Fusão Lan chile x Tam
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- Marcelo Reis Batista
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Fusão Lan chile x Tam
Onde será a Sede fiscal da nova companhia?
Pelo que percebo será uma aquisição parcial da Tam pela Lan chile, mas sou meio leigo nesse assunto, existe uma Lei que não permite controle acionário estrangeiro acima de 30%.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/78 ... olsa.shtml
Pelo que percebo será uma aquisição parcial da Tam pela Lan chile, mas sou meio leigo nesse assunto, existe uma Lei que não permite controle acionário estrangeiro acima de 30%.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/78 ... olsa.shtml
- Centurião
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Re: Fusão Lan chile x Tam
Sim, existe. Ao que parece a TAM está tentando burlar essa lei. Não acho que vão conseguir. Se o Lula for consistente em sua política contra a venda de empresas brasileiras, ele vai fazer de tudo para condenar essa venda.
- Marcelo Reis Batista
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Re: Fusão Lan chile x Tam
Lendo com mais atenção agora entendi a operação, a grosso modo é uma troca de ações.
A Tam vai continuar sendo Tam, só que agora com capital fechado, com 80% pertencendo a familia amaro e 20% a Latam.
A Lan chile pro sua vez, se transformará em Latam, empresa detentora de 20% da TAM.
Os acionistas da Latam serão os antigos donos da Lan chile com 70,6% e a Tam com 29,4% da nova companhia.
AO que parece, a familia amaro ainda deterá uma parte da Latam ainda não divulgada.
A Tam vai continuar sendo Tam, só que agora com capital fechado, com 80% pertencendo a familia amaro e 20% a Latam.
A Lan chile pro sua vez, se transformará em Latam, empresa detentora de 20% da TAM.
Os acionistas da Latam serão os antigos donos da Lan chile com 70,6% e a Tam com 29,4% da nova companhia.
AO que parece, a familia amaro ainda deterá uma parte da Latam ainda não divulgada.
- Penguin
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Re: Fusão Lan chile x Tam
FSP, São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2010
Fusão Lan e TAM mira "céus abertos"
Companhia acirra competição em mercado emergente, quando AL discute abertura de mercados domésticos
Latam será maior empresa aérea privada em Bolsa no mundo; chilenos detêm 70%, mas dividem direitos
MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO
A associação com a TAM transforma a chilena Lan na grande empresa de bandeira da América Latina, região que registra as maiores taxas de crescimento do setor aéreo no mundo.
A Lan é hoje a companhia aérea com maior valor de mercado das Américas: US$ 9,24 bilhões. A TAM, que faturou US$ 4,9 bilhões no ano passado -US$ 1,2 bilhão a mais do que a Lan-, está avaliada em US$ 3 bilhões, segundo cálculos da Economática.
A supervalorização da Lan se explica pela alta rentabilidade: 22,5%, uma das maiores do mundo no setor, contra 14% da TAM. A companhia transportou no ano passado 15 milhões de passageiros, metade do que foi transportado pela TAM.
Mas a Lan precisa crescer e, para isso, é fundamental colocar um pé no maior mercado da América Latina.
Com a TAM, a Lan se transforma na maior empresa aérea privada de capital aberto do mundo em valor de mercado (US$ 12, 2 bilhões). Perde apenas para as estatais Air China e Singapore.
E ganha musculatura para conter o avanço da Gol na América do Sul e também de outros grupos, como a colombiana Avianca, que, no ano passado, se fundiu com a Taca, de El Salvador. E que está presente no Brasil, com a OceanAir, recém-batizada de Avianca Brasil.
Musculatura será fundamental quando o mercado da América do Sul passar a funcionar em regime de céus abertos. Sob esse regime, objeto de negociação entre os países da região, companhias da América do Sul poderão fazer voos domésticos no Brasil. E vice-versa.
A medida vai estimular a competição e o crescimento do setor. Com a associação com a Lan, a TAM, que poderia se opor ao regime, passará a se beneficiar dele.
