TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44446 Mensagem por nveras » Qua Ago 25, 2010 1:38 pm

Acho que não precisa nem o Pêpe explicar. O amigo estrangeiro deu conta.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44447 Mensagem por suntsé » Qua Ago 25, 2010 2:36 pm

P44 escreveu:
U-27 escreveu:estive muito tempo afastado como sabem...
então!
me falem
o que aconteceu afinal no FX?

a SAAB continua apostando no marketing, sai mais barato que construir o avião "per se"
A SAAB adora jogar dinheiro fora, porque eles não vão levar.




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44448 Mensagem por kirk » Qua Ago 25, 2010 6:20 pm

Depois dizem que eu é quem fica com TROLAGEM !!!




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44449 Mensagem por kirk » Qua Ago 25, 2010 6:26 pm

kirk escreveu:
Pepê Rezende escreveu: A FAB não pode ser comparada à Força Aérea Real da Noruega em termos operacionais. Não temos nenhuma experiência em aviões de alto desempenho, ao contrário deles, que até participaram de combates. Por incrível que pareça, a Força Aérea da Holanda CONFIRMOU os valores encontrados por seus colegas nórdicos: US$ 10 mil hora/vôo. O encontrado pela FAB, QUE NÃO TEVE ACESSO AOS CUSTOS DO F414G (a SAAB não soube informar), foi de US$ 8 mil. A hora/vôo de US$ 4,5 mil é uma propaganda sem sentido, feita para agradar fanboys, e não foi aceita por NENHUMA FORÇA AÉREA UQE AVALIOU O NG!

Vamos esquecer os folhetos, por favor.

Pepê
A noruega não possui tradição em fabricação de aeronaves e nem sua FA é algo a ser considerado como "autoridade" ... porém discutir isso é discutir o sexo dos anjos ...

A FAB calculou a hora/vôo do Gripen E/F em US$ 8.000,00 ... ok !

Quanto a FAB calculou a hora/vôo do Rafale ?
R :

Qual o valor do subsídio francês parta a hora/vôo do Rafale ?
R :

Por QUANTO TEMPO é o "compromisso" francês nestes subsídios ?
R :

Agradeceria suas respostas que, ao meu ver, contribuirá para uma melhor visão de todos os foristas ... incluso eu !

Sds
kirk
Largomoco escreveu:Bem, acho que você pode imaginar que a Rafale tenha sido projetado para ter um custo melhor do que o M2000, a história do tempo de corte / vôo é muito relevante quando a Marinha em 2001, começou a usar o estouro, o custo foi de 35.000 dólares por hora, três anos de atraso o custo do primeiro esquadrão da Força Aérea foi de US $ 18.000, em 2007 foi de US $ 14.000, hoje deve ser de US $ 12.000, com o M88- 4E, esperamos que o custo abaixo de US $ 10.000!
Tudo isso é normal na maturação de um avião, quanto mais avançamos mais reduz o custo, que está relacionado com o motor na maioria dos casos, a F414 é uma evolução, tem o nível de maturidade dos custos, mas nada disse que o estresse Gripen NG não aumentar os custos, e sim uma nova plataforma induz muitas mais perguntas do que respostas na aviação
Olá Largomoco,

Torço sinceramente, caso o Brasil confirme o Rafale, para que esteja certo ... e a maturidade levem a patamares compatíveis com a FAB, seu custo de hora/vôo ...

Porém, como o Pepê divulgou aqui a hora/vôo atribuída ao Gripen pela análise da FAB ... gostaria que fizesse o mesmo sobre os números atribuídos ao Rafale ... bem como aquela questão do subsídio do Gov. francês ...

