TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44641 Mensagem por Penguin » Dom Ago 29, 2010 1:47 pm

Santiago escreveu:
Pepê Rezende escreveu: É o fim da picada que um cara que era levado a sério tenha aceito o papel de garoto propaganda da SAAB...

Quanto à SELEX, se a ligação fosse tão sólida, os suecos não teriam tentado contratos com a Raytheon, Thales e ELTA antes de voltar a procurá-la.

Abraços

Pepê
Pepe,

As coisas não são lineares e nem simplórias como vc descreve.
As empresas de defesa européias, todas cooperam muito entre si em diversos campos. Precisam de escala em P&D para não ficar para trás definitivamente. Nesta área (AESA) há programas conhecidos e recentes: AMSAR, KORRIGAN ( http://www.gaasmantech.org/Digests/2006 ... sts/3D.pdf ), etc que tem rendido bons frutos.

O contrato com a RAYTHEON ocorreu de fato. Foi para a aquisição de uma antena AESA customizada para o desenvolvimento da tecnologia de radares AESA pela SAAB. A THALES também utilizou modulos T/R da RAYTHEON para isso. Como se poderia desenvolver um radar AESA sem uma antena AESA? A Europa não era autosuficientemente nesta área, dai a necesssidade de importar componentes e os muitos programas conjuntos para o desenvolvimento de tecnologias (AMSAR, KORRIGAN etc).

Uma observação importante que impulsionou a cooperação e os investimentos europeus nesta área: (http://www.entrepreneur.com/tradejourna ... 91651.html ):
Nor is there any prospect of procuring components for military applications from the US or Japan--both countries have already placed an embargo on GaAs circuits, and there is no reason for them to be any more flexible concerning GaN.
Imagem
Saab-Raytheon demostrator

A relação entre a SAAB e a SELEX (2006), com financiamento e apoio dos governos de ambos países, para o desenvolvimento de aplicações AESA é anterior ao malfadado acordo entre a SAAB e a THALES (2008) para fornecer antena AESA para o desenvolvimento do radar do Gripen NG:
Innovation » Design Innovations » Saab and Selex to Work on M-AESA Radar
21-Nov-2006 03:35 EST
http://www.defenseindustrydaily.com/saa ... dar-02819/

(...) Saab Microwave Systems AB, Selex Sistemi Integrati S.p.A and Elettronica S.p.A. were recently awarded the second phase of a three phase Research and Development Program supporting the development of the next generation of microwave multi-function, multi-role systems called M-AESA (Multi-role Active Electronically Scanned Antenna).

On behalf of the armed forces of Italy and Sweden, the FMV (Swedish Defence Materiel Administration), has signed contracts with the three companies Selex Sistemi Integrati S.p.A., Elettronica S.p.A. and Saab Microwave Systems AB for Phase 2 of a 3-phase long-term strategic R&D effort regarding radar and electronic warfare (EW). The program will be fully financed by the two countries. The President of Saab Microwave Systems AB referred to efforts that would ”...greatly enhance our joint possibilities to achieve the product vision of a true multi-role electronics package capable of active and passive sensing, jamming and special communications.” That last bit is especially interesting in light of recent US developments, and in the short term the program is meant to “contribute to the development of multifunction radar and EW systems.”
(...)
Com relação ao acordo entre a SAAB e a THALES, há um artigo de 2008, quando ele foi assinado, que esclarece bastante as coisas:
Saab and Thales develop Gripen radar

Today, Saab announces a collaboration with the French company Thales. Together they will develop a new advanced radar based on AESA technology for the Gripen demonstrator, which will be shown for the first time during the day.

2008-04-23 | “This is a major step in the development of radar and an important collaboration. An AESA radar (Active Electronically Scanned Array) opens a series of new possibilities and functions,” says Peter Andersson, product manager at Saab Microwave Systems.

As opposed to the mechanically controlled antenna currently used in the Gripen radar, which can only illuminate one area at a time, an AESA radar can search larger areas faster, follow more targets in parallel and permits the pilot to operate more flexibly.

The collaboration is for the Gripen demonstrator

The collaboration surrounding the AESA radar started last autumn. Saab Microwave Systems is responsible for the radar system and its capability. Thales contributes with the antenna and Saab Aerosystems is responsible for the integration in the aircraft.

