TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44131 Mensagem por ninjanki » Ter Ago 17, 2010 10:02 am

Kirk,

Mas que defeito? Você se deu ao trabalho de ler?
Oque o tal general falou é o óbvio. Linhas de manutenção e logística se beneficiam de simplificação das cadeias e do uso da menor variedade possível de equipamentos. Fazer um motor com mais empuxo é bom tecnicamente, mas tem um custo logístico que pode não valer a pena pelo ganho pequeno, a menos que alguém pague esse custo. O governo frances está totalmente comprometido com o Rafale, e como falta dinheiro, vai ter de cortar outras coisas para continuar comprando o caça segundo o previsto, a menos que alguém de fora o compre. Não tem defeito algum aqui, é apenas a realidade dos fatos econômicos. E por falar em fatos econômicos, eu pensaria 1000 vezes antes de abrir a boca, se tivesse o telhado de vidro da viabilidade econômica, logística, tecnológica e temporal do Gripen NG sobre minha cabeça...

Allan




Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44132 Mensagem por Francoorp » Ter Ago 17, 2010 10:10 am

kirk escreveu:
Olá Franco,

Lamento te informar que o comentário do Vader é apenas um resumo de tudo que disse o General Alain Silvy da AdLA ... sugiro que contra-argumente com o próprio General, considerando que a que tudo indica você entende do Rafale mais que um Oficial de Alta patente da Força Aérea Francesa, mais que todos os técnicos do EAU que analisaram o equipamento e TAMBÉM da Força Aérea Brasileira, que o classificou em 3º numa lista de três ...

Sds
kirk
Num é bem assim não... eu demonstrei o que o Rafale é segundo informações que todos temos, inclusive aqui dentro do DB, todas estas informações estão aqui neste Tópico, ou no Tópico do Rafale, basta procurar... alias o General não diz que o Rafale e cheio de defeitos, diz que se quiser mais do Rafale vai ter que modificar, mas isso é obvio e até normal, acontece isso até mesmo com os F-15, F-16, MIG-25 etc... e quero ver esta lista onde o Rafale aparece em 3° na lista de três... não quero ver a reportagem da FSP, quero ver a lista verdadeira, posta ai pra gente ver, se a FAB disse realmente isso então é publico, cadê o ato oficial publicado? Quero ver a publicação OFICIAL desta escala feita pela FAB.... num vai achar né! :mrgreen:




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 197 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44133 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Ago 17, 2010 10:40 am

Uma pergunta! Quem tem o F-16 Block 60, o mirage 2000 Mk-9 e agora quer o Rafale F4? Os arábes sempre querem mais e normalmente pagam por essa exclusividade. Vale lembrar que os EUA usam a versão Block 52 e a França os MK-5, nada de errado em relação ao F3. Essa entrevista só serviu pra mostrar que o Rafale ainda tem um logo caminho de desenvolvimento, diferente de outras aeronaves que já estão no seu limite ou não permitem de forma alguma o tal desenvolvimento por pura falta de espaço.

Ainda penso que pra quem não tem nada, um F3+ é o paraíso.

Abraços




Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44134 Mensagem por marcelo l. » Ter Ago 17, 2010 10:57 am

ninjanki escreveu:Kirk,

Mas que defeito? Você se deu ao trabalho de ler?
Oque o tal general falou é o óbvio. Linhas de manutenção e logística se beneficiam de simplificação das cadeias e do uso da menor variedade possível de equipamentos. Fazer um motor com mais empuxo é bom tecnicamente, mas tem um custo logístico que pode não valer a pena pelo ganho pequeno, a menos que alguém pague esse custo. O governo frances está totalmente comprometido com o Rafale, e como falta dinheiro, vai ter de cortar outras coisas para continuar comprando o caça segundo o previsto, a menos que alguém de fora o compre. Não tem defeito algum aqui, é apenas a realidade dos fatos econômicos. E por falar em fatos econômicos, eu pensaria 1000 vezes antes de abrir a boca, se tivesse o telhado de vidro da viabilidade econômica, logística, tecnológica e temporal do Gripen NG sobre minha cabeça...

