Respondi acima. Lembre-se, era RFI, não RFP. As respostas são bem mais genéricas. Parte estrutural (inclusive material composto e usinagem de ligas de titânio), integração do radar, integração de armamentos, cessão dos códigos fonte, manutenção do motor no Brasil (com possibilidade de fabricá-lo parcial ou completamente aqui).Knight 7 escreveu:vc pode esclarecer melhor quais foram as tecnologias que os russos aceitaram transferir para a FAB?
Houve uma mudança de rota imposta pelo Jobim e pelo Saito. Quanto à Rússia, tudo o que prometeu, fez. Sabe o VLS? O quarto estágio conta com apoio russo, sabia disso? Vou mais além, ajudaram a revisar problemas de projeto no primeiro estágio. Quanto a não ceder tecnologia, é só ver o trabalho que fizeram com a Índia para mostrar que há algo estranho nas afirmações da COPAC...Knight 7 escreveu:E o que a FAB adquiriu da Russia entre 2003 -2006? Está certo que o assunto do Mi35 para o Brasil surgiu na época do Bueno, e diga-se de passagem, só temos esse helicóptero por questões políticas (lobbby da carne) e por algumas maracutaias...os requisitos foram feitos em cima do Mi35. Mas teve uma resitencia danada dentro da FAB, tanto é que demorou para o negócio sair. E o Bueno ganhou como premio, a representacão da Mil no Brasil. E com esse premio que ele recebeu, logo após a assinatura do contrato, aumenta a suspeicão desse negócio...
Knight 7 escreveu:No caso dos russos, o Mangabeira disse, em abril de 2008, sobre a transferencia de tecnologia baseada no "äprender fazendo".
A Rússia queria usar o programa F-X como trampolim para equipar TODAS as forças aéreas latino-americanas. O programa era bem mais ambicioso do que vc pensa...Knight 7 escreveu:Pepê, eu não estou defendendo o GripenNG, mas sim a Short-List. Perguntei lá dentro sobre a proposta russa, para 3 fontes (sim, não sou ingênuo, procuro confirmar as informacões com várias pessoas lá de dentro) a resposta foi a mesma: tinha restriões de ordem técnica graves (além do problema de transf de tecnologia).
Portanto, mesmo sem o GripenNG, a proposta russa não iria passar. O que vale é aquilo que está no papel, na proposta. Se os russos "na hora do vamos ver" pisaram na bola, foram alijados. E não adianta citar a India. A Russia tem vinculos mais profundos e longos com a India que com o Brasil. Seria o mesmo caso de alguém achar que o que os americanos procedem com a Inglaterra no campo de Defesa é pressuposto que possam aplicar com outras nacões, ou China-Paquistão, etc..
Desculpas aceitas. Quanto as suas três fontes, que sei quem são, têm que defender o indefensável, porque participaram da lambança. A short list seria aceitável se seguisse os padrões estabelecidos pelo EMA e não incluisse um avião inexistente e problemático. O relatório da COPAC sobre o Gripen praticamente repete o que foi dito pela Noruega e Holanda. Lá, o avião foi rejeitado. Aqui, foi elevado. Alguma coisa está errada.Knight 7 escreveu:Eu tenho uma grande consideracão por vc. Tanto é que te apoiei publicamente várias vezes. Aliás, eu até comi a Cris por conselho seu. Discuti esse problema russo com vc via MP. Vc insistia nos fóruns. Tive de discutir publicamente. Se devido a minha assertividade, pareci rude, desculpe-me, não era essa a intencão.
Abracos
Abraços
Pepê