Integration of the complete radar system will continue during 2008 and will be completed in the spring of 2009. The first test flights are planned during the summer of 2009 and thereafter Saab intends to display the system at different customer demonstrations.

AESA technology in more of Saab’s products

That the collaboration is with Thales is explained by Peter Andersson as follows:

At present Thales is developing an AESA within a French radar programme and, like Saab Microwave Systems, is one of the world leaders within the radar field. Together we can quickly develop a demo-product that can show the markets the advantages of AESA technology. The collaboration over the antenna is also cost effective and is in line with Saab’s overall strategy of finding industrial partners for Gripen.”

But Peter Andersson does not want to speculate whether the collaboration with Thales will continue with the development of AESA radar for the next generation Gripen:

Our collaboration is for the Gripen demo. We will have to see what happens in the future.”


AESA technology is already in use in several of Saab’s products, such as the Erieye airborne early warning system, the short-range search and acquisition radar Hard, the surveillance radar system Giraffe AMB and the artillery locating radar Arthur.
Com relação ao radar AESA da IAI/ELTA, ele já estava desenvolvido no ano passado. Ou seja, a frente de qualquer opção européia. Com o uso de tecnologia americana é mais fácil. Se caminho fosse um desejo da India, devido a boa cooperação com os israelenses, se ganharia tempo e evitaria problemas com relação prazo dos ensaios. Mas os indianos aceitaram dividir o ensaio com o Gripen em 2 etapas, primeiro com os Gripen C/D e depois com o Gripen Demo NG já equipado com o radar AESA da SELEX/SAAB.

Quando surgiu essa questão, o desenvolvimento do radar AESA da SELEX/SAAB já estava em pleno andamento e no início de 2010 foi testado na India.
DATE:06/07/09
SOURCE:Flight International

(...) The Israeli defence ministry and IAI have refused to comment on the report, but Saab-led Gripen International confirms that "Israel was one of several options" assessed for the radar element of its bid for the Indian requirement. The Swedish manufacturer has already confirmed its intention to allow India to conduct a flight evaluation of its Gripen Demo airframe equipped with a Vixen 1000E/ES05 Raven active electronically scanned array radar from Finmeccanica company Selex Galileo, and has approvals in place to export the system to India, and other potential Gripen buyers Brazil and Switzerland.(...)
[]s
Muito antes disso Soultrain, Saab e Selex já cooperavam para o desenvolvimento de tecnologias AESA com suporte dos governos sueco e italiano (2006).

E a relação com a Thales foi explicada no dia da assinatura do acordo em 2008.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Dom Ago 29, 2010 2:41 pm, em um total de 2 vezes.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44642 Mensagem por wagnerm25 » Dom Ago 29, 2010 1:48 pm

wesley falcao escreveu:NA MINHA HUMILDE OPNIAO A UNICA VANTAGEM DO RAFALE É A TRANSFERENCIAIRRESTRITA DE TECNOLOGIA...
É realmente uma opinião bastante humilde.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44643 Mensagem por Penguin » Dom Ago 29, 2010 1:54 pm

soultrain escreveu:
Santiago escreveu: Por que razão os debates assumem tom jocoso? Isso não é bom. Quem disse que algo é fabuloso?
Pelo que saiba, o radar do Gripen NG é um desenvolvimento conjunto entre a Selex e a Saab.

Os israelenses devem estar carregados de componentes e tecnologias americanas e poderiam favorecer no MMRCA um concorrente não americano (Saab). Esse é o risco que sempre se corre ao depender de fornecedores externos.

A experiência dos EUA, que mesmo com investimentos pesados, ainda sofrem, indica que as coisas não serão muito diferente para os novos entrantes no segumento, seja israelenses, europeus ou russos.

Quanto aos radares israelenses, eles são destinados ao mercado de exportação.

Já os radares da Selex Galileo, é um pouco mais complicado de definir, já que o grupo é relativamente recente e na sua composição foram incorparados empresas com grande tradição no setor de radares: do lado inglês BAE Systems Avionics, Ferranti, Marconi, GEC, Plessey e do lado italiano FIAR, Meteor, Alelco, Tecnospazio, Ce.Te.V., e a divisão de avionicos da Aeritalia e Selenia.

Sugerir que essas empresas produziam basicamente radares baratos para exportação é no mínimo falta de vontade de dar uma pesquisada.