Allan
X2.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44135 Mensagem por crubens » Ter Ago 17, 2010 11:25 am

O que é que uma paixão não faz... :roll:




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44136 Mensagem por Bender » Ter Ago 17, 2010 12:04 pm

Juliano Lisboa escreveu:Uma pergunta! Quem tem o F-16 Block 60, o mirage 2000 Mk-9 e agora quer o Rafale F4? Os arábes sempre querem mais e normalmente pagam por essa exclusividade. Vale lembrar que os EUA usam a versão Block 52 e a França os MK-5, nada de errado em relação ao F3. Essa entrevista só serviu pra mostrar que o Rafale ainda tem um logo caminho de desenvolvimento, diferente de outras aeronaves que já estão no seu limite ou não permitem de forma alguma o tal desenvolvimento por pura falta de espaço.

Ainda penso que pra quem não tem nada, um F3+ é o paraíso.

Abraços
É a linha de pensamento do post do Lima,é super fácil de ler e entender :wink: a não ser que não queiram :) ,mas vou te dizer Juliano,esta frase sua que eu aumentei de tamanho,ainda vai ser pintada em letras descomunais,sobre o této do angar do zepellin.


Abraços! :)




ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44137 Mensagem por ninjanki » Ter Ago 17, 2010 12:46 pm

Bender,

Discordo. Os requerimentos dos EAU tem haver com as limitações deles, e a realidade de fazer um investimento tão alto para obter um upgrade sensível de capacidade. Quem já tem F-16 Block 60 com radar AESA não se contenta com algo similar. O F3 apresenta hoje capacidades que o F-16 não tem, mas não necessariamente supera esse F-16 moderno em todos os quesitos, até porque em termos de radar, se não for americano, está pelo menos uma geração atrás.(Os americanos são os atuais especialistas em tecnologia AESA e nos módulos mmic. Europeus, israelenses, russos e chineses ainda estão tentando recuperar o espaço perdido)
A observação de que um F3 é melhor que nada denigre um avião que, francamente, é superior à média da maioria dos disponíveis.

Allan

ps. Você acha que o F-16 sobrevive bem a um combate ar-ar contra o Rafale F3+?




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44138 Mensagem por PRick » Ter Ago 17, 2010 12:51 pm

ninjanki escreveu:Kirk,

Mas que defeito? Você se deu ao trabalho de ler?
Oque o tal general falou é o óbvio. Linhas de manutenção e logística se beneficiam de simplificação das cadeias e do uso da menor variedade possível de equipamentos. Fazer um motor com mais empuxo é bom tecnicamente, mas tem um custo logístico que pode não valer a pena pelo ganho pequeno, a menos que alguém pague esse custo. O governo frances está totalmente comprometido com o Rafale, e como falta dinheiro, vai ter de cortar outras coisas para continuar comprando o caça segundo o previsto, a menos que alguém de fora o compre. Não tem defeito algum aqui, é apenas a realidade dos fatos econômicos. E por falar em fatos econômicos, eu pensaria 1000 vezes antes de abrir a boca, se tivesse o telhado de vidro da viabilidade econômica, logística, tecnológica e temporal do Gripen NG sobre minha cabeça...

Allan

Perfeito, parece que eles não lêem o texto, e entendem aquilo que querem, é a interpretação ao arrepio do que está escrito. E esquecem que o caça que eles defendem tem "problemas" do mesmo tipo, só que em escala muito maior.

[]´s




Editado pela última vez por PRick em Ter Ago 17, 2010 1:06 pm, em um total de 1 vez.
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44139 Mensagem por PRick » Ter Ago 17, 2010 1:00 pm

Gente,

Todo o caça tem o seu desenvolvimento, o F-22 não usa HMD, não pode usar o AIM-9X. A esmagadora maioria dos caças da USAF e da US Navy não tem radar AESA. Na Europa o radar AESA mais avançado em seu desenvolvimento é o RBE, nem os russos tem no SU-35BM um radar AESA operacional. O Rafale será o primeiro caça da Europa a ser totalmente operacional com um AESA.

O Typhoon, concorrente direto do Rafale, não tem ainda previsão para receber o AESA, sua versão Block 03 está muito atrasada.

Nem vou falar no Oriente, nenhum caça em uso no Oriente tem AESA, o Japão, China, Thaiwan, Coréia do Sul, nadinha.

Já falei, a entrevista foi ruim, e a Revista fez sensacionalismo barato, no momento que não comparou as realidades. Os requerimentos dos EAU, é coisa deles, quem quer novas capacidades tem que pagar por isso, me parece óbvio.

