TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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Pepê Rezende
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Rafale para os EAU

#44146 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 17, 2010 1:37 pm

Em 2003, na semana em que os EUA atacaram o Iraque, visitei a fábrica da Dassault em Bourdeaux. Tinham três linhas de Mirage 2000 em funcionamento. Uma, fabricava Mirage 2000-5 para a Grécia e outros clientes. A segunda, montava Mirage 2000-9 para os EUA. A última, trabalhava com MIrage 2000H exatamente iguais ao último lote adquirido pela Índia na década de 1980! O que o general comentou é que existe um dilema para os EUA: ou escolhe um avião com maior comunabilidade com a França ou outro com equipamentos diversos. Se for o caso, montam-se duas linhas como vi com o Mirage 2000. Claro, os Emirados precisariam pagar mais caro.

A ideia da França é simples: consolida o produto, aí dá um passo à frente. É exatamente o que a Suécia está fazendo com o Gripen, é o que está acertado pelo PARLAMENTO, enquanto trabalha um produto de exportação, o NG, que NUNCA servirá sob as cores suecas e, com boa dose de chance, jamais será produzido em série, uma vez que os dois clientes potenciais se afastaram da proposta.

Qualquer outra inferência é lobby puro e podemos deixá-la para os fóruns comprometidos com a SAAB.

Abraços

Pepê




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44147 Mensagem por Bender » Ter Ago 17, 2010 1:45 pm

ninjanki escreveu:Bender,

Discordo. Os requerimentos dos EAU tem haver com as limitações deles, e a realidade de fazer um investimento tão alto para obter um upgrade sensível de capacidade. Quem já tem F-16 Block 60 com radar AESA não se contenta com algo similar. O F3 apresenta hoje capacidades que o F-16 não tem, mas não necessariamente supera esse F-16 moderno em todos os quesitos, até porque em termos de radar, se não for americano, está pelo menos uma geração atrás.(Os americanos são os atuais especialistas em tecnologia AESA e nos módulos mmic. Europeus, israelenses, russos e chineses ainda estão tentando recuperar o espaço perdido)
A observação de que um F3 é melhor que nada denigre um avião que, francamente, é superior à média da maioria dos disponíveis.
Allan

ps. Você acha que o F-16 sobrevive bem a um combate ar-ar contra o Rafale F3+?
Olá Allan,eu não sei o qual foi o seu entendimento da minha concordância com os posts do Lima e Juliano,e que voce discordou, :D mas é exatamente o objeto do primeiro grifo no teu post :D ,quanto ao segundo grifo, eu concordo,mas sempre acabamos por fazer suposições,pois os comparativos reais não existem,só a frase que eu grifei em azul,é que ficou meio incompreensível.

Quanto a dianteira americana em tecnologia,ela está diretamente ligada a investimentos que são muito superiores a todos os demais,mas também os caras estão sempre em guerra com algum infeliz, :mrgreen: De qualquer maneira,independente de estar a frente,mesmo assim nós vemos que pipocam outras soluções,mundo afora,e talvez não saibamos nunca,se até as que surjem "supostamente" com essa defasagem de uma geração,mas com outras soluções criativas, não possam ser melhores que as primeiras. :wink: Vai saber.

Quanto a resposta a pergunta,ela invade o campo que eu abomino:O do super-trunfo,eu acho que não sobrevive,mas como diz um taxista amigo meu,"depende do motorista" :D Também por isso o super-trunfo,beira a ficção por estimativa e impressões. :|

Abraços!




nveras
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44148 Mensagem por nveras » Ter Ago 17, 2010 2:07 pm

cb_lima escreveu:Pessoal... parabéns mesmo, [100] [009]

É como eu disse na página anterior e muitos estão dizendo aqui... não há nada de mal com o que General está dizendo... a extrapolação é que é triste...

Mas pensando bem é a mesma extrapolação utilizada para dizer que o NG "existe" e dizer que será fabricado lá no ABCD paulista, que tecnologia AESA é uma realidade na F A Sueca e o meu preferido... "o número de NGs já encomendados pelos Suecos"... :lol:

Nesse terreno tudo vale pois aí é aonde vivem os sonhos e as elacubrações.

