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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#5116 Mensagem por Bolovo » Sáb Set 04, 2010 10:59 am

Os Lynx da Dinamarca tem o Flir ao lado. Mas enfim, a MB escolheu desse jeito pq não quis reinventar a roda. É o jeito usado pelo fabricante e o já usado por outras Lynx no mundo, como por exemplo o inglês e o alemão, ou seja, o know-how todo já existe, cabeamento e tal deve ser mais fácil do que tentar outra solução.

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#5117 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 04, 2010 11:33 am

Alcantara escreveu:Gente, no caso do Lynx, o FLIR na parte superior do nariz é a posição que o fabricante determinou como melhor opção. E digo dois motivos para isso:

_ libera o "queixo" para instalação do radar (como já citado à algumas páginas atrás);
_ "vão" livre pequeno em relação ao solo durante o pouso.


Alguém aqui já parou pra pensar em como o Lynx faz pra pousar em um covés de vôo pequeno como o de uma corveta, por exemplo, em condições de mar agitado? Já viram a pancada que ele dá no convés, e que ele usa o rotor para pressionar a fuselagem contra o convés? :lol:




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#5118 Mensagem por tflash » Sáb Set 04, 2010 1:11 pm

A gente (tugas) tem flir?




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Re: NOTICIAS

#5119 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Set 04, 2010 1:47 pm

Nos Lynx? Não, apenas radar e sonar (como de resto é visivel no video que é da Armada).

Nos EH-101 temos FLIR e NVG.




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Re: NOTICIAS

#5120 Mensagem por tflash » Sáb Set 04, 2010 2:54 pm

Pois, eu vi o vídeo duas vezes à procura de um flir e o melhor candidato era o suporte do guincho até eu descobrir o que era. :mrgreen:

pensei que tinhas posto o vídeo para mostrar um flir diferente mas já vi que tinha a ver com as aterragens que estavam a ser comentadas.




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#5121 Mensagem por Skyway » Sáb Set 04, 2010 9:39 pm

sapao escreveu:Sky,
coloca-lo na parte de baixo da aeronave imediatamente geraria 2 problemas:
-limitaria a operação da aeronave no taxi, no pouso em terreno não nivelado ou plano, pairado sobre a agua ou mesmo um pouso embarcado mais brusco;
-o fato de ja existir um modelo homologado naquela posição elimina muitos problemas.
Todo o estudo ja esta feito, testado e aprovado; caso contrario voce teria que arcar com os custos de uma versão exclusiva; definindo a posição, a cablagem, a colocação e ainda a homologação de tudo isso.
Ja vi em um H-60 o Flir posicionado na lateral, utilizado para guia o guincho, talvez fosse uma solução para o SH-60, não sei.

O ideal é operar o um Flir em conjunto com o NVG, pois eles se complementam.
Enquanto um lhe da mais alcançe, outro lhe da mais mobilidade.
Um e sensivel a calor e outro a luminosidade, cada um com suas qualidades e defeitos.
A operação em conjunta multiplica o ganho de se operar com um deles isolado, não e a toa a proxima geração de NVG americana esta sendo feita para apresentar as imagems mesclando os dois sistemas.
Acho que está acontecendo um mal entendido aqui....em momento algum sugeri o FLIR embaixo da aeronave, as implicações de tal instalação são óbvias. Apenas questionei a solução de o colocar em cima do nariz, pois pra mim limita muito o campo de visão do aparelho, apenas isso.

Quanto a operação conjunta do FLIR com NVG, concordo, seria o ideal, mas no caso, será apenas o NVG em algumas situações e pronto.

Um abração! :D




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#5122 Mensagem por Skyway » Sáb Set 04, 2010 9:41 pm

gaitero escreveu:
Skyway escreveu:O ideal seria no ventre, porque onde ele vai ficar vai ter pontos cegos demais, atras e abaixo da aeronave por exemplo.

Porem acho que ele não tem espaço no ventre...nem retrátil pelo visto.

Bom, tenho certeza que ali é o melhor lugar possível, infelizmente.
Sky, concordo com tudo o que disseste, principalmente com esta parte...

Ou seja, pode-se instalar os mais modernos sistemas, contudo se a plataforma não foi pensada para tal função, haverão sempre limitações, seja na Inhaúma, seja no Linx, seja no F-5, seja no FAL, etc.
EXATAMENTE isso que eu quis dizer Gaitero. :D

Um abraço!




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#5123 Mensagem por Bolovo » Sáb Set 04, 2010 10:25 pm

Disso que eu estava falando do FLIR do Lynx dinamarquês.

http://www.alide.com.br/joomla/images/phocagallery/artigos/ed44/Absalon/thumbs/phoca_thumb_l_Absalon167.jpg http://www.alide.com.br/joomla/images/phocagallery/artigos/ed44/Absalon/thumbs/phoca_thumb_l_Absalon172.jpg


Mas acredito que isso foi uma solução deles. A MB seguiu o resto do mundo fez, inclusive a principal operadora - a Royal Navy, e colocou o FLIR no nariz do heli. Acredito que essa escolha se deu devido uma maior facilidade de espaço para a instalação o sistema e todo o resto, cabeamento e tal. Pelo que eu me lembre, a maior necessidade do FLIR para o Lynx é no reconhecimento de embarcações em distâncias longas.

