Tripeiro escreveu:soultrain escreveu:Só ouvi falar que Portugal tinha um Norte e um Sul, quando o Pinto da Costa começou a "cruzada". Desde então tenho tendência a desprezar os que levaram lavagem cerebral.
[[]]'s
Portugal tem um Norte galego, gostem ou não. O Porto sempre lutou contra o centralismo lisboeta, muito antes da existência do futebol. O Porto sempre foi uma cidade liberal burguesa ao contrário de Lisboa. E o Norte é radicalmente diferente do "Sul". Na geografia, na cultura, no tipo de povoamento, na ideologia.
Sorry, mas discordo.
Um tipo nascido e criado em Marvão tem a mesma "cultura" que um nascido em Vila Pouca de Aguiar.
Dizer que existe diferenças assinaláveis entre a malta acima do Douro e os abaixo do Douro é não fazer a mínima ideia do que é Portugal, o "chico esperto" do bairro alto é idêntico ao "cromo" de Gaia. Não existe nenhum norte "Galego", existe um norte, centro e sul Português, sendo que a principal divisão do país é entre o litoral e o interior, sendo que o tipo do Porto é provavelmente mais parecido com o Lisboeta ou com o gajo de Albufeira do que o tipo de Bragança ou de Beja (que tirando um ligeiro sotaque são indistinguíveis).
Antes que alguém diga o que quer que seja, nasci em Lisboa, a minha familia é do ribatejo, vivi uma década em Trás os Montes, vivi um ano no Porto, a minha mulher é de Baião, conheci-a em Vila Real, costumo fazer a vindima em Baião, o meu trabalho obriga-me a ir regularmente a Beja, Évora, Santo Tirso, Coimbra, etc e ainda estou para descobrir que diferenças são essas.
Mas sempre que passo a fronteira para cima de Chaves (e é algo que faço regularmente) noto imediatamente diferenças assinaláveis, começando pela língua.
Caraças, notei muito menos diferenças entre a malta "com os copos" na ribeira e os tipos "enfrascadados" na Marina do funchal do que a ultima vez que estive num tasco em "La Coruna" (eventualmente porque estava demasiado bêbado para perceber espanhol
)
Abraço
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...