TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44551 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Ago 27, 2010 10:35 pm

Puta merda Santiago, você tá mais perdido que cachorro que caiu do caminhão de mudança. :lol:

(linha que separa os assuntos :wink: :mrgreen:)-------------------------------------------------XXXXXXXXXXXXX-------------------------------------------------------

sabemos que o KC390 vai utilizar motores importados e estadunidenses.
Civis, ITAR free e com peças no mundo todo.

Olha o caminhão, corre que você alcança! :mrgreen:

Editado pela última vez por Carlos Mathias em Sex Ago 27, 2010 10:55 pm, em um total de 1 vez.
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#44552 Mensagem por Penguin » Sex Ago 27, 2010 10:38 pm

orestespf escreveu:Olá Hélio,

tudo bem? Em azul, se me permite...

helio escreveu: Olá Orestes
Indo pela sua lógica, gostaria de esclarecer alguns pontos:
-a dependencia de vários paises fornecedores de componentes para projetar um equipamento, é muito melhor do que depender apenas de um fornecedor.
Você não esclareceu nada, apenas afirmou a sua tese. Isto é um erro primário para um investigador científico; se não há provas ou bons argumentos, então é o mesmo que falar sobre o conjunto vazio (leia-se: não disse nada!)

É sabido que em caso de embargo do pais fornecedor, caso dependermos apenas de um país ficaremos LITERALMENTE engessados. Estou dizendo da opção de escolher um vetor cujos componentes são exclusivamente franceses ou estadunidenses.
Erro primário... Não existe sapiência em dizer que um único fornecedor induz a problemas maiores, em caso de falta, do que um fornecedor entre vários. O "estouro" é igualmente pernicioso. Pergunto: o que você quis dizer, pois na frase não há nada aproveitável, além do simplório.

De mais a mais esta discussão toda por traz da dependencia de motores é inoqua pois sabemos que o KC390 vai utilizar motores importados e estadunidenses.
Não me lembro de ter dito nada a respeito de motores, ainda mais norte-americanos (este "estadunidense" dói, mas...).

Mas venhamos e convenhamos, qual o motivo desta preocupação com relação aos motores dos caças que parece tirar o sono de alguns por aqui? Não vejo problema algum em relação aos motores, vejo em relação a extrema limitação do Gripen NG, vejo em relação a péssima política americana em relação a TdT ao Brasil; isto pra mim já o bastante. Pra você, não???

No caso da ENGESA, acho que seus engenheiros tiveram um grande merito, a de PROJETAR um blindado brasileiro.
:lol: :lol: :lol: :lol: Brasileiro???? Risível... :lol: :lol: :lol:

Enbora vc diga que foi projetado através de componentes estrangeiros, o PROJETO do veiculo é nacional, tal qual o TUCANO que embora utilize muitos avionicos estrangeiros o projeto é nacional.
E não foi o que EU disse? Afirmei, claramente, que Gripen NG, Osório e ST, por exemplo, são "terceirizados". Projeto ou não, não faz diferença pra mim, pois é coisa menor. Ou você dá importância a lojinha da esquina que monta computadores com peças e componentes não fabricados no Brasil? Ah, não se esqueça, estes computadores montados na lojinha da esquina são PROJETOS nacionais, não é mesmo??? :lol: :lol: :lol:

Um abraço

Hélio
Hélio, seus argumentos, de tempos pra cá, são risíveis. Você é muito mais do que isso, mas se optou pelo caminho da mão esquerda, então lhe desejo boa sorte. E se não fui claro, esclareço, não tente o caminho da mão direita, irá errar também; tente o caminho do meio. :wink:

Forte abraço; sempre admirando seu trabalho e opinião,

Orestes
Orestes, se é tão fácil projetar um caça com componentes estrangeiros a la Super Tucano, por que não projetamos o nosso?!!

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#44553 Mensagem por orestespf » Sex Ago 27, 2010 10:42 pm

Santiago escreveu: Você está completamente equivocado amigo. Não defendo e nem defendi a importação de culturas e nem de idéias ou modos de ser. Vc está me confundindo com outro, só pode.
Na maioria das vezes debato sobre o que me distrai, principalmente temas mais técnicos.
Cultura cada um tem a sua. A sua, a minha e a de todos do DB fazem parte da cultura do Brasil.

