TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43711 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 06, 2010 1:57 pm

sapao escreveu:Não seria porque estão no GDA, cuja missão é interceptação e superioridade áerea?

Abraços


Pode ser uma das causas, mas temos o 1/3, 2/3, 3/3 ,1/14 e o 1 GAC que tem a missão fazem interceptação e superioridade aerea, porem cumprem ar-solo porque a aeronave permite.
Neste ponto concordo com o Pepê em se utilizar a aeronave para mais de uma função, desde que não necessite especialização (SEAD,designição,REC,ar-mar).
Eu acho que esses airframes não aguentam ar-solo mesmo...

Pelo que foi dito essas aeronaves não tem lá tanta vida útil restante... mudar de função quando não sabemos nem quando o F-X irá chegar acho que não é nada prudente.

As vezes como já disse, o problema não está no fornecedor e sim no usuário...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43712 Mensagem por Skyway » Sex Ago 06, 2010 2:26 pm

sapao escreveu:Não seria porque estão no GDA, cuja missão é interceptação e superioridade áerea?

Abraços


Pode ser uma das causas, mas temos o 1/3, 2/3, 3/3 ,1/14 e o 1 GAC que tem a missão fazem interceptação e superioridade aerea, porem cumprem ar-solo porque a aeronave permite.
Neste ponto concordo com o Pepê em se utilizar a aeronave para mais de uma função, desde que não necessite especialização (SEAD,designição,REC,ar-mar).
Sapão, acho que você está confundindo as coisas. Os F-2000 estão no 1º GDA, Grupo de Defesa Aérea, ou seja, superioridade aérea e só. É o único GDA, não existe outro GDA, portanto, não da pra comparar com os esquadrões de caça que fazem outras funções.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43713 Mensagem por Andre Correa » Sex Ago 06, 2010 3:15 pm

vamos supor que estoura um conflito nas nossas fronteiras mais ao norte, qual seria o agrupamento escolhido para bombardear zonas com defesas Anti-Aéreas? os dos A-1 ou dos F-5M?
Lembrando que é uma suposição, por isso o factor político não interessa...




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43714 Mensagem por crubens » Sex Ago 06, 2010 3:28 pm

A-1 com cobertura de F-5M + R99




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43715 Mensagem por Marino » Sex Ago 06, 2010 4:48 pm

Sapão, meus parabéns pelos posts e, principalmente, por sua postura.
Eu sempre disse que estava aqui para ajudar a disseminar o tema defesa entre os aficcionados que tinham a maior capacidade de entendê-lo, os DBistas.
Ganhei o troféu "culhão de adamantium" por repetir, tantas vezes quanto fosse necessário, a visão de um profissional, me sujeitando a críticas e perguntas dos que se interessavam.
Nunca me furtei a debates, a um questionamento maduro, com argumentação.
É o que vc está fazendo, argumentando, não "gritando", debatendo, não impondo uma verdade, reconhecendo um erro, quando acontece, não mascarando uma falha.
Vc é mais um que se junta aos "azuis" que enobrecem o DB, como o ALcmartin, Thor, e outros.
De novo, meus parabéns.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43716 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Ago 06, 2010 5:19 pm

Eu ia falar a mesma coisa Marino, não falei prá não parecer babação e nem me antecipar à uma constatação geral, que tenho certeza, aconteceu.

Acho que muita coisa boa virá daí, um fabiano com culhão de aço prá disputar o título com você, e que nos ensinará muito. :lol:

O DB é phoooooooooda! 8-]




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43717 Mensagem por orestespf » Sex Ago 06, 2010 5:37 pm

Meus "X2" ao Marino e ao Carlos.

O Sapão começou de uma maneira que, talvez, alguns pudessem estranhar (falo por mim, por exemplo), mas no fundo foi total falta de compreensão (minha inclusive), pois não existe aspereza em suas falas, existe uma enorme tentativa de explicar as coisas e a cada dia se revela mais gentil e cordial, com grande paciência e humildade. Pessoas assim devem ser louvadas e respeitadas, sempre.