Para sua ciência a Thales sempre ofereceu/oferece linha de radares voltadas para exportação (RDM, RC400).

[]s

OBS.: O radar do Gripen E/F será o Raven ES-05. Raven 1000P é a designação do protótipo do Raven ES-05 ( http://www.selex-sas.com/EN/Common/file ... me-DEF.pdf )
O Jocoso, é que você tende a omitir ou a menorizar coisas importantes, não percebo bem porquê. Uma das quais foi a aventura da SAAB após os indianos dizerem que só aceitavam AESA no MMRCA, correram Seca e Meca e ficaram com os únicos que disseram sim. Não acredito que será um mau radar, mas é o mais atrasado, com mais riscos, com menos a ser produzidos de todos e não acredito que esteja entre os melhores. Por isso foram os últimos a serem consultados pela SAAB.

Outra é a insistência do back end SAAB. Outra o "malfadado acordo com a Thales", porquê? Eles cumpriram o contrato à risca, mas as coisas mudaram e recusaram-se a assinar um novo, como você muito bem sabe, mas continua a distorcer não percebo para que fim.


ALIDE: Qual é a parte da Saab Microwave no novo radar do Gripen NG?

Bob Mason: A Saab Microwave foi parceira da Ferranti (antecessora da SELEX Galileo) no desenvolvimento do radar Blue Vixen na década de 80. Acho que esta pergunta seria melhor respondida pela própria Saab. No entanto, o principal contratado [prime contractor] e responsável pelo desenho do produto [design authority] para o radar do Gripen NG radar é a própria SELEX Galileo. A Saab Microwave, graças a sua longa experiência no negócio de radares, contribuirá para o processo de integração e desenvolvimento deste radar. No entanto, a SELEX Galileo será a entidade líder [leading entity] para o projeto Raven ES 05.

ALIDE: O que no novo radar é oriundo, ou “reciclado”, do atual radar sueco Gripen, o PS-05A?

Bob Mason: O Raven ES 05 é um produto totalmente novo desenvolvido pela SELEX Galileo para a plataforma de nova geração do Gripen e não tem nada a ver com o radar PS-05A. No desenvolvimento deste recente projeto, a SELEX Galileo trabalhou muito de perto com o contratado principal [a Saab] de forma a satisfazer todos os requerimentos emergentes.

ALIDE: Qual a conexão existe entre os sistemas CAPTOR e CECAR desenvolvidos para o Eurofighter EF2000 e o Raven ES-05 criado para o Gripen NG?

Bob Mason: Não existe nenhum elo direto entre os programas mencionados por vocês. A SELEX Galileo é a empresa líder do consórcio Euroradar que inclui a firma Indra da Espanha e a EADS da Alemanha. ....
O Raven ES 05 é um novo produto que a SELEX Galileo está desenvolvendo para a Saab que não tem nada a ver com o trabalho realizado para o Eurofighter. A EuroRadar apresenta hoje um conjunto de requerimentos muito distintos daqueles expressos por nosso cliente Saab. Assim estamos trabalhando numa solução diferente para melhor atender aos dois requerimentos diferentes. O Raven é um produto atualmente disponível e um radar protótipo já se encontra em vôo no demonstrador da Saab. Diversamente a solução para o Eurofighter ainda precisa ser implementada. Estamos observando timings bem distintos para cada um dos modelos. A cada dia que passa, devido aos seus requerimentos operacionais serem diferentes, eles ficam cada vez mais distintos.

ALIDE: E onde neste quadro é que entra o programa “AMSAR”? Ele ainda existe como programa? Ele gerará um modelo de radar de produção?

Bob Mason: O AMSAR foi um programa anglo-franco-alemão para gerar um radar de varredura eletrônica AESA, o programa, que agora já chegou ao seu fim, foi um dos primeiros programas deste tipo a serem lançados. Este projeto se iniciou em 1993 como um programa “50/50” anglo-francês, mas, com participação técnica alemã.
Que coisa importante eu omiti?
Vc está lendo direito o trecho da entrevista que vc postou?!
O prime contractor é a Selex. A Saab participa do projeto.
Qual a responsabilidade dela? Qual a responsabilidade da Selex?

Em 2008, foi assinado o acordo com a Thales. Sem grandes expectativa de ser a antena definitiva do radar AESA do Gripen NG (como havia sido anteriormente a antena da Raytheon). Isso está claro no press release emitido na ocasião em que esse acordo foi firmado entre ambas empresas.

Em 2009, ele foi rompido. Durou pouco. Segundo a Thales devido a concorrência com o Rafale no MMRCA. Segundo a Saab por rendimento abaixo do esperado. Pouco importa a razão. A Selex irá fornecer o radar AESA do Typhoon e está trabalhando com a Saab na mesma concorrência.

A antena da Thales já estava praticamente pronta em 2008. A Saab estava cooperando no desenvolvimento de tecnologia AESA (M-AESA) com a Selex desde 2006. Logo era um parceiro natural. Mas devido ao timing no MMRCA, era menos arriscado a antena da Thales do que a antena swashplate da Selex. De qq forma os indianos aceitaram dilatar os prazos dos ensaios.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Dom Ago 29, 2010 4:19 pm, em um total de 3 vezes.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44644 Mensagem por Penguin » Dom Ago 29, 2010 2:33 pm

wagnerm25 escreveu:
wesley falcao escreveu:NA MINHA HUMILDE OPNIAO A UNICA VANTAGEM DO RAFALE É A TRANSFERENCIAIRRESTRITA DE TECNOLOGIA...
É realmente uma opinião bastante humilde.
Pois eu não acredito em transferência irrestrita por porte de nenhum dos fornecedores.
Ninguém vai entregar na bandeja a jóia da coroa.
Pura propaganda.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44645 Mensagem por orestespf » Dom Ago 29, 2010 2:54 pm

wagnerm25 escreveu:
wesley falcao escreveu:NA MINHA HUMILDE OPNIAO A UNICA VANTAGEM DO RAFALE É A TRANSFERENCIAIRRESTRITA DE TECNOLOGIA...
É realmente uma opinião bastante humilde.
Pensei a mesma coisa... :shock: :shock: :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44646 Mensagem por orestespf » Dom Ago 29, 2010 2:58 pm

soultrain escreveu: O Jocoso, é que você tende a omitir ou a menorizar coisas importantes, não percebo bem porquê. Uma das quais foi a aventura da SAAB após os indianos dizerem que só aceitavam AESA no MMRCA, correram Seca e Meca e ficaram com os únicos que disseram sim. Não acredito que será um mau radar, mas é o mais atrasado, com mais riscos, com menos a ser produzidos de todos e não acredito que esteja entre os melhores. Por isso foram os últimos a serem consultados pela SAAB.

Outra é a insistência do back end SAAB. Outra o "malfadado acordo com a Thales", porquê? Eles cumpriram o contrato à risca, mas as coisas mudaram e recusaram-se a assinar um novo, como você muito bem sabe, mas continua a distorcer não percebo para que fim.
O que gosto muito no amigo Soultrain é o sutil ar de ingenuidade, mas que não é de fato verdade. 8-] 8-] 8-]

O dia que alguém disser que o verdadeiro Santiago é o Jacques, com e sem "entrelinhas"... :lol: :lol: :lol:


Forte abraço, Soultrain véio!!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44647 Mensagem por soultrain » Dom Ago 29, 2010 3:13 pm

Orestes, o Jacques é um amigo aqui do fórum de longa data, ele "esquece-se" mas a gente está aqui para o relembrar.

Eu acho que ele é um espião Francês, com aquele bigode à inspector Hercule Poirot, ele faz contra-contra informação :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:.


Brincadeira Jacques :wink:





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44648 Mensagem por orestespf » Dom Ago 29, 2010 3:17 pm

soultrain escreveu:Orestes, o Jacques é um amigo aqui do fórum de longa data, ele "esquece-se" mas a gente está aqui para o relembrar.

Eu acho que ele é um espião Francês, com aquele bigode à inspector Hercule Poirot, ele faz contra-contra informação :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:.


Brincadeira Jacques :wink:
Sim, Soultrain, está correto, mas entre um Jacques e um "Jacques" há muito espaço para imaginação e criatividade, inclusive em relação a associá-lo ao Poirot. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Jacques véio, só descontração e não desconstrução. :wink: :wink:

Abração aos dois amigos!!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44649 Mensagem por Penguin » Dom Ago 29, 2010 3:42 pm

orestespf escreveu:
soultrain escreveu: O Jocoso, é que você tende a omitir ou a menorizar coisas importantes, não percebo bem porquê. Uma das quais foi a aventura da SAAB após os indianos dizerem que só aceitavam AESA no MMRCA, correram Seca e Meca e ficaram com os únicos que disseram sim. Não acredito que será um mau radar, mas é o mais atrasado, com mais riscos, com menos a ser produzidos de todos e não acredito que esteja entre os melhores. Por isso foram os últimos a serem consultados pela SAAB.