[]s
Amigo (sério, sem "média") Santiago, lamentavelmente (ou não), não é bem assim. Uma coisa é sentir, pensar, outra coisa é externar o que se sente. Não sou o primeiro, nem tão pouco serei o último a observar o óbvio: quer queira, quer não, você não demostra ser o que sua retórica diz ser. Simplesmente os pré e pós julgamentos ocorrem por exaustivas observações.

Considerando as citadas observações, pergunto a mim mesmo: por que o Jacques se diz brasileiro nato, se passa o tempo todos escarafunchando a Internet em busca de enormes matérias (que não leio, pois não me permito) para justificar o injustificável?

Tenho a forte sensação que você afirma uma coisa e pratica outra; tenho a forte sensação que você se esquiva toda vez que alguém questiona seu objetivo (com seus posts "confusos/estranhos", sei lá); tenho a forte sensação (às vezes, ou quase sempre) que nem brasileiro você é.

Jacques, se me permite a franqueza, seu inglês é melhor que seu português (não que este seja ruim; que me entenda, claro).

Mas como todo prejulgamento é estúpido por definição, já me antecipo e me desculpo; até porque você é extremamente gentil e educado, uma postura sem igual, mesmo diante de um desrespeito (incluindo os meus), diria que é um cavalheiro, um cavalheiro inglês (nada pejorativo, claro).

Forte abraço, Sir.

Orestes

Penguin
Sênior
Sênior

#44554 Mensagem por Penguin » Sex Ago 27, 2010 10:45 pm

Carlos Mathias escreveu:Puta merda Santiago, você tá mais perdido que cachorro que caiu do caminhão de mudança. :lol:
sabemos que o KC390 vai utilizar motores importados e estadunidenses.
Civis, ITAR free e com peças no mundo todo.

Olha o caminhão, corre que você alcança! :mrgreen:
Puta merda digo eu! Eu disse isso?!! Vc está obsessivo.

Mas já que vc me citou erroneamente...
Aeronave militar (o KC-390 é isso, não?) equipada com turbina americana (não importa se originalmente é civil ou não) está sujeita a autorização para exportação. A Embraer terá que pedir autorização ao DoD/DoS para exportar o KC-390. Se tivessem te escutado e usado aquelas turbinas ucranianas...

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#44555 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Ago 27, 2010 10:54 pm

HÚHÚHÚHÚHÁHÁHÁHÁ!!!!!!
[018]

Tá separado USAntiago, vou editar e por uma linha lá prá você ver.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Penguin
Sênior
Sênior

#44556 Mensagem por Penguin » Sex Ago 27, 2010 11:12 pm

orestespf escreveu:
Santiago escreveu: Você está completamente equivocado amigo. Não defendo e nem defendi a importação de culturas e nem de idéias ou modos de ser. Vc está me confundindo com outro, só pode.
Na maioria das vezes debato sobre o que me distrai, principalmente temas mais técnicos.
Cultura cada um tem a sua. A sua, a minha e a de todos do DB fazem parte da cultura do Brasil.

[]s
Amigo (sério, sem "média") Santiago, lamentavelmente (ou não), não é bem assim. Uma coisa é sentir, pensar, outra coisa é externar o que se sente. Não sou o primeiro, nem tão pouco serei o último a observar o óbvio: quer queira, quer não, você não demostra ser o que sua retórica diz ser. Simplesmente os pré e pós julgamentos ocorrem por exaustivas observações.

Considerando as citadas observações, pergunto a mim mesmo: por que o Jacques se diz brasileiro nato, se passa o tempo todos escarafunchando a Internet em busca de enormes matérias (que não leio, pois não me permito) para justificar o injustificável?

Tenho a forte sensação que você afirma uma coisa e pratica outra; tenho a forte sensação que você se esquiva toda vez que alguém questiona seu objetivo (com seus posts "confusos/estranhos", sei lá); tenho a forte sensação (às vezes, ou quase sempre) que nem brasileiro você é.

Jacques, se me permite a franqueza, seu inglês é melhor que seu português (não que este seja ruim; que me entenda, claro).