O acordo entre Lan e TAM dependerá da aprovação da Anac. Embora a empresa dê garantias de que a TAM S.A., holding da família Amaro, continuará controlando a TAM Linhas Aéreas, com 80% do capital votante, a Latam terá sua sede em Santiago. E a Lan será a acionista majoritária.
Segundo o presidente da TAM, Líbano Barroso, o respeito à legislação brasileira, que limita em 20% a participação estrangeira no setor aéreo, será garantido por meio de um acordo de acionistas. Pelo acordo, apesar de a Lan deter 70,6%, os direitos e obrigações serão divididos meio a meio.
Temendo justamente que imprensa e analistas interpretassem a operação como uma aquisição por parte da Lan, informações sobre a participação acionária da Latam não constam dos comunicados oficiais sobre o acordo divulgado na sexta-feira.
DESEJO ANTIGO
Há anos a Lan ensaiava dar esse passo. A amizade da família Cueto, controladora da Lan, com a família Amaro, da TAM, transformava a TAM no parceiro ideal. Uma associação entre as duas era, inclusive, desejada pelo fundador da TAM, Rolim Amaro.
Mas as conversas sempre esbarravam na questão do controle, devido ao limite à participação estrangeira.
Em 2007, a Lan tentou adquirir a nova Varig, mas foi atropelada pela Gol. A chilena chegou a investir US$ 17 milhões na Varig, em uma operação que previa a conversão do crédito em ações.
Na época, levantou-se a possibilidade de adquirir a Varig em parceria com a TAM, mas as conversas não avançaram.
Fusão Lan e TAM mira "céus abertos"
Companhia acirra competição em mercado emergente, quando AL discute abertura de mercados domésticos
Latam será maior empresa aérea privada em Bolsa no mundo; chilenos detêm 70%, mas dividem direitos
MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO
A associação com a TAM transforma a chilena Lan na grande empresa de bandeira da América Latina, região que registra as maiores taxas de crescimento do setor aéreo no mundo.
A Lan é hoje a companhia aérea com maior valor de mercado das Américas: US$ 9,24 bilhões. A TAM, que faturou US$ 4,9 bilhões no ano passado -US$ 1,2 bilhão a mais do que a Lan-, está avaliada em US$ 3 bilhões, segundo cálculos da Economática.
A supervalorização da Lan se explica pela alta rentabilidade: 22,5%, uma das maiores do mundo no setor, contra 14% da TAM. A companhia transportou no ano passado 15 milhões de passageiros, metade do que foi transportado pela TAM.
Mas a Lan precisa crescer e, para isso, é fundamental colocar um pé no maior mercado da América Latina.
Com a TAM, a Lan se transforma na maior empresa aérea privada de capital aberto do mundo em valor de mercado (US$ 12, 2 bilhões). Perde apenas para as estatais Air China e Singapore.
E ganha musculatura para conter o avanço da Gol na América do Sul e também de outros grupos, como a colombiana Avianca, que, no ano passado, se fundiu com a Taca, de El Salvador. E que está presente no Brasil, com a OceanAir, recém-batizada de Avianca Brasil.
Musculatura será fundamental quando o mercado da América do Sul passar a funcionar em regime de céus abertos. Sob esse regime, objeto de negociação entre os países da região, companhias da América do Sul poderão fazer voos domésticos no Brasil. E vice-versa.
A medida vai estimular a competição e o crescimento do setor. Com a associação com a Lan, a TAM, que poderia se opor ao regime, passará a se beneficiar dele.
O acordo entre Lan e TAM dependerá da aprovação da Anac. Embora a empresa dê garantias de que a TAM S.A., holding da família Amaro, continuará controlando a TAM Linhas Aéreas, com 80% do capital votante, a Latam terá sua sede em Santiago. E a Lan será a acionista majoritária.
Segundo o presidente da TAM, Líbano Barroso, o respeito à legislação brasileira, que limita em 20% a participação estrangeira no setor aéreo, será garantido por meio de um acordo de acionistas. Pelo acordo, apesar de a Lan deter 70,6%, os direitos e obrigações serão divididos meio a meio.
