TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43876 Mensagem por brisa » Ter Ago 10, 2010 10:01 am

O dono da ORBSAT, trabalhou durante anos em uma empresa da alemanha....dizem que foi de la...... [000]




ciclope
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43877 Mensagem por ciclope » Ter Ago 10, 2010 10:04 am

Santiago; em relação a sua pergunta sobre as condições dos nossos aviões: Eu não sei se já esta nesse estágio mais se esta eu reflito o seguinte: Se não temos dinheiro para manter voando o que temos, como iremos manter voando a futura aeronave que terá custo de hora vôo maior?
Não estou falando só com relação ao combústivel, mais tembem com relação as peças.
E por essas e outras que a FAB prefere o gripen. Ele e o mais barato dos tres!
Podem reclamar: mais como convencer alguem que tem que ter uma alimentação balanceada com frutas e legumes para ter uma boa saúde se ele só tiver dinheiro para comer arros com feijão.
Eu spu defensor da tese de que devemos começar pelo básico.
Não adianta pensarmos em comprar caças de ultima geração se não temos como manter em operação que já temos?
Como podemos sonhar com MBTs zeros e anti-aérea moderna se temos meio espediente por falta de comida e treinamos pouco tiro por falta de munição?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43878 Mensagem por crubens » Ter Ago 10, 2010 10:06 am

Santiago escreveu:Segundo a nota abaixo, a situaçãoe está feia. É isso mesmo?
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Passaram-se anos nos estudos das necessidades dos aviões militares. A base de Anápolis está aposentando os Mirages, que cumpriram missões durante anos. A revisão geral custa muito caro e a FAB resolveu ir usando os que estão em condições. Peças são retiradas de uns para que os voos não parem. A manutenção dos aparelhos é quase inviável em termos econômicos e de segurança.
Esse cara tá escrevendo é sobre o MIII, pois os M2k tem validade até 2015. Acho que alguém esqueceu de avisar a ele que os Mirage III já foram aposentados. É o típico caso de ouviu o galo cantar e não sabe aonde. :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43879 Mensagem por Marino » Ter Ago 10, 2010 10:13 am

crubens escreveu:
Santiago escreveu:Segundo a nota abaixo, a situaçãoe está feia. É isso mesmo?
Esse cara tá escrevendo é sobre o MIII, pois os M2k tem validade até 2015. Acho que alguém esqueceu de avisar a ele que os Mirage III já foram aposentados. É o típico caso de ouviu o galo cantar e não sabe aonde. :mrgreen:
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43880 Mensagem por joao fernando » Ter Ago 10, 2010 10:20 am

Eu fiquei sabendo de um fato lamentavel (e não posso falar aqui :roll: ) sobre um projeto muito falado, importante, e que saiu num PDF do ITA. O projeto foi engavetado por "discordancia pessoal" pelo chefão do ITA.

Quanto a falta de grana acima, aposto que é mesmo pro M2000. Falta grana mesmo, e o END, é mesmo Final e não sigla pra desenvolver aqui qualquer coisa.

Quem mandou a TAB não pegar os F16 do deserto? Agora vai ficar sem nada, sem coleira e no chão. E esse papo de "fazer aqui armas e caças" é balela, conversa pra boi dormir.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43881 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Ago 10, 2010 10:30 am

Santiago escreveu:
soultrain escreveu:Santiago,

Sabe de onde vem a tecnologia do Saber?

[[]]'s
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Radar brasileiro SABER M60 é um dos destaques da LAAD
Escrito por Leonardo Jones e Vinicius Pimenta
Seg, 27 de Abril de 2009 12:31
O equipamento pode ser transportado para qualquer parte do território nacional ou estrangeiro e montado em menos de 15 minutos

Desenvolvido pela parceria entre a empresa Orbisat e o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), o radar nacional SABER M60 foi um dos destaques da LAAD. Voltado para defesa antiaérea de baixa altitude, o sistema já está em operação e foi testado pelo CAEx (Centro de Avaliação do Exército).