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44450 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Ago 25, 2010 9:01 pm

Que subsídio?! Garantia de preço não é sinônimo de subsídio...
Que eu saiba, existe um valor (teto igual ao pago pela AdlA) contratado por um determinado período e que não tem nada a ver com desembolsos do governo francês.
E mesmo que tivesse, seria ÓTIMO.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44451 Mensagem por Justin Case » Qua Ago 25, 2010 9:09 pm

Alberto,

Também nunca ouvi falar de subsídio.
O Governo francês (DGA) tem um contrato de apoio logístico assinado com as empresas e o valor da hora de vôo é inferido a partir desse contrato comercial.
O que foi ofertado pelas empresas é que o Governo brasileiro não pagaria preço superior pelo mesmo serviço.
Não sei onde foram buscar esse assunto de subsídio.
Abraço,

Justin




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44452 Mensagem por Andre Correa » Qui Ago 26, 2010 1:47 am

A SAAB investe em marketing, e a Boeing, já se conformou, mesmo q não formalmente, com a derrota? Já não falam mais nada ou andam a jogar por baixo do pano, silenciosamente? Não acredito que os americanos preferem perder, como principal aliado, o país mais poderoso da AL, pois tecnologia por tecnologia, se não obtermos a deles, vamos obter do principal concorrente do F/A-18 SH, o Dassault Rafale... Acho que, quero dizer, tenho certeza que quem mais sai perdendo são eles mesmos, que perdem o dinheiro da venda e possibilitam a outro país obter um tipo de aeronave um pouco superior ao seu modelo ofertado... As vezes, demasiado patriotismo ou desconfiança são grandes sintomas para burrice...




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
varj
Avançado
Avançado
Mensagens: 646
Registrado em: Qua Out 21, 2009 4:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44453 Mensagem por varj » Qui Ago 26, 2010 7:07 am

Continuo acreditando que o vetor já foi escolhido e que os detalhes do contrato estão sendo acertados.Somente não foi publicado o resultado devido aos fatores ocorridos nas relações comerciais outras e momento político.
O Governo já mostrou determinação para a END. A MB deu largos passos na modernização.O EB ainda que não o suficiente também já teve seus avanços.Obviamente a FAB esta no mesmo caminho.Senão seria ilógico tamanho esforço.




Largomoco
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 170
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 6:09 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44454 Mensagem por Largomoco » Qui Ago 26, 2010 8:18 am

kirk escreveu:
A FAB não pode ser comparada à Força Aérea Real da Noruega em termos operacionais. Não temos nenhuma experiência em aviões de alto desempenho, ao contrário deles, que até participaram de combates. Por incrível que pareça, a Força Aérea da Holanda CONFIRMOU os valores encontrados por seus colegas nórdicos: US$ 10 mil hora/vôo. O encontrado pela FAB, QUE NÃO TEVE ACESSO AOS CUSTOS DO F414G (a SAAB não soube informar), foi de US$ 8 mil. A hora/vôo de US$ 4,5 mil é uma propaganda sem sentido, feita para agradar fanboys, e não foi aceita por NENHUMA FORÇA AÉREA UQE AVALIOU O NG!

Vamos esquecer os folhetos, por favor.

Pepê
A noruega não possui tradição em fabricação de aeronaves e nem sua FA é algo a ser considerado como "autoridade" ... porém discutir isso é discutir o sexo dos anjos ...

A FAB calculou a hora/vôo do Gripen E/F em US$ 8.000,00 ... ok !

Quanto a FAB calculou a hora/vôo do Rafale ?
R :

Qual o valor do subsídio francês parta a hora/vôo do Rafale ?
R :

Por QUANTO TEMPO é o "compromisso" francês nestes subsídios ?
R :

Agradeceria suas respostas que, ao meu ver, contribuirá para uma melhor visão de todos os foristas ... incluso eu !

