#2081
Mensagem
por eur2 » Seg Ago 09, 2010 8:48 pm
BB e Bradesco podem comprar
participação no BES África
Bancos brasileiros anunciaram parceria com instituição portuguesa para atuação
no continente africano
Nelson Rocco, iG São Paulo | 09/08/2010 12:02
O Banco do Brasil, o Bradesco e o Banco Espírito Santo (BES) anunciaram hoje uma parceria para o desenvolvimento de estratégias para atuação conjunta no continente africano. O veículo desta operação será a holding BES África, da qual o BES tem 100%, que poderá ter a entrada do BB e do Bradesco como novos sócios. Os bancos brasileiros poderão comprar uma participação no capital da BES África ou participar de um futuro aumento de capital. O formato da operação será anunciado entre 60 e 90 dias.
“O presidente Lula é que estabeleceu essa diretriz”, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no anúncio da associação, hoje, em São Paulo. “São países que estão em forte expansão econômica, em reorganização política e onde há uma forte presença de empresas brasileiras”, afirmou. Segundo Mantega, a parceria mostra que pode haver sinergia entre os setores público e privado. Ele disse, ainda, que a operação não exclui negociações que o BB está empreendendo nos Estados Unidos.
O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, disse que a África está passando por um boom de desenvolvimento econômico, por suas riquezas minerais, potencial cimenteiro e de alimentos. “A África está encontrando seu caminho”, afirmou. “Nós vamos ajudar os governos locais a promover as finanças, a inclusão bancária que já acontece no Brasil, mas também acontece na África.”
Segundo o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, a parceria entre as três instituições faz parte do processo de internacionalização dos bancos brasileiros. A participação societária de cada banco na nova operação, os valores envolvidos e a forma de atuação passam a ser desenhados a partir de agora. “Devemos ter uma definição em até 60 a 90 dias. A parceria se dá sobre a holding do Banco Espírito Santo, que é apartada da área de capital e societária do banco”, disse Bendine.
e ainda queriam privatizar o BB,