Sds




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#5124 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 04, 2010 10:26 pm

Ali na lateral parece que mata um Sea Skua.




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#5125 Mensagem por Bolovo » Sáb Set 04, 2010 10:28 pm

Carlos Mathias escreveu:Ali na lateral parece que mata um Sea Skua.
É algo tão óbvio que eu nem percebi. É verdade! :mrgreen:




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#5126 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 04, 2010 10:32 pm

Bota a bagaça na nariga mesmo, feito verruga de bruxa. :?
Fazer o quê?




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#5127 Mensagem por sapao » Sáb Set 04, 2010 10:47 pm

Foi mal, entendi errado então.
Quer dizer que junto com o FLIR vem um pacote de NVG tambem? Tava na hora...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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#5128 Mensagem por Skyway » Dom Set 05, 2010 1:50 am

Bolovo escreveu:Disso que eu estava falando do FLIR do Lynx dinamarquês.

http://www.alide.com.br/joomla/images/phocagallery/artigos/ed44/Absalon/thumbs/phoca_thumb_l_Absalon167.jpg http://www.alide.com.br/joomla/images/phocagallery/artigos/ed44/Absalon/thumbs/phoca_thumb_l_Absalon172.jpg


Mas acredito que isso foi uma solução deles. A MB seguiu o resto do mundo fez, inclusive a principal operadora - a Royal Navy, e colocou o FLIR no nariz do heli. Acredito que essa escolha se deu devido uma maior facilidade de espaço para a instalação o sistema e todo o resto, cabeamento e tal. Pelo que eu me lembre, a maior necessidade do FLIR para o Lynx é no reconhecimento de embarcações em distâncias longas.

Sds
Pois é, e como eu ja disse aqui, não questiono a MB, de forma alguma. Questiono só o que pra mim parece uma subutilização do equipamento ao colocar ali na nareba. Não entrando nunca no mérito de quem foi a idéia ou porque essa solução foi adotada pela MB, não vamos confundir as coisas.

Fixo embaixo não da, tem o radar e a altura do Linx, e retrátil deve ser complexo e caro demais...e a solução dinamarquesa parece provar que no nariz traz pontos negativos, e pra eles aparentemente foi preferível perder um Skua do que perder o 360º de visão do Flir.

É como o Gaitero bem entendeu, uma gambiarra é sempre gambiarra, mesmo que seja uma gambiarra oficial. Se não fosse gambiarra, o equipamento funcionaria 100%.

Um abraço!




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#5129 Mensagem por soultrain » Dom Set 05, 2010 7:36 am

Sky,

Não há nenhuma subutilização do equipamento, como já disse existem n Helis que o têm assim de origem. Como aque se endeusam alguns, vou colocar exactamente as fotos dos deuses:

Seahawk:


Imagem





Reparem que aqui havia a hipótese de colocar o FLIR para baixo, mas o escolhido foi....como no Lynx




O S-92:




Imagem


Nunca ouvi falar de usar o FLIR para essas manobras, nem faz sentido, o FLIR (Forward looking infrared) amplia calor, o NVG amplia a luz, por isso é que se usa na navegação e manobras.

[[]]'s





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Re: NOTICIAS

#5130 Mensagem por Alcantara » Dom Set 05, 2010 9:32 am

Skyway escreveu:Pois é, e como eu ja disse aqui, não questiono a MB, de forma alguma. Questiono só o que pra mim parece uma subutilização do equipamento ao colocar ali na nareba. Não entrando nunca no mérito de quem foi a idéia ou porque essa solução foi adotada pela MB, não vamos confundir as coisas.

Fixo embaixo não da, tem o radar e a altura do Linx, e retrátil deve ser complexo e caro demais...e a solução dinamarquesa parece provar que no nariz traz pontos negativos, e pra eles aparentemente foi preferível perder um Skua do que perder o 360º de visão do Flir.

É como o Gaitero bem entendeu, uma gambiarra é sempre gambiarra, mesmo que seja uma gambiarra oficial. Se não fosse gambiarra, o equipamento funcionaria 100%.

Um abraço!

Me parece que eles desenvolveram uma estação que se acopla no "berço" do cabide de mísseis. Interessante. [074]


http://www.alide.com.br/joomla/images/phocagallery/artigos/ed44/Absalon/thumbs/phoca_thumb_l_Absalon167.jpg


A solução dinamarquesa não é ideal para as funções de combate que o Lynx cumpre por causa da perda de 50% de carga útil de combate, mas pode ser interessante em outras funções, como infiltração de equipes especiais, etc.


Imagem

http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/2/2/3/1104322.jpg

http://www.i-tapety.info/obrazy/Royal%20Navy-Sea%20Skua%20misile%20system.jpg




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