Se você reparar, os ingleses usaram armas deles na Segunda Guerra, e boa parte era sofrível, mesmo os alemães, o fuzil padrão das forças alemães eram os velhos Mauser da primeira guerra, ou aquele outro que também era cheio de problemas, só no final da guerra veio o stg-44.ninjanki escreveu:Prick,PRick escreveu:
Meu post não era sobre o que seria melhor, mas sobre a incoerência de alguns aqui, que defendem coisas uma hora, e depois o oposto em seguida.
Quanto ao ser melhor ou não, eu diria o seguinte; a mentalidade de consumidor não serve para as FA`s, desenvolver localmente, em geral sai mais caro, e nem sempre teremos o melhor, porém, algo que podemos fabricar sem pedir licença para ninguém. E a vida de um soldado não vai ser salva por conta de um fuzil. O M-16 quando entrou em uso na Guerra do Vietnam não era melhor que o MD-97 em matéria de confiabilidade. Nem por isso deixou de ser adotado durante uma guerra. A história das armas de infantaria está repleta de exemplos parecidos. Não existe arma perfeita, é o utilizador o responsável pelo uso adequado dela, dentro das suas limitações, todos os fuzis falham e tem defeitos. Afinal, para mim a qualidade da munição é até mais importante que o fuzil propriamente dito.
[]´s
Cortei os quotes para não ficar ilegível...
Você colocou aqui exatamente o exemplo que justifica minha posição. O M-16 era uma arma americana, usada por americanos numa guerra. Foi amplamente adotada, era cheio de problemas, a ponto dos soldados tomarem e usarem as armas russas que conseguiam achar, ao invés do M-16, sempre que possível. Foi um escandalo, e um enorme desrespeito com a vida dos soldados, dar-lhes uma arma ruim e envia-los à guerra. E tudo porque era a arma "nacional", porque tinha um enorme lobby, etc...
Quanto à pedir licensa, depois que começarmos a fabricar localmente, ninguém mais pode nos "impedir" de fabrica-las. Não se trata de deixar de pagar a licensa, ou os royalties, mas de ter a garantia que, em caso de necessidade ou embargo, continuamos a ser capazes de produzir a arma e seus componentes. Isso sim é ter a liberdade de não precisar pedir "licensa" para fazer algo.
Allan
As armas de infantaria dos EUA também tinham seus problemas, o fuzil Garand M1 tinha um sistema de carregamento, que seguindo a lógica de alguns aqui, seria um lixo. O M-14 também não foi grande coisa.
Quer dizer, nenhuma dessas guerras foram decididas pelos fuzis. Cada exército sabia o que eles tinham de problemas e fraquezas. E todos sabiam que não é possível pensar como consumidor, armamento é muito mais que apenas eficiência na hora de matar. A palavra Mauser por décadas foi reconhecida como padrão de qualidade, a pistola Luger um simbolo, mesmo sendo uma arma insegura e perigosa.
Lembre-se disso, uma potência militar projeta, desenvolve e produz suas armas, porque sabe que elas são o simbolo de desenvolvimento da nação.
[]´s