Outra é a insistência do back end SAAB. Outra o "malfadado acordo com a Thales", porquê? Eles cumpriram o contrato à risca, mas as coisas mudaram e recusaram-se a assinar um novo, como você muito bem sabe, mas continua a distorcer não percebo para que fim.
O que gosto muito no amigo Soultrain é o sutil ar de ingenuidade, mas que não é de fato verdade. 8-] 8-] 8-]

O dia que alguém disser que o verdadeiro Santiago é o Jacques, com e sem "entrelinhas"... :lol: :lol: :lol:


Forte abraço, Soultrain véio!!!
Caro Piermatei Filho,

Muito sutil. Muito ingênuo. Ninguém percebe. :lol:

[]s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44650 Mensagem por Penguin » Dom Ago 29, 2010 3:52 pm

soultrain escreveu:Orestes, o Jacques é um amigo aqui do fórum de longa data, ele "esquece-se" mas a gente está aqui para o relembrar.

Eu acho que ele é um espião Francês, com aquele bigode à inspector Hercule Poirot, ele faz contra-contra informação :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:.


Brincadeira Jacques :wink:
Nobre missão Soultrain!
Leia com atenção o postado recentemente. Não é invenção de Santiago. Tudo tem fonte e data.
Desconfie das explicações que brotam do nada em fóruns e acabam se transformando em verdades absolutas. Isso é cômodo. E tem quem goste de comodidade. Como tem!

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Dom Ago 29, 2010 4:20 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44651 Mensagem por GDA_Fear » Dom Ago 29, 2010 4:09 pm

Santiago escreveu:
wagnerm25 escreveu: É realmente uma opinião bastante humilde.
Pois eu não acredito em transferência irrestrita por porte de nenhum dos fornecedores.
Ninguém vai entregar na bandeja a jóia da coroa.
Pura propaganda.
Concordo e vo mais além, acho que não vão nos transferir tecnologia de ponta, NENHUM DOS TRÊS, isso é bom pra aprender que quem quer tem que corrrer atrás, investir em pesquisas para se ter resultados e não depender de terceiros.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44652 Mensagem por helio » Dom Ago 29, 2010 4:11 pm

orestespf escreveu:Olá Hélio,

tudo bem? Em azul, se me permite...

helio escreveu: Olá Orestes
Indo pela sua lógica, gostaria de esclarecer alguns pontos:
-a dependencia de vários paises fornecedores de componentes para projetar um equipamento, é muito melhor do que depender apenas de um fornecedor.
Você não esclareceu nada, apenas afirmou a sua tese. Isto é um erro primário para um investigador científico; se não há provas ou bons argumentos, então é o mesmo que falar sobre o conjunto vazio (leia-se: não disse nada!)
Por favor Orestes, se vc quer provas ou argumentos, solicite, ao invés de ofender, está parecendo uma outra pessoa deste forum que gosta de provocar gratuitamente. O fato de contestar suas opiniões,( os quais não fiz de forma deselegante como vc acaba de fazer) não quer absolutamente que estou desafiando suas ideias, apenas discutindo.
Para vc entender melhor o que afirmei, ao depender de apenas um fornecedor, está-se adotando a tecnologia de apenas um fabricante, o que inviabiliza a continuidade caso este fornecedor se recuse um dia a fornecer. Ao depender apenas de tecnologia dos Estadunidenses( ao escrever norte-americanos vc está incorrendo num erro pois o Canadá também está localizado na America do Norte) ou dos franceses implica numa dependencia exclusiva a um fornecedor. É o famoso "colocar todos os ovos numa cesta só". A prova disto como já afirmei e reafirmei aconteceu com o Brasil em 1932.
Num caso destes é necessário achar um componente feito com outra tecnologia e capaz de substituir o original, coisa que nem sempre é possivel.
É praticamente impossivel conseguir projetar um produto que tenha 100% de componentes fabricados no país e isentos de embargos. A END prevê um mínimo de 60% apenas.
Veja o caso dos VBTP-MR da Iveco, o armamento não vai ser nacional, mas isto não desqualifica o projeto

