TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44926 Mensagem por Bolovo » Ter Set 07, 2010 9:11 pm

Ciclico esse tópico...

Desde 2001 poderíamos estar com os Gripen blá blá blá

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#44927 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 07, 2010 9:11 pm

Cada um compra a revista que quer ler.
Essa eu não comprei.

Mas tem gente que comprou e anda com ela debaixo do braço.
Fazer o quê, né?
É como acreditar em Gripen-NAVALNGBRi, em ToTs dos EUA, em fábrica de caças aqui de graça...

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#44928 Mensagem por Lord Nauta » Ter Set 07, 2010 9:30 pm

NJ comentou hoje (07/09) em Brasilia que o anúncio do FX acontece ainda este ano. O vencedor vai ser conhecido após as eleições e o presidente Lula vai envolver o presidente eleito no assunto.

Sds

Lord Nauta

Carlos Mathias

#44929 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 07, 2010 9:32 pm

Essa merece!

TOOOOOOOOOOOOOOOMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Dentes vão ranger! 8-]

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#44930 Mensagem por sapao » Ter Set 07, 2010 9:34 pm

Sobre essa parte da previdencia eu sei algo, mas existem estudos muito mais profundos.
O importante e que mudanças simples, como o fim da contagem nas escolas, ja ajudam a aumentar a idade de aposentadoria e diminuir o rombo la na frente.
Outra coisa importante salientar e que mesmo aposentado o militar continua descontando para a previdencia, não sei se em outras carreiras é assim.

Mas como disse o Tulio (indio velho da campanha) cada um na sua seara; mas no caso dos funcionarios publicos entra a nossa culpa (cidadões do Brasil).
Nossa porque quem decide os soldos são os politicos, aqueles que nos votamos.
Ai vamos para a questão:
Quanto deve ganhar um policial militar?
Mais, menos ou igual a um agente da policia civil?
Mais, menos ou igual a um agente da PF?
E um agente penitenciario?
E um oficial de justiça?
E um promotor, um juiz?
Um professor de ensino medio?

Cada uma das carreiras tem suas caracteristicas, e suas conquistas são fruto das suas forças politicas (sindicatos, associações) pressionando os governantes.
E isso se reflete, obviamente, no tipo de serviço que eu quero.
A logica diz que quanto mais bem remunerado, na grande maioria das vezes melhor sera o material humano recrutado; e isso diz basicamente aonde estão as prioridades do governo.
Quanto ganha um assessor de confiança em relação as careiras que citei acima?
E so fazer a comparação e vamos ver a prioridade dos governantes...
Como disse, houve ano em que quase 10% dos guarda-marinha pediram baixa antes da promoção; basicamente para outras careiras de estado.

Como disse um oficial que foi para o judiciario:
"Passei mais de 20 anos tentando me adaptar e sacrificando minha familia na esperança do reconhecimento; a vi que não tinha jeito e resolvi me adaptar ao sistema.
Passei no judiciario e meu salario incial é 2 vezes maior do que um TCel das FFAA com quase 25 anos de serviço!
Agora com 10 anos de serviço atingo o topo da remuneração e na sequencia me aposento com salario integral, ganhando o dobro que um oficial general de 4 estrelas e ainda ajudo meu pais, so que agora em outra frente."

Veja bem, não estou com rancor ou inveja, eu acho que o salario de uma autoridade judicial tem que ser alto mesmo, o que eu questiono são os baixos salarios de todas as outras carreiras, isso sim.
Vamos reclamar da policia com o soldo atual na maioria dos estados? Do SUS? Do ensino publico?
Desculpem o desabafo, mas em epoca de eleição eu fico assim mesmo.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#44931 Mensagem por Bolovo » Ter Set 07, 2010 9:43 pm

Lord Nauta escreveu:NJ comentou hoje (07/09) em Brasilia que o anúncio do FX acontece ainda este ano. O vencedor vai ser conhecido após as eleições e o presidente Lula vai envolver o presidente eleito no assunto.

Sds

Lord Nauta
No mínimo, mais um mês de espera...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#44932 Mensagem por LeandroGCard » Ter Set 07, 2010 9:45 pm

Santiago escreveu:Tecnologia afasta russos da concorrência de caças, diz Jobim
14 de maio de 2010
http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... Jobim.html

A parceria militar entre Brasil e Rússia tem dificuldades de avançar porque o governo russo não aceita transferir tecnologia, disse na sexta-feira o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Segundo Jobim, esse foi o motivo da ausência da Rússia na fase final da concorrência para a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Ele integra a comitiva liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que viajou à Rússia. Durante a visita, foi assinado um plano de ação para a agenda bilateral que prevê maior cooperação entre os dois países no setor. Segundo Jobim, no entanto, não há o fechamento de novos negócios. "Eles não transferem tecnologia", disse Jobim a jornalistas.