[]´s




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55692
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2890 vezes
Agradeceram: 2552 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44140 Mensagem por P44 » Ter Ago 17, 2010 1:18 pm

Francoorp escreveu:
kirk escreveu:Comentário do tradutor da matéria :
Vader disse:
16 de agosto de 2010 às 20:21

Algumas coisas muito interessantes se extraem dessa entrevista:
1 – Se não houver exportações do Rafale até 2013 o programa ficará seriamente comprometido.
Fake! Onde esta escrito que a Dassault encerrará o programa?? Risco mesmo corre o Gripen NG se não vende nem pro Brasil e nem pra Índia... o programa RAFALE em seu complexo vai bem e em saúde, a França continua comprando e recentemente recebeu mais unidades da versão de guerra nuclear, e tudo indica que chegará realmente aos 292 depois da crise.
2 – Mesmo que ocorram exportações, pode haver problemas de financiamento, dado que os clientes potenciais exigem especificações que não são parte do planejamento francês.
FAKE!!Toda compra de armas é detalhadamente examinada financeiramente e economicamente, ninguém é irresponsável não, e até mesmo o Brasil através da Lei 101/2000 não permite que se assumam riscos sem que se tenha o devido acerto das origens dos recursos. Isso impede que haja problemas de financiamento, alias os garante.
3 – O custo dos desenvolvimentos adicionais (exigidos pelos clientes potenciais – como os EAU) são da ordem de centenas de milhões de euros.
E dai?? Todo desenvolvimento que se preze é de milhões de EUROS!!! Mas à vantagem do Rafale com o GripenNG é que pelo menos se sabe que o projeto ja é operativo e se tem todos os custos sob controle, e aqueles novos podem ser previstos com certa margem de precisão... coisa que o NG não garante em nenhuma parte do seu projeto!
4 – O Armeé de L´Air não tem interesse imediato em promover para si as modificações exigidas pelos clientes potenciais do Rafale, e o fator custo é o principal entrave a tais modificações.
FAKE! O fato é que as doutrinas de operação podem ser diferentes da dos clientes, mas nos casos onde coincidir, serão sim bem vindas pela Armeé de L´Air. Como sempre foi com os Mirage!!! FAKE novamente!
5 – Eventuais modificações na turbina M-88 devem ser suportadas pelo cliente ou pela fabricante Safran; o AdA não tem orçamento para suportar exigências de aquisição da turbina modificada.
As modificaçòes da M-88 já existem, e chamam-se M-88E(ECO), e foram suportadas pela Snemca... outra FAKE!
6 – O radar RBE2 AESA do Rafale não tem detecção e rastreamento de alvos móveis em terra nem integração entre modos ar/ar e ar/terra, bem como tem 10% menos de alcance que o radar do F-16 Block 60, o que estaria entravando as negociações com os Emirados Árabes, que não querem dar “um passo atrás” dos seus F-16 com o Rafale.
Errado, as negociações em nada entra o GMT ou GMTT, Quero ver onde esta escrito isso!!!
Estes sistemas são para veículos com alta performance de ataque ao solo, o F-16 tem mas realiza estas missões com baixo profilo de operação... são lentos nesta missão, pois estes componentes consomem enormes quantidades de memória do sistema de Informática da central de bordo, pode inclusive comprometer outros sistemas; O Rafale não tem pois não precisa tanto graças ao excelente AESA que faz rastreamento no solo com alta precisão. Lembro a todos que nem o F-22 possui estes sistemas, pois não precisa devido à sua doutrina... FAKE!

7 – O aumento de potência exigido pelos EAU para o RBE2 demandará uma total revisão da parte elétrica do Rafale, por absoluta falta de potência, além de interferir com a suíte SPECTRA, gerando interferências eletro-magnéticas que afetam seus sensores.
"Absoluta falta de potência"....

De onde foi que tirou esta??? A maior especulação em má fé que eu já vi, mesmo vindo do senhor FAKE, Vader !!

O que o General diz é: "Mas o maior problema que nós identificamos é a geração de cerca elétrica, que pode ser insuficiente. Para aumentar o intervalo máximo de poucas milhas náuticas, teríamos que rever profundamente o sistema de geração elétrica da aeronave, ou seja o que tem agora esta bom, é o mais que deve ser modificado, isso é normal até na geladeira de casa se você quiser mudar a potência, ou desejar maior trabalho conjunto dela!

