estiverem operacionais mais 3.
Para mim adquirir M2000 para tampar o buraco foi um desperdicio de dinheiro, pois além de não terem custado barato, tem expectativa de vida curta, e o pior sequer serviu para treinar adquadamente, pois voam muito pouco e sequer simulador foi adquirido.
Além disto o programa de upgrade dos F5M está longe de terminar, do AMX tem protótipos enchendo de pó no hangar da EMBRAER, o P3 está mais do que atrasado, portanto não sei quem fez a decisão acertada.
Pelo menos o EB terminará de receber todos os Leo 1A5 no final do ano que vem, e em 2012 todos os RCC e RCB estarão full operacionais.

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#2739 Mensagem por Guerra » Sex Out 22, 2010 10:38 am

Skyway escreveu:Eu não estou querendo que o EB troque os Leo1A5 pelo Leo2, de forma alguma, apenas questionei o porque de a escolha ter sido o Leo1A5 e não o Leo2, ponto.

Que o dinheiro é curto, todos nós sabemos, mas o que vejo de diferente no EB é sempre um certo "atraso" nos planejamentos se comparado as outras duas forças, e o advento da END, pra mim, mostrou bem isso. A compra do Leo1A5 foi antes da END, mas os planos de Sub Nuc da MB também, os estudos também. Os planos do FX da FAB mirando no que tem de melhor no mercado também é de antes da END, Vejo essas forças tentando ou ao menos planejando ter o melhor, mesmo que em número reduzido, pois se um dia o dinheiro chega, é só pedir mais ao invés de trocar tudo.
Skyway, será que eu entendi sua lógica?
Vc esta dizendo que a ação do EB em comprar os Leopard 1 A5, que diga-se de passagem foram comprados com muito custo, a reestruturação da força blindada feita com jogo de cintura, tem menos valor que os papeis que a MB e FAB guardavam na gaveta?

Tduo bem que estamos falando aqui de um projeto gigantesco que é o sub nuclear da MB e até memso o FX da FAB. Mas o fato é que essa lógica não podemos aplicar ao EB.
Se o EB fosse esperar dinheiro para tocar projeto, a aviação estaria na gaveta. A bda de op esp estaria na gaveta. Projetos menores como ALAC estaria na gaveta.

Quando saiu a END e cada força anunciou seu "FX" e alguém disse que o Fx do EB era a familia sobre rodas eu disse que o FX do EB é a tropa blindada.

Nosso Fx já estava andamento. A reestruturação da tropa blindada já estava andamento desde 2003.
O Guarani (um projeto de gaveta do EB) se for colocado em pratica vai dar ao EB o que nunca tivemos nem esperava ter (imagino que a MB e FAB sinta o memso com relação aos seus projetos "FX"), mas o guarani vai ser uma peça pequena do nosso FX que será a tropa blindada como um todo.

Já o EB não, eu vejo ele sonhando com Leo1A5 tendo Leo2 no mercado, por motivos que pra mim não são coerentes.
Como não? Olha a fortuna que vai ser gasta com os Leopard 1 A5. Dinheiro que até então o EB não fazia nem idéia de onde ia tirar.

Se a mnt do leopard 1 A5 8 milhões de euros por ano, quanto custa do leo 2? Se a assitencia tecnica do leopard 1 A5 custa 81 milhões quanto custa do Leo 2?

O EB não tinha como sonhar com Leopard 2, porque o leo 1 foi um salto calculado nos mínimos centimetros.
E o que é mais louvavel nessa compra é justamente ela ter sido feita antes da END
Se compromete por décadas com o mediano sem pensar que no futuro a situação pode melhorar, ou que ao longo das décadas, a coisa pode ser tocada aos poucos, e ai?
O grande problema do EB é estar defasado. Mas qunado falamos em defasado não estamos falando só tod blindado que não temos na garagem. Estamos falando do blindado que não temos na garagem. do mecanico que não temos formado. Da tecnica de simulação de tiro que não temos. Da garagem para colocar o blindado. Da peça na prateleira. do pragrama de manutenção. Da oficina. Do manual. Porque apesar de tudo que foi feito, tem muita coisa a ser feita. Nós não tinhamos estrutura para receber um leopard 1 A5. Nós não temos estrutura para os mrt 120 que forma construidos no Brasil.

agora dinheiro compra tudo. Não vou negar que o projeto da tropa blindada estava se arrastando e parecia que como tudo no EB nas ultimas decadas ficaria caduco antes de estar pronto, e no entanto deu salto enorme.
Só que ainda não esta do jeito que vcs pensam. Ainda se faz muito jogo de cintura para concluir o projeto. Ainda tem coisa atrasada. E principalemnet ainda tem muita coisa para se fazer. COmo é o caso da infantaria blindada.
Os M 113 não é o que nós queremos. Mas é o que nós temos. Nós não temos uma VCI, mas isso é problema menor. Material é só vc dizer: "quero comprar". Em uma semana os fabricantes do mundo estão mandado seus produtos para santa maria. O problema é formar profissionais de infantaria para lutar embarcado, porque não temos essa tecnica. O problema esta formar mais profissionais para fazer a mnt desse material (estamos falando aqui de mecanicos de vtr, comunicações, optronicos, armamento). Adequação das OMs etc etc.

Agora, ter isso tudo pronto no papel para a possibilidade de num futuro sem nenhuma pespectiva como estavamos vivendo nos ultimos anos é jogar tempo e papel fora.

