Helicopteros da FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Helicopteros da FAB

#16 Mensagem por Skyway » Seg Ago 16, 2010 4:52 pm





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Re: Helicopteros da FAB

#17 Mensagem por Francoorp » Seg Ago 16, 2010 5:00 pm

Muito possivel mesmo que seja o Caracal SKyway, pois assim o MI-35 abre estrada e o Caracal traz reforços 29 infantes... ou carrega os prisioneiros e o material ilegal capturado, tipo a maconha apreendida ou a mercadoria dos contrabandistas... cabê cabe!

Bem possivel mesmo...




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Re: Helicopteros da FAB

#18 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Ago 16, 2010 10:26 pm

gaitero escreveu:Provavelmente o substituto será nacional...
Nacional tipo helibrás? Porque o EC-635 tá na lista deles.

O esquilo mono poderia ficar só para instrução (e bem que poderia rolar uma instrução conjunta...), e o 635 poderia ir para a tarefa de emprego geral leve.
As três forças teriam:
-Esquilo Mono para instrução (o Jet Ranger seria aposentado, e EB, MB e FAB usariam o esquilo mono)
-EC-635, como emprego geral Leve
-Sea/Blackhawk como emprego geral médio
-725 como emprego geral pesado/SAR
-Mi-35 para ataque
Os panteras seriam aposentados em função dos 635 e Blackhawk.
Seriam 5 modelos executando todas as funções das três forças.




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Re: Helicopteros da FAB

#19 Mensagem por sapao » Seg Ago 16, 2010 10:28 pm

Isso vai depender se vai ser Caracal mesmo ou o Caracol (nem chegou e ja tem apelido)...
A suite eletronica prevista e muito mais do que temos hoje, mas tem que vir junto, nesse papo de "provision for" eu nunca vi o "for" virar "it" na FAB!
Eu pessoalmente fico meio cabreiro com essa entrega "pelada" antes das eleições, além do que a FAB tem trocado bastante fiurinha com o Colombiano e para C-SAR eles utilizam 2 H-60 armados, um fazendo escolta do outro. Enfim, vamos ver.




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Re: Helicopteros da FAB

#20 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Ago 16, 2010 10:33 pm

glauberprestes escreveu:
gaitero escreveu:Provavelmente o substituto será nacional...
Nacional tipo helibrás? Porque o EC-635 tá na lista deles.

O esquilo mono poderia ficar só para instrução (e bem que poderia rolar uma instrução conjunta...), e o 635 poderia ir para a tarefa de emprego geral leve.
As três forças teriam:
-Esquilo Mono para instrução (o Jet Ranger seria aposentado, e EB, MB e FAB usariam o esquilo mono)
-EC-635, como emprego geral Leve
-Sea/Blackhawk como emprego geral médio
-725 como emprego geral pesado/SAR
-Mi-35 para ataque
Os panteras seriam aposentados em função dos 635 e Blackhawk.
Seriam 5 modelos executando todas as funções das três forças.
Completando, a MB aposentaria Lynx tb. Isso tudo na minha mente sórtida..




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Re: Helicopteros da FAB

#21 Mensagem por sapao » Seg Ago 16, 2010 10:59 pm

A instrução conjunta estaria prevista pela portaria para 2020, mas acho que talvez ocorra antes disso. De qualquer maneira acho que seri uma boa oportunidade de aposentar o esquilo (que opera em versões diferentes em cada força) e trocar por algo mais moderno.




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Re: Helicopteros da FAB

#22 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Ago 16, 2010 11:50 pm

Colibri para instrução???




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Re: Helicopteros da FAB

#23 Mensagem por alcmartin » Ter Ago 17, 2010 12:19 pm

Sapão, bom dia!

Não entendo nada de asa rotativa, nem quanto a duração específica dos cursos de transição, visto que na FAB o cara é obrigatoriamente já aviador. Fora, na comercial, a navegação e o IFR são "descontados" na duração. Já na MB e no EB os caras não tinham experiencia anterior. Caso haja "junção" na formação, obrigando maior quantidade de horas, será que não seria o caso de um modelo mais simples, mas moderno, e aproveitar os recursos dessa economia em adquirir vetores operacionais mais capazes e claro, mais caros?
Digo isso pensando naquela época em que parte da formação, do treinamento final, em esquadrões da FAB era feito nas próprias unidades, embora não soube o que é que isso deu, no final.

Abs!




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Re: Helicopteros da FAB

#24 Mensagem por sapao » Ter Ago 17, 2010 1:02 pm

Alc,
ate onde eu sei, na FAB o curso tem duração de 1 ano em Natal apos os 4 anos da academia, dividido em varias fases (adaptação, navegaçao VFR e IFR, resgate e por ai vai), depois ele escolhe uma unidade de acordo com sua classificaçao e faz uma adaptaçao a nova aeronave;

na MB o curso de piloto demora 1 ano, 6 meses e são pedro da aldeia e 6 meses no T-25 na AFA, depois o pessoAl da asa fixa fica mais 1 ano no T-27 e o pessoal do helicoptero faz mais 1 ano em são pedro em um esquema semelhante ao da FAB;

No EB o curso e dividido em modulos (EPT,CPT) de algums meses e o piloto ja esta na unidade a qual ele vai pilotar ao termino do 1 estagio.