Os fóruns, incluindo o grande DB, precisa de pessoas assim a cada dia. E se me permitem extrapolar, o Sapão imprimiu um novo ritmo na seção Aéreas. Meus cumprimentos formais, Sapo véio.

E se me permitem uma queixa fora deste assunto, faço-a: a ausência do Alexandre, que disse que sairia do fórum e realmente não o vejo postar mais aqui. Sinto falta de seu conhecimento e sabedoria, aquela que faz qualquer um respeitá-lo em suas defesas sobre a família Gripen sem associá-la (família Gripen) com o asco generalizado que existe no ar em relação ao método utilizado na campanha NG para o FX-2; ele conseguia (e ainda consegue, claro) separar muito bem as duas coisas. Muito lamentável...




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43718 Mensagem por Bender » Sex Ago 06, 2010 6:21 pm

orestespf escreveu:Meus "X2" ao Marino e ao Carlos.

O Sapão começou de uma maneira que, talvez, alguns pudessem estranhar (falo por mim, por exemplo), mas no fundo foi total falta de compreensão (minha inclusive), pois não existe aspereza em suas falas, existe uma enorme tentativa de explicar as coisas e a cada dia se revela mais gentil e cordial, com grande paciência e humildade. Pessoas assim devem ser louvadas e respeitadas, sempre.

Os fóruns, incluindo o grande DB, precisa de pessoas assim a cada dia. E se me permitem extrapolar, o Sapão imprimiu um novo ritmo na seção Aéreas. Meus cumprimentos formais, Sapo véio.

E se me permitem uma queixa fora deste assunto, faço-a: a ausência do Alexandre, que disse que sairia do fórum e realmente não o vejo postar mais aqui. Sinto falta de seu conhecimento e sabedoria, aquela que faz qualquer um respeitá-lo em suas defesas sobre a família Gripen sem associá-la (família Gripen) com o asco generalizado que existe no ar em relação ao método utilizado na campanha NG para o FX-2; ele conseguia (e ainda consegue, claro) separar muito bem as duas coisas. Muito lamentável...
X100! Aos tres! Quanto ao Alexandre também concordo. :|


Sds.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43719 Mensagem por sapao » Sex Ago 06, 2010 6:29 pm

Assim vou sair daqui de vergonha...
grato a todos!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43720 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Ago 06, 2010 6:37 pm

Vai nada, a gora tú vais te viciar nessa cachacinha que se chama DB. :wink: 8-]




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43721 Mensagem por sapao » Sex Ago 06, 2010 7:26 pm

Sapão, acho que você está confundindo as coisas. Os F-2000 estão no 1º GDA, Grupo de Defesa Aérea, ou seja, superioridade aérea e só. É o único GDA, não existe outro GDA, portanto, não da pra comparar com os esquadrões de caça que fazem outras funções.

Um abraço.


Skyway,
o nome tem a ver com a criação que transformou a 1 ala de defesa aerea no 1 grupo de defesa aerea, acredito que a intenção era ter mais de um esquadrão subordinado ao grupo (como Jambock e o Pif-Paf são para o 1 GAC, o Coral e o Cascavel são para o 1 GTT) mas infelizmente não foi para frente, ficando o nome.
Com o tempo percebeu-se que o se podeira utiliza-lo tambem para ataque ao solo, o que foi feito; dai a comparação que fiz acima, com esquadrões que tambem possuem um alerta em sede mas fazem outras missões.
Da uma conferida no ordem de batalha, ele esta mais completo:
http://www.ordemdebatalha.com/fab/jaguar.htm

No inícios dos anos 90, a FAB incorporou ao Esquadrão Jaguar as missões de ataque ar-solo, passando a utilizar bombas de queda livre e lançadores de foguetes.

Interessante que lembrei lendo um detalhe que me escapou na parte que discutiamos a integração, o M-III mesmo no osso foi integrado ao P-III, sera que ele tinha uma vida util quando isso foi feito tão menor do que o M-2000 esta tendo?

sds




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43722 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Ago 06, 2010 7:50 pm

Pelo que me lembro, o M-III operou com o P-III por mais tempo que se espera os M-2000C ficarão aqui.