Se vc levar em consideração que o nosso FX já esta rolando desde 2003, não esta tão atrasado assim.
A 5ª bda C bld do rio de janeiro já foi extinta. A bda inf bld transformada a muito tempo. Todo mundo sabe a quantidade de dinheiro que vai para extinguir e criar uma OM, imagina duas bdas. O material já foi todo levado para o sul. Unidades como o 3º RCC foram extintos e já está em funcionamento com todas as instalações novas em folha esperando os Leopard 1 A5.
Quando o Forte Sant´Anna (como esta sendo chamado a area do 3º RCC) estiver totalmente implantado será a guranição de maior poder de fogo que o EB já teve, porque o projeto preve uma concentração de tropa num unico local como o EB jamais teve.

Isso não pode ser chamado de atraso. Já que a Mb só cortou a primeira chapa do sub nuclear e o FX não escolheram nem a aeronave ainda.

Se tiver uma guerra hoje o Fx do EB estara em campo.
Não. É um projeto do EB, que se não é como desejamos que fosse, é um dos maiores projetos que a força já teve depois da implantação da aviação. E não foi implantado de forma diferente da aviação. Trocamos papel higiênico por blindado, assim como trocamos papel higiênico por helicoptero.

É melhor não comprar forças. Certa vez quando eu era 3 sgt eu fui cumprir uma missão para uma das duas forças porque eles não tinham vtr. Cumpri a missão e o oficial que me recebu me convidou para almoçar e disse: não é uma comida de primeira, mas pelo menos é melhor que a droga que vcs comem no EB.
realmente a comida era otima. O fato é que eles não tinham VTR e o EB tinha.
É tudo uma questão que para não dizer mentalidade, vamos dizer prioridade.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2720 vezes
Agradeceram: 1112 vezes

#2740 Mensagem por J.Ricardo » Sex Out 22, 2010 11:05 am

gaitero escreveu:
O ponto em questão é.

O EB acha que sim...

Sabe o que Gaitero, quando a gente fica um pouco afastado do Forum parece que a realidade alerta mais a gente, quando a gente começa a ler mensagens direto de uma galera apaixonada pelo Brasil e pelas FA, a vontade de ver e acontecer fala mais alto.
Pensando bem, vamos lá, o Leo 1A5 pro Brasil tá bom de demais, uma guerra contra uma portência como EUA ou Inglaterra, mesmo tendo 300 Leo2 não faz diferença, em 01 semana tá tudo "na chon".
É tudo uma questão de custo-benefício! Só não concordo com o custo-benefício dos fuizis que a Imbel esta projetando para o Exército, poderíamos agregar mais tecnologia para o Brasil fazendo uma parceria extratégica e incorporando tecnologia para nossa indústria.

Editado pela última vez por J.Ricardo em Sex Out 22, 2010 11:38 am, em um total de 1 vez.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#2741 Mensagem por Guerra » Sex Out 22, 2010 11:34 am

J.Ricardo escreveu:Pensando bem, vamos lá, o Leo 1A5 pro Brasil tá bom de demais,
Só para ficar registrado que isso quem esta dizendo é você.

Para mim, para começar a ficar bom seria pelo menos nossos RCC com Leo 2 e nossos BIB com pelo menos Marder.
então pra deixar a Argentina no lugar dela ele dá,

Eu até concordo, mas aqui vai um comentário. Eu acho a tropa blindada argentina a mais bem estruturada do continente. A compra do Leo 2 pelos argentinos seria uma rasteira e tanto nos brasileiros, algo que talvez, no contexto da epoca da compra dos Leo 1 A5, a compra de leo2 não teria tanto peso assim.

contra a Venezuela até chegarem lá já era, quem vai ter que segurar o rojão em um primeiro momento é a FAB

Com os tucanos de Boa Vista?
pois ainda acho equivocada a escolha de um projeto baseado no FAL, o exército tem condições de conseguir coisa melhor, mas se até o Guerra que esta na ativa acha que estou errado, bem então desejo sorte ao pessoal da ativa que com certeza em caso de conflito terão de lidar com um equipamento inferior ao do inimigo.
Concordo que o projeto pode não ser o melhor, mas que o EB tem condições de ter algo melhor eu discordo. No momento eu discordo. Posso concordo um pouco mais para frente. Hoje eu discordo.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
J.Ricardo
Sênior
Sênior

#2742 Mensagem por J.Ricardo » Sex Out 22, 2010 12:01 pm

Guerra, eu editei o meu anterior sem notar que você havia respondido, desconsidere algumas coisas, mas em caso agressão da Venezuela quem seria acionado seria a BAAN não é? E os aviões da FAB são mais ageis para remanejar para o Norte que CC.
Outra coisa, pensava que apenas o Chile tinha os Leo2, então temos os Leo2 no sul provenientes da Argentina e Chile e os T-72 ao norte com a Venezuela e os peruanos com seus CC ucranianos que não recordo agora quais são, é a coisa não esta bem pro nosso lado...

São muralhas do Brasil!
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#2743 Mensagem por Boss » Sex Out 22, 2010 12:36 pm

As coisas nunca estão bem para o nosso lado.

Se um dia tivermos FA's superiores às dos EUA, vão dizer que é uma porcaria, que os aliens vão destruir em 3 minutos.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
J.Ricardo
Sênior
Sênior

#2744 Mensagem por J.Ricardo » Sex Out 22, 2010 1:50 pm

Deve ser assim que EUA pensam, e é por isso que são o que são! :wink:

São muralhas do Brasil!
helio
Sênior
Sênior

#2745 Mensagem por helio » Sex Out 22, 2010 1:58 pm

Amigos

Que eu saiba a Argentina não vai adquirir Leo2. eles podem até desejar, mas não tem condição de tê-los.
A não ser que vcs tenham novidades a respeito...

Abraços

Hélio

Responder