Sds
kirk[/quote]
Largomoco escreveu:Bem, acho que você pode imaginar que a Rafale tenha sido projetado para ter um custo melhor do que o M2000, a história do tempo de corte / vôo é muito relevante quando a Marinha em 2001, começou a usar o estouro, o custo foi de 35.000 dólares por hora, três anos de atraso o custo do primeiro esquadrão da Força Aérea foi de US $ 18.000, em 2007 foi de US $ 14.000, hoje deve ser de US $ 12.000, com o M88- 4E, esperamos que o custo abaixo de US $ 10.000!
Tudo isso é normal na maturação de um avião, quanto mais avançamos mais reduz o custo, que está relacionado com o motor na maioria dos casos, a F414 é uma evolução, tem o nível de maturidade dos custos, mas nada disse que o estresse Gripen NG não aumentar os custos, e sim uma nova plataforma induz muitas mais perguntas do que respostas na aviação
Olá Largomoco,

Torço sinceramente, caso o Brasil confirme o Rafale, para que esteja certo ... e a maturidade levem a patamares compatíveis com a FAB, seu custo de hora/vôo ...

Porém, como o Pepê divulgou aqui a hora/vôo atribuída ao Gripen pela análise da FAB ... gostaria que fizesse o mesmo sobre os números atribuídos ao Rafale ... bem como aquela questão do subsídio do Gov. francês ...

Sds
kirk[/quote]

efectivamente compreendi, você ensaios de comparar dois aviões incomparáveis, isto é efectivamente ele qualquer que permanece aos lobbyists de Saab para alimentar a controvérsia! na Internet e nos meios de comunicação social pelo menos. o F414 é muito um bom motor, e o gripen é em juntos um cupão pequeno avião, mas os dados são lançados, o Brasil comprará o melhor avião actualmente operacional após o F22, seria pode ser tempos para certa pessoa de fazer-se à esta ideia




Avatar do usuário
varj
Avançado
Avançado
Mensagens: 646
Registrado em: Qua Out 21, 2009 4:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44455 Mensagem por varj » Qui Ago 26, 2010 1:26 pm

Apesar de nossas FA não possuírem recursos abundantes acredito que a discussão sobre custo hora vôo deveria ser trocada por : O que pretendemos ter como poder aéreo?Daí pensarmos em viabilizar o custo.Vejam falo em viabilizar o custo que se tornar necessário para obtermos o resultado esperado.Esta não é uma aquisição através de licitação por menor preço.Não é uma necessidade fútil.Cara sim mas essencial a nossa soberania.E acredito que algumas cabeças do Governo Federal tenham um pensamento semelhante.




Largomoco
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 170
Registrado em: Seg Jul 05, 2010 6:09 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44456 Mensagem por Largomoco » Qui Ago 26, 2010 3:51 pm

o pack CGP M88-4E em actualmente produção deveria pôr os pêndulos dos fans à l' hora. não esquecer que a França é o primeiro a querer custo mais baixo, sobretudo os pagadores de taxas




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44457 Mensagem por gaitero » Qui Ago 26, 2010 5:33 pm

kirk escreveu:
kirk escreveu: A noruega não possui tradição em fabricação de aeronaves e nem sua FA é algo a ser considerado como "autoridade" ... porém discutir isso é discutir o sexo dos anjos ...

A FAB calculou a hora/vôo do Gripen E/F em US$ 8.000,00 ... ok !

Quanto a FAB calculou a hora/vôo do Rafale ?
R :

Qual o valor do subsídio francês parta a hora/vôo do Rafale ?
R :

Por QUANTO TEMPO é o "compromisso" francês nestes subsídios ?
R :

Agradeceria suas respostas que, ao meu ver, contribuirá para uma melhor visão de todos os foristas ... incluso eu !

Sds
kirk
Largomoco escreveu:Bem, acho que você pode imaginar que a Rafale tenha sido projetado para ter um custo melhor do que o M2000, a história do tempo de corte / vôo é muito relevante quando a Marinha em 2001, começou a usar o estouro, o custo foi de 35.000 dólares por hora, três anos de atraso o custo do primeiro esquadrão da Força Aérea foi de US $ 18.000, em 2007 foi de US $ 14.000, hoje deve ser de US $ 12.000, com o M88- 4E, esperamos que o custo abaixo de US $ 10.000!
Tudo isso é normal na maturação de um avião, quanto mais avançamos mais reduz o custo, que está relacionado com o motor na maioria dos casos, a F414 é uma evolução, tem o nível de maturidade dos custos, mas nada disse que o estresse Gripen NG não aumentar os custos, e sim uma nova plataforma induz muitas mais perguntas do que respostas na aviação
Olá Largomoco,

Torço sinceramente, caso o Brasil confirme o Rafale, para que esteja certo ... e a maturidade levem a patamares compatíveis com a FAB, seu custo de hora/vôo ...