Sapão quer porque quer colocar um embargo no colo dos franceses. :roll: :mrgreen:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43723 Mensagem por Carlos Lima » Sex Ago 06, 2010 7:52 pm

sapao escreveu:Sapão, acho que você está confundindo as coisas. Os F-2000 estão no 1º GDA, Grupo de Defesa Aérea, ou seja, superioridade aérea e só. É o único GDA, não existe outro GDA, portanto, não da pra comparar com os esquadrões de caça que fazem outras funções.

Um abraço.


Skyway,
o nome tem a ver com a criação que transformou a 1 ala de defesa aerea no 1 grupo de defesa aerea, acredito que a intenção era ter mais de um esquadrão subordinado ao grupo (como Jambock e o Pif-Paf são para o 1 GAC, o Coral e o Cascavel são para o 1 GTT) mas infelizmente não foi para frente, ficando o nome.
Com o tempo percebeu-se que o se podeira utiliza-lo tambem para ataque ao solo, o que foi feito; dai a comparação que fiz acima, com esquadrões que tambem possuem um alerta em sede mas fazem outras missões.
Da uma conferida no ordem de batalha, ele esta mais completo:
http://www.ordemdebatalha.com/fab/jaguar.htm

No inícios dos anos 90, a FAB incorporou ao Esquadrão Jaguar as missões de ataque ar-solo, passando a utilizar bombas de queda livre e lançadores de foguetes.

Interessante que lembrei lendo um detalhe que me escapou na parte que discutiamos a integração, o M-III mesmo no osso foi integrado ao P-III, sera que ele tinha uma vida util quando isso foi feito tão menor do que o M-2000 esta tendo?

sds
Olá

O pouco que sei é...

Os MIII tinham uma boa "vida útil" em termos do "airframe", mas não em termos de eletrônicos, e a história do ataque ao solo veio de estudos que comprovaram que as células poderiam ser utilizadas para essa função, mas convenhamos o MIII não tinha o menor "preparo" para isso.

Ao que tudo indica os M2k foram bastante utilizados para Defesa Aérea e realizar a função de ataque ao Solo iria degradar mais ainda o restante de vida útil dessas aeronaves.

O que eu acho é que o M2k deveria ser visto como um "tampão" e acho que trabalhar nele seria um disperdício de grana, assim como seria ter feito um update maior no MIII...

Já passou o tempo do M2k "M".

Mas essa é a minha opnião :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43724 Mensagem por Andre Correa » Sex Ago 06, 2010 7:56 pm

Caso venhamos a escolher Rafale ou Super Hornet, ou mesmo o Gripen NG, no caso que eu citei, de atacar defesas anti-aéreas lá pelo ano 2015 +/-, tal ficaria a cargo do novo vector ou ainda estaria a cargo do A-1M (modernizado)?
Com o que atacariam? Vamos ter algum míssil air-ground teleguiado? E hoje, o que teríamos para tal?




Audaces Fortuna Iuvat
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43725 Mensagem por orestespf » Sex Ago 06, 2010 8:02 pm

alcluiz escreveu:Caso venhamos a escolher Rafale ou Super Hornet, ou mesmo o Gripen NG, no caso que eu citei, de atacar defesas anti-aéreas lá pelo ano 2015 +/-, tal ficaria a cargo do novo vector ou ainda estaria a cargo do A-1M (modernizado)?
Com o que atacariam? Vamos ter algum míssil air-ground teleguiado? E hoje, o que teríamos para tal?
Luiz, o A-1M e o F-5M continuarão por um bom tempo na FAB. Além do mais, não acredite que o novo caça (FX-2) chegará apto para todas as missões que foi desenvolvido, isto demandará muito tempo.

O míssil que você se refere é anti-radiação? Se sim, teremos o MAR-1. Outro tipo de míssil ar-terra, não temos nada ainda, mas teremos. :wink:


Abração.




Responder