Brasileiros não sabem o hino nacional

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Dorfus
Júnior
Júnior

Re: Brasileiros não sabem o hino nacional

#31 Mensagem por Dorfus » Qua Set 08, 2010 4:34 pm

magoo32 escreveu:
Mas eu nem disse que me referia aos gaúchos, por que levaste isso tão a sério?
A meu ver não faz sentido cantar as qualidades do seu estado para o outros estados do mesmo país.
Pegue por base o hino do teu clube de futebol. Ele não exalta as qualidades do clube, da torcida, seus feitos..... Ele por acaso não é cantado em alguma competição???? A torcida não canta ele quando em jogos com times de outros estados ou países???
É a mesma coisa...

TODO hino é feito para exaltar algo ou alguma coisa..
Creio que você não foi muito feliz no exemplo do hino de futebol. Futebol é um esporte competitivo, faz sentido eu cantar que o "Glorioso Alvinegro Praiano é o campeão absoluto desse ano" perante os outros clubes, afinal são concorrentes. Os estados brasileiros não concorrem, ou não deveriam.

Enfim, foi apenas um comentário sem maldade. Não precisa pegar corda. :mrgreen:

PRick

#32 Mensagem por PRick » Qua Set 08, 2010 4:39 pm

prp escreveu:Prick, a Federação brasileira é de fachada, e você sabe muito bem disso.
O imbecil do Rui Barbosa criou uma federação não "federada", prá ingles vê.
Somos uma república, federativa só no nome.
E o "estado" como ente da federação está mais para provincia que Estado, isto é fato.
O Rui Brabosa, pra fazer bonito, criou um frankstein que existe só na cabeça ridícula dele.

Não concordo com o termo fachada, se você disser que nos EUA o Estado tem mais autonomia, sem dúvida, o problema dos Estados não é falta de autonomia no Brasil, mas falta de recursos, nossos Estados tem pouca arrecadação de impostos. Porém, a autonomia tem crescido.

[]´s

magoo32
Intermediário
Intermediário

#33 Mensagem por magoo32 » Qua Set 08, 2010 4:41 pm

Os estados brasileiros não concorrem, ou não deveriam.
Aí concordo.

NÃO DEVERIAM.
Mas a realidade é outra e sabemos bem disso.

PRick

#34 Mensagem por PRick » Qua Set 08, 2010 6:32 pm

magoo32 escreveu:
Os estados brasileiros não concorrem, ou não deveriam.
Aí concordo.

NÃO DEVERIAM.
Mas a realidade é outra e sabemos bem disso.

Olha isso ocorre entre estados, regiões, provincias, bairros, etc... Nos EUA o antagonismo Norte-Sul gerou uma Guerra Civil. Isso é a coisa mais comum do mundo.

[]´s

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 127 vezes
Agradeceram: 427 vezes

#35 Mensagem por prp » Qua Set 08, 2010 6:48 pm

Os EUA são legítimos estados federados onde cada Estado abdicou da soberania para a união, por isso as diferenças, por isso a guerra civil e por isso a grande autonomia de cada estado americano.
No Brasil foi diferente, não existia Estados, existia um Estado (o Brasil), não houve nenhum pacto federativo, ninguém abdicou da soberania, pois nunca tiveram tal soberania. O que aconteceu foi que Rui Barbosa achou bonitinho e bacana e mudou o nome das provincias para Estado só isso, dar mais autonomia aos estados (provincias) não nos faz uma federação, nem aqui nem na china.

Por isso esta decisão do imbecil do Rui Barbosa foi prejudicial a unidade do Pais, aumentando os "bairrismos".

PRick

#36 Mensagem por PRick » Qua Set 08, 2010 7:20 pm

prp escreveu:Os EUA são legítimos estados federados onde cada Estado abdicou da soberania para a união, por isso as diferenças, por isso a guerra civil e por isso a grande autonomia de cada estado americano.
No Brasil foi diferente, não existia Estados, existia um Estado (o Brasil), não houve nenhum pacto federativo, ninguém abdicou da soberania, pois nunca tiveram tal soberania. O que aconteceu foi que Rui Barbosa achou bonitinho e bacana e mudou o nome das provincias para Estado só isso, dar mais autonomia aos estados (provincias) não nos faz uma federação, nem aqui nem na china.

Por isso esta decisão do imbecil do Rui Barbosa foi prejudicial a unidade do Pais, aumentando os "bairrismos".
Não creio que o bairrismo seja aumentado ou não por estruturas de governos, num território tão grande é de se esperar regionalismos.

Não estou falando de aspectos históricos, porém, hoje o Brasil é uma Federação, nossos estados tem bem mais poder que províncias, como dá para ver na Argentina ou mesmo na França.

Nos EUA os estados tem mais poderes, porém, lá ocorreu ao contrário, quer dizer os estados perderam poderes ao longo da história dos EUA.

[]´s

FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 273 vezes
Agradeceram: 112 vezes

#37 Mensagem por FOXTROT » Qua Set 08, 2010 7:28 pm

Dorfus escreveu:Mas eu nem disse que me referia aos gaúchos, por que levaste isso tão a sério?
:lol:

Mas, tratando-se espeficificamente dos nossos amigos gaúchos, qual o motivo de exaltar o Rio Grande do Sul se ele é apenas um pedaço de um país muito maior? Não faria mais sentido o hino nacional tomar o lugar do hino estadual?

O que vem em primeiro lugar para um Gaúcho? O Brasil como um todo ou o Rio Grande do Sul? Estou realmente interessado nessa resposta.
Como fui eu quem trouxe o exemplo, me sinto compelido a entrar nessa questão secundaria que se formou:

Não entendi seu post anterior, quando fala sobre o suposto separatismo de uma determinada região, dando a entender que seria a região Sul e o RS, o que você quer dizer com isso? O que você tem contra essa região?

Depois, o que significa o RS para o resto do país? O que significou o RS ao longo dos tempos? Se Somos apenas um pedaço desse país aqui no extremo sul, por que o resto do país teve tanto
interesse em reintegrar essa porção?

Como não exaltar os feitos de um pequeno estado que sustentou uma guerra por uma década contra o resto do país?

Para finalizar, cada vez que ouço o hino Gaúcho me arrepio, você já assistiu a execução do hino riograndense? Ser Brasileiro é consequência.

Saudações

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#38 Mensagem por Bolovo » Qua Set 08, 2010 7:38 pm

FOXTROT escreveu:Nas cerimônias que assisto fico com a impressão que as pessoas cantam por obrigação, pelo protocolo e é isso que tem que mudar...

Obrigação que não percebo quando se canta o hino riograndense, este é cantado com entusiasmo e não há nada de separatismo nisso, talvez o fato do hino gaúcho ser pequeno contribua para uma maior identificação popular.

Saudações
Uma coisa que me assustou quando fui pra Porto Alegre foi num jogo dos colorados contra o Flamengo pelo campeonato brasileiro. Como todo jogo de campeonato brasileiro, o hino nacional é tocado e aí que eu fiquei assustado, pois a torcida colorada cantou o hino gaúcho por cima do hino brasileiro. E eu estava no meio da torcida colorada, então pensei que iriam fazer churrasco e chimarrão de mim se descobrissem que sou paulista hahaha [003]

Serio, achei o RS meio bairrista por causa disso mesmo. A impressão que tive é que eu era um estrangeiro lá no meio.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#39 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 08, 2010 8:28 pm

Eu acho errado.
Antes sou brasileiro, depois sou carioca.

Responder