kurgan escreveu:Putz Marino, essa foi mal...Marino escreveu:Kurgan: viewtopic.php?f=3&t=16560
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Moderador: Conselho de Moderação
Eu já nem publico mais nada, o Marino sempre chega primeiro..Marino escreveu:kurgan escreveu: Putz Marino, essa foi mal...![]()
![]()
Olá Loki,Loki escreveu:Eu ainda estou lendo e entendendo!!!
É tanta coisa diferente, o que mais me saltou aos olhos e ainda estou interpretando foi essa alteração do comando.
“Art. 9º O Ministro de Estado da Defesa exerce a direção superior das Forças Armadas,
assessorado pelo Conselho Militar de Defesa, órgão permanente de assessoramento, pelo Estado-
Maior Conjunto das Forças Armadas e demais órgãos, conforme definido em lei."
Assessorado apenas!!! Quer dizer, vai realmente ter voz e decisão!
E o livro branco!!!![]()
Bem uma coisa de cada vez!![]()
Abraço
veja que isto dá maior poder ao ministro da Defesa, cria em definitivo o estado-maior conjunto das FFAA e fala de um documento maior, o Livro Branco. Veja que a END, PDN e PNID farão parte do livro branco, então passa a ter caráter de lei e não de simples documento. A sutileza reside no fato de que as decisões daqui por diante se configuram como política de Estado, que independerá do humor de futuros governantes. Quem deu o respaldo foi o próprio Congresso.
Aqui vemos que o EMCFA não vai ser um orgão de enfeite, mas um que realmente terá peso.O Conselho Militar de Defesa é
composto pelos Comandantes da Marinha, do
Exército e da Aeronáutica e pelo Chefe do Estado-
Maior Conjunto das Forças Armadas.
O MD deixa de ser definitivamente a rainha da Inglaterra, assumindo plenamente suas funções políticas e responsabilidades de mais alto nível perante as FFAA, inclusive indicando os respectivos Comandantes.A Marinha, o Exército e a
Aeronáutica dispõem, singularmente, de um
Comandante, indicado pelo Ministro de Estado da
Defesa e nomeado pelo Presidente da República, o
qual, no âmbito de suas atribuições, exercerá a
direção e a gestão da respectiva Força.”
Mesmo comentário acima.Compete aos Comandantes das
Forças apresentar ao Ministro de Estado da Defesa
a Lista de Escolha, elaborada na forma da lei,
para a promoção aos postos de oficiais-generais e
propor-lhe os oficiais-generais para a nomeação
aos cargos que lhes são privativos.
Junto com:O Ministro de Estado da Defesa
exerce a direção superior das Forças Armadas,
assessorado pelo Conselho Militar de Defesa,
órgão permanente de assessoramento, pelo Estado-
Maior Conjunto das Forças Armadas e demais
órgãos, conforme definido em lei.
Aqui uma das medidas mais importantes.- ao Comandante Supremo, por
intermédio do Ministro de Estado da Defesa, no
caso de Comandos conjuntos, compostos por meios
adjudicados pelas Forças Armadas e, quando
necessário, por outros órgãos;
II - diretamente ao Ministro de Estado
da Defesa, para fim de adestramento, em operações
conjuntas, ou por ocasião da participação
brasileira em operações de paz
Sim. Vc simplificou de forma clara e direta.cb_lima escreveu:Então quer dizer com isso (desculpe pela simplicidade do "Tico e do Teco" - Meus 2 neurônios) é que "efetivamente" o MD foi "promovido" a MD?
![]()
![]()
![]()
![]()
Uahuuuuuuu!
[]s
CB_Lima
Tico... e Teco... dizem... "-Obrigado!"Marino escreveu:Sim. Vc simplificou de forma clara e direta.cb_lima escreveu:Então quer dizer com isso (desculpe pela simplicidade do "Tico e do Teco" - Meus 2 neurônios) é que "efetivamente" o MD foi "promovido" a MD?
![]()
![]()
![]()
![]()
Uahuuuuuuu!
[]s
CB_Lima
Abração
O negrito é crítico pois põe por terra um dogma de séculos,parece pouco aos leitores menos atentos,mas essas poucas linhas,custaram mais de vinte anos para poderem ser escritas após o ultimo governo militar,no âmbito militar muitos ainda vão dizer que foi erguido o muro do medo da intervenção política militar,entre os comandos e o chefe supremo das FAs,ou perda de prestigio e poder,na minha modesta opinião é um parto da definição de papéis que faz com que se fortaleça a estrutura democrática.Marino escreveu:Mano velho, perfeito.
Vou comentar alguns aspectos que o pessoal não está vendo.Aqui vemos que o EMCFA não vai ser um orgão de enfeite, mas um que realmente terá peso.O Conselho Militar de Defesa é
composto pelos Comandantes da Marinha, do
Exército e da Aeronáutica e pelo Chefe do Estado-
Maior Conjunto das Forças Armadas.
É o embrião de mudanças maiores, que virão mais no futuro, e que aprofundarão as que estão sendo implementadas agora.
O MD deixa de ser definitivamente a rainha da Inglaterra, assumindo plenamente suas funções políticas e responsabilidades de mais alto nível perante as FFAA, inclusive indicando os respectivos Comandantes.A Marinha, o Exército e a
Aeronáutica dispõem, singularmente, de um
Comandante, indicado pelo Ministro de Estado da
Defesa e nomeado pelo Presidente da República, o
qual, no âmbito de suas atribuições, exercerá a
direção e a gestão da respectiva Força.”
Em um Estado democrático este é o jogo a ser jogado.
Mesmo comentário acima.Compete aos Comandantes das
Forças apresentar ao Ministro de Estado da Defesa
a Lista de Escolha, elaborada na forma da lei,
para a promoção aos postos de oficiais-generais e
propor-lhe os oficiais-generais para a nomeação
aos cargos que lhes são privativos.
Junto com:O Ministro de Estado da Defesa
exerce a direção superior das Forças Armadas,
assessorado pelo Conselho Militar de Defesa,
órgão permanente de assessoramento, pelo Estado-
Maior Conjunto das Forças Armadas e demais
órgãos, conforme definido em lei.Aqui uma das medidas mais importantes.- ao Comandante Supremo, por
intermédio do Ministro de Estado da Defesa, no
caso de Comandos conjuntos, compostos por meios
adjudicados pelas Forças Armadas e, quando
necessário, por outros órgãos;
II - diretamente ao Ministro de Estado
da Defesa, para fim de adestramento, em operações
conjuntas, ou por ocasião da participação
brasileira em operações de paz
Vou tentar explicar.
Existem 4 níveis a serem estudados pelos que se interessam por assuntos militares.
O nível político, o nível estratégico, o nível operacional e o nível tático.
Na organização que está morrendo, o MD, em caso de guerra, saia do circuito e as FA se reportavam diretamente ao presidente.
Vejam, o nível político falava diretamente com o nível operacional.
Agora, o presidente continua com o nível político de condução das FA, o MD transforma as orientações políticas em orientações estratégicas, que os Comtes das FA recebem, no nível operacional, e transformam as orientações estratégicas em Diretivas a serem cumpridas pelas tropas, nível tático.
O MD passa a exercer diretamente seu papel, na paz e na guerra.
Depois eu continuo.