O SABER M60 é um radar com capacidade de detecção a baixa altura que pode ser montado e colocado em operação completa em menos de 15 minutos por apenas três soldados. Com tecnologia 100% brasileira, o sistema permite rastrear e acompanhar até 40 alvos simultaneamente de forma automática ou manual em um raio de até 60 quilômetros e a uma altitude de até 5 mil metros para aeronaves de asa fixa e de asa rotativa. É capaz de detectar alvos que voam em baixíssima velocidade - a partir de 32Km/h para aviões - e detecta helicópteros ainda em voo pairado.

O radar identifica o alvo desejado e as informações são processadas por um software e transmitidas, em tempo real, a um Centro de Operações de Artilharia Antiaérea, integrante do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). O radar fornece a localização exata de cada aeronave sobrevoando a área vigiada, bem como sua identificação, classificando os alvos de acordo com o tipo, diferenciando aviões de helicópteros.

O equipamento pode ser integrado a sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões, sendo capaz de trabalhar em conjunto com até 12 armas antiaéreas. O sistema possui três modos de IFF - Modo 1, 2 e 3/A -, tendo como opcional o Modo 4.

De acordo com a Orbisat, o SABER M60 possui as mesmas funções de um radar de grande porte de aeroporto e oferece, como vantagens, custo mais baixo e capacidade de rastreamento, mesmo em ambientes como a densa Floresta Amazônica.

Esta capacidade permite seu uso na proteção de pontos e áreas sensíveis, como indústrias, usinas, instalações governamentais e locais de eventos importantes, como conferências de chefes de Estado ou competições esportivas internacionais. O equipamento foi testado com sucesso durante os Jogos Pan-Americanos no Rio, em 2007.


Uma característica do produto bastante ressaltada pela OrbiSat é a liberdade dada ao cliente que adquirir o SABER M60 de definir de maneira independente o Código de Pulso. O comprador pode ajustar o grupo de freqüências de repetição de pulso, a forma e modulação de transmissão coerente, a freqüência de transmissão de pulsos e a freqüência de parâmetros acima do tempo de acordo com suas necessidades, sem depender da empresa, resguardando assim suas informações reservadas.

O SABER M60 é o início de uma série de radares nacionais cada vez mais capazes. Já está em avançado estágio de desenvolvimento o radar SABER M200, com alcance de 200 km. A independência de operação e o desenvolvimento tecnológico do país, que gera emprego e renda e fortalece a capacidade brasileira de fazer valer seus interesses, são as vantagens de se contar com produtos nacionais. Este é um dos maiores objetivos da nova Estratégia Nacional de Defesa. Ficou claro na LAAD 2009 que a indústria brasileira está afinada com esse objetivo.
http://defesabrasil.com/laad2009/index. ... &Itemid=78
Não foi isso que se disse aqui quando este projecto veio a lume...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43882 Mensagem por crubens » Ter Ago 10, 2010 10:33 am

ciclope escreveu:Santiago; em relação a sua pergunta sobre as condições dos nossos aviões: Eu não sei se já esta nesse estágio mais se esta eu reflito o seguinte: Se não temos dinheiro para manter voando o que temos, como iremos manter voando a futura aeronave que terá custo de hora vôo maior?
Não estou falando só com relação ao combústivel, mais tembem com relação as peças.
E por essas e outras que a FAB prefere o gripen. Ele e o mais barato dos tres!
Podem reclamar: mais como convencer alguem que tem que ter uma alimentação balanceada com frutas e legumes para ter uma boa saúde se ele só tiver dinheiro para comer arros com feijão.
Eu spu defensor da tese de que devemos começar pelo básico.
Não adianta pensarmos em comprar caças de ultima geração se não temos como manter em operação que já temos?
Como podemos sonhar com MBTs zeros e anti-aérea moderna se temos meio espediente por falta de comida e treinamos pouco tiro por falta de munição?
Caro Ciclope o meio expediente só ocorre em algumas raras ocasiões, geralmente final de ano, e quanto a imprensa noticia ela só dá enfase ao inicio do meio expediente e nunca quando termina, então não é por isso que vai ficar o ano todo assim. No meu tempo na ativa nos anos 80 foram poucas vezes que isso ocorreu, e olha que naquele tempo era bem pior do que hoje o país atravessava uma situação econômica braba. E quando ocorria o fato os oficiais e graduados continuavam nas suas funções nas OM's, só os recrutas eram dispensados.
Agora se formos ficar pensando em não comprar nada de ponta raciocinando com os orçamentos atuais é desconhecer e desmerecer os trabalhos dos planejadores do END. Não é porque ocorreu no passado que vá ocorrer nescessáriamente no futuro, se pensarmos assim então deveriamos ainda estar na época da escravidão dos negros africanos, pois o pensamento da época era que com a abolição da escravatura o páis iria a falência pois não mais contaria com a mão de obra escrava e os custos da lavoura inviabiliaria a sua cultura, e não foi isso que aconteceu. Veja bem já foi autorizado o aumento de efetivo das forças armadas, voçe acha que com esse aumento de efetivo o orçamento ficara estagnado nos níveis atuais ?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43883 Mensagem por Marino » Ter Ago 10, 2010 11:07 am

