Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#2671 Mensagem por helio » Seg Out 18, 2010 5:51 pm

FIGHTERCOM escreveu:
helio escreveu: Olá Guerra

A unica coisa que foi publicado, foi uma portaria que designava a fundação Ricardo Franco para estudos de logistica para blindados de lagartas. Na verdade a portaria se referia apenas a um estudo desta fundação que pertence ao EB, sobre a logistica a ser feita para manutenir os Leo 1A5.
O custo e as particularidades necessárias foram uma das razões em concentrar os Leo 1A5 no sul do país, tendo como sede da manutenção o PqRMnt de Santa Maria-RS , bem como a transferencia dos M60A3TTS para Campo Grande, pois o unico RCB que não está localizado no sul, seria melhor atendido com os M60TTS ao invés de receber os Leo1A5 como os demais.
O estudo desenvolvido pela fundação ricardo franco, prevê entre outras ações a manutenção permanente de uma equipe volante de técnicos e mecanicos que percorrerrão os RCC e RCB a fim de orientar e realizar a manutenção dos 1A5.

Quanto ao Leo 2, fui informado, que eles já foram oferecidos pelo governo alemão, entretanto declinados pelo EB pois a logistica necessária para um blindado de mais de 60 ton era muito cara.

Um abraço

Hélio
Uai, ficamos pobres novamente? Quando isso aconteceu?

Abraços,

Wesley
Fightercom
Na verdade não ficamos pobres novamente, e sim NUNCA FOMOS RICOS como estão imaginando alguns membros do forum.
Pensam que com a edição da END tudo está resolvido.
A verdade é que embora sejam publicadas várias portarias autorizando a aquisição de equipamentos militares, isto não quer dizer que o pagamento combinado sairá em dia.
Estamos vendo atrasos colossais de equipamentos adquiridos, sujeito a multas contratuais de milhões de dolares(os do Caracal é um deles). O Mil-35 sofreu aquele atraso para entrar em operação, não por incompatibilidade de certos componentes, mas sim de atraso de pagamento por parte do GF. O VBTP MR da IVECO também está com seu prototipo pronto, mas que somente iniciará os testes quando o GF colocar as parcelas em dia. Perceberam porque ele não foi mostrado no desfile de 7 de setembro ultimo conforme estava previsto?
E o AMX então, bom deixa pra lá.....

Um abraço
Hélio

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1231 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#2672 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Out 18, 2010 6:11 pm

helio escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Uai, ficamos pobres novamente? Quando isso aconteceu?

Abraços,

Wesley
Fightercom
Na verdade não ficamos pobres novamente, e sim NUNCA FOMOS RICOS como estão imaginando alguns membros do forum.

A verdade é que embora sejam publicadas várias portarias autorizando a aquisição de equipamentos militares, isto não quer dizer que o pagamento combinado sairá em dia.
Estamos vendo atrasos colossais de equipamentos adquiridos, sujeito a multas contratuais de milhões de dolares(os do Caracal é um deles). O Mil-35 sofreu aquele atraso para entrar em operação, não por incompatibilidade de certos componentes, mas sim de atraso de pagamento por parte do GF. O VBTP MR da IVECO também está com seu prototipo pronto, mas que somente iniciará os testes quando o GF colocar as parcelas em dia. Perceberam porque ele não foi mostrado no desfile de 7 de setembro ultimo conforme estava previsto?

Um abraço
Hélio
Caro Hélio,

Não fale isso aqui no fórum, pois você irá acabar com o sonho de muitos. 8-]

Quanto a END, falei o mesmo durante muito tempo aqui no DB. No entanto, fui rotulado de retrógrado, de analisar somente com parâmetros do passado. Não estava torcendo contra a END, mas ainda era muito cedo para se chegar a conclusões tão precipitadas.

O mais engraçado é que o pessoal fica desesperado com uma possível vitória do Serra no segundo turno, ou seja, a END dar em nada. Diante disso, ou a END ainda é fraca ou é apenas projeto de Estado no governo do PT. Se bem que o próprio Mangabeira Unger, em entrevista, falou que não se tinha garantias que a mesma seria cumprida por outro governo.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
brisa

#2673 Mensagem por brisa » Seg Out 18, 2010 6:33 pm

Esto de atraso de pagamento dos EC-725, é so ir la no topico dos helis....parece que o fracoorp, postou o DOU do Dow payment em 26/06/2009.

Sobre o MI-35, não sei de nada....e quanto ao protótipo da VBTP-MR, ele ainda não esta pronto.

Menos pessoal....menos.....ate concordo com a dificuldade de conseguir o capilé, afinal a burocracia do que é publico complica mesmo.

PRick

#2674 Mensagem por PRick » Seg Out 18, 2010 6:39 pm

helio escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Uai, ficamos pobres novamente? Quando isso aconteceu?

Abraços,

Wesley
Fightercom

Um abraço
Hélio

Hélio essa é sua interpretações dos fatos, na verdade, não existe programa estatal com verbas saindo sempre em dia, nem na Europa ou nos EUA é assim.

Por isso, quem contrata de forma sistemática com o Governo, já sabendo disso, sabe que tem que existir folga, elasticidade entre autorização e efetivo empenho das verbas, daí fazem empréstimos para garantir um fluxo contínuo de verbas.

Assim, o que você está alegando nunca foi falado sobre os Mi-35, e teria ainda muito menos sentido no caso do protótipo do Guarani. Porque ele apenas evidenciaria uma verba irrosória para o fabricante. Isso deve ser mesmo atraso normal do desenvolvimento de um protótipo.

Por sinal, como o Caracal comprova, apesar dessas conversas de atrasos no pagamento, o programa está andando muito bem, com a entrega dos aparelhos fabricados na França até o final do ano. O mesmo ocorre com o contrato dos subs. 8-] 8-]

[]´s

helio
Sênior
Sênior

#2675 Mensagem por helio » Seg Out 18, 2010 6:43 pm

Fightercom
Eu não diria que o governo Dilma seja melhor que o governo Serra e vice-versa, principalmente em se tratando de reaparelhamento das FA.
O Governo FHC tem o mérito de ter criado um ministério para defesa, acabando com ministerios individuais de cada FA. O Governo Lula foi feliz em escolher o ministro da defesa mais atuante que o país já teve, entretano apesar de toda sua força NJ não foi capaz de impedir este contingenciamento absurdo que está acabando com as FA.

Como o tópico aqui é sobre o Leopard 1A5, quero que saiba que assim como vc eu muitas vezes sou taxado como tendo complexo de vira-latas, mas posso afirmar que mesmo não sendo militar, faço parte de uma minoria deste forum, que através de fontes primárias, tomo ciencia da realidade que se passa em algumas FA(da MB por exemplo não tenho quase informações- entretanto leio com atenção as informações postadas pelo Marino, Corsário e Lord Nauta).
Posso afirmar também sem ufanismo que o EXERCITO BRASILEIRO ao optar pelo Leo 1A5, retrofit de 208 M113B e upgrade de outros 150 M113, escolha do VBTP da IVECO como substituto do EE-9 e do EE-11, fez a decisão mais logica possivel, pois está ciente do tamnho do seu contingente, sua missão e da manutenção de seus meio de acordo com a realidade brasileira.
Com certeza podemos até sonhar alto, mas a realidade é com os pés no chão e isto não é ter complexo de vira-latas mas de ser realista

Um abraço

Hélio

eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#2676 Mensagem por eligioep » Seg Out 18, 2010 6:45 pm

Helio,
já participei do transporte do Leo 1 A1 e este ano do Leo 1 A5, e, de qualquer maneira, necessita interromper 2 pistas (ou 1,5 como fazemos...) para estes.
O Leo 2 não é tão maior que necessite mais pista a ser interrompida. Aliás, as nossas carretas novas (Iveco) possuem largura da prancha de 2,75m, mais do que suficiente para o Leo 2 e um exagero para o Leo 1.
De qualquer forma, necessitam de batedor na frente e atrás, mesmo quando contam com o apoio das Polícias Rodoviárias, prevista na Legislação de trânsito....

brisa

#2677 Mensagem por brisa » Seg Out 18, 2010 6:48 pm

Gente, é so olhar as fotos na pagina anterior que o Binfa postou....... mas eu vi somente Skania e Volvo....acho que tem Mercedes tambem.

eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#2678 Mensagem por eligioep » Seg Out 18, 2010 6:54 pm

brisa escreveu:Gente, é so olhar as fotos na pagina anterior que o Binfa postou....... mas eu vi somente Skania e Volvo....acho que tem Mercedes tambem.
Estas fotos são de dezembro de 2009....

Os Ivecos foram recebidos em agosto deste ano!!!

helio
Sênior
Sênior

#2679 Mensagem por helio » Seg Out 18, 2010 6:58 pm

PRick escreveu: Hélio essa é sua interpretações dos fatos, na verdade, não existe programa estatal com verbas saindo sempre em dia, nem na Europa ou nos EUA é assim.

Por isso, quem contrata de forma sistemática com o Governo, já sabendo disso, sabe que tem que existir folga, elasticidade entre autorização e efetivo empenho das verbas, daí fazem empréstimos para garantir um fluxo contínuo de verbas.

Assim, o que você está alegando nunca foi falado sobre os Mi-35, e teria ainda muito menos sentido no caso do protótipo do Guarani. Porque ele apenas evidenciaria uma verba irrosória para o fabricante. Isso deve ser mesmo atraso normal do desenvolvimento de um protótipo.

Por sinal, como o Caracal comprova, apesar dessas conversas de atrasos no pagamento, o programa está andando muito bem, com a entrega dos aparelhos fabricados na França até o final do ano. O mesmo ocorre com o contrato dos subs. 8-] 8-]

[]´s
[/quote][/quote]

Prick
Eu gostaria que vc visse o cronograma de entregas que consta no contrato de fabricação dos 16 VBTP da IVECO por exemplo, e verá o quanto está atrasado. As minhas fontes são primárias, pois não sei se vc sabe, fiz um artigo sobre o VBTP da IVECO na T&D. Conheci a fábrica da IVECO assim como os engenheiros militares e civis que estão trabalhando no desenvolvimento do blindado. O prototipo está pronto desde julho, só que não foi passado das mão da IVECO para ser avaliado pelo DCT, pois a verba foi gasta na campanha da Dilma. Veja bem ,não estou culpando o PT pelo contingenciamento, mas sim ao criterio que o GF adota para contingenciar.No fundo, estes atrasos só oneram o produto, e é por isto que muitos fornecedores superfaturam.
Vc mencionou os subs, eu infelizmente como postei acima, não tenho muitas informações sobr a MB, mas sobre os helicopteros foi largamente noticiado sobre a multa de 2 milhões de dolares que o GF terá que pagar aos franceses por falta de pagamento. Como não hove nenhuma contestação de quem está por dentro, e esta informação partiu de quem participa da incorporação acredito nesta informação.
Quanto aos Mil-35 tive esta informação de pessoas que conhecem o lobbista paquistanes , que aliás é também velho conhecido no CAVEx

Abraços
Hélio

helio
Sênior
Sênior

#2680 Mensagem por helio » Seg Out 18, 2010 7:08 pm

eligioep escreveu:Helio,
já participei do transporte do Leo 1 A1 e este ano do Leo 1 A5, e, de qualquer maneira, necessita interromper 2 pistas (ou 1,5 como fazemos...) para estes.
O Leo 2 não é tão maior que necessite mais pista a ser interrompida. Aliás, as nossas carretas novas (Iveco) possuem largura da prancha de 2,75m, mais do que suficiente para o Leo 2 e um exagero para o Leo 1.
De qualquer forma, necessitam de batedor na frente e atrás, mesmo quando contam com o apoio das Polícias Rodoviárias, prevista na Legislação de trânsito....
Olá Eligio
A largura do Leopard 2 é de 3,75m se não me engano, e assim ficaria 1m de fora da prancha, mais do que meia lagarta de cada lado.
Imagine um combio com um esquadrão( de 12 a 14CC) sendo transportados em estradascom uma pista de mão dupla.A maioria das estradas que levam para a fronteira no RS tem apenas uma pista. O transporte é apenas uma das dificuldades em se operar um MBT de 60 ton. Não conseguiriamos padronizar os RCC e RCB com equipamento igual. Sem contar com o custo operacional maior.
Vc que está familiarizado com os CC da familia Leopard 1,sabe muito bem do que estou falando, informação que não é minha mas sim, de pessoas graduadas do EB que lidaram com este processo.

Um abraço

Hélio

brisa

#2681 Mensagem por brisa » Seg Out 18, 2010 7:16 pm

helio, me desculpe, mas se voce viu o prototipo da VBTP pronto, so se for aquele mockup da LAAD. O prototipo ainda não esta pronto devido a um atraso informado por conhecidos da IVECO, por parte da USIMINAS na entrega das chapas em aço para blindagem.
Isto gerou inclusive um grande mau estar, pois os italianos queriam importar o material da Alemanha. Pelo que me consta no cronograma, seriam um prototipo entregue no final de 2010, e os restantes em 2011. Confere?

helio
Sênior
Sênior

#2682 Mensagem por helio » Seg Out 18, 2010 7:17 pm

brisa escreveu:Esto de atraso de pagamento dos EC-725, é so ir la no topico dos helis....parece que o fracoorp, postou o DOU do Dow payment em 26/06/2009.

Sobre o MI-35, não sei de nada....e quanto ao protótipo da VBTP-MR, ele ainda não esta pronto.

Menos pessoal....menos.....ate concordo com a dificuldade de conseguir o capilé, afinal a burocracia do que é publico complica mesmo.

Brisa
O prototipo do VBTP MR da IVECO está pronto sim, e já foi inclusive rodado, mas somente pelo pessoal da IVECO e dentro das instalações da fábrica em Sete Lagoas-MG.

Um abraço
Hélio

PRick

#2683 Mensagem por PRick » Seg Out 18, 2010 7:24 pm

Hélio,

Me responda o seguinte, qual o programa de armamento pelo mundo que não tem atraso? Olha nem tô falando de F-35, que está anos atrasado. Isso, infelizmente, é uma realidade no Brasil também.

[]´s

helio
Sênior
Sênior

#2684 Mensagem por helio » Seg Out 18, 2010 7:28 pm

brisa escreveu:helio, me desculpe, mas se voce viu o prototipo da VBTP pronto, so se for aquele mockup da LAAD. O prototipo ainda não esta pronto devido a um atraso informado por conhecidos da IVECO, por parte da USIMINAS na entrega das chapas em aço para blindagem.
Isto gerou inclusive um grande mau estar, pois os italianos queriam importar o material da Alemanha. Pelo que me consta no cronograma, seriam um prototipo entregue no final de 2010, e os restantes em 2011. Confere?
desculpe Brisa

mas sua informação não procede, pois a blindagem do protótipo foi TOTALMENTE montada na IVECO em Vitorio Veneto na Itália. A blindagem estava devidamente montada em maio deste ano. A discussão sobre a Usiminas seria para os modelos de séire. No estágio atual, a procedencia das chapas não é tão importante, mas sim fazer testes de avaliação do prototipo, para iniciar a pré-série.
Ao contrário do que o Prick escreveu, a IVECO não depende apenas de uma pequena parcela para dar continuidade, mas depende de uma injeção significatica de verbas para que o galpão escolhido para a fabricação dos 16 pre-serie seja equipado com ferramental adequado, e isto, custa bastante dinheiro. O prototipo deveria ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano no EB para o EB, posteriromente os testes foram postergados para setembro. Pelo cronograma original ,os modelos pres-serie deveriam estar prontos.

Um abraço
Hélio

helio
Sênior
Sênior

#2685 Mensagem por helio » Seg Out 18, 2010 7:31 pm

PRick escreveu:Hélio,

Me responda o seguinte, qual o programa de armamento pelo mundo que não tem atraso? Olha nem tô falando de F-35, que está anos atrasado. Isso, infelizmente, é uma realidade no Brasil também.

[]´s
Voce tem toda razão Prick, programas militares estão sujeitos, e sofrem muitas vezes inumeros atrasos, entretanto estes atrasos podem decorrer de falhas de projetos detectados durante os testes realizados, ou ainda na necessidade de prolongar os testes necessários até que se congele o projeto. Não é o caso da IVECO, pois seus testes nem começaram.......é falta de pagamento que rege no contrato mesmo!

Um abraço
Hélio

Responder