Tanto o EB quanto a FAB utilizam o esquilo (ta certo que o EB na verdade usa o Fennec, que e melhor) e a MB o Jet Ranger, ou seja, comparado com as escolas civis o modelo e mais cara mesmo, mas tem que ser porque como ja disse ele é utilizado para uma gama de funções (inclusive em operações reais) e não so para instruçao basica.

A formaçao nas proprias unidades morreu e não volta por 2 motivos principais:

1 padronizaçao e muito melhor voce ter uma escola para ensinar a todos do mesmo jeito do que cada um ensinando diferente com curriculos distintos;

2 custo se voces acham caro o EC-135 para instrução, imagina a instrução no H-60 e no EC-725!




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Re: Helicopteros da FAB

#25 Mensagem por alcmartin » Ter Ago 17, 2010 1:27 pm

Pois é, é mais ou menos o que eu achava...na minha cabeça, o ideal seria manter o mais barato possível na instrução básica, onde se voa mais e p.ex., o IFR e a avançada já num esquilo, no bi. Aprender no BH, ou EC725 de jeito nunhum... :shock: Tipo uma AFA, para todas FA's, mesmo.

Mas, como voce disse, tem que ver no quadro geral, as outras necessidades e sobretudo, se o modelo é nacional ou não.

Grato aí, pelas infos! [009]

Abs!




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Re: Helicopteros da FAB

#26 Mensagem por gaitero » Sex Ago 20, 2010 5:10 pm

glauberprestes escreveu:
glauberprestes escreveu: Nacional tipo helibrás? Porque o EC-635 tá na lista deles.

O esquilo mono poderia ficar só para instrução (e bem que poderia rolar uma instrução conjunta...), e o 635 poderia ir para a tarefa de emprego geral leve.
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-EC-635, como emprego geral Leve
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Completando, a MB aposentaria Lynx tb. Isso tudo na minha mente sórtida..
O Linx será aposentado junto com as atuais fragatas, ou seja, vai demorar...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: Helicopteros da FAB

#27 Mensagem por Andre Correa » Sex Ago 20, 2010 10:51 pm

sapao escreveu: na MB o curso de piloto demora 1 ano, 6 meses e são pedro da aldeia e 6 meses no T-25 na AFA, depois o pessoAl da asa fixa fica mais 1 ano no T-27 e o pessoal do helicoptero faz mais 1 ano em são pedro em um esquema semelhante ao da FAB;
Sei que pode ser totalmente off-topic, mas depois do T-27, pra onde vão até chegar ao VF-1?
Existem sempre novos pilotos a entrar pro esquadrão?




Audaces Fortuna Iuvat
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Re: Helicopteros da FAB

#28 Mensagem por sapao » Sáb Ago 21, 2010 12:36 am

Se não me engano fazer o curso de piloto aeronaval nos USA.




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Re: Helicopteros da FAB

#29 Mensagem por Alitson » Sáb Ago 21, 2010 8:11 am

Seguindo os atuais meios escolhidos pela FAB, esta deveria ter:

48 H-60 divididos em 8 unidades por esquadrão baseados em Belém, Boa Vista, São Gabriel da Cachoeira, Cuiabá, Cascavel/Foz do Iguaçú, Santa Maria.
24 EC-725 divididos em 3 esquadrões SAR/C-SAR/OPESP em 8 unidades por esquadrão baseados em Santa Cruz, Manaus e Campo Grande
12 Mi-35, apenas um esquadrão em Boa Vista
2 EC-135 + 2 EC-725 Vips GTE
12 EC-135 usados como utilitários em diversas unidades aéreas
20 EC-120 para treinamento.

Total 120 Helis.

[]s :wink:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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Re: Helicopteros da FAB

#30 Mensagem por sapao » Sáb Ago 21, 2010 9:55 am

Alitson, e qual seriam as missões dos H-60?
As divisões serão parecidas com sua proposta: H-60 em Santa Maria e Manaus, EC-725 em Belem, Campo Grande e Afonsos; e acredito que deva vir algo parecido com o EC-135 no futuro para instrução.
Como utilitario não vejo a necessidade ja que todas as bases estão sendo equipadas com o C-98 para aeronave administrativa, então qual seria o sentido de colocar um helicoptero para apoiar uma base?
Sobre a criação de novas unidades seriam condiconadas a compra de mais aeronaves, e isso acredito que SE acontecer vai ser depois de 2016.


PS: opinião pessoal, para operações especiais eu colocaria um esquadrão com 2 ou 3 aeronaves (EC-725,H-60 e um menor), semelhante ao padrão do 160 SOAR.




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