Plano Brasil:
FX2 – Executivo da sueca Saab condiciona investimentos no Brasil à compra de caças
10/08/2010

Para Ake Albertsson, troca de tecnologia é fundamental no negócio

O vice-presidente de cooperação industrial da empresa sueca Saab – fabricante do avião de caça Gripen, um dos candidatos a próximo vetor de guerra brasileiro – disse nesta segunda-feira (9) que possíveis investimentos da companhia no Brasil estão vinculados ao fechamento do acordo de compra das aeronaves.

Em evento no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), Ake Albertsson afirmou que Brasil e Suécia tem “indústrias de tecnologia complementares”, que podem trabalhar em conjunto caso o governo brasileiro compre os caças suecos.

- Você precisa de um incentivo para fazer investimentos desse tipo. É preciso ter certeza de que haverá dinheiro para custear os investimentos, por exemplo. Albertsson também defendeu a escolha do avião Gripen NG (New Generation) pelas Forças Armadas do Brasil com base no possível desenvolvimento que a construção conjunta da aeronave – que ainda está em fase de projeto – traria para os brasileiros.

- Se a Suécia tivesse comprado uma aeronave pronta na época (o Gripen entrou em operação no meio da década de 1990), a sociedade teria perdido. Se o Brasil comprar uma aeronave pronta, esse desenvolvimento tecnológico não vai existir.

O executivo sueco também disse que a proposta de venda de caças da Saab garante total transferência de tecnologia ao Brasil, o que, em tese, permitiria a adaptação de armas e componentes de fabricação nacional, bem como atualizações e modificações no futuro.

Para Albertsson, o fato de a proposta incluir a montagem dos aviões em território nacional representa uma oportunidade de transformar o Brasil em possível exportador de Gripens para outros países da região que comprarem a aeronave.

Fonte:R7




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43884 Mensagem por talharim » Ter Ago 10, 2010 12:46 pm

A TAB vai ficar sem caça pq é incompetente.

Agora 2015 já é AMANHÃ do jeito que esses miseros 12 M-2000 estão voando vão chegar nessa data so no osso.

Toma TAB vai ser incompetente assim na casa do c#$%¨&*




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43885 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 10, 2010 12:47 pm

Esse processo dura, no mínimo, 10 anos. A Mectron está envolvida com o SCIPIO desde 1986 e só agora deu algum resultado. Radar meteorológico é o mais simples. É a criança engatinhando. Só que não conhece processos industriais pode dizer que ela pode desenvolver "módulos de combate ar-ar", como a propaganda enganosa da SAAB disse.

Vamos ser sérios.
Santiago escreveu:O que queremos para o futuro quando formos desenvolver um caça nacional daqui a 10-20 anos (ou mais)?

Encomendar um radar a Thales/Onmisys que fabricará aqui um sob-licença, do seu portfólio e desenvolvido no exterior ou incentivar uma empresa genuinamente nacional para que absorva tecnologias e se especialize em radares, incluindo militares? Vale a pena ver como os chineses e indianos estão fazendo.