Mas como todo prejulgamento é estúpido por definição, já me antecipo e me desculpo; até porque você é extremamente gentil e educado, uma postura sem igual, mesmo diante de um desrespeito (incluindo os meus), diria que é um cavalheiro, um cavalheiro inglês (nada pejorativo, claro).

Forte abraço, Sir.

Orestes
Por que a necessidade de pré-julgar? Postar o contraditório é divertido. Já pensou nisso? Eu me divirto muito. As coisas não são preto ou branco. Há infinitas tonalidades de cinza.

Não acho correto a associação entre qualquer uma das possibilidades do F-X2 e patriotismo. Essa associação não soa de bom tom e equivale a rebaixar o verdadeiro significado de ser patriota. Ser patriota também não é ser ufanista.

Por diversas razões muitos preferem outras opções que não a francesa. Particularmente acho lindas as francesas.
Todos têm a legitimidade em assumir qualquer posição. Até porque não há ainda informações públicas que justifique de forma irrefutável qualquer uma das 3 opções.

[]s

Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#44557 Mensagem por Penguin » Sex Ago 27, 2010 11:57 pm

cb_lima escreveu:

[]s
:lol: :lol:

Caramba Santiago...

Você acabou de colocar um Banner de adoração aos ícones suecos e aogra diz que não defende a importação de culturas, etc

Sei lá, eu devo ter perdido alguma coisa nessa novela... não é possível! :lol: :lol: :wink:

[]s
CB_Lima
-------------------------------------------------------

Adoração?! Oh louco! Isso transparece uma certa amargura, pois em nada defendi a importação de coisa alguma no meu post. Deve ter perdido mesmo. Disse que era admirável um país pequeno em termos populacionais ter uma indústria de defesa tão diversificada e sofisticada. Nesta área (defesa), outro exemplo que se destaca é Israel. Ponto. Não estou defendendo modelo ou sugerindo que devamos copiá-los.

Sabemos que é muito mais complicado para eles contar com a força bruta financeira para chegar a certas soluções. Com relação a caças, eles têm que ser realmente criativos e buscar caminhos que caibam em seu orçamento. Se essas soluções podem ser interessantes ao Brasil ou a Índia são outros quinhentos. Pode ser, pode não ser.

O certo é que com todo o risco aparente, o NG está sendo considerado na Índia, no Brasil, na Dinamarca, etc. Alguma razão para isso deve haver.

[]s

Texto interessante sobre os Suecos e sua indústria militar, na última DTI:

Imagem

Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#44558 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 28, 2010 12:38 am

Justin Case escreveu:Amigos, bom dia.

Abaixo está uma breve análise que fiz e necessito corrigir/aperfeiçoar.

http://sitelife.aviationweek.com/ver1.0/Content/images/store/8/0/385ae619-9a93-437c-b0d9-b2871e7cab84.Large.jpg
Justin Case escreveu:“SWASHPLATE” – O que ainda não foi dito
Por Justin Case, em 27.08.2010

Muito tem sido comentado a respeito das vantagens da associação da tecnologia AESA com o sistema “SWASHPLATE”. Mas também há desvantagens nessa solução.
Esta análise apresenta alguns argumentos contrários à opção pelo sistema.

ASPECTOS TÉCNICOS

1. “SWASHPLATE”
O mecanismo “SWASHPLATE” faz com que o eixo da antena gire constantemente em um ângulo fixo em relação ao eixo longitudinal da aeronave.
Desse modo, o eixo da antena varre sequencialmente os quadrantes superior, direito, inferior e esquerdo. O eixo da antena nunca será coincidente com o eixo longitudinal da aeronave (“boresight”).
Veja o exemplo de funcionamento de um dispositivo “SWASHPLATE”:

2. VARREDURA ELETRÔNICA
A varredura eletrônica permite controlar a direção da emissão de uma antena (formada, na realidade por uma matriz de muitas antenas menores). Essa variação na direção de propagação é considerada em relação ao eixo físico da antena.
O feixe eletrônico da matriz, de um grupo de elementos ou de cada elemento transmissor/receptor da antena pode ter sua direção alterada (“phase shift”, “time delay” ou ambos).
Ao se alterar a direção do feixe em relação ao eixo físico do elemento, há perda de ganho, de sensibilidade e de potência transmitida.
Como a largura do feixe eletrônico diminui com a inclinação, a capacidade de discriminar alvos próximos também é reduzida.
De forma prática, podemos considerar que a degradação de desempenho, ao se mudar eletronicamente a direção, varia proporcionalmente à área “visível” de uma antena plana no ângulo considerado.
Assim como a área aparente, a performance efetiva iria variar, então, com o cosseno do ângulo de varredura eletrônica em relação ao eixo físico da antena.
Por exemplo, eficiência seria zero para 90º, 50% para 60º, 70% para 45º, 76% para 40º, 86% para 30º, 96% para 15º de desvio.
Obs.1: esses fatores citados são aproximados e podem variar de acordo com o desenvolvimento tecnológico da solução.
Essa é a expectativa que se pode ter para a utilização de varredura eletrônica em uma antena plana fixa. Não se considera útil fazer varredura eletrônica além de 60 ou 70º do eixo físico.

3. A COMBINAÇÃO VARREDURA ELETRÔNICA + “SWASHPLATE”
Vamos considerar que seja utilizado o sistema “SWASHPLATE” de 40º fixos e o uso de varredura eletrônica limitada a 60º.
Nesse caso específico:
- Poderia ser feita varredura dentro de um cone de 100 graus (rotação de um ângulo de 100 graus) em torno do eixo da aeronave.
- A eficiência máxima da antena (alcance de detecção, capacidade de discriminação de alvos) estaria localizada a 40º do eixo da aeronave.
- No eixo longitudinal da aeronave haveria uma degradação fixa de desempenho de aproximadamente 24%.
- A capacidade de varredura no cone de 100º não seria constante, variando de acordo com o giro do dispositivo “SWASHPLATE”, que percorre todos os quadrantes no ângulo fixo de 40º em relação ao eixo da aeronave.
- Dessa forma, um contato que estivesse a 60º à direita da aeronave seria perdido durante o ciclo da antena (enquanto a varredura está cruzando mecanicamente pelo quadrante esquerdo) e seria readquirido após.
- Um contato obtido no limite do alcance, no ponto ótimo de desempenho, a 40º com o eixo da aeronave seria perdido durante todo o resto da revolução do “SWASHPLATE”.
- Esse contato também seria perdido irremediavelmente se a aeronave curvasse para aproar o alvo (devido à degradação de 24% de desempenho no “boresight” da aeronave) até que distância entre as aeronaves fosse para o alcance efetivo do radar com 40º de “shift”.

ASPECTOS OPERACIONAIS

1. ALCANCE E DISCRIMINAÇÃO DE ALVOS
Para uma aeronave de superioridade aérea, o alcance e a capacidade de discriminação de alvos múltiplos em situação “head on” é primordial, pois:
- Quanto mais cedo se adquire a consciência situacional, maiores as chances de sucesso.
- Aeronaves de combate não “passeiam” pelo espaço, mas têm uma missão a cumprir. Aeronaves de caça aproam sua presa ou tomam rumo para interceptá-las imediatamente.
- Aeronaves que estão sendo atacadas se defendem em “head on” ou fogem em direção oposta, se estiverem distantes.
Em qualquer dessas situações, uma capacidade varredura otimizada a 40º (também descontínua, em ciclos) não é a mais adequada.