Que aumentar o intervalo de rastreamento, tem que mudar o amperímetro da máquina, mas isso é até obvio!! E ele mesmo diz que o que tem agora: "esta bom" , e que é o "mais que deve ser modificado" ... como já disse antes, se quer mais da sua geladeira vai ter que mexer no sistema elétrico!

Não tem nada a ver o RBE2, ou deste com o Sistema elétrico do Rafale que em todos estes anos NUNCA TEVE UMA FALHA, nem mesmo de campos magnéticos derivados da rede elétrica, e ainda misturou tudo com o Spectra... que é um sistema de alerta... quero provas destas afirmações... pura FAKE,FAKE,FAKE do elemento!!!

8 – A SPECTRA aparentemente não impressionou os peritos dos EAU, que exigem melhorias.
Isso ai é especulação!! Cadê a matéria com credibilidade dizendo isso? Ou é o senhor que não aceita que o Rafale tenha uma sistema tão avançado como é este Espectra?
9 – O Rafale não tem um HMD (Head-Mounted-Display) funcional e a Dassault apenas o instalará no Rafale por conta dos pedidos externos (Brasil, EAU, Suíça, etc.).
Este é uma acessório, pode-se montar em qualquer uma aeronave Rafale tendo o pedido... não quer dizer que ele não tem, ele tem mas em acessório, em pedido... FAKE!
10 – Caso os EAU não aceitem o padrão francês e mantenham suas exigências as alterações do Rafale para tal país seriam financiadas pelo cliente, além de que apenas ficariam prontas em 2014 (M88-X) e além (radar/SPECTRA).
Como ja disse a versão nova do Motor M-88, já existe e chama-se M-88E(E=Eco), mas se querem uma mais modificada nada mais justo que pagar estas despesas... normal até!
11 – Os Mirage 2000-9 dos EAU serão readquiridos pela França para fins exclusivos de exportação, pois a França não dispõe de recursos para convertê-los ao padrão OTAN, o que seria necessário para sua utilização no AdA.
Eles estão já praticamente no padrão da OTAN; são os melhores mirage 2000 de todos os já produzidos, no fim desta reportagem do link abaixo fala sobre eles, os 2000-9, que são considerados o supra sumo dos Mirage...:

http://defesasaereas.blogspot.com/2010/ ... st-of.html
12 – Nas palavra do General francês o Rafale é simplesmente UM AVIÃO PROBLEMÁTICO. Assim sendo cabe perguntar: devemos comprar esse problema?
Na palavra do Gen. a França seria a pior do mundo por comprar esta maquina problemática, seria um gesto de irresponsabilidade muito grande basear a inteira força aérea neste veiculo problemático, e ainda uma força como aquela francesa tão experiente em lidar com o lixo do produto francês... mas assim não é na verdade, pois se fosse assim como ele diz, o inteiro alto comando Francês nunca teria aceitado o Rafale como plataforma unica da Força Aérea Francesa, e a realidade é outra como sabemos todos.


Peço que o senhor não traga mais estas má-fés do senhor FAKE(Vader) aqui para o nosso fórum, pois se quisermos ver as suas mentiras iremos la no Poder Aéreo/Terrestre/Naval, que é o único lugar onde ele consegue debater, pois quem vai contra ele que é assinante é expulso... pois aqui dentro ele dura pouco, pois queremos provas de todas estas especulações dele... alias a tradução foi feita de modo "pilotado", poderia ser mais imparcial, pelo meu ver!

O cara so disse especulações nesta lista ai... rebati todas, e que ele venha aqui dentro me provar tudo aquilo que diz, palavra por palavra, especulação por especulação, estou esperando! [006]

Valeu!!

Parabens por MAIS UMA VEZ colocar esse sr & seus fakes no sitio , Francoorp

haja paciência para a campanha dos lobbistas da SAAB
marcelo l. escreveu:
ninjanki escreveu:Kirk,

Mas que defeito? Você se deu ao trabalho de ler?
Oque o tal general falou é o óbvio. Linhas de manutenção e logística se beneficiam de simplificação das cadeias e do uso da menor variedade possível de equipamentos. Fazer um motor com mais empuxo é bom tecnicamente, mas tem um custo logístico que pode não valer a pena pelo ganho pequeno, a menos que alguém pague esse custo. O governo frances está totalmente comprometido com o Rafale, e como falta dinheiro, vai ter de cortar outras coisas para continuar comprando o caça segundo o previsto, a menos que alguém de fora o compre. Não tem defeito algum aqui, é apenas a realidade dos fatos econômicos. E por falar em fatos econômicos, eu pensaria 1000 vezes antes de abrir a boca, se tivesse o telhado de vidro da viabilidade econômica, logística, tecnológica e temporal do Gripen NG sobre minha cabeça...

