É que pelas informações que tenho a única diferença das FREDA para as FREMM é o aumento (Talvez) de células do Aster e a incorporaçào do MICA (que deveria ser para defesa de curto alcançe, mas acaba competindo com o próprio Aster-15). Fora isso e alguma mudança nos radares (provavelmente um de maior alcance) não muda mais nada, não seria um verdadeiro navio AA, que teria muito mais mísseis de longo alcance, mísseis de curto alcance mais eficazes, CIWS, etc..., além de em geral uma velocidade máxima maior (para poder acompanhar PA's). As FREDA seriam só um quebra-galho para quem não consegue justificar a compra de navios AA de verdade.brisa escreveu:Não entendi Leandro.....estou falando em comparar uma fragata AA e uma ASW......que que o ASTER tem haver?......alias meu sonho de consumo é o Sea Viper com Aster 15...jejeje.Existem diferenças no número de células para ASTER e seriam incorporados MICA (um sistema anti-aéreo do qual não gosto). Certamente haveria diferenças também em alguns sensores. Mas de resto não há tanta diferença assim, os navios continuariam relativamente lentos, e fracos em defesa de ponto e capacidade ofensiva.
Uma Fremm AA, é completamente diferente de uma Fremm ASW....isto que eu quiz dizer.
Grande abraço
Leandro G. Card
Verdade. Mas quando eu olho para as FREMM eu vejo muito espaço interno, mas poucos pontos para instalação de armamento decente (mais células para mísseis de longo alcance, CIWS, mísseis anti-navio maiores e mísseis de curto alcance eficientes). Para mim as FREMM parecem ter a superestrutura compacta demais, e o casco curto demais para mudanças (com quase o dobro do deslocamento que as Niterói elas são apenas 13 metros mais longas).Alias o que importa em navios é o seu recheio.
Leandro G. Card