Temendo justamente que imprensa e analistas interpretassem a operação como uma aquisição por parte da Lan, informações sobre a participação acionária da Latam não constam dos comunicados oficiais sobre o acordo divulgado na sexta-feira.
DESEJO ANTIGO
Há anos a Lan ensaiava dar esse passo. A amizade da família Cueto, controladora da Lan, com a família Amaro, da TAM, transformava a TAM no parceiro ideal. Uma associação entre as duas era, inclusive, desejada pelo fundador da TAM, Rolim Amaro.
Mas as conversas sempre esbarravam na questão do controle, devido ao limite à participação estrangeira.
Em 2007, a Lan tentou adquirir a nova Varig, mas foi atropelada pela Gol. A chilena chegou a investir US$ 17 milhões na Varig, em uma operação que previa a conversão do crédito em ações.
Na época, levantou-se a possibilidade de adquirir a Varig em parceria com a TAM, mas as conversas não avançaram.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
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Re: Fusão Lan chile x Tam
FSP, São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2010
entrevista
Irmãos Cueto querem maior participação
M. JOSÉ TAPIA
PABLO GAZZOLO
DO "LA TERCERA"
Para os irmãos chilenos Ignacio e Enrique Cueto, gerente-geral e vice-presidente-executivo da Lan, a fusão cria a "grande empresa latino-americana, capaz de competir em tempos de consolidação no mundo".
Eles dizem que gostariam de aumentar sua fatia na TAM, caso a lei brasileira permita maior participação estrangeira em companhia aérea. Leia trechos da entrevista.
Sinergia
A sinergia cria US$ 400 milhões. Dois terços são de desenvolvimento. Uma em cargas, área aonde nasceu a Lan. A complementaridade de rotas internacionais é grande. Podemos fazer mais voos sem escalas a diferentes lugares. Do tráfego mundial, 6% estão na América Latina -metade disso é o Brasil sozinho. Nem Lan nem TAM poderiam fazer isso sozinhas.
Boom brasileiro
Esta é a grande oportunidade para nós, graças ao mercado doméstico brasileiro -40% da população está chegando à classe média e começando a usar o transporte aéreo, uns 80 milhões de habitantes. Será um boom que poderemos aproveitar.
Limite a estrangeiro
O acordo foi feito com o maior rigor para cumprir a lei de investimentos em linhas aéreas no Brasil, que permite a um estrangeiro ter apenas 20% da propriedade. Então a Latam terá só 20% dos direitos políticos da TAM.
O acordo diz que, na medida em que haja modificações na lei brasileira que permitam uma maior participação estrangeira, essa modificação se aplicará ao acordo.
Famílias
O conselho terá nove pessoas. A ideia é que nós e a família Amaro tenhamos cada uma dois representantes ali. Mas, em geral, votaremos em conjunto, porque o que buscamos é uma companhia aérea latinoamericana, especialmente brasileira e para o Pacífico, que se une para competir mundialmente, onde há já existem outros processos de consolidação em curso.
Uniram-se KLM com Air France, Iberia com British, várias norte-americanas e muitos conglomerados. Com a TAM, poderemos fazer isso.
Oportunidades
É a maior transação de uma companhia chilena no exterior. É transcendental e abre portas a oportunidades sem fim.
entrevista
Irmãos Cueto querem maior participação
M. JOSÉ TAPIA
PABLO GAZZOLO
DO "LA TERCERA"
Para os irmãos chilenos Ignacio e Enrique Cueto, gerente-geral e vice-presidente-executivo da Lan, a fusão cria a "grande empresa latino-americana, capaz de competir em tempos de consolidação no mundo".
Eles dizem que gostariam de aumentar sua fatia na TAM, caso a lei brasileira permita maior participação estrangeira em companhia aérea. Leia trechos da entrevista.
