#62
Mensagem
por Clermont » Seg Set 20, 2010 6:39 pm
ERA IUGOSLAVO, O 007 DE CARNE E OSSO.
Por Mariana Caminha - Cartas de Londres / Blog do Noblat - 20.9.2010.
Em uma lista dos nomes que mais simbolicamente lembram o Reino Unido, certamente estão Shakespeare, a Rainha Elizabeth, Lady Di, Os Beatles e... Sean Connery, o primeiro e mais marcante 007 do cinema. Aos 80 anos, Sir Thomas Sean Connery, título que recebeu da Rainha em 2000, ganhou apenas um Oscar, em 1987, como melhor ator coadjuvante, no filme Os Intocáveis. Foi, no entanto, como o agente secreto 007 que ficou marcado para sempre na história do cinema.
Como sabem os fãs da série, Connery encarnou o personagem por cinco vezes, e participou ao todo de sete filmes da série, entre 1962 e 1983, com sucesso muito superior a Roger Moore, Pierce Brosnan e Daniel Craig, o atual James Bond.
No excelente livro A Primeira Aldeia Global, sobre a história dos portugueses, o autor, jornalista inglês Martin Page, discorre sobre as fortes relações políticas e diplomáticas, ao longo dos séculos, entre Inglaterra e Portugal. Ao falar sobre o romancista Ian Fleming, criador de James Bond, uma revelação: a personagem teria sido inspirada em um iugoslavo, Dusco Popov, que vivia no balneário português de Estoril. O trecho do livro: "O verdadeiro Popov, aristocrata, frio e um jogador que gostava de apostar forte, tanto dentro como fora do cassino, era um dos mais importantes agentes duplos dos ingleses. Dando a entender aos alemães que era seu espião, passou-lhes informações falsas elaboradas por peritos em desinformação. O que se pretendia era levar os alemães a acreditar que os Aliados se preparavam para invadir a Europa ocupada através da zona costeira em redor de Calais. Esse embuste funcionou em cheio, já que os Aliados, ao desembarcar na Normandia, mais ao sul, encontraram uma resistência muito reduzida por parte dos alemães, com o que muitas vidas foram poupadas. Popov foi levado de avião, sigilosamente, para Londres, onde foi agraciado com uma alta condecoração, no decorrer de uma cerimônia secreta realizada no Palácio de Buckingham." História, como se vê, digna de ser vivida por... James Bond.
Patriota como muitos dos seus conterrâneos escoceses, Sean Connery provavelmente comemora seus 80 anos com whisky nacional. Um gosto do ator apreciado (e incentivado) pelas grandes destilarias da bebida. Reza a lenda que toda grande casa de whisky escocês separa a garrafa de número 007 especialmente para Connery, segundo eles “um dos grandes guardiães da cultura escocesa”.
Uma brasileira que teve o privilégio de conversar com o ator foi a jornalista Ilze Scamparini, que perguntou:
— Mulheres bonitas ainda o emocionam?
— Claro! Você é bonita. Eu mexo com você?
E ela, meio desconcertada:
— Sim...
— Ótimo. Suas pernas são lindas!
É o galanteio que todas as mulheres gostariam de receber do eterno 007, em plena forma aos 80 anos, pelo visto...