


"Argumentos" em paralelo, nunca em série.



Eu, heim!


Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... notimpol#7Dassault mira o mercado de jato executivos
Virgínia Silveira, para o Valor, de São Paulo
Otimista com a rápida tendência de recuperação do mercado de aviação executiva nos países emergentes, a Dassault Falcon prevê crescimento de 7% a 10% na venda de aeronaves da companhia no Brasil nos próximos dois anos . "A aviação executiva começa a experimentar um ambiente mais favorável e mercados como o dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) serão os líderes em crescimento nesse setor", diz o principal executivo da Dassault Falcon, Jean Rosanvallon, que chegou ontem ao Brasil para participar da sétima edição da LABACE (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), em São Paulo.
Dona de uma participação confortável de 60% do mercado brasileiro de jatos executivos de longo alcance, a empresa espera terminar 2010 com 15 aviões vendidos e com isso superar o fraco desempenho de 2009 - menos de 10 aeronaves. A expectativa, segundo o executivo, é que a frota da Dassault no Brasil atinja 50 unidades até o fim de 2013. Atualmente, a empresa conta com pouco mais de 30 aeronaves, as quais já representam quase a metade da frota da fabricante na América do Sul.
"Os últimos dois anos foram muito difíceis para a aviação global, mas o Brasil foi um dos países que menos sofreu com o cancelamento de encomendas. Embora já tenha atingido um certo nível de maturidade no crescimento, depois de um boom de vendas entre 2005 e 2008, o país continua sendo estratégico para os negócios da Dassault no mundo", afirmou. A participação da Dassault nas vendas mundiais de jatos executivos, segundo Rosanvallon, é de 35%, mas no Brasil a meta da companhia francesa é superar os 65% no segmento de jatos acima de US$ 30 milhões.
Os modelos mais vendidos pela empresa no país, o Falcon 2000 LX, avaliado em US$ 32 milhões e com um alcance de 4 mil milhas náuticas, e o Falcon 7X , que percorre 6 mil milhas e custa por volta de US$ 52 milhões, foram um dos destaques da Labace. A feira, que vai até dia 14, já está sendo considerada a segunda maior do mundo em número de público e negócios.
Em função do bom resultado de vendas no Brasil, informou o executivo, a Dassault decidiu instalar no país o quinto centro de serviços da companhia no mundo, em Sorocaba (SP). Com investimento inicial de US$ 5 milhões, começou a operar há um ano.
A unidade, que acaba de ser certificada pela Federal Aviation Administration-FAA, agência reguladora americana, é autorizada a fazer manutenção e inspeção de estrutura de aeronaves em todos os modelos Falcon, exceto o Falcon 20 e o Falcon 100, além de manutenção em alguns modelos de motores. "Os investimentos totais para ampliar a atuação do centro, que também está apto para a demanda de serviços de outros países da América Latina, são da ordem de US$ 10 milhões", disse ele. A empresa também mantém mais de US$ 1,5 milhão em estoque de peças em Sorocaba e no Aeroporto de Congonhas.
O presidente da Dassault Falcon, do grupo francês Dassault Aviation, fabricante do jato Rafale, disse que caso a decisão do Brasil seja favorável ao caça francês, dentro do projeto do F-X2, a parceria com a Embraer na área militar poderá ser ampliada na área de jatos executivos. " Nossos jatos têm concorrência limitada com os da Embraer. Podemos trabalhar juntos".
soultrain escreveu:Pepê,
Os Suecos não firmaram ainda o KC-390, porque não estão seguros do programa que ainda só existe em papel![]()
![]()
![]()
![]()
Olá Allan,ninjanki escreveu:Kirk,
Realmente, o artigo da Aviation Week fortalece a posição do Gripen NG, no sentido que lhe dá maior solidez e probabilidade de ser usado por mais de um país. Vale notar, no entanto, que o governo sueco ainda não oficializou essa posição. Dizer que vão fazer, que é a intenção, e não colocar no papel pedidos ou o dito plano para faze-lo deixa a incerteza no ar. Ë melhor doque nem dizer, mas ainda não é oque normalmente considero evidencia sólida e confiável.
Tome por exemplo oque nossos militares e ministros falaram sobre os programas futuros ao longo do tempo, e quanta coisa nunca nem chegou ao papel, e outras que chegaram ao papel, foram posteriormente descartadas. As coisas tem um certo processo para acontecerem...