A Omnisys tem tanta experiência na fabricação de radares militares quanto a Atmos. Alias, ambas são parceiras no desenvolvimento de radares meteorológicos. A Omnisys tem um bom contrato como sub-contratada da Thales na manutenção dos radares do Cindacta.

Quando o Scipio foi encomendado? Pepê, se o governo não financiar adequadamente os projetos estratégicos e encomendar os produtos resultantes, vamos continuar com inveja de chineses e indianos e sempre dependentes de fornecedores estrangeiros.

[]s
As tecnologias-chaves, segundo a licitação, deverão ser entregues à FAB. Caberá a ela decidir quem ficará de posse do patrimônio tecnológico. Quanto à Omnisys, ela tem uma experiência de 60 anos por trás dela, a própria Thales (ela fabricou sets de radar para cruzadores e couraçados franceses entre 1939 e 1942, quando tinha outro nome). A Atmos só desenvolveu e desenvolve radares atmosféricos. Esse, aliás, é um dos truques para burlar o pacote de ToT. Escolhe-se um associado que não tenha capacidade imediata de absorvê-lo. Quando consegue, já está obsoleto. Ao contrário do que se pensa, a grana fluiu para o Scipio nesses anos todos, faltou capacitação inicial à Mectron.

Em relação ao modelo chinês, ele compra a tecnologia de um produto e, a partir daí, inicia o processo de desenvolvimento em um grande centro de pesquisa mantido pelo governo. Muitas vezes a cópia é melhor que a original. O SD-10 tem elementos do Derby a bordo, mas possui um alcance maior que o AIM-120C-7. O AWACS deles, que usa o Il-76 como plataforma, é AESA. O domo, em verdade, traz três antenas fixas que dão 360º de varredura.

Pode não parecer, mas o modelo que defendo é exatamente esse. Faltam os centros de desenvolvimento (temos apenas o CTA) e nossa experiência nesse campo é pífia. Também precisamos parar de reinventar a roda por meio de engenharia reversa. Os russos nos propuseram a fabricação sob licença do Igla no Brasil. Bastaria a aquisição de 2 mil deles, o mínimo para uma cobertura decente de nossas unidades. Não é um valor proibitivo em relação ao custo/benefício: US$ 400 milhões. Em lugar disso, abrimos um míssil russo no CTEx há cinco anos. A cópia não deu certo e nunca foi disparada. Foi mais barato? Sim, mas não deu certo...

O RBE2 é uma excelente plataforma para desenvolvimento futuro. Madura e prestes a entrar em operação. O pacote francês foi o único a nos abrir o conteúdo do radar. Boeing e SELEX não se comprometeram com a transferência de hardware. A Thales topou. Aliás, a Mectron será associada ao programa depois da fase de montagem inicial pela Omnisys. Resta saber se a indústria nacional terá capacidade de suprir os componentes necessários.

Todos reclamam que o Sampa não está operacional, mas não sabem as razões por trás. Parte do sistema de geração de vapor é formado por condensadores que usam água do mar. Esse conjunto usa 10 mil gaxetas (anéis isolantes de vedação). Se não funcionam direito, a água destilada é contaminada pela água salgada o que, a longo prazo, danifica a caldeira. Tínhamos 6 mil em estoque.

Em uma de suas últimas saídas, detectou-se a presença de água do mar numa das caldeiras. A primeira idéia foi testar uma a uma para encontrar a falha. Quando se observou que isso não era viável, a Marinha procurou suprir a necessidade encomendando conjuntos em uma empresa nacional. Era para durarem seis anos, duraram exatas seis horas! Tivemos de recorrer aos franceses, que reabriram uma linha de montagem para fornecer 40 mil gaxetas...

Ou seja: temos problemas para suprir componentes militares simples. Imagine a demanda exigida em circuitos eletro-eletrônicos complexos... Não é para menos que nossa supridora mais confiável é a Aeroeletrônica, que tem capital israelense (engraçado, ninguém lembra disso porque não é francesa). Mesmo assim, alguns F-5EM apresentaram apagões em seus painéis de bordo.