Vai entender. :lol: :wink:

[]s
CB_Lima
Me permita acrescentar que as palavras do General corroboram a afirmação feita pelo Pepê. O Gripen é uma célula com limitada capacidade de geração de energia para a parafernalha moderna. Se o Rafale já encontrará problemas neste quesito, imagina o Demo que é muito menor e monomovido. :twisted: Monomotor só quando estiver pronto. :mrgreen:




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44149 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 17, 2010 4:07 pm

Por isso a solução seria o Su-35BM, dá para colocar dois Gripen por baixo da pele do bicho.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44150 Mensagem por Francoorp » Ter Ago 17, 2010 7:45 pm

ninjanki escreveu:Kirk,

Mas que defeito? Você se deu ao trabalho de ler?
Oque o tal general falou é o óbvio. Linhas de manutenção e logística se beneficiam de simplificação das cadeias e do uso da menor variedade possível de equipamentos. Fazer um motor com mais empuxo é bom tecnicamente, mas tem um custo logístico que pode não valer a pena pelo ganho pequeno, a menos que alguém pague esse custo. O governo frances está totalmente comprometido com o Rafale, e como falta dinheiro, vai ter de cortar outras coisas para continuar comprando o caça segundo o previsto, a menos que alguém de fora o compre. Não tem defeito algum aqui, é apenas a realidade dos fatos econômicos. E por falar em fatos econômicos, eu pensaria 1000 vezes antes de abrir a boca, se tivesse o telhado de vidro da viabilidade econômica, logística, tecnológica e temporal do Gripen NG sobre minha cabeça...

Allan
Existe sim um ponto obscuro... o projeto é incompleto segundo alguns... O Rafale é ainda uma aeronave com muita margem de evolução, como um F-16 que sempre sai uma versão nova, uma aeronave que ainda não chegou ao fim ou seja: uma aeronave que ainda não chegou ao limite do desenvolvimento. E assim é excelente para o Brasil. Com um projeto assim, temos grande margem de manobra futura, poderemos sim desenvolver novos sistemas nacionais integra-los e tudo mais... o Rafale no meu entendimento vale cada centavo próprio porque tem grande margem de evolução.

Já o Gripen é um projeto que depois que se faz a versão que se deseja, fica complicado fazer uma evolução, e a prova disso são os contínuos embates de componentes externos e a demora para sair uma evolução, vejo o NG, derivado de um projeto ja existente a mais de 20 anos, e somente agora é que nasce uma nova versão mais arrojada... isso demonstra deficiência grave em evoluir a aeronave...enquanto que o Rafale tem versão Naval pronta e operativa, e tem até versão para ataque nuclear!Isso demonstra maior mobilidade do Programa Rafale em detrimento do Gripen, existe também o fatos dimensões e pesos, e isso influencia... mas os que os melhores para fazer este tipo de "Upgrade" são mesmo os Yankees ninguém duvida... mas tem os embargos pra compensar!

Asta lo Rafale Siempre!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44151 Mensagem por kirk » Ter Ago 17, 2010 7:48 pm

Transcrevo um comentário que achei excelente :
Ricardo_Recife disse:
17 de agosto de 2010 às 19:06

A entrevista do general General de Brigada Aérea Alain Silvy é cristalina e emblemática. Cristalina porque demonstra que o Rafale tem vários e sérios problemas (motorização, instabilidade elétrica, radar, etc…), apesar de ter entrado em serviço em 2010. E emblemática porque demonstra o quanto a Dassualt e a Thales sonegaram informações. Muitos defensores do Rafale questionavam o Blog por não publicar muitas informações do Rafale ou pelo menos em quantidade que eles achavam suficientes, vis-à-vis o Gripen. Observei algumas vezes que há uma queixa generalizada em relação a Dassualt neste ponto, ela não repassa informações. Es aí a resposta!!!

Analisando as respostas do General francês fica claro que TODOS os que recusaram o Rafale tiveram razão em fazê-lo. A afirmação semioficial, e defendida por muitos aqui, é que o problema era político, os americanos (sempre eles!!!) torpediavam o Rafale, mas a Dassualt perdeu concorrências para o F-16, Typhoon e Sukhois. Todos ganham do Rafale. A questão política existe, mas a principal razão é que o Rafale é muito caro, caríssimo, e não tem vantagem comparativa alguma em relação a seus concorrentes (como a tal suíte Spectra que não passa de vaporware), não ser no número de problemas.