Se o governo sueco só pretende comprar o Gripen NG em 2018, então para entregar o caça em 2015 para a FAB, vão ter de adiantar o cronograma em 3 anos. Você faz idéia sobre como se adianta em 3 anos um desenvolvimento de um caça, e quais os riscos de atraso ou de performance inferior que se assumem com tal decisão?(O normal seria cumprir o cronograma à risca, se tudo der certo, ou atrasar se algo der errado...Adiantar não é normal ou saudável...)
Imagino que a SAAB tenha de oferecer Gripens C/D como plano de contingência em caso de atrasos, mas posicionar isso para a FAB e para o MD é um problema cabeludo.(como dizer que tem um plano em caso de problemas, sem deixar o cliente pensar que a necessidade do plano é prova de que haverão tais problemas???) Se comprarmos o NG, prefiro que atrasem se for necessário, doque entregarem um avião de performance inferior à FAB...
Allan
ps. Ninguém me tira da cabeça que o Raven ainda não está pronto, e que não ficará pronto até 2015.
Tudo perfeitamente curável com US$ 250 mil... Não acha? A verdade é que o Gripen E/F é um desenvolvimento do C/D com radar AESA e link compatível com o da OTAN. Quais são os desenvolvimentos novos:soultrain escreveu:Não foi na DTI que saiu uma matéria a dizer que o NG estava fora, os EUA não iriam liberar tec e proibiram os Israelitas de participar? Tudo com falas de altas patentes de Israel?
Humm...
Meu caro ser orelhudo e completamente irracional. O Gripen E/F, que tem recursos garantidos pelo Parlamento, é o último upgrade do C/D. Foi amplamente noticiado nos jornais de lá. O NG não é o mesmo avião e não será adotado se não for adquirido por algum país. A propósito, NÃO É UM AVIÃO BRASILEIRO COMO VC INSISTE EM QUERER DESINFORMAR. É um AVIÃO SUECO.kirk escreveu: Olá Allan,
CONCORDO plenamente com todas as suas poderações ... o fato da suécia não ter assinado um pedido de compra também municia as contra-argumentações "fundamentadas" contra o caça ...
Apenas faço uma ressalva em relação ao radar ... uma incógnita tanto quanto o RBE-2 ... de concreto no FX-2 somente APG-79 do SH ...
Não tenho dúvidas que a suécia adotara o NG, lá chamado de JAS-39 E/F, é uma questão de tempo ...
É notório que a proposta do Gripen é a de maior risco ... prazo de entrega ... etc ... porém é a única que oferece co-propriedade ... o xavante e o AMX, mesmo sofrendo todas as críticas, trouxe inúmeros benefícios a indústria aeroespacial brasileira ... e NINGUÉM questiona que esses aviões são BRASILEIROS ... em minha opinião ... esse é o fator mais importante ...
Ou seja ... o que queremos para o nosso futuro ??? ... sermos fabricantes e desenvolvedores de caçadores de alta performance ... ou fabricantes de A, B ou C "SOB-LICENÇA" ??? ...
Prefiro o risco ... prefiro um avião BRASILEIRO a fabricar "sob-licença" ... de quem quer que seja ... Suéco, Americano ou Francês ...
Sds
kirk
Olá, ser mais intolerante da terra ... flankero sob-pele de rafalista ... os desenvolvimentos para o padrão E/F são exatamente os testados para o NG (eletrônica embarcada) ... a frota suéca, como sabes, é nova e os C/Ds farão em futuro próximo seus MLUs ... o que diferencia os CDs upgradeados (para E/F) é a capacidade de combustível interno e raio de combate ...Pepê Rezende escreveu:Meu caro ser orelhudo e completamente irracional. O Gripen E/F, que tem recursos garantidos pelo Parlamento, é o último upgrade do C/D. Foi amplamente noticiado nos jornais de lá. O NG não é o mesmo avião e não será adotado se não for adquirido por algum país. A propósito, NÃO É UM AVIÃO BRASILEIRO COMO VC INSISTE EM QUERER DESINFORMAR. É um AVIÃO SUECO.kirk escreveu: Olá Allan,
CONCORDO plenamente com todas as suas poderações ... o fato da suécia não ter assinado um pedido de compra também municia as contra-argumentações "fundamentadas" contra o caça ...
Apenas faço uma ressalva em relação ao radar ... uma incógnita tanto quanto o RBE-2 ... de concreto no FX-2 somente APG-79 do SH ...
Não tenho dúvidas que a suécia adotara o NG, lá chamado de JAS-39 E/F, é uma questão de tempo ...
É notório que a proposta do Gripen é a de maior risco ... prazo de entrega ... etc ... porém é a única que oferece co-propriedade ... o xavante e o AMX, mesmo sofrendo todas as críticas, trouxe inúmeros benefícios a indústria aeroespacial brasileira ... e NINGUÉM questiona que esses aviões são BRASILEIROS ... em minha opinião ... esse é o fator mais importante ...
Ou seja ... o que queremos para o nosso futuro ??? ... sermos fabricantes e desenvolvedores de caçadores de alta performance ... ou fabricantes de A, B ou C "SOB-LICENÇA" ??? ...
Prefiro o risco ... prefiro um avião BRASILEIRO a fabricar "sob-licença" ... de quem quer que seja ... Suéco, Americano ou Francês ...
Sds
kirk
Está claro?
Pepê