Porém, como o Pepê divulgou aqui a hora/vôo atribuída ao Gripen pela análise da FAB ... gostaria que fizesse o mesmo sobre os números atribuídos ao Rafale ... bem como aquela questão do subsídio do Gov. francês ...

Sds
kirk
Os subsídios foram no preço de aquisição.
O custo de h/voo é de 12mil... dólares.




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44458 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Ago 26, 2010 5:52 pm

Vou repassar um dado que pouca gente sabe. O Brasil é um dos países que mais DESCENTRALIZA impostos. Cerca de 85% dos impostos recolhidos pela União são entregues aos estados e municípios. É um índice superior aos dos Estados Unidos e países europeus. Se querem cobrar, cobrem de governadores e prefeitos. Há alguns anos, o Fantástico mostrou a situação de duas escolas em municípios vizinhos, na Bahia e em Pernambuco. As escolas baianas caiam aos pedaços, enquanto as pernambucanas tinham até ar-condicionado. O prefeito pernambucano foi claro: o segredo era o bom uso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O prefeito baiano foi rejeitado no TCU...

Abraços

Pepê
saullo escreveu:Correto Pepê, o que eu disse acima espelha o que vivemos aqui na minha região, o que é de fato realizado, o é com rubrica municipal, e quase nada com dinheiro estadual e federal.

Abraços
Não, Saullo. Quem executa é a prefeitura, mas boa parte da BUFUNFA é FEDERAL, com projeto aprovado pela União e sob controle do TCU. Tem município que tem mais de 90% dos seus recursos oriundos do Tesouro Nacional, inclusive em São Paulo.

Abraços

Pepê




thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44459 Mensagem por thelmo rodrigues » Qui Ago 26, 2010 6:06 pm

Abre o olho Dassault :shock: :

Conselho Federal Suiço adia compra de novos caças
Qui, 26 de Agosto de 2010 14:09

Durante uma reunião ocorrida nesta quarta-feira (25), o Conselho Federal Suiço confirmou, a princípio, uma decisão favorável de aquisição de aeronaves de combate para substituir parcialmente os obsoletos Northrop F-5E/F Tiger II da Força Aérea do país, programa conhecido como TTE. No entanto, devido ao estado atual em que encontra-se as finanças federais do país, decidiu-se que a compra deverá acontecer somente daqui a cinco anos.

O orgão aprovou a proposta do Departamento Federal de Defesa, Proteção Civil e Esportes (DDPS) de adiar a substituição de parte dos 54 caças F-5 E/F da Força Aérea da Suiça. O chefe do DDPS, Ueli Maurer, confirmou durante entrevista que a suspensão da compra vai durar no máximo até 2015. O Departamento Federal de Finanças da Suiça e o DDPS, prepararão conjuntamente a partir de 2011 as condições necessárias para que a aquisição dos novos caças aconteça dentro do prazo divulgado.

Três candidatos concorrem no TTE: o Typhoon, do consórcio Eurofighter, o Gripen, da Saab, e o Rafale, da Dassault. Esses aviões passaram por um minucioso programa de avaliação na própria Suiça.