É sabido que em caso de embargo do pais fornecedor, caso dependermos apenas de um país ficaremos LITERALMENTE engessados. Estou dizendo da opção de escolher um vetor cujos componentes são exclusivamente franceses ou estadunidenses.
Erro primário... Não existe sapiência em dizer que um único fornecedor induz a problemas maiores, em caso de falta, do que um fornecedor entre vários. O "estouro" é igualmente pernicioso. Pergunto: o que você quis dizer, pois na frase não há nada aproveitável, além do simplório.
Respondi no texto acima

De mais a mais esta discussão toda por traz da dependencia de motores é inoqua pois sabemos que o KC390 vai utilizar motores importados e estadunidenses.
Não me lembro de ter dito nada a respeito de motores, ainda mais norte-americanos (este "estadunidense" dói, mas...).
Não disse mesmo, mas coloquei no meu comentário para colocar que a questão motos do FX não é tão importante pois nenhum dos competidores está propondo a fabricação deles nno Brasil

Mas venhamos e convenhamos, qual o motivo desta preocupação com relação aos motores dos caças que parece tirar o sono de alguns por aqui? Não vejo problema algum em relação aos motores, vejo em relação a extrema limitação do Gripen NG, vejo em relação a péssima política americana em relação a TdT ao Brasil; isto pra mim já o bastante. Pra você, não???


No caso da ENGESA, acho que seus engenheiros tiveram um grande merito, a de PROJETAR um blindado brasileiro.
:lol: :lol: :lol: :lol: Brasileiro???? Risível... :lol: :lol: :lol:

Enbora vc diga que foi projetado através de componentes estrangeiros, o PROJETO do veiculo é nacional, tal qual o TUCANO que embora utilize muitos avionicos estrangeiros o projeto é nacional.
E não foi o que EU disse? Afirmei, claramente, que Gripen NG, Osório e ST, por exemplo, são "terceirizados". Projeto ou não, não faz diferença pra mim, pois é coisa menor. Ou você dá importância a lojinha da esquina que monta computadores com peças e componentes não fabricados no Brasil? Ah, não se esqueça, estes computadores montados na lojinha da esquina são PROJETOS nacionais, não é mesmo??? :lol: :lol: :lol:
Eu dou muita importancia aos "terceirizados" ao contrário de vc, pois é a partir destes projetos que grandes potencias conseguiram projetar seus produtos. São produtos que graças a genialidade e esforço de seus projetistas, conseguiram a médio prazo destaque no cenário mundial. O Osório, não tinha nada de revolucionário, pelo contrário a meu ver era um projeto convencional, mas foi o primeiro MBT brasileiro, projetado num curtissimo espaço de tempo, e aproveitando tecnologias modernas de outrosa países. O resultado foi um belo produto, que não deu certo pois a ENGESA deu um pulo maior do que a perna. Dos produtos da EMBRAER digo o mesmo, são sim aviões brasileiros, projetados aqui, e utilizando tecnologia, componentes de outros países, o que nos fez tornar uma das maiores industrias aeronauticas do mundo.
Um abraço

Hélio
Hélio, seus argumentos, de tempos pra cá, são risíveis. Você é muito mais do que isso, mas se optou pelo caminho da mão esquerda, então lhe desejo boa sorte. E se não fui claro, esclareço, não tente o caminho da mão direita, irá errar também; tente o caminho do meio. :wink:
De minha parte não digo que seus posts são risíveis, pois são escritos de forma a desqualificar a discussão , o que é lamentável.

Forte abraço; sempre admirando seu trabalho e opinião,

Orestes
Um abraço (sem o seu sarcasmo)
Hélio




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44653 Mensagem por Penguin » Dom Ago 29, 2010 4:28 pm

helio escreveu:
orestespf escreveu:Olá Hélio,

tudo bem? Em azul, se me permite...

Hélio, seus argumentos, de tempos pra cá, são risíveis. Você é muito mais do que isso, mas se optou pelo caminho da mão esquerda, então lhe desejo boa sorte. E se não fui claro, esclareço, não tente o caminho da mão direita, irá errar também; tente o caminho do meio. :wink:
De minha parte não digo que seus posts são risíveis, pois são escritos de forma a desqualificar a discussão , o que é lamentável.