2. ÂNGULOS DE INTERCEPTAÇÃO

Quem já estudou ou viveu um perfil de interceptação sabe que o fundamento básico é estabelecer um vetor velocidade para o caçador, que se encontre com o vetor velocidade do alvo em um ponto futuro.
Existem ajustes para que, ao final, o caçador esteja um pouco mais atrás ou possa realizar uma curva de conversão sem ser ameaçado pelo alvo.
Considerando que a velocidade do caçador, em média, é superior à do alvo em torno de 0,4 Mach (1.2 contra 0.8, por exemplo):
- Depois de ter sido estabelecido o rumo de interceptação, a linha de visada do caçador para o alvo está praticamente no eixo (em grandes distâncias) e não ultrapassa 30º antes que seja iniciada uma curva de conversão para a proa do alvo.
- A ocorrência de perfis que resultem em linha de visada maior que 30º está restrita às interceptações absolutamente “perseguidas”, pelo setor traseiro ou quando a velocidade relativa entre caçador e alvo é muito baixa.
- Se a presença do caçador for sentida pelo alvo, este normalmente curvará para o “head on”, negando espaço lateral para o combate.
- Se realmente ocorrer o “head on”, o perfil ótimo de 40º do “SWASHPLATE” e sua varredura expandida de 100º são cruzados em poucos segundos, sem grande vantagem de utilização operacional.
- Nessa ocasião, todo o ambiente WVR já está presente, com os mísseis, IRST, TV, HMD acoplados, com grau de liberdade em ângulo muito superior àquele do radar (mesmo o “SWASHPLATE”).

OBSERVAÇÕES GERAIS

1. O mecanismo “SWASHPLATE” traz de volta todos os problemas de instalação e logísticos que já haviam sido solucionados com a adoção da antena fixa.
2. Este estudo não tem pretensão de ser tecnicamente preciso e completo, limitando-se a apresentar conceitos que merecem ser considerados na avaliação da vantagem de se optar por um sistema “SWASHPLATE”.
3. Embora haja uma proporção direta entre o ângulo (“shift”) da varredura eletrônica e a perda de desempenho, não há certeza sobre o exato fator de redução. Ainda que a perda no eixo da aeronave possa ser bem menor que a inferida neste estudo (18%, em vez de 24%, para 40º de “shift”, por exemplo) o conceito apresentado continua válido.
4. Aquelas vantagens operacionais da opção pelo sistema “SWASHPLATE” citadas pelos fabricantes, todas centradas no aumento no cone de varredura do radar continuam válidas, embora não tenham sido enfatizadas neste momento.
5. Sobre esta análise:
- Fundamento: conhecimento prévio do autor;
- Bibliografia: não há;
- Credibilidade: de acordo com a análise de cada leitor.

CONCLUSÃO

Embora o “SWASHPLATE” seja uma solução tecnológica interessante, sua utilização pode trazer perda operacional, em vez de ganho, quando comparada com a utilização de uma antena AESA fixa.
Não tenho status de piloto operacional nem de engenheiro eletrônico.
Estou pronto para as "marretadas", pelas quais antecipadamente agradeço.
Após passar pelo filtro dos colegas, talvez transforme a análise em um artigo.
Abraços,

Justin
Oi Justin,

Parabéns pela análise!

Pelo pouco que entendo, acho que existem vantagens e desvantagens no uso da antena "swashplate", assim como na antena fixa e na de movimento mecânico horizontal (essa com mais desvantagens).
No caso do uso do modo SAR, parece que a "swashplate" possibilita uma melhor resolução.
No combate ar-ar, devido às tecnologias tipo NCW, datalink e cobertura AEW, não creio que se justifique. Concordo com a sua boa explicação sobre os ângulos de interceptação e técnicas de combate.
É um complicador para a disponibilidade.

Abraços

P.S.: Evidentemente, os prós e contras de se movimentar uma antena e-scan foram analisados por cada fabricante. Não acredito que seja algo revolucionário...

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior

#44559 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 28, 2010 12:50 am

Comparar um mecanismo para fazer uma peça girar em torno do seu eixo com um funcionamento de um motor a explosão com acionamento exótico é sacanagem.
Quando não se sabe, se inventa. :lol:

Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#44560 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 28, 2010 12:57 am

Isso em relação ao vídeo?

Na Wikipedia tem uma animação que pode explicar o funcionamento também:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Swash ... _metal.gif

De qualquer forma, dispositivos mecânicos são, de forma geral, os maiores responsáveis por falhas, aumento no tempo de manutenção e indisponibilidade.

Resumindo, pode até decidir um combate mas também pode deixar um caça no chão ou ter maior probabilidade de falhar em ação.

Abraços

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior

#44561 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 28, 2010 1:29 am

AlbertoRJ escreveu:Isso em relação ao vídeo?

Na Wikipedia tem uma animação que pode explicar o funcionamento também:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Swash ... _metal.gif

De qualquer forma, dispositivos mecânicos são um complicador.

Abraços
Claro que em relação ao video!
Óbvio que os dispositivos mecânicos são complicadores e há muitos e variados em qq caça: turbina(s), acionadores hidráulicos, bombas, compressores, vávulas, motores elétricos, etc. Aliás um caça é um grande complicação!

Putz! Até vc Alberto? Isso nada tem a ver com o mecanismo para acionar a antena giratória do radar no Gripen NG.
A antena fará apenas o movimento giratório em torno do eixo longitudinal da aeronave, em um plano. Esse é um movimento muito mais simples do que aquele realizado por antenas convencionais (em dois planos)

O giro não necessita ser constante. A antena pode ficar fixa e girar quando necessário:
Imagem

Caças que não possuem esse recursos, planejam a instalação de antenas AESA laterais em futuros upgrades.

A antena do SH é inclinada e fixa.

Outra, os feixe de antenas AESA perdem rendimento em altos ângulos (> 45graus). Uma antena inclinada em 30-20 graus emitirá o feixe frontalmente bem abaixo dos 45 graus.

Veja o artigo abaixo:

Imagem

Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#44562 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 28, 2010 1:42 am

Santiago,

Como não tem nada a ver? Não entendi! Acho que tem tudo a ver.
É óbvio que o mecanismo "swasplate" tem algumas vantagens mas tem grandes desvantagens também. Qualquer dependência mecânica implica em desvantagem.
Creio que os fabricantes pesaram esses fatores. O maior ângulo de varredura em cada modo compensa os complicadores? Essa é a questão. Acho que no modo ar-ar, com a devida cobertura, por exemplo, não compensa. Minha opinião.
O AN/APG-81, por exemplo, para o F-35, manteve a antena fixa.
A pura em simples inclinação da antena também tem vantagens e desvantagens, tipo diminuição de RCS frontal mas com comprometimento em determinados modos ou ângulos, assim como acontece com a menor antena do Rafale, que também visa menor RCS frontal mas com maior rendimento aerodinâmico e, talvez, melhor capacidade look down.
É uma análise de custo/benefício e nível tecnológico. O swashplate não é uma característica revolucionária.

P.S:
Caças que não possuem esse recursos, planejam a instalação de antenas AESA laterais em futuros upgrades
É a tendência e é uma solução muito melhor.

[]'s

Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sáb Ago 28, 2010 2:01 am, em um total de 3 vezes.
Alberto -
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#44563 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Ago 28, 2010 1:54 am

Santiago escreveu:Adoração?! Oh louco! Isso transparece uma certa amargura, pois em nada defendi a importação de coisa alguma no meu post. Deve ter perdido mesmo. Disse que era admirável um país pequeno em termos populacionais ter uma indústria de defesa tão diversificada e sofisticada. Nesta área (defesa), outro exemplo que se destaca é Israel. Ponto. Não estou defendendo modelo ou sugerindo que devamos copiá-los.

Sabemos que é muito mais complicado para eles contar com a força bruta financeira para chegar a certas soluções. Com relação a caças, eles têm que ser realmente criativos e buscar caminhos que caibam em seu orçamento. Se essas soluções podem ser interessantes ao Brasil ou a Índia são outros quinhentos. Pode ser, pode não ser.

O certo é que com todo o risco aparente, o NG está sendo considerado na Índia, no Brasil, na Dinamarca, etc. Alguma razão para isso deve haver.
[]s

Texto interessante sobre os Suecos e sua indústria militar, na última DTI:

(retirei a imagem para diminuir o tamanho da resposta)
Olha Santiago...
sempre li muito os artigos do Bill, a muitos anos... eu só achei visivelmente estranha a "guinada" que ele deu de uns tempos para cá em pró da industria sueca...

Sei lá... vou continuar lendo e observando... :)

E na boa cara... todos sabemos porque um país "tão pequeno" possui uma industria de Defesa "tão grande" ... ainda não sei aonde você quer chegar com esse papo...
Resposta: URSS... :lol:

Como o bicho papão não existe mais eles tem que enfiar a industria deles em algum lugar e estão escolhendo, Brasil, Índia, Dinamarca, etc para ver quem paga pelo pato.