Para o Ministério da Defesa a decisão de ontem não compromete a segurança do espaço aéreo do país. Os 33 caças F/A-18 Hornet da frota da Força Aérea são suficientes para cumprir as missões de policiamento aéreo. O adiamento do programa TTE, no entanto, terá implicações na capacidade da Força Aérea para realizar o policiamento aéreo prolongado e missões de defesa aérea. Além disso, não será possível recuperar as competências essenciais nas áreas de reconhecimento aéreo e operações ar-terra.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Pepê Rezende
Sênior
Sênior
Mensagens: 2790
Registrado em: Dom Dez 10, 2006 4:42 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44460 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Ago 26, 2010 6:14 pm

kirk escreveu:Isso foi confirmado pelo Pepê ... não foi a FAB foi o COPAC ... a Comaer escolheu o SH ... segundo o Pepê também ...

a Hora vôo do Gripen está divulgada pela SAAB em US$ 4,5 mil ... não conheço outra fonte, exceto os "Noruegueses" ... que vamos e convenhamos ... não são nenhum fabricante tradicional, nenhum player da aviação ... creio que a FAB tenha dados mais confiáveis ...

Sds
kirk
A FAB não pode ser comparada à Força Aérea Real da Noruega em termos operacionais. Não temos nenhuma experiência em aviões de alto desempenho, ao contrário deles, que até participaram de combates. Por incrível que pareça, a Força Aérea da Holanda CONFIRMOU os valores encontrados por seus colegas nórdicos: US$ 10 mil hora/vôo. O encontrado pela FAB, QUE NÃO TEVE ACESSO AOS CUSTOS DO F414G (a SAAB não soube informar), foi de US$ 8 mil. A hora/vôo de US$ 4,5 mil é uma propaganda sem sentido, feita para agradar fanboys, e não foi aceita por NENHUMA FORÇA AÉREA UQE AVALIOU O NG!

Vamos esquecer os folhetos, por favor.

Pepê
kirk escreveu:A noruega não possui tradição em fabricação de aeronaves e nem sua FA é algo a ser considerado como "autoridade" ... porém discutir isso é discutir o sexo dos anjos ...
Vou usar uma comparação chula, capaz de entrar na cabeça mais dura e incapaz de reconhecer quando está errada. A Força Aérea da Noruega é uma puta de luxo, que frequenta os melhores hotéis do mundo, com uma experiência capaz de derrubar qualquer xeique árabe. A FAB não passa de uma rameira de beira de estrada, que atende caminhoneiros e cobra barato. Dizer que um país que opera F-16A há mais de 30 anos não tem experiência depois de participar de conflitos é negar o óbvio e mostrar uma teimosia assinina.
kirk escreveu:A FAB calculou a hora/vôo do Gripen E/F em US$ 8.000,00 ... ok !

Quanto a FAB calculou a hora/vôo do Rafale ?

Qual o valor do subsídio francês parta a hora/vôo do Rafale ?

Por QUANTO TEMPO é o "compromisso" francês nestes subsídios ?
Pela última vez, para que vc entenda. O valor da hora/vôo NÃO PODE ULTRAPASSAR 9.800 euros. O que ultrapassar, é pago pela Dassault. É uma cláusula pétrea, não há subsídio. Qualquer coisa dita em contrário NÃO ESTÁ NO CONTRATO. Agora, para seu entendimento e para que entenda que jaca é o que não voa, como um tal de Gripen NG, na Índia, o Rafale executou TODAS AS MISSÕES com metade dos voos do F/A-18E/F, que tem uma hora/voo de US$ 10 mil. Como vc é da área financeira, podemos fazer um cálculo rápido. A hora/voo do Rafale é 30% mais cara que a do caça norte-americano, mas precisa de apenas 50% das horas/voo para realizar o total de missões? Qual é o mais barato no final? É preciso ressaltar que o F/A-18E/F teve um desempenho, em termos de transporte de carga, bem superior ao da mescla Gripen C/D-Demo-cruz-credo. Claro, na FAB predomina a mentalidade de aeroclube. Do voo sem nenhum sentido operacional, nesse sentido, ninguém bate um avião que não tem armas...
kirk escreveu:Agradeceria suas respostas que, ao meu ver, contribuirá para uma melhor visão de todos os foristas ... incluso eu !
Espero que tenha elucidado suas dúvidas...

Pepê




Responder