A Rússia entrou na concorrência promovida pelo governo brasileiro para a compra de novos caças para a Aeronáutica, mas não passou para a fase final da licitação. "A desclassificação deles do FX2 foi por causa disso (falta de transferência de tecnologia)", disse o ministro da Defesa, sem citar um prazo para o anúncio da escolha pelo governo.

Além do Rafale, da francesa Dassault, também estão na disputa para fornecer 36 caças à Força Aérea Brasileira (FAB) a americana Boeing, com o F-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com o Gripen.
Eu me lembro de ter lido uma transcrição resumida do que os russos teriam dito na época, e não foi que não transferiam tecnologia (até porque já fizeram isso com a Índa e com a China), mas que para uma compra de apenas 36 aviões a transferência de tecnologia no nível solicitado seria inviável.

Quer mesmo saber? Eles foram apenas sinceros, e estavam certíssimos na sua afirmação. A falha é nossa de querer negociar no campo da defesa com quem não entende as piadas (nem as malandragens) ocidentais.

Leandro G. Card

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#44933 Mensagem por sapao » Ter Set 07, 2010 9:46 pm

Carlos,
como ja falaram acima, se dependesse da FAB ja teriamos trocado desde a decada de 80...
O problema dessas compras e que elas tem o fator politico, mas no Brasil existe o fator muuuuuuuuuuuuuuito politico.
Se decidir agora (depois da eleição que eu saiba vai de 3 de outubro ate o infinito), ainda demora 1 ano para assinar o contrato, mais uns tantos para produção, ou seja talvez o primeiro esquadrão, se a gente receber de prateleira, la para 2013/14; mais a implantação operacional uns 2 anos; e bem por ai mesmo, 2015.

Agora, sejamos realistas.
Vão entregar F-5M ano que vem, voce acho que eles vão voar até quando?
Se eu conheço a novela ( ao AT-26 era para ter parado la por 96 e o H-1H voa ate hoje), vai voar frouxo ate 2025, junto com o A-1M.

Sobre o MK-2, rapaz não tem nada que um cascalho a mais para o fabricante resolva!
Extende ate 2017, 2027, quanto voce quiser; basta ver o M-III da Argentina.

Agora, isso tudo estamos considerando o governo atual.
Ano que vem muda presidente, ministro da defesa, comandante do EMD e das FFAA.
Escutem o que eu digo, eu não sei o quanto nem em qual aerea, mas teremos mudanças no projeto, isso tenho certeza.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
soultrain
Sênior
Sênior

#44934 Mensagem por soultrain » Ter Set 07, 2010 9:50 pm

Em relação aquela discussão de Espanha lá atrás, do que eu conheço a Suécia está muito mais dependente de tecnologia Americana, embora à primeira vista não pareça assim.

Agora eu ouvi falar que os Espanhóis não iriam ficar com os códigos de lançamento dos Tomahawk's...

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
soultrain
Sênior
Sênior

#44935 Mensagem por soultrain » Ter Set 07, 2010 10:09 pm

P44 escreveu:12 F-16 encaixotados, preço camarada para ajudar a combater o défice...
E de brinde vão os Super Puma, mas os nossos são dos verdadeiros, dos bons. Nada daquilo que dizem dos vossos :twisted: :twisted: :twisted:

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2048 vezes
Agradeceram: 2598 vezes

#44937 Mensagem por knigh7 » Qua Set 08, 2010 12:54 am

Em azul, Guerra
Guerra escreveu:
knigh7 escreveu:O civil tem de escolher pagar 600 Reais de plano de saúde para a Família ou depender do SUS.
E quanto vc acha que eu pago de FUSEX por mÊS? E vc sabia que o funcionário civil que trabalha no EB usa o FUSEX e não paga nada?
eu tenho de pagar também previdencia complementar para evitar a perda de renda quando se aposentar pelo INSS (acho que o teto é de R$3.416,00 ou por volta disso). Vcs militares recebem moradia...comeca a somar tudo isso. Vcs sim TAMBÉM tem benefícios que nós, civis nào temos.

O fato é que um militar chega uma hora que não produz mais. Não adianta deixar o cara com 60 anos em serviço.
a partir de uma certa idade, perde-se o vigor físico. POde-se ir para áreas burocráticas, que diga-se de passagem lugar não falta.
Se vcs quiserem, podem passar para a reserva remunerada com 20 anos de servico...
Onde eu dou o nome? Compulsória é só para coronel. Mas se vc souber de alguma portaria que ampara eu entro com requerimento hoje mesmo.
Pode-se ir com esse tempo que citei co parte da remuneracào. Ademais, em áreas, como a Amazônia, quando servem, a cada período de 2 anos, antecipa-se 6 meses o período para reserva.
Ademais, se o funcionário está insatisfeito, que procure outro emprego. E não vai resolver em outro emprego o problema de hora extra. Por quê? Casos de horas extras são muito comuns lá embaixo no organograma. É só subir um pouco, deixa de ser regra, passa a ser inviável até. Para cumprir metas, muitas vezes se é obrigado a fazer visitas fora, a clientes, "fazer uma social" e via de regra, fora do horário de expediente. Então o sujeito fica entre não cumprir a meta e perder o cargo ou cumprir, relevar e manter o cargo. E há as constantes reuniões de trabalho, viajens a trabalho que tomam parte do final de semana, etc, etc...e não adianta reclamar, pois não tem pagto de hora extra e é comum haver isso em qualquer atividade que não seja "chão da fábrica"
do jeito que vc fala parece que todo mundo tem que carregar sua mesma cruz. Teria graça eu ficar cobrando aqui dos civis que eles deveriam andar 3 dias atraves selva com uma mochila de 30 quilos? Teria graça eu diz que todo civil teria que alcançar um indice fisico 3 vezes por ano?