E não amigo... não existe amargura assim como não vou tentar explicar de alguma maneira trascendental porque os suecos estão passando tão "Bondozamente (pausa para lágrimas... ) " o seu legado chamado "NG" para o mundo e na sua bondade deixarão os países 'amigos' comprar primeiro para decidirem finalmente... depois... :lol:

E até agora o NG continua sendo somente uma "aposta comercial", mas sem respaldo da sua Forca Aérea o que extremamente ruim em tempos de orçamento magro... e é isso que muitas vezes os defensores desse programa falham em ver/admitir.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior

#44564 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 28, 2010 2:09 am

AlbertoRJ escreveu:Santiago,

É óbvio que o mecanismo "swasplate" tem algumas vantagens mas tem grandes desvantagens também. Qualquer dependência mecânica implica em desvantagem.
Creio que os fabricantes pesaram esses fatores. O maior ângulo de varredura em cada modo compensa os complicadores? Essa é a questão. Acho que no modo ar-ar, com a devida cobertura, por exemplo, não compensa. Minha opinião.
A pura em simples inclinação da antena também tem vantagens e desvantagens, tipo diminuição de RCS frontal mas com comprometimento em determinados modos ou ângulos, assim como acontece com a menor antena do Rafale.
É uma análise de custo/benefício e nível tecnológico. O swashplate não é uma característica revolucionária.

[]'s
Pera lá. Em relação ao vídeo não tem nada a ver.
Justin postou o funcionamento de um motor a explosão.
Vc postou o vídeo de de um mecanismo para converter movimento rotativo em alternativo. Isso serve para acionar êmbolos em motores a explosão, como no vídeo postado por Justin Case, por exemplo. Vc realmente acha que a antena do radar vai fazer algum movimento alternativo?

Swashplate é um tipo de antena de radar.
Swashplate é um dispositivo mecânico para converter movimento rotativo em alternativo.
São duas coisas distintas com o mesmo nome.

Comprometimento em certos modos? Cara, vc está extrapolando sem base sólida?
Óbvio que tudo na vida possui pontos positivos e negativos. Concordo com vc que é uma questão de escolha e análise custo beneficio
O certo é que tanto o APG-79 e o APG-81 são fixos, porém suas antenas são inclinadas. Assim com a antena do Gripen NG (que além de inclinada é giratória). Foram projetadas desde o início assim.

[]s

Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#44565 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Ago 28, 2010 2:23 am

Santiago escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Santiago,

A pura em simples inclinação da antena também tem vantagens e desvantagens, tipo diminuição de RCS frontal mas com comprometimento em determinados modos ou ângulos, assim como acontece com a menor antena do Rafale.

[]'s
Pera lá. Em relação ao vídeo não tem nada a ver.
Justin postou o funcionamento de um motor a explosão.
Vc postou o vídeo de de um mecanismo para converter movimento rotativo em alternativo. Isso serve para acionar êmbolos em motores a explosão, como no vídeo postado por Justin Case, por exemplo. Vc realmente acha que a antena do radar vai fazer algum movimento alternativo?

Swashplate é um tipo de antena de radar.
Swashplate é um dispositivo mecânico para converter movimento rotativo em alternativo.
São duas coisas distintas com o mesmo nome.

Comprometimento em certos modos? Cara, vc está extrapolando sem base sólida?
Óbvio que tudo na vida possui pontos positivos e negativos. Concordo com vc que é uma questão de escolha e análise custo beneficio
O certo é que tanto o APG-79 e o APG-81 são fixos, porém suas antenas são inclinadas. Assim com a antena do Gripen NG (que além de inclinada é giratória). Foram projetadas desde o início assim.

[]s
Santiago,
Tente abstrair apenas o movimento e não a causa. O vídeo do Justin é válido nesse caso. É movimento alternativo.
Acho que você está implicando! As antenas inclinadas são um compromisso com RCS frontal mas o movimento mecânico tem outro objetivo.
Como eu afirmei, são questões de custo benefício e disponibilidade tecnológica. Creio que o swashplate ficará obsoleto em muitíssimo pouco tempo com as soluções de distribuição de sensores. Fora a tecnologia de NCW.

Abraços

Alberto -
Responder