Forte abraço; sempre admirando seu trabalho e opinião,

Orestes
Um abraço (sem o seu sarcasmo)
Hélio
Esse é um risco que existe e vai sempre existir.
Entre um embargo total e um não embargo, há outras possibilidades nefastas.
Defense ministry to consider proposal to mothball Mirage fighters
Central News Agency
2009-10-22 06:34 PM

Taipei, Oct. 22 (CNA) Minister of National Defense Kao Hua-chu promised Thursday to consider a proposal to mothball the Air Force's Mirage fighter jets in light of their low performance and high maintenance costs.

Kao said the Ministry of National Defense (MND) will carefully evaluate issues such as how to maintain the balance of combat capabilities across the Taiwan Strait, before making a decision on the matter.

In the meantime, the Air Force will work with the French manufacturer in an effort to fix the problems with the turbine blades of the jet engines so as to upgrade the aircraft's performance, he said.

The proposal to mothball the Mirage fighters was put forward by ruling Kuomintang Legislator Lin Yu-fang during a meeting of the Legislative Yuan's Foreign and National Defense Committee.

According to Lin, the rupture of the engine turbine blades on Mirage 2000 fighters in May resulted in a drop of pilots' average flight hours to six hours that month, which was only 40 percent of the minimum 15 hours required by the MND.

Lin also pointed to the exorbitant costs involved in maintaining the Mirage fleet.

While the maintenance costs of the F-16 fighters and the Indigenous Defense Fighter (IDF) are NT$160,000 and NT$250,000 per flight hour, respectively, it costs NT$800,000 per flight hour to maintain the Mirage jets, he said.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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soultrain
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44654 Mensagem por soultrain » Dom Ago 29, 2010 4:44 pm

Santiago escreveu:
soultrain escreveu:Orestes, o Jacques é um amigo aqui do fórum de longa data, ele "esquece-se" mas a gente está aqui para o relembrar.

Eu acho que ele é um espião Francês, com aquele bigode à inspector Hercule Poirot, ele faz contra-contra informação :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:.


Brincadeira Jacques :wink:
Nobre missão Soultrain!
Leia com atenção o postado recentemente. Não é invenção de Santiago. Tudo tem fonte e data.
Desconfie das explicações que brotam do nada em fóruns e acabam se transformando em verdades absolutas. Isso é cômodo. E tem quem goste de comodidade. Como tem!

[]s
Então mais uma vez, não retire as coisas de contexto, aqui o press release original e completo:

Saab, Selex, Elettronica pursue AESA R&D project

Saab Microwave Systems AB, Selex Sistemi Integrati S.p.A and Elettronica S.p.A. have been awarded the second phase of a three-phase research and development programme supporting the development of the next generation of microwave multi-function, multi-role systems called MAESA (Multi-role Active Electronically Scanned Antenna).

On behalf of the armed forces of Italy and Sweden, FMV, Swedish Defence Materiel Administration, has signed contracts with the three companies relating to the second phase of the three-phase long-term strategic research and development cooperation regarding radar and electronic warfare (EW). The programme will be fully financed by the two countries. The participating companies will together exploit the potential of AESA technologies in future defence electronic systems.

The second phase comprises system architecture definitions and technology studies and development, as well as defining and planning of the following phase relevant to the prototype development and testing.

The introduction of M-AESA technology, comprising digital beam forming, will enable a great increase in future microwave systems performance. The M-AESA benefits include the ability to detect, track and identify small targets in a complex environment, to detect, track, identify and jam emitter and communication threats, thus providing the possibility to design flexible multipurpose electronics in advanced platforms. The multipurpose electronics include functions from radar and electronic warfare, as well as communications.

The next stage in development, after 2010, is intended to consist in the development of a functional model for realistic verifications.
Ou seja esse era um programa completamente teórico, com meta para fazer um protótipo de verificação da tecnologia em 2010. Sabe qual foi o resultado desse programa? ....

O trabalho desse radar é da Selex somente, a SAAB vai fazer a integração, apenas isso.


[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
orestespf
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44655 Mensagem por orestespf » Dom Ago 29, 2010 4:51 pm

Santiago escreveu: Caro Piermatei Filho,

Muito sutil. Muito ingênuo. Ninguém percebe. :lol:

[]s
Uma vez amigo, sempre amigo, então... :wink: 8-]


Forte abraço!!!!




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