Vc pegou uma parte do meu post. Eu estava te respondendo sobre a questão de horas extras, que vc disse que os civis tem. Claro que muitos civis recebem. Mas como eu disse, há vários profissões, cargos da vida civil que a horas extras inexistem. Outra coisa, nesse mesmo post eu deixei bem claro que se o funcionário está insatisfeito, ele deve mudar, incluindo eu. Meu trabalho não é uma "cruz". Exige-se muioto nele, como a de um monte de outros civis. As dificuldades é que são diferentes das dos militares. Mas há muitas. Mas nem por isso, no caso do meu trabalho, eu prego que eu devo ter vantagens frente a outras classes de trabalhadores na hora da aposentadoria.

knigh7
Sênior
Sênior

#44938 Mensagem por knigh7 » Qua Set 08, 2010 1:08 am

Guerra escreveu:
soultrain escreveu:knigh7,

Faz quartos? Não sei o nome ai no Brasil, mas nas unidades há sempre o oficial de quarto, sargento de quarto que faz 24h. Você embarca para uma missão a 6000 km de casa, onde trabalha 24h durante toda a missão? Imagine num navio, é pequeno e num sub? Se houver guerra, você vai? Se o mandarem para 6000km de casa por 2 anos, você vai? Mandado, lembre-se. Na sua folga corre o risco de ser acordado à 04:00 porque está em alerta e não saber quando volta? Pode tirar férias quando quer, não é? Há perigo de você ter um acidente de trabalho com manobras, explosivos, armas etc etc? Você sabe a pressão física e psicológica de um militar numa unidade operacional?
Aqui nós tiramos serviço de 24 horas. É só fazer as contas. O mês tem 23 dias uteis. Se você tirar um serviço por mês ( e não é só isso) pode acrescentar uma hora a mais por dia de trabalho naquele mês.

Eu não sei como esta em POrtugal (acho que vcs tem o memso problema). Mas aqui no Brasil, podem dizer que é o melhor emprego do mundo, mas a evasão cresce cada vez mais. Nenhum serviço público tem os indices das FAs.
No concurso para ingresso na EsPCEx são 37 candidatos/vaga...é bem procurado...

knigh7
Sênior
Sênior

#44939 Mensagem por knigh7 » Qua Set 08, 2010 1:13 am

Guerra escreveu:
sapao escreveu:knigh,
a ultima reforma retirou o tempo de serviço das escolas, so passa a contar depois de formado ou se ja possuia tempo de desconto.
Disso eu não sabia. Esta ficando cada vez mais do jeito que o knigh quer. Só faltam as medidas para diminuir a evasão.

É claro que não concordo com a vantagem que havia no tempo das escolas preparatórias para a reserva ("como o Kingh quer")
Ainda bem que houve gente de bom senso, incluindo dentro da Forca (já que se aceitou sem alarde essa mudanca) que aceitou retirar essa "excrescência"

Editado pela última vez por knigh7 em Qua Set 08, 2010 8:13 am, em um total de 1 vez.
knigh7
Sênior
Sênior

#44940 Mensagem por knigh7 » Qua Set 08, 2010 1:18 am

Túlio escreveu:E eu cada vez entendo menos essa comparação civil x militar. São profissões e visões de mundo totalmente diversas, com características muito diferentes e muitas vezes incompatíveis entre si. Mesmo com minha própria profissão eu vejo poucos pontos de contato, estou há mais de um quarto de século vivendo entre os piores marginais que há e ainda não fui parar num hospício, apesar de já ter visto todo tipo de barbaridade, apesar de já ter sido atacado - e revidado - com arma de fogo, faca e mesmo na mão, tanto no serviço quanto na rua mas sempre em razão de meu ofício. E estou por aí. Mas acho que não duraria um mês na descrição da profissão do Knight. Queria ver ele na minha... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

NA VERDADE, CUPINCHAS, É CADA UM NA SUA SEARA... :wink: 8-]
Claro. Acho que a tua também não deve ser fácil.
E é justamente o que eu estava me referindo: disse que há um monte de profisssão por ai que são "duras" (citei a dos trabalhadores civis, dos trabalhadores rurais, dos gerentes de instituicões financeiras, diplomatas, etc). Não apenas as dos militares.

Responder