Allan
X2.
x10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44141 Mensagem por Francoorp » Ter Ago 17, 2010 1:24 pm

PRick escreveu:Gente,

Todo o caça tem o seu desenvolvimento, o F-22 não usa HMD, não pode usar o AIM-9X. A esmagadora maioria dos caças da USAF e da US Navy não tem radar AESA. Na Europa o radar AESA mais avançado em seu desenvolvimento é o RBE, nem os russos tem no SU-35BM um radar AESA operacional. O Rafale será o primeiro caça da Europa a ser totalmente operacional com um AESA.

O Typhoon, concorrente direto do Rafale, não tem ainda previsão para receber o AESA, sua versão Block 03 está muito atrasada.

Nem vou falar no Oriente, nenhum caça em uso no Oriente tem AESA, o Japão, China, Thaiwan, Coréia do Sul, nadinha.

Já falei, a entrevista foi ruim, e a Revista fez sensacionalismo barato, no momento que não comparou as realidades. Os requerimentos dos EAU, é coisa deles, quem quer novas capacidades tem que pagar por isso, me parece óbvio.

[]´s

Ha Prick... vai explicar isso para as Gripetes... eu estou cansado disso, pra mim esta briga de torcidas tinha ficado por la mesmo; mas alguns a trouxeram pra ca, normal viram que é aqui que se faz o discurso importante sobre defesa e meios para isso... mas depois ficam decepcionadas com o resultados das nossas analises :( , e saem correndo pra contar pro papai FAKE... :twisted: :twisted:

Parece que estamos lidando com criancinhas que acabaram de descobrir um brinquedinho novo, Haja paciência com eles! :evil:

O bom é que o tal do Gen. nem disse isso tudo que o cara falou e ainda descreveu em um "lista"... certamente interpretou o texto como se fosse algo de diferente do que é realmente, tudo foi interpretado de modo pessoal... o Gen. não disse nada disso tudo que o cara falou na lista.... o nível esta baixo hein, tem que ficar por la mesmo!




Editado pela última vez por Francoorp em Ter Ago 17, 2010 1:27 pm, em um total de 1 vez.
As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55692
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2890 vezes
Agradeceram: 2552 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44142 Mensagem por P44 » Ter Ago 17, 2010 1:26 pm

claro que descobriram brinquedo novo, viram que a USS Enterprise não servia mais, e mudaram para um Imperial Star Destroyer :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44143 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 17, 2010 1:26 pm

Pessoal... parabéns mesmo, [100] [009]

É como eu disse na página anterior e muitos estão dizendo aqui... não há nada de mal com o que General está dizendo... a extrapolação é que é triste...

Mas pensando bem é a mesma extrapolação utilizada para dizer que o NG "existe" e dizer que será fabricado lá no ABCD paulista, que tecnologia AESA é uma realidade na F A Sueca e o meu preferido... "o número de NGs já encomendados pelos Suecos"... :lol:

Nesse terreno tudo vale pois aí é aonde vivem os sonhos e as elacubrações.

Vai entender. :lol: :wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44144 Mensagem por Francoorp » Ter Ago 17, 2010 1:28 pm

P44 escreveu:claro que descobriram brinquedo novo, viram que a USS Enterprise não servia mais, e mudaram para um Imperial Star Destroyer :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

HEHE :twisted: , mas que é triste para os entusiastas de defesa é! [001]

Manipulação continua isso ai, nunca para, e a galera acredita piamente!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55692
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2890 vezes
Agradeceram: 2552 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44145 Mensagem por P44 » Ter Ago 17, 2010 1:32 pm

qual galera? qualquer um com dois dedos de testa topa essas tácticas á distância, eu estou do outro lado do atlântico e até com meus binólicos os topei de longe.




*Turn on the news and eat their lies*
Responder