Porque o Rafale não vende, o general respondeu. É um caça com muitos problemas e poucas soluções a vista. Se a versão F-3 é tão problemática imaginem como saiu a F-1 e a F-2, deve ter sido um horror!!! Alguns problemas parecem ser crônicos, como a turbina e a questão da eletricidade. Outros são novos, como a não capacidade de rastreamento de alvos móveis em terra nem integração entre modos ar-ar e ar-terra.

As razões dos problemas do Rafale vão desde a concepção política-estratégica do projeto, o famoso “seulement construit en France” até preferencia pela aerodinâmica em vez da funcionalidade (nariz do radar, como disse um oficial da RSAF (Real Força Aérea de Singapura) “a Dassualt não deixou espaço para que se colocasse um radar decente no nariz”).

A troca do projeto Eurofigher pelo Rafale foi um erro, e o contribuinte francês é que esta pagando a conta, e ainda vai pagar por pelo menos quarenta anos. A conta do Rafale está detonando a Lei de Planejamento Militar. Os franceses vão ter de escolher, ou mantém os custos do Rafale ou fecham o programa. Mas existe uma terceira via e o general francês falou isto com todas as letras, mas com muito eufemismo, a França tem que arrumar um OTÁRIO para pagar a conta. Espero que não sejamos nós os idiotas a pagar esta conta.

Para que falar mais, é somente ler a reportagem novamente.

Vander, excelente blog e parabéns pela tradução.




[] kirk

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44152 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 17, 2010 7:53 pm

Infelizmente é a festa do estica e puxa... mas tudo bem... acontece isso com todo tipo de aeronave existente... desde o F-22 ao F-35 até o Typhoon e mesmo os SUs, Rafale, e mesmo o F-16.

Bastou existir que as críticas e as extrapolações de comentários acontecerem... :)

É um exercício de imaginação bem válido, já que no fim a aeronave existe! :)

[]s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44153 Mensagem por kirk » Ter Ago 17, 2010 7:56 pm

Outro comentário fundamentado nas declarações do General :
ZE disse:
17 de agosto de 2010 às 19:09

O Rafale é uma furada.

Ele NÃO TEM ESCALA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pelo andar da carruagem, ele NUNCA TERÁ ESCALA.

O Próprio entrevistado afirma que eles irão receber 2 ou 3 Rafale por ano.

Só por curiosidade, a linha de montagem do Rafale foi feita para que se produzissem 25 vetores por ano.

11 Rafale é o número mínimo de vetores para que a produção seja economicamente viável, ou seja, para se empatar dinheiro, eles têm que produzir 11 Rafale.

Acontece que eles não têm dinheiro para produzir 11 Rafale. Como todos sabem, o Orçamento Militar Francês foi REDUZIDO.

Bem da verdade, eles não têm nem dinheiro para o muito esperado upgrade em seus próprios Mirage !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Para piorar mais as coisas, os Emirados Árabes Unidos querem tudo CO-FINANCIADO pelo Estado Francês.

Isso exigirá da França encontrar financiamento adicional para o programa Rafale.

Atualmente, o dinheiro que ela tem não chega para manter o programa Rafale de pé.

Como é que os gauleses vão conseguir mais dinheiro para esse imenso upgrade que os Emirados querem, se nem para sua própria Força Aérea há dinheiro suficiente ??????????? Mágica ????? Abracadabra ?????

Onde é que o Estado Francês vai arrumar centenas de milhões de euros para financiar a versão upgraded do Rafale ??????????????

O futuro motor melhorado do Rafale, o M88-X, não terá 100% de comunalidade com o modelo atual, o M-88, AUMENTANDO ASSIM A FALTA DE ESCALA CRÔNICA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O motor atual do Rafale já sofre com a falta de ESCALA. O futuro motor irá pelo mesmo caminho.

Para desenvolver uma versão mais potente, a França precisará de, pelo menos 3 anos, pois foi esse tempo que os americanos precisarão para desenvolver a versão mais potente do F-414, o F-414 EDE/EPE (as provas acabarão em dezembro de 2010).

Lembrem-se que, cerca de 1/3 (33,33333333333333333…%) do custo total de um caça durante toda a sua vida, advém dos seus motores.