Temos de saber nossas limitações para superá-las, Santiago. Esse é o segredo do modelo chinês e do modelo japonês. São lições que deveríamos levar em conta para, realmente, nos tornarmos independentes.

Abraços

Pepê




Editado pela última vez por Pepê Rezende em Ter Ago 10, 2010 1:19 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43886 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 10, 2010 12:51 pm

Santiago escreveu:Segundo a nota abaixo, a situaçãoe está feia. É isso mesmo?
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Ari Cunha - Visto, Lido e Ouvido

Aviões novos

Passaram-se anos nos estudos das necessidades dos aviões militares. A base de Anápolis está aposentando os Mirages, que cumpriram missões durante anos. A revisão geral custa muito caro e a FAB resolveu ir usando os que estão em condições. Peças são retiradas de uns para que os voos não parem. A manutenção dos aparelhos é quase inviável em termos econômicos e de segurança.
O Ari é motivo de piadas DENTRO DO CORREIO BRAZILIENSE. Não é para ser levado a sério.

Abraços

Pepê




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43887 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 10, 2010 12:59 pm

Skw escreveu:Vou tentar explicar o uso do termo “carro de mão”. Inclusive em francês, o verbo “brouetter” * pode ter uma sonoridade/conotação negativa. Porém, na área da aviação militar francesa o verbo “brouetter” é usado muito freqüentemente quando se trata de logística. Tenho que lembrar que a França pensa em comprar alguns desses carros de mão ? Não sei se eu fui claro. (desculpa pelos erros de português)

* brouette = carro de mão
Ela não pensa. Ela se compromete a comprar e participará do programa como subcontratada. Está com todas as palavras na proposta...

Abraços

Pepê




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43888 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 10, 2010 1:02 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Quanta sinceridade! :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43889 Mensagem por Carlos Lima » Ter Ago 10, 2010 1:16 pm

Marino escreveu:Plano Brasil:
FX2 – Executivo da sueca Saab condiciona investimentos no Brasil à compra de caças
10/08/2010

Para Ake Albertsson, troca de tecnologia é fundamental no negócio

O vice-presidente de cooperação industrial da empresa sueca Saab – fabricante do avião de caça Gripen, um dos candidatos a próximo vetor de guerra brasileiro – disse nesta segunda-feira (9) que possíveis investimentos da companhia no Brasil estão vinculados ao fechamento do acordo de compra das aeronaves.

Em evento no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), Ake Albertsson afirmou que Brasil e Suécia tem “indústrias de tecnologia complementares”, que podem trabalhar em conjunto caso o governo brasileiro compre os caças suecos.

- Você precisa de um incentivo para fazer investimentos desse tipo. É preciso ter certeza de que haverá dinheiro para custear os investimentos, por exemplo. Albertsson também defendeu a escolha do avião Gripen NG (New Generation) pelas Forças Armadas do Brasil com base no possível desenvolvimento que a construção conjunta da aeronave – que ainda está em fase de projeto – traria para os brasileiros.

- Se a Suécia tivesse comprado uma aeronave pronta na época (o Gripen entrou em operação no meio da década de 1990), a sociedade teria perdido. Se o Brasil comprar uma aeronave pronta, esse desenvolvimento tecnológico não vai existir.

O executivo sueco também disse que a proposta de venda de caças da Saab garante total transferência de tecnologia ao Brasil, o que, em tese, permitiria a adaptação de armas e componentes de fabricação nacional, bem como atualizações e modificações no futuro.

Para Albertsson, o fato de a proposta incluir a montagem dos aviões em território nacional representa uma oportunidade de transformar o Brasil em possível exportador de Gripens para outros países da região que comprarem a aeronave.

Fonte:R7
:lol: :lol:

Então quer dizer que eles estão "condicionando"... :?:

Bom... acho que não deveria ser novidade... mas em todo o caso... :wink:

[]s
CB_Lima




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43890 Mensagem por DELTA22 » Ter Ago 10, 2010 1:21 pm

Acho que vi uma máscara caindo ali... Alguém viu também??? Tem umas coisas escritas nela que não consigo ler... parece sueco, sei lá...... :lol: :lol: :lol:

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
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