Cara tá díficil, vou colocar de NOVO o que ele falou:Santiago escreveu:Calma Prick!
Bob nãao disse nada de anormal. Veja:
1) "Os radares usados no Rafale e no F-18 são muito bons, mas também são fisicamente bem maiores e mais pesados."
Ninguém pode dizer o contrario.
2) "A maior diferença que vemos aqui é o tamanho da antena, que, naturalmente, é sempre menor num avião fisicamente mais compacto como o Gripen."
Naturalmente, a antena é menor em um avião menor e maior em um avião maior.
Isso vale para o SH. Segue a ordem lógica. Naturalmente.
Já o Rafale, anti-naturalmente possui uma antena menor quando deveria ser maior. Não segue a lógica natural do avião maior, maior antena.
[]s
Bob Mason: ...............A maior diferença que vemos aqui é o tamanho da antena, que, naturalmente, é sempre menor num avião fisicamente mais compacto como o Gripen.
Ele falou com todas as letras que a antena do Gripen é menor tanto do Rafale, quanto do SH, a antena do SH tem 700 mm, a do Rafale 650 e a do Gripen C 600, creio que a antena do Raven seja menor, pelas fotos.
O desenho que postei acima é feito sobre as divulgações do fabricante, tive o trabalho de colocar em escala, exatamente, com as mesmas dimensões. A bico do Gripen é bem próximo do M-2000, porém, o espaço para o radar é menor. E o M-2000 tem um espaço menor que o Rafale por volta de 15%.
Quanto aos pesos, o APG-79 é de 290 kg, o RBE AESA deve estar por volta de 270kg. Eu duvido que o radar Ravem 05 tenha peso superior a 200 kgs. E estamos falando de radares com tecnologias semelhantes.
[]´s