Não ter escala na motorização é MORTAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Isso irá dificultar e encarecer o fluxo de peças !!!!!!!!!!!!!!!!

Para os críticos do Radar AESA do Gripen NG que está sendo terminado pela Selex Galileo (esta possui 6 modelos de Radares AESA prontos): a notícia desalentadora acerca do Radar do Rafale era de se esperar, já que a Thales NUNCA FEZ UM ÚNICO RADAR AESA NA VIDA !!!!!!

Depois eu coloco o resto. Estou sem saco para escrever.

[ ]s




[] kirk

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44154 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 17, 2010 7:58 pm

Alguém deveria chamar o controle de zoonoses, estou sentindo cheiro de morcego na área... :roll: 8-]

Viagens, viagens, viagens, nada além de viagens à terra de Hellmann's.




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Re: Rafale para os EAU

#44155 Mensagem por kirk » Ter Ago 17, 2010 7:59 pm

Pepê Rezende escreveu:Em 2003, na semana em que os EUA atacaram o Iraque, visitei a fábrica da Dassault em Bourdeaux. Tinham três linhas de Mirage 2000 em funcionamento. Uma, fabricava Mirage 2000-5 para a Grécia e outros clientes. A segunda, montava Mirage 2000-9 para os EUA. A última, trabalhava com MIrage 2000H exatamente iguais ao último lote adquirido pela Índia na década de 1980! O que o general comentou é que existe um dilema para os EUA: ou escolhe um avião com maior comunabilidade com a França ou outro com equipamentos diversos. Se for o caso, montam-se duas linhas como vi com o Mirage 2000. Claro, os Emirados precisariam pagar mais caro.

A ideia da França é simples: consolida o produto, aí dá um passo à frente. É exatamente o que a Suécia está fazendo com o Gripen, é o que está acertado pelo PARLAMENTO, enquanto trabalha um produto de exportação, o NG, que NUNCA servirá sob as cores suecas e, com boa dose de chance, jamais será produzido em série, uma vez que os dois clientes potenciais se afastaram da proposta.

Qualquer outra inferência é lobby puro e podemos deixá-la para os fóruns comprometidos com a SAAB.

Abraços

Pepê
Pepê,

Espero que vc comente as declarações do General Silvy ... com a honestidade que lhe é peculiar ... sem esse papo furado de lobby da SAAB ... pois, as declarações são de um alto oficial da AdLA ... confio na sua lisura ao comentar TODAS as deficiência "confessadas" pelo General ...

Sds
kirk




[] kirk

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44156 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 17, 2010 8:01 pm

Vou tOmaR umaz cerVassss ! 8-]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44157 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Ago 17, 2010 8:07 pm

kirk escreveu:Outro comentário fundamentado nas declarações do General :
ZE disse:
17 de agosto de 2010 às 19:09

O Rafale é uma furada.

Ele NÃO TEM ESCALA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pelo andar da carruagem, ele NUNCA TERÁ ESCALA.

O Próprio entrevistado afirma que eles irão receber 2 ou 3 Rafale por ano.

Só por curiosidade, a linha de montagem do Rafale foi feita para que se produzissem 25 vetores por ano.

11 Rafale é o número mínimo de vetores para que a produção seja economicamente viável, ou seja, para se empatar dinheiro, eles têm que produzir 11 Rafale.

Acontece que eles não têm dinheiro para produzir 11 Rafale. Como todos sabem, o Orçamento Militar Francês foi REDUZIDO.

Bem da verdade, eles não têm nem dinheiro para o muito esperado upgrade em seus próprios Mirage !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Para piorar mais as coisas, os Emirados Árabes Unidos querem tudo CO-FINANCIADO pelo Estado Francês.

Isso exigirá da França encontrar financiamento adicional para o programa Rafale.

Atualmente, o dinheiro que ela tem não chega para manter o programa Rafale de pé.

Como é que os gauleses vão conseguir mais dinheiro para esse imenso upgrade que os Emirados querem, se nem para sua própria Força Aérea há dinheiro suficiente ??????????? Mágica ????? Abracadabra ?????

Onde é que o Estado Francês vai arrumar centenas de milhões de euros para financiar a versão upgraded do Rafale ??????????????