Sinergia
A sinergia cria US$ 400 milhões. Dois terços são de desenvolvimento. Uma em cargas, área aonde nasceu a Lan. A complementaridade de rotas internacionais é grande. Podemos fazer mais voos sem escalas a diferentes lugares. Do tráfego mundial, 6% estão na América Latina -metade disso é o Brasil sozinho. Nem Lan nem TAM poderiam fazer isso sozinhas.
Boom brasileiro
Esta é a grande oportunidade para nós, graças ao mercado doméstico brasileiro -40% da população está chegando à classe média e começando a usar o transporte aéreo, uns 80 milhões de habitantes. Será um boom que poderemos aproveitar.
Limite a estrangeiro
O acordo foi feito com o maior rigor para cumprir a lei de investimentos em linhas aéreas no Brasil, que permite a um estrangeiro ter apenas 20% da propriedade. Então a Latam terá só 20% dos direitos políticos da TAM.
O acordo diz que, na medida em que haja modificações na lei brasileira que permitam uma maior participação estrangeira, essa modificação se aplicará ao acordo.
Famílias
O conselho terá nove pessoas. A ideia é que nós e a família Amaro tenhamos cada uma dois representantes ali. Mas, em geral, votaremos em conjunto, porque o que buscamos é uma companhia aérea latinoamericana, especialmente brasileira e para o Pacífico, que se une para competir mundialmente, onde há já existem outros processos de consolidação em curso.
Uniram-se KLM com Air France, Iberia com British, várias norte-americanas e muitos conglomerados. Com a TAM, poderemos fazer isso.
Oportunidades
É a maior transação de uma companhia chilena no exterior. É transcendental e abre portas a oportunidades sem fim.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: Fusão Lan chile x Tam
Vai fazer o que tiver de fazer em prol dos donos da TAM.Se o Lula for consistente em sua política contra a venda de empresas brasileiras, ele vai fazer de tudo para condenar essa venda.
A VARIG foi vendida pra um fundo de pensão americano de pois de esquaretejada, e ponto final.
Dizem as más línguas que a TAM tem um lugar no coração do pessoal em BSB, entende?
- Bolovo
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Re: Fusão Lan chile x Tam
O Dirceu ama a TAM. Tem um caso de amor com essa empresa.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Ilya Ehrenburg
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Re: Fusão Lan chile x Tam
Algo que me chama atenção, é o fato de que a empresa com maior frota, patrimônio e faturamento, responder por apenas 30% daquela resultante da fusão...
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
- Penguin
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Re: Fusão Lan chile x Tam
Ilya Ehrenburg escreveu:Algo que me chama atenção, é o fato de que a empresa com maior frota, patrimônio e faturamento, responder por apenas 30% daquela resultante da fusão...
Ontem, a Fitch colocou sob perspectiva negativa o rating da LAN, e sob perspectiva positiva o
rating da TAM. Isso aconteceu porque o endividamento da companhia brasileira é quase três vezes
maior que o da empresa chilena: US$ 10,8 bi contra US$ 3,7 bi em junho deste ano.
Com o operação, a LAN estará, na prática, absorvendo parte da dívida da TAM. A analista do
setor de aviação da SLW corretora, Rosângela Ribeiro, explica que 87% do endividamento do TAM é em
moeda estrangeira.
A TAM teve prejuízo de US$ 120 milhões no primeiro semestre e isso aconteceu não por causa
das operações da companhia, mas por causa de resultados financeiros.
Cerca de 87% do endividamento da TAM é em dólar. Agora, com a entrada da LAN, a companhia
chilena vai absorver parte da dívida explicou.
O analista-chefe da Modal Asset, Eduardo Roche, diz que ainda é difícil classificar a operação
que uniu as duas empresas: Falar em aquisição não dá, até porque a legislação não permite. Além disso,
há uma divisão de poder com certo equilíbrio na nova divisão societária. É difícil de falar em aquisição
disfarçada afirmou.
Vários outros analistas acham que sim, que é uma compra disfarçada, feita na expectativa de
que a lei vai mudar até o momento em que a operação tiver que ser enviada à Anac para ser aprovada.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla