Desde nunca, graças a Deus. Mas, a torcida está grande. Tenho nada contra o equipamento estadunidense, muito pelo contrário. Mas, sua política decide não vender e nem repassar tecnologias de ponta a qualquer um. E, segundo a END, é o que o Brasil quer. Aos poucos estamos conseguindo firmar contratos. E eles serão honrados, como sempre foram. O problema foi terem se enrolado na definição do FX. Mas, ainda estou acreditando que tudo dará certo.Santiago escreveu:Desde quando a FAB selecionou F-16, novo ou usado?faterra escreveu:Até o presente momento eu creio firmemente na END e nas palavras do NJ! O Brasil só comprará caças, navios e blindados novos e que sejam produzidos no país (no todo ou em parte). Acredito nisto independente de quem quer que esteja no governo. Acho que se for o PSDB e eles prorrogarem por mais 4 anos o FX-2, ou mesmo cancelá-lo criando um FX-3, será uma desmoralização sem tamanho perante todas as nações do planeta e, pior ainda, perante o Brasil. Tantas promessas, tantas certezas, tantos "vamos ser/ter isto", "vamos ser/ter aquilo", tantas reuniões, tantos argumentos, tantos estudos, tantos relatórios, tantos recursos gastos, tanto tempo gasto... para quê? Para chegarmos à conclusão de que nada nos resta a não ser segurar as calças nas mãos para não perdê-la também? Será que teremos que passar uma borracha na END?
Já temos garantidos os navios patrulhas 500 ton, os submarinos e os blindados do EB. Ainda na berlinda os patrulhas de maior tonelagem, as escoltas, os novos porta-aviões e o eterno FX. Fora os que eu esqueci.
Esse é o motivo do meu cometário - já que pedem sucatas de F-16, por que não nos sacrificarmos mais um pouquinho e pedir umas sucatas de F-15, daquelas que ficam expostas no deserto?
Falei bobagem? Sinto muito, é o que eu penso. O Brasil merece e tem condições de ser e ter muitíssimo mais do que isto. A nós cabe apenas o papel de cobrar com veemência ao ocupante do trono pela concretização dos resultados. Para cumprir aquilo que prometeu antes de ser eleito. Para ser simplesmente mais Homem ou Mulher e menos político(a).
Pelo que me conste, nunca, nem no F-X1 e nem nunca.
A frase destacada, ficou truncada, eu a fiz em cima do comentário do Saulo de que acabaríamos com F-16, sucatas ou novos, querendo dizer que se esse é o "fim do FX, por que não pegarmos uns F-15's?" Enfim, isto está totalmente fora do que já foi escolhido através da "short list". Na verdade eu quero é distância de equipamento operacional adquirido usado.