O futuro motor melhorado do Rafale, o M88-X, não terá 100% de comunalidade com o modelo atual, o M-88, AUMENTANDO ASSIM A FALTA DE ESCALA CRÔNICA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O motor atual do Rafale já sofre com a falta de ESCALA. O futuro motor irá pelo mesmo caminho.

Para desenvolver uma versão mais potente, a França precisará de, pelo menos 3 anos, pois foi esse tempo que os americanos precisarão para desenvolver a versão mais potente do F-414, o F-414 EDE/EPE (as provas acabarão em dezembro de 2010).

Lembrem-se que, cerca de 1/3 (33,33333333333333333…%) do custo total de um caça durante toda a sua vida, advém dos seus motores.

Não ter escala na motorização é MORTAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Isso irá dificultar e encarecer o fluxo de peças !!!!!!!!!!!!!!!!

Para os críticos do Radar AESA do Gripen NG que está sendo terminado pela Selex Galileo (esta possui 6 modelos de Radares AESA prontos): a notícia desalentadora acerca do Radar do Rafale era de se esperar, já que a Thales NUNCA FEZ UM ÚNICO RADAR AESA NA VIDA !!!!!!

Depois eu coloco o resto. Estou sem saco para escrever.

[ ]s
Kirk...uma sugestão...

assim como você está aqui copiando e colando comentários do Blog em questão....poderia...em retribuição, fazer a recíproca, afinal temos aqui muito bons contra-argumentos não acha?

abraços

Gerson




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44158 Mensagem por Francoorp » Ter Ago 17, 2010 8:14 pm

kirk escreveu:Outro comentário fundamentado nas declarações do General :
ZE disse:
17 de agosto de 2010 às 19:09

O Rafale é uma furada.

Ele NÃO TEM ESCALA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pelo andar da carruagem, ele NUNCA TERÁ ESCALA.
Sim sim, deixa là estes comentos... ou eles que venham aqui comentar.

Agora como diz o Zé, em projeções para o Rafale, pois calcular escala é uma projeção... se 292 unidades para a França e mais 120 para nós, e possivelmente outras centenas para a India não é escala... qual seria a escala ideal??

O Gripen A/B-C/D vendeu umas 350 unidades e basta, teoricamente o Rafale teria maior escala que o Gripen se todas as vendas acima fossem concluídas, o que parece ser a realidade dos fatos... e o NG nem vendeu uma, o Rafale F3 ja tem 60 unidades vendidas... tem cada uma por la... fala que o Rafale F3 não tem escala e quer impor um programa do NG que tem escala ainda menor ou nunca terá realmente uma escala... mesmo que chegue a 120 unidades para o Brasil, esta é uma digna escala pra ele?

Melhor mesmo que este tipo de comentário fique por là mesmo, onde estão todos torcendo pelo time do coração, e do bolso para alguns... aqui se usa a razão para a escolha!

Valeu!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44159 Mensagem por kirk » Ter Ago 17, 2010 8:16 pm

ninjanki escreveu:Kirk,

Mas que defeito? Você se deu ao trabalho de ler?
Oque o tal general falou é o óbvio. Linhas de manutenção e logística se beneficiam de simplificação das cadeias e do uso da menor variedade possível de equipamentos. Fazer um motor com mais empuxo é bom tecnicamente, mas tem um custo logístico que pode não valer a pena pelo ganho pequeno, a menos que alguém pague esse custo. O governo frances está totalmente comprometido com o Rafale, e como falta dinheiro, vai ter de cortar outras coisas para continuar comprando o caça segundo o previsto, a menos que alguém de fora o compre. Não tem defeito algum aqui, é apenas a realidade dos fatos econômicos. E por falar em fatos econômicos, eu pensaria 1000 vezes antes de abrir a boca, se tivesse o telhado de vidro da viabilidade econômica, logística, tecnológica e temporal do Gripen NG sobre minha cabeça...

Allan
Allan,

É evidente que vc não leu a entrevista na integra ... o Rafale apresenta problemas de geração de energia, o Spectra não é uma "brastemp" segundo os analistas, o Radar é muito pior do que o do "vovô" F-16 Bl-60 o APG-80 ... não suporta os modos GMTT/GMTI tem limitações importantes no cenário ar/terra, sem entrelaçamento de dados ar/ar e ar/terra e sem search and tracking de alvos móveis ... etc ... etc ... etc ...

segue entrevista na ÍNTEGRA : --- Tradução "Baschera"
Aguardando os Emirados Árabes Unidos
DSI edição especial, agosto 2010.

Com o general Alain Silvy
Vice-Chefe de Planejamento de Pessoal da Força Aérea.

O governo francês assumiu o compromisso com o fabricante do Rafale para garantir que, aconteça o que acontecer, uma taxa mínima anual de 11 aeronaves. A taxa estimada pelo fabricante, como o piso abaixo do qual não seria possível ir sem pôr em causa a economia do programa, incluindo o custo unitário destes aviões. A LPM (Lei de Planejamento Militar) não fornecer fundos para a compra destas máquinas para os anos de 2013 e 2014, permitirá uma exportação muito oportuna para manter o compromisso com a indústria ou exportação está faltando e que o Estado francês deve encontrar o necessário orçamentos, reduzindo ou eliminando outros programas. É esse compromisso com base na obtenção de encomendas de exportação uma aposta perigosa?

Alain Silvy: Vamos ser honestos. Esta "aposta ", para usar sua palavra, a curto prazo a obtenção de encomendas de exportação para o Rafale, tem permitido, no entanto, para completar a LPM permitindo o planejamento de um grande buraco na transferência para a Força Aérea e da Marinha, sem questionar a produção taxa, já reduzidos ao mínimo aceitável industrialmente pela Dassault Aviation. As entregas para os exércitos franceses deve ser reduzida para apenas 2 ou 3 células por ano por um tempo, a exportação trazendo o complemento para atingir o limiar de 11 Rafale produzidos por ano. Em caso de ausência de ordem de exportação, a situação seria, obviamente, complicada. [...] Nós temos que encontrar um financiamento substancial de várias centenas de milhões de euros. […] [...]

Mas como encontrar as centenas de milhões de euros em causa ?

Os três exércitos se beneficiaram da escolha feita pelos planejadores da LPM para reduzir a um nível muito baixo as entregas Rafale. O montante poupado foram redistribuídos para a 3 exércitos. Acho que ninguém questiona isso. Teríamos de encontrar os fundos fazendo novo equilíbrio dentro do [LPM ...] agora temos esperança de que virão muito rapidamente uma ordem primeira exportação. Os clientes potenciais, incluindo Emirados Árabes Unidos, têm requisitos específicos com a evolução deixando as normas francesas - e, portanto, com o orçamento não deve ser tomado em conta pela LPM - eles querem co-financiado pelo Estado francês. Isto pode exigir para a França para encontrar financiamento adicional para o programa Rafale [...]

Qual seria o custo para a França dos adicionais de co-desenvolvimento para financiar com um cliente potencial UAE?

Ouve-se tudo e o seu contrário. Tudo depende do que se inclui. Pessoalmente, eu não vou dar números precisos. Mas isso é obviamente algo como centenas de milhões de euros pagos pelo Estado francês.

É a força aérea interessada por alguns dos requisitos dos EAU?

Nós poderíamos ser potencialmente interessados pelo M88-X, com 9 toneladas de empuxo, porque seria, nas circunstâncias, um campo aberto. Mas, por outro lado, nós ainda não atingimos o estágio de maturidade - o que requer cerca de 150 mil horas de voo - com o atual M88, com 7,5 toneladas de empuxo. Isto significa que, com o M88-X, mesmo que presumivelmente deve desfrutar de uma boa comunidade com o M88 existentes, teríamos a acumular ainda mais horas para chegar ao estágio de maturidade do motor.
Muito claramente, em minha opinião, o M88-X não é para a Força Aérea uma necessidade imediata. Para vender o Rafale para os Emirados Árabes Unidos, a Defesa pode vir a ser solicitada para adquirir o M88-X em quantidade e condições ainda a definir. E nós talvez até mesmo feliz de usá-lo. Mas hoje não temos razões técnicas ou operacionais para disponibilizá-lo para ganha-los. O esperado desde a chegada de um motor mais potente é menor do que os riscos que iria com a imaturidade técnica de novos módulos e gestão em paralelo - tão complicado em termos de logística e de emprego operacional das aeronaves, com diferentes desempenhos de dois parques relativamente diferente do M88. Tudo isto deve ser aprofundado.

Seria possível ver Safran fabricação M88-X para os EAU e continuam a entregar "M88" clássico para o Rafale francês? E isto apesar de o governo francês teria co-financiou o desenvolvimento do M88-X.

Não é proibido para imaginá-lo. Na condição, porém, que para manter a produção paralela de duas versões do M88 não custa mais do que produzir um único modelo. Os custos de suporte não devem explodir. A Safran deve dizer-nos muito rapidamente e muito francamente o que seria. E, novamente, nada nos força a equipar toda a frota da Rafale, Ar e / ou marinho.

E sobre a demanda UAE ter um radar RBE2 mais poderoso, poderia responder a algumas expectativas para a Força Aérea?

A Força Aérea está interessado em ter um RBE2 com uma antena ativa. Estabelece-se agora com a antena AESA poderosa que irá equipar a nossa parcela de 4 Rafale. O que os Emirados estão pedindo é muito mais complexa. Eles querem, além da AESA, de ter novas funcionalidades no seu Rafale, como GMTT / detecção GMTI (e rastreamento de movimento em terra), o entrelaçamento entre o ar / ar e ar modos / chão, etc. Mesmo que isso não é para nós uma necessidade urgente, a operação 'plus' obtidas de juros poderiam, eventualmente, no entanto nós. No entanto, a exigência fundamental dos Emirados é sobre o alcance do RBE2. E, com o diâmetro da mesma antena, a única forma de conseguir o aumento entre 10% (em comparação com o roteiro básico AESA "F3") que desejar obter os Emirados, é um grande impulso para o poder do radar.

Mas mais poder ao RBE2, poderia ser um risco para a geração de interferência eletromagnética graves (EMI) com os receptores SPECTRA?

Este é o caso, sempre que queremos mudar os sistemas de emissão de aeronaves. Existem soluções, obviamente, mas isso exigirá a reexaminar espectros. Mas o maior problema que nós identificamos é a geração de cerca elétrica, que pode ser insuficiente. Para aumentar o intervalo máximo de poucas milhas náuticas, teríamos que rever profundamente o sistema de geração elétrica da aeronave.
Em suma, para conceber o que poderia ser um Rafale-9, ou seja, um novo avião a afastar-se da semelhança que você quer com Rafale francês. Os peritos que participam nas negociações dos Emirados estão bem cientes do problema. Mas eles também são usados para que os sistemas de armas de alta qualidade. Eles querem evitar uma regressão com o Rafale, pelo menos, no alcance do radar, em relação ao F-16 Block 60, o Rafale tem também muitas outras qualidades. Os Emirados não tem AWACS e, portanto, quer - é uma exigência fundamental - que o Rafale pode ver muito longe. Além do radar, eles estão mostrando requisitos bastante fortes no SPECTRA em desenvolvimento, como por exemplo, a expansão de algumas bandas de frequência, um aumento da sensibilidade, adicionando funcionalidades, em suma, eles querem nos empurrar para cima as tecnologias atuais. Claro que, para melhorar a guerra electrónica do nosso Rafale mais rápido que o previsto inicialmente poderia ser uma vantagem adicional operacional da Força Aérea. No entanto, nossa abordagem atual é consolidar as funcionalidades implementadas em espectros, para torná-los mais robustos e tornar mais fácil para os operadores e programadores antes de querer ir mais para além de novas capacidades. O SPECTRA atual está funcionando bem e mesmo muito bom. Em suma, o que nos separa, sobre o Spectra, é uma questão de timing e [calendário ...]. De um modo mais geral, partilhamos os mesmos desejos sobre os recursos, mas com prazos muito diferente do calendário, às vezes. As restrições orçamentais continuam a ser um fator de dimensionamento.

Os Emirados querem um visor HMD-...

É verdade. E nós, de uma maneira ou de outra, nós o faremos. Por várias razões, nós concordamos, no passado, não usá-lo inicialmente, mas este equipamento é agora um elemento quase indispensável para aviões de combate modernos. Além de várias perspectivas do Rafale - os Emirados Árabes Unidos, Brasil e Suíça - também quer, o que confirma esta análise.

No final, o que acontece com a eventualidade de uma ordem Rafale pelos EAU?

Muito sinceramente, e visto do meu lugar, eu acho que nós realmente não está muito longe de ser capazes de chegar a um denominador comum com nossos amigos Emirados Árabes Unidos. A única questão pertinente que se coloca é saber se a vontade expressa pela semelhança Emirians irá prevalecer sobre os seus requisitos de desempenho Se o desempenho é o que importa, na verdade nós vamos ter dois Rafale completamente diferente - como com o Mirage 2000-9 - porque o Estado francês não podem ou não querem segui-lo. Se a comunidade é fundamental, o Emirians terão de reduzir suas ambições em relação ao desempenho. A escolha está em suas mãos. Eles devem ver se as suas necessidades operacionais permitir ou não que se contentar com um sistema de armas razoavelmente perto do roteiro "F3" padrão francês. Eles devem decidir se eles consideram mais importante a trabalhar muito estreitamente com a gente. Eu sei que eles já manifestaram o desejo de, em caso de encomenda, para ser capaz de enviar seus pilotos muito rapidamente em nossas unidades de Rafale em que poderia treinar, aprender o Rafale eo nosso emprego tático. Para obter um rápido crescimento operacional da sua própria esquadra Rafale. Nesse caso, sua configuração Rafale eo nosso não deve ser muito diferente. Mas continua a ser visto ... Que é onde nós estamos Eu acho que ....
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Quanto tempo seria necessário o desenvolvimento adicional exigido pelos EAU?

É difícil responder com precisão essa questão, especialmente porque eu não tenho todos os elementos da problemática. A primeira aeronave dos EAU não seria entregue antes de 2014. Este período deverá ser suficiente para terminar de desenvolver a M-88 de 9 toneladas. Sobre o radar, não teria, provavelmente, em 2014, todas as capacidades e desempenho esperado, mas que, creio, no entanto, ser já muito perto do alvo. O problema da geração de energia elétrica também requer tempo para ser processado. Esta será uma operação pesada para a aeronave. No caso de um despacho assinado este ano, teria, portanto, alguns anos para desenvolver os recursos adicionais. Esses anos não deve ser desperdiçada. Em todo caso, acho que as discussões com Emirians ter lugar numa base sólida. Os negociadores são peritos que sabem exatamente o que é caça e estão cientes do estado da técnica e de várias limitações. Conversando com pessoas deste nível é muito agradável para a Força Aérea. No entanto, agora a ordem deve materializar-se.

E sobre o Mirage 2000-9 dos EAU?

As autoridades francesas têm sido muito claro sobre este assunto. Uma vez que o Rafale seja encomendado pelos Emirados Árabes Unidos, o Mirage 2000-9 será levado de volta pela França, que irá enviá-los para uma agência de nulidade no comando das suas exportações de revenda. Isto significa que, nessa hipótese, não está previsto que vá equipar o Exército francês.

Mas seria interessante para o Exército, porque estes últimos são células com avançados sistemas de armas?

Nós não podemos dizer que sentimos nenhum interesse nestas máquinas, pois seu desempenho apresenta sistema de armas realmente surpreendente. A Força Aérea poderia certamente obter benefício. No entanto, o trabalho indispensável para a NATO de compatibilidade com estes sistemas de armas seria muito pesado, com um custo provavelmente superior a - 700 milhões de euros - prevista para a renovação dos nossos Mirage 2000D, que é uma prioridade para nós.

Se os Emirados Árabes Unidos comprarem o Rafale, poderia a transformação Rafale Squadron (ETR), que será criado em Saint-Dizier, serão realocados em Al-Dhafra para ajudar os pilotos Emirados Árabes Unidos e beneficiar das excelentes condições climatológicas locais?

Por que não? mas não estamos lá ainda. […]a Al-Dhafra poderia ser um trunfo. Nossa primeira participação, no Outono passado, a ATLC (Advanced Tactical Leadership Course), organizado pela UAE Air Warfare Center, demonstrou mais uma vez a riqueza desses intercâmbios.Se a ordem dos EAU o Rafale, vamos ter de rapidamente assumir, de uma forma ou de outra, da transformação de seus pilotos no nosso sistema de armas. Fazê-lo na Al-Dhafra seria - e esta é só a minha opinião - interessante.

Entrevista com Jean-Louis Prome




Editado pela última vez por kirk em Ter Ago 17, 2010 8:19 pm, em um total de 1 vez.
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44160 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 17, 2010 8:18 pm

Tem a entrevista